Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#271581 | MLuisa | 01 mar 2011 16:31

Procuro dados sobre a Família Pereira do Carmo, de Alenquer. Foi minha bisavó Joanna Cassiana Pereira do Carmo que nasceu em Alenquer, na quinta do Baracho, frguesia de Triana de Alenquer. Teria sido seu pai António Pereira do Carmo, nascido em Alenquer, freg. deS. Pedro, pelo ano de 1818 (?), e sua mãe Joana da conceição Lopes, batisada na freg. de Triana , Alenquer.
Gostaria de saber qual a ligação deste ramo com o ramo de Bento Pereira do Carmo que foi conselheiro de estado e nasceu em Alenquer em 1776.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#271675 | fsrogeiro | 03 mar 2011 00:01 | Em resposta a: #271581

Cara M. Luisa

António Pereira do Carmo e Joana Maria da Conceição Lopes casaram na freguesia de Triana, Alenquer, em 12 de Setembro de 1838 (livro 3 de casamentos, f. 95 v.). Ele era natural da freguesia de S. Pedro, Alenquer, filho de Feliciano Pereira do Carmo e de Bárbara de Jesus, naturais da mesma freguesia. Ela era natural da freguesia de Triana, filha de José Joaquim Lopes e de Francisca Angélica da Rocha. O assento de casamento tem anotado, à margem: “Baracho”.
Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos, nascidos entre 1840 e 1855:
- Eduardo Pereira do Carmo;
- Maria Teresa Pereira, que casou com José Cirilo Ferraz e Abreu;
- Alfredo Pereira do Carmo, que casou com Maria Matilde;
- Apolónia Pereira do Carmo;
- Joana Cassiana Pereira do Carmo, que casou com Virgílio Augusto Ferreira;
- José Maria Pereira do Carmo.

Desconheço a ligação destes Pereira do Carmo ao Conselheiro Bento Pereira do Carmo, mas estou convicto de que ela existia e até seria próxima. Infelizmente perderam-se muitos livros paroquiais de Alenquer anteriores à invasão francesa e necessários para essa constatação.
O Conselheiro era filho de Feliciano Pereira, baptizado na freguesia de S. Pedro, Alenquer, e de Maria Joaquina, baptizada na de Triana e nesta recebidos.
As coincidências de dois Felicianos, de gerações diferentes, e da residência próxima do Conselheiro e de António Pereira do Carmo, ambos na Várzea, um em Sans-Souci e o outro no Baracho, parecem apontar para esse parentesco.
O que consta aqui na base de dados do Geneall.net não está correcto. Confundem-se os dois Felicianos, que passam a um casado duas vezes. Confundem-se, da mesma forma, dois Bentos, o Conselheiro e um outro, que seria portanto irmão de António Pereira do Carmo e que casou com Maria José. O Conselheiro, que casou com Claudina Maria Martins e de quem teve vários filhos e filhas, falecido em 1845, nunca poderia ser pai de João Roberto, nascido em 1849!

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#271691 | MLuisa | 03 mar 2011 12:09 | Em resposta a: #271675

Caro Filipe Rogeiro
Agradeço muito a sua resposta cujos dados coincidem em quase tudo com os meus. Continua a dúvida sobre o parentesco entre estes dois ramos: o meu e o do Conselheiro Bento Pereira do Carmo mas havemos de lá chegar. O Filipe também está aparentado com esta família?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#271709 | MLuisa | 03 mar 2011 18:56 | Em resposta a: #271691

Caro Filipe

Ainda sobre a Família Pereira do Carmo, estive a rever uns apontamentos de Ricardo Marques - que contactei há uns anos - em que ele diz que era bisneto de JOÃO ROBERTO PEREIRA DO CARMO, nascido em Alenquer, freg. de Triana, em 1845 (?), oficial do exército, tendo servido nas colónias, falecido em Lisboa em 7/3/1908, e casado com Júlia Rosa dos Santos da freg, de Benfica, Lisboa, de quem teve 7 filhos, entre eles Carolina Pereira do Carmo, casado com José Câmara Manuel.

Se a data indicada - 1845 - está certa, ele poderia ser filho do Conselheiro Bento Pereira do Carmo, que morreu nese mesmo ano. O que acha?

Cumprimentos
Maria Luisa Ferreira Soares e Silva (alenquerense dos 4 costados)

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#271751 | fsrogeiro | 04 mar 2011 12:27 | Em resposta a: #271709

Cara Maria Luisa Soares e Silva

Existiram, de facto, dois Bentos Pereira do Carmo (e creio até que terá existido um terceiro) em Alenquer, contemporâneos mas de gerações e idades diferentes, parentes, com toda a probabilidade. E não há confusão entre eles. No caso do Conselheiro os registos fazem menção do grau académico “Doutor” ou distinguem-no por “Ilustríssimo” ou “Excelentíssimo”. Este nasceu em 1776 ou 77; o outro talvez por 1810-1820.

O Conselheiro Bento Pereira do Carmo casou, em 1820, em segundas núpcias, com D. Claudina Maria, de quem teve oito filhos. Destes, seis chegaram à idade adulta:
- Alfredo, nascido em 1821;
- Adriano, nascido em 1822;
- Maria Adelaide, nascida em 1824;
- Hortênsia Amélia, nascida em 1827;
- Maria Lionide, nascida em 1829;
- Pedro, nascido em 1834.
E dois faleceram com pouca idade:
- Guilherme;
- Hortênsia (primeira do nome).

Estes dados constam do seu testamento, datado de 27 de Janeiro de 1845.
Bento Pereira do Carmo viria a falecer em Alenquer em 17 de Fevereiro do mesmo ano. D. Claudina sobreviveu-lhe alguns anos e voltou a casar.

O filho Adriano, herdeiro da Quinta da Barradinha, casou com Lourença de Assis Pereira do Carmo, mas não tiveram descendência. Ela, depois de viúva, voltou a casar com Pedro Maria Galhardo. Também deste casamento não houve filhos e os seus herdeiros foram os sobrinhos de Pedro. A Quinta da Barradinha manteve-se na família Galhardo até cerca de 1950. Uma tia-avó minha casou com um Galhardo e foram os últimos desta família a residir na quinta.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#271839 | MLuisa | 05 mar 2011 19:02 | Em resposta a: #271751

Filipe

Muito obrigada por mais estes esclarecimentos. Realmente torna-se difícil fazer a ligação do meu ramo Pereira do Carmo com o do conselheiro dadas as confusões existentes com os nomes.

Sei que é director do Arquivo Histórico da Câmara Municial de Alenquer. Que tipo de informações lá existem? Podem ser consultadas por qualquer pessoa?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#271932 | fsrogeiro | 06 mar 2011 22:41 | Em resposta a: #271839

Cara Maria Luisa Soares e Silva

Sugiro-lhe que me contacte para o e-mail que consta da seguinte página:
www.cm-alenquer.pt/catalogs/listentities.aspx?category=66&m=b132

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275617 | Camaram | 03 mai 2011 15:42 | Em resposta a: #271709

Cara Maria Luisa

Sobre a familia Pereira do Carmo, afirma ter apontamentos de Ricardo Marques, bisneto de João Roberto Pereira do Carmo casado com Julia Rosa dos Santos de quem teve sete filhos. Tambem eu sou bisneto de João Roberto Pereira do Carmo e de Julia Rosa dos Santos , e neto de Carolina das Dores Pereira do Carmo casada com Jose Eduardo de Calça e Pina da Camara Manoel. Sera possivel indicar-me quais os nomes dos meus Tios e Tias Avòs?Ricardo Marques afirma que houve sete filhos do casamento do meu bisavô. Eu só conheço : Abel , João , Alice , e Carolina. Tambem procuro a ligação de meu bisavô com Bento Pereira do Carmo . No entanto encontro incompatibilidades com a data de nascimento dele , e a data da morte de Bento Pereira do Carmo.

Cumptimentos

Eduardo Camara

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275652 | MLuisa | 03 mai 2011 23:13 | Em resposta a: #275617

Caro Eduardo

Dos apontamentos que Ricardo Marques me deu em 1994, constam como filhos do vosso comum bisavô João Roberto Pereira do Carmo os seguintes:

1 - Carolina Pereira do Carmo, a mais velha, que ficou em Évora quando os pais foram para África. Casou com José Câmara Manoel. Tiveram 4 filhos: Nécia, Joaquim, Francisca e Alberto

2 - Alfredo Pereira do Carmo, oficial do exército. Casou com Judite...Viveu no Porto e teve dois filhos: Lygia e Ivone

3 - Abel Pereira do Carmo. Viveu em África e mais tarde no Porto onde casou com Maria das Dores..., natural de Chaves. s/d

4 - Emília Ferreira Pereira do Carmo (avó de ricardo Marques). Nasceu em Luanda em 24/2/1883 e casou com João Roberto Marques, engenheiro maquinista da Marinha Mercante.

5 - Maria Pereira do Carmo. Casou em Lisboa com Hilário de Sousa. tiveram uma filha, Maria Júlia Pereira do Carmo Sousa que casou com Luis Afonso, tendo tido 2 filhos.

6 - Alice Pereira do Carmo. Nasceu em Lisboa em 1894. Casou em Lisboa com Arnaldo Barata de Sousa Telles, oficial do exército, tendo tido 3 filhos: João, Arnaldo Afonso e Alice.

7 - Fernando Pereira do Carmo. Viveu e casou no Porto. Filho: José

Como vê, os apontamentos não são muito completos e neles não consta o seu tio avô João. Será qualquer confusão de nomes?

Eu, além de querer saber qual o meu parentesco com o conselheiro Bento Pereira do Carmo, também queria fazer a ligação do meu ramo Pereira do Carmo com o seu e do Ricardo Marques mas até agora não o consegui fazer. A origem da família é Alenquer e nela há muitas referências às Quintas do Galo d' Ouro, Baracho e Sans-Souci.

Tem algum conhecimento de quem eram os irmãos do seu Bisavô João Roberto Pereira do Carmo? Talvez por aí eu encontrasse a ligação com a minha Bisavó Joanna Cassiana Pereira do Carmo casado com Virgílio Augusto Ferreira, ambos de Alenquer.

Melhores cumprimentos

Maria Luisa Ferreira Soares e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275791 | Camaram | 05 mai 2011 15:56 | Em resposta a: #275652

Cara Maria Luisa

Muito lhe agradeço a sua atenção pelo envio da relação dos nomes dos filhos de João Roberto Pereira do Carmo, meus Tios e Tias Avós.Na realidade faltavam-me alguns.Quando mencionei que um dos filhos seria João devo ter confundido com um filho do meu Tio Abel que era João. Em relação aos dados que disponho sobre o meu Bisavô João Roberto Pereira do Carmo sei que ele foi médico militar e capitão de artilharia e fez serviço em Africa. Nasceu em Alenquer , Triana- Nª Srª da Assunção em 27 de Março de 1849. Casou em 1880 em 22 de Outubro Júlia Rosa dos Santos nascida em Lisboa - Benfica em12 de Novembro de 1857. O meu Trisavô Bento Pereira do Carmo nasceu em Alenquer- S. Pedro e casou em 1820 com Maria José. Os Pais de Bento Pereira do Carmo foram Feliciano Pereira e Barbara de Jesus dos Santos. Não disponho de elementos mais concretos. Confirmo o que Ricardo Marques afirma no que respeita á minha Avó Carolina , que viveu com uma familia Lança, amiga dos meus Bisavós, quando estes foram para a Africa, por ser muito pequena. A estes Senhores dedicava a minha Avó grande afeição como se fosse filha o que era reciproco uma vez que não tiveram filhos. A minha Avó Carolina era natural de Lisboa -Ajuda onde nasceu em 18 de Setembro de 1881. Lamento não a puder ajudar mas de facto não disponho de mais elementos.

O meu muito obrigado.

Melhores cumprimentos

Eduardo Camara

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275805 | MLuisa | 05 mai 2011 17:19 | Em resposta a: #275791

Caro Eduardo

Começa a fazer-se luz sobre a ligação dos nossos dois ramos visto que o meu trisavô António Pereira do Carmo, que nasceu em Alenquer, freg. de S. Pedro, por 1818, e casou na freg da Triana em 1838 com Joana da Conceição Lopes, era filho de Feliciano Pereira e Bárbara Maria, como consta do livro 3 (1851-1852)-folha 150 do livro de baptismos nº 3, referente à minha Bisavó Joanna Cassiana Pereira do Carmo.

Portanto este meu trisavô António Pereira do Carmo seria irmão do seu trisavô Bento Pereira do Carmo? Sabe a data de nascimento dele?

Parece continuarmos sem saber é a nossa ligação ao Conselheiro Bento Pereira do Carmo que, como consta de diversos documentos, nasceu em Alenquer em 1776.

Pela minha parte continuarei à procura.

Cumprimentos

Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275831 | RCCORREIA | 06 mai 2011 00:40 | Em resposta a: #275805

Caros confrades

Os meus filhos têm uma bisavó materna nascida na região de Alenquer de nome Apolónia Pereira do Carmo. Foi casada com Antonino Dias dos Santos, n Sto Estevão, Alenquer. Diria que terá nascido entre 1870 e 1905.

Possivelmente não poderá ser a senhora de igual nome referida numa das mensagens deste tópico pela impossibilidade temporal mas seguramente será entroncada nesta família.

Infelizmente o meu estudo das suas ascendências por esta via está precisamente parado por aqui e obviamente toda e qualquer ajuda que permita recuar algo mais é muito boa e agradeço-a.



Melhores cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275839 | MLuisa | 06 mai 2011 02:18 | Em resposta a: #275831

Conheci muito bem a Prima Apolónia Pereira do Carmo, em Alenquer. Era prima direita do meu Avô Virgílio Augusto Ferreira cuja mãe era Joanna Cassiana Pereira do Carmo.
Convivi também com um dos filhos dela, Alfredo Carmo Santos, casado com Júlia Guerra que tiveram os seguintes filhos:
- Júlio Guerra Carmo Santos, (1942?) casado pela 1ª vez com Aduzinda Palma Costa, s/d, e 2ª vez com Clara da Luz Soeiro Trindade de quem teve Sofia Rita Trindade do Carmo Santos, nascida em Lisboa em 21/3/1974, e Ana Raquel Trindade do Carmo Santos, nascida em Lisboa em 6/4/1976

- Maria Otília Guerra Carmo Santos, que nasceu em Alenquer por 1944 ? e casou em Lisboa em 19/12/1966, com António Alexandre Cardoso Nunes, engenheiro, tendo como filhos António Miguel e Maria Teresa.

Sei que a Prima Apolónia tinha um outro filho em Coimbra, António Carmo Santos, casado e com descência mas que não cheguei a conhecer.

Não sei a data exacta do nascimento da Prima Apolónia mas sendo da geração do meu Avô Virgílio (que nasceu em 1875) deve ter sido por essas datas que indica.

A prima Apolónia era filha Alfredo Pereira do Carmo e de Matilde Cláudio (não sei datas). Além de Apolónia , tiveram como filhos
Joana Pereira do Carmo, Isabel Pereira do Carmo, Clotilde Pereira do Carmo e Raul Pereira do Carmo, todos nascidos em Alenquer.

Os Avós da prima Apolónia foram António Pereira do Carmo, nascido em Alenquer, freg. de S. Pedro, por 1818, e Joana da Conceição Lopes, baptisada em Alenquer, freg. de Triana.

Daqui para trás há uma certa confusão com nome e datas que ainda não conseguimos esclarecer bem. Este António Pereira do Carmo seria filho de Feliciano Pereira de de Bárbara Maria, os dois de Alenquer.

Fico muito interessada em saber quem são seus filhos. Do lado do Júlio, da Maria Otília ou do primo de Coimbra?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275858 | RCCORREIA | 06 mai 2011 15:10 | Em resposta a: #275839

Cara Maria Luisa

Agradeço a sua pronta resposta e que muito me ajuda.

Os meus filhos Tiago cg, Pedro e Teresa são netos do António Maria, que viveu em Coimbra, filhos duma filha Teresa que teve fora do casamento em 1968. Por este motivo, as relações da minha ex-esposa com o pai não foram os mais próximas só se aproximando dele já na fase terminal da sua vida, quando este já enviuvara e adoeceu.

No casamento António teve um filho João, bastante mais velho que a irmã, que vive perto de Coimbra. O João foi casado, com Maria Judite, mas não teve filhos. Houve uma ténue aproximação familiar na altura da doença-falecimento do António. Entretanto divorciei-me, mudei-me para Lisboa e obviamente fiquei arredado de todos eles.

A família da filha tem relações remotas a Alenquer (Quinta do Bairro) tal como tem, mais recentes, a do meu pai - Serranos (Ota).

Deixo-lhe o meu e-mail ruipontotemplar@gmailpontocom para se pretender me possa contactar por essa via. Também lhe poderi detalhar mais dados por esse meio.

Agradecido envio-lhe os melhores cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275860 | MLuisa | 06 mai 2011 15:32 | Em resposta a: #275858

Caro Rui

Vou então contactá-lo por mail porque gostaria que me desse detalhes sobre a família , já que tenho uma árvore geneológica (embora com muitas falhas) de todo esse ramo Pereira do Carmo, onde faltam os seus filhos e, portanto, a descendência do António Carmo Santos.

Cumprimentos

Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275865 | MLuisa | 06 mai 2011 15:54 | Em resposta a: #275858

O meu mail é

luisa34@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275874 | Camaram | 06 mai 2011 19:13 | Em resposta a: #275805

Cara Maria Luisa


O meu Trisavô Bento Pereira do Carmo terá nascido em 1778 , mas não são dados concretos. O seu Pai foi Feliciano Pereira casado com Barbara de Jesus dos Santos. Os Pais deste foram João Pereira e Anastacia da Encarnação. São dados vagos e sem datas concretas.

Pela data do nascimento do seu Trisavô António Pereira do Carmo 1818, não será ele filho de Bento Pereira do Carmo que nasceu em 1778 ?

Cumprimentos

Eduardo Camara

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#275882 | MLuisa | 06 mai 2011 21:42 | Em resposta a: #275874

Caro Eduardo
Também não tenho a certeza. Diz o nosso confrade Filipe Rogeiro que há muitos erros e indefinições sobre esta família visto que há diversos Bento,António, Alfredo, etc. Na minha família sempre se disse que o Conselheiro era parente mas não ascendente. Não sei como resolver este problema. Procurei na torre do tombo o registo de nascimento deste meu trisavô mas não o consegui encontrar.
Cumprimentos
Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#276051 | Camaram | 09 mai 2011 15:56 | Em resposta a: #275882

Cara Maria Luisa


Em ralação a mim sei que sou descendente de Bento Pereira do Carmo mas não sei se foi o Primeiro Ministro e Concelheiro

Pode consultar em ETombo.com- recursos para Genealogia, atraves da net , ou TTOnline, que é um site da Torre do Tombo


Tambem em arquivos paroquiais - Alenquer,ou Arquivo Distrital de Lisboa-registos Paroquiais- Concelho de Alenquer, .


Pode ser que nestes sites encontre alguma coisa de interesse.


Sempre ao seu dispor, com os meus cumprimentos


Eduardo Camara

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#276068 | MLuisa | 09 mai 2011 19:06 | Em resposta a: #276051

Caro Eduardo

Muita gente interessada, não consegue saber bem quem foram os filhos do Conselheiro Bento Pereira do Carmo. Parece que há erros e omissões em certos registos. Vou seguir o seu conselho e procurar nos sites que indicou.

Cumprimentos

Maria Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#276301 | RCCORREIA | 13 mai 2011 11:42 | Em resposta a: #276068

Meus caros

Com a prestimosa ajuda do Dr Pedro França consegui a informação seguinte dos registos académicos

"Bento Pereira do Carmo (no verbete de actos e graus, mas não na certidão de idade onde só aparece Bento Pereira), saiu bacharel formado em Leis a 04.06.1800.

Foi baptº a 12.04.1778 (fol. 192v.) na fregª de S. Pedro da vila de Alenquer, tendo nascido a 29.03 desse ano.
Era filho de Feliciano Pereira, da mesma fregª de S. Pedro, e de Maria Joaquina, baptª na fregª de N. Srª da Assunção de Triana. Foram estes recebidos na dita fregª de S. Pedro.
Era neto patº de João Pereira, baptº na fregª do Espírito Santo, e de Anastácia da Encarnação, baptª na fregª de S. Quintino.
Era neto matº de Manuel da Costa e de Antónia Maria, baptºs na fregª de N. Srª da Assunção de Triana.
O padrinho foi um Dr. Joaquim Pereira Fajardo."

Fica assim esclarecida a ascendência informação que já passei ao Geneall para correcção

No meu entender existe um outro Feliciano Pereira (possivelmente filho do anterior e irmão do acima referido Bento) que teria casado com Bárbara Maria de Jesus dos Santos os quais tiveram pelo menos por filhos António (1818) e Bento (1820) donde provêm as linhas dos participantes neste tópico.

Haverá uma outra hipótese a explorar que é a do Feliciano Pereira ser o mesmo e ter casado uma segunda vez com a Bárbara o que lhe daria dois filhos do mesmo nome (de mulheres distintas e com 42 anos de diferença! - possível mas pouco provável)

Segundo a biografia de Bento Pereira do Carmo seu pai seria moleiro (ora se bem notarem existe ou existiu em Alenquer o "Moinho do Carmo" que se fosse seu justificaria o acrescento "do Carmo" à família).

Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#276407 | MLuisa | 15 mai 2011 11:59 | Em resposta a: #276301

Caro Rui

Muito obrigada por mais estes esclarecimentos. Vou agora compará-los com os que já tinha e tentar ter a certeza de que o meu ramo é este mesmo. Interessante essa possibilidade do "Moinho do Carmo" poder ser o acrescento Carmo à família. Sou natural de Alenquer mas nunca ouvi falar nesse moinho. Talvez o nosso confrade Filipe Rogeiro saiba alguma coisa sobre o assunto.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#276410 | RCCORREIA | 15 mai 2011 14:15 | Em resposta a: #276407

Cara Luisa

A referência do moinho vi-a no site da CM de Alenquer. Quando depois vi na biografia de Bento Pereira que o seu pai era moleiro fiz a associação.

" Foi descoberto pelo geólogo americano Harold Weston Robbins que então trabalhava por conta da Companhia Portuguesa de Petróleos. As ossadas apareceram no meio de um caminho rural, algumas dezenas de metros a Norte de um moinho arruinado chamado Moinho do Carmo, situado a cerca de 1500 metros a Sul de Alenquer."

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#276427 | MLuisa | 15 mai 2011 17:56 | Em resposta a: #276410

Caro Rui

Muito interessante. Sou de Alenquer e nunca me lembro de ir ao site da CM....A sul de Alenquer ficavam realmente algumas quintas onde moraram Pereiras do Carmo. Vou investigar melhor.

Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#276624 | MLuisa | 18 mai 2011 17:34 | Em resposta a: #276427

Caros parentes Pereira do Carmo

Sobre o Moinho do Carmo, transcrevo nota que recebi ontem do nosso confrade Filipe Rogeiro, que é director do Arquivo Histórico daquela vila

"Cara Maria Luísa

O «Moinho do Carmo» é assim chamado por pertencer (ainda hoje) à família Oliveira e Carmo e não à família Pereira do Carmo. O facto de terem apelido comum não os faz parentes, tanto quanto pude apurar. Houve vários Pereira do Carmo moleiros, penso que mais vocacionados para moinhos de água, como o da Portela, a caminho do Camarnal, do que de vento, caso deste Moinho do Carmo.

Penso que o «do Carmo» acrescentado ao «Pereira» acontece por devoção familiar.

Melhores cumprimentos

Filipe Rogeiro"

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#276645 | RCCORREIA | 18 mai 2011 22:49 | Em resposta a: #276624

Caros confrades

A opção referida pelo Filipe também já me passara pela mente pois julgo haver em Alenquer especial devoção por Nª Sra do Carmo.

Foi uma associação para explorar e felizmente esclarecer.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#279586 | j.lilaia | 26 jun 2011 23:54 | Em resposta a: #271581

Cara Confrade Maria Luisa,

Não tendo ligação com a sua familia "Pereira do Carmo", mas tendo também alguma da minha ascendência e colaterais no Concelho de Alenquer, já tinha "passado com os olhos" neste tópico.

Ontem (Sábado, 23/05/2011) abri um novo tópico com informação que interessa a quem pesquisa em Alenquer:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=279503

Na sequência da informação que transmiti, tenho estado durante este fim de semana a pesquisar os (ainda poucos) registos agora disponiveis online.

Há pouco, e por mero acaso, encontrei um registo com um nome que me fez relembrar este tópico.
Depois de confirmar que efectivamente dizia respeito a um nome aqui mencionado, aqui lhe deixo o link para a leitura do registo de óbito do seu Trisavô "António Pereira do Carmo" que se encontra a folhas 5 verso do Livro de Óbitos "O12" da Paróquia de Santo Estevão (Imagem 07):

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=4662050

Eventualmente encontrará nestes livros outros registos do seu interesse e que a ajudem a esclarecer as suas dúvidas.
Como mencionei, encontrei este registo por um feliz acaso quando percorria este livro apenas para esclarecer uma dúvida relativa ao óbito de uma pessoa que nem meu familiar é.
No entanto, se encontrar algo mais que me pareça poder interessar-lhe, terei todo o prazer em colocar aqui novas informações.

Com os melhores cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#281039 | MLuisa | 08 jul 2011 16:14 | Em resposta a: #279586

Caro João Clímaco Lilaia

Estive fora umas semanas e por isso sou hoje encontrei este seu comentário do maior interesse para as pesquizas que ando a fazer sobre a Família Pereira do Carmo, de Alenquer. Também não sabia que já havia registos de Alenquer on-line. Lá irei. Muito obrigada pela atenção.
Cumprimentos
Maria Luisa Soares e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#339442 | Margarida Vilarinho | 13 dez 2013 00:39 | Em resposta a: #271675

Caros Senhores,

Ao ter consultado os vossos comentários com a minha avó Maria Otília Guerra do Carmo Santos Cardoso Nunes, bisneta de Alfredo Pereira do Carmo e Maria Matilde e neta de Apolónia Pereira do Carmo. Comentou comigo que Bento Pereira do Carmo é nosso familiar, irmão de Alfredo Pereira do Carmo, mas estamos muito baralhadas pois os anos não coincidem com os vossos.

E descobrimos que a Sra. D. Maria Luisa Soares e Silva, é nossa prima e gostávamos muito de convida-la a tomar um chá para decifrarmos este puzzle! O meu email é maria-vilarinho@hotmail.com

Maria Margarida Vilarinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira do Carmo do concelho de Alenquer

#339467 | MLuisa | 13 dez 2013 16:00 | Em resposta a: #339442

Terei o maior prazer em vos contactar para trocarmos impresões sobre a nossa Família. Entretanto seguiu um mail para a prima Margarida.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 03:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen