Famílias de Mação - Braganças

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Mação - Braganças

#271689 | madula12 | 03 mar 2011 11:45

Boa tarde
Alguém que tenha pesquisado as ffamílias de Mação alguma vez encontrou um ramo Marques Bragança?
Encontrei no século XIX e XVIII uma família com esse apelido mas depois extingue-se o Bragança e fica apenas o Marques ... e Marques, mesmo na freguesia de Mação, é o que mais há!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mação - Braganças

#271706 | JoãoGaspar | 03 mar 2011 17:05 | Em resposta a: #271689

madula12

Arrisco-me a afirmar que Marques é na verdade a familia de Mação, não existindo familia alguma dos humildes aos Nobres que não partilhem ligações familiares entre si em Marques de Mação.
São tantos os Marques que muitas vezes e sem aparente lógica o apelido salta gerações sendo muitas vezes preferido a outros mais "raros" e de suposto prestigio ( como por exemplo os de Mattos ou os da Maia), revelando uma simplicidade invulgar em Portugal, apenas registada em familias Reais, Grandes titulares ou no Povo.
Quanto a Marques Bragança não tenho qq registo do apelido em Mação, mas isso pode ser explicado por ser preferido o uso de Marques e desse modo o nosso estudo actual enquanto curiosos das genealogias de Mação, bastante dificultado.
Partilhe aqui o que tem sobre os seus Marques e pode ser que tenhamos algumas pistas e novidades.

Com os melhores cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Mação - Braganças

#271708 | madula12 | 03 mar 2011 18:50 | Em resposta a: #271706

Caro João
Agradeço em primeiro lugar o seu comentário.
Esta pesquisa veio no seguimento de um pedido para tentar seguir a linha dos Braganças em Mação. Acontece que essa linha é interrompida em 1791, desaparecendo o apelido Bragança dos apelidos e mantendo-se apenas o Marques.
Para complicar ainda mais, o último nome que procurei é o de Maria Marques Bragança, filha de Manuel Marques e Maria Marques e aí encontrei três diferentes Marias, todas elas filhas de um Manuel Marques e de uma Maria Marques, e nem o nome dos avós me ajuda a prosseguir.
Continua no entanto a intrigar-me como surgiu este apelido - Bragança.

Os dados que possuo são os seguintes - e sempre preferindo o lado Bragança:
Manuel Marques Bragança(1913) f. de Manuel Marques Bragança e Maria de Jesus
Manuel Marques Bragança (1880) f. de João Bragança e Teresa Marques
João Bragança (1838) f. de Manuel Bragança e Maria Marques
Manuel Bragança (1799) f. de Francisco Dias Valente e Maria Marques Bragança
Maria Marques Bragança f. de Manuel Marques e Maria Marques

Sempre na freguesia de Mação.

Muito grata pela sua atenção

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 12:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen