famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#271819 | behappy | 05 mar 2011 13:42

Caros confrades

Alguém terá elementos relativoa às famílias:

1. Rodrigues Palaré natual de São Brás de Alportel, sítio dos Machados?
O meu avô materno era José Rodrigues Palaré casado por volta de 1914, com Antónia de Sousa Tomé, filha de Tomé de Sousa, também do sítio dos Machados.

2. José Pires Bárbara, meu avô paterno, natural de São Brás de Alportel, Alportel, casado com Francisca da Conceiçao da família Viegas Jacinto, filha de Manuel Viegas Junior casado com Maria do Espírito Santo, em 21/05/1872 no Alportel?

Agradeço qualquer informação.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#271959 | PAIVAMANSO | 07 mar 2011 11:50 | Em resposta a: #271819

Cara Helena, vejo o seu tópico esquecido já na 2ª página do fórum. Custa-me ver pedidos de ajuda sem resposta. Mais vale pouco que nada e por isso aqui vai algo na tentativa de renovar o seu pedido. Se procura familiares “Palaré” vivos, inclusive um Rodrigues Palaré em São Brás de Alportel faça assim: Entre no Google e pesquise por pbi.pt vai-lhe aparecer uma página que diz pai.pt aguarde 3 segundos e mexa com o cursor do rato de modo a no canto superior esquerdo clicar em pbi.pt aparecerão 2 rectângulos. Coloque “Palaré” no que diz “quem” e Portugal” no que diz “onde”. Fica a conhecer 7 (creio que são 6) titulares de telefone fixo em Portugal, com esse apelido suficientemente invulgar, para o interesse das suas pesquisas. Tem aí os nomes, as moradas se lhes quiser escrever algo e clicando na palavra telefone verá o respectivo número. Para procurar pelos mais antigos “Palaré” faça um email ao Arquivo Distrital de Faro, onde estão guardados os livros dos batismos, casamentos e óbitos da freguesia de São Brás de Alportel. Caso ainda não tenha consigo, sugiro que comece por pedir o casamento de Manuel Viegas Júnior com Maria do Espírito Santo em São Brás de Alportel no ano de 21-05-1872. Quanto ao casamento de José Rodrigues Palaré com Antónia de Sousa por volta de 1914 …...... decidi arriscar e pedir por telefone a uma muito simpática funcionária da Conservatória de São Brás de Alportel, que surpreendentemente se ofereceu para procurar para si …… e Encontrou esse casamento em 26-02-1916. Quando iniciei esta minha mensagem, não sabia que ia ajudar com algo que valesse a pena mas afinal ainda bem que não a quis deixar sem uma resposta. Confesso que ando a fugir de me envolver em mais tentativas de ajuda, porque esse prazer "rouba-me" o tempo indispensável para as pesquisas da minha família, mas agora faço questão de lhe oferecer a fotocópia desse casamento, por isso aguarde uns dias, pois quando eu a receber por correio enviarei para si, de preferência por email, num anexo, para você poder imprimir. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#271961 | PAIVAMANSO | 07 mar 2011 11:55 | Em resposta a: #271959

Cara Helena esqueci-me de juntar o endereço de email do Arquivo Distrital de Faro mail@adfar.dgarq.gov.pt e agora sim envio os meus cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272002 | behappy | 07 mar 2011 18:19 | Em resposta a: #271959

Caro Jorge

Muito obrigada. Nunca se arrependa de dar uma ajuda sobretudo a quem começa.
Verifiquei os telefones e se conheço uns nomes, outros há de que nunca ouvi falar. Em Faro haverá mais 3 ou 4 primos mas a verdade é que houve quem deixasse cair o Palaré ficando no Rodrigues.
Do que sei, penso que poderá ter origem em Espanha ( pallares) porque, por cá, não conheço outra família com esse apelido nem o nome tem significado. É mero palpite linguístico. Quando tiver elementos consistentes, poderei dizer-lhe o que apurei.
Agradeço imenso que tenha contactado a Conservatória de São Brás e fico a aguardar o seu email.
Através do Geneall comecei a movimentar-me e já tinha pedido cópias de registos, ainda não recebidas, ao ADF.
Como curiosidade, conto-lhe que andando eu a ler perguntas e respostas de famílias de São Brás de Alportel, li por acaso um pedido de ajuda colocado no dia anterior. Veja só, era citado o nome de familiar directa de minha Mãe cuja família bem conheçi e de quem pouco sabiam. Foi uma casualidade muito engraçada e oportuna. A minha primeira ajuda.
Se lhe puder ser útil, disponha.
Cumprimentos Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272033 | PAIVAMANSO | 07 mar 2011 22:39 | Em resposta a: #272002

Cara Helena, não sei o seu endereço de email, por isso quando tiver o tal documento aqui virei dizer-lhe. Isso vai demorar uns dias. Desejo que essa sua primeira ajuda, daqui a uns tempos se revele a primeira de várias outras. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272096 | Adr Cust | 08 mar 2011 19:31 | Em resposta a: #272002

Olá prima Helena,

Em Faro à alguns anos atrás vivia um professor que tinha como apelido o nome PALARÉ que salvo erro foi director regional de Educação ou tinha um outro cargo nessa Direcção Regional.

Era a única pessoa que eu conheci com esse apelido.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272202 | behappy | 09 mar 2011 19:57 | Em resposta a: #272096

Bom dia, primo

Muito obrigada pelos elementos que enviou. Gostei imenso.
Tentarei verificar e completar no ADF, quando fôr brevemente a Faro.
Estou a organizar os descendentes de Francisca da Conceição. Assim que tiver todos os elementos, enviar-lhos-ei directamente.
O Francisco Palaré que refere e conheço, era filho de um irmão de meu avô materno. Conheci bem esses primos e igualmente os filhos de um outro irmão, o Manuel. Este teve um outro Manuel, também prof. do Liceu, que não apreciando o apelido, conseguiu legalmente mandar retirá-lo do nome.
Refazer estes ramos até aos avós, não é difícil porque, mesmo em criança, eu já era atenta às coisas de família e aos muitos parentes de todos os lados.
Pelo que tenho pesquisado e com este apelido, apenas parece existir esta família. Gostaria de apurar a sua origem, provavelmente em Espanha, considerando a Linguística.
Entretanto, solicitei cópias de registos ao ADF.
Através da gentileza de um outro confrade, que viu o meu pedido e se deu ao trabalho de contactar o Registo de São Brás, vou receber cópia do registo de casamento,de que já possuo a data.
Vou avançando devagar e aprendendo com o conteúdo de troca de informações desde 2005, todas lidas e com as ajudas recebidas.

Cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272210 | Adr Cust | 09 mar 2011 21:41 | Em resposta a: #272202

Boa noite, prima

Vou mandar-lhe em seguida muito mais informação sobre os Viegas Jacinto mas no meu tópico a eles referido, para que a informação sobre essa família não fique dispersa.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272470 | carlos palare | 14 mar 2011 13:29 | Em resposta a: #272210

Me llamo Carlos Rodriguez Palare y vivo en Buenos Aires, Argentina, mi abuelo paterno era portugues de la ciudad de Sao Bras de Alportel, nacio en el año 1895 y vino a este pais en 1927 proveniente de Tanger (creo que en esa epoca era colonia portuguesa). Cuando llego a Argentina lo anotaron con zeta (pensando que todos los Rodriguez son españoles) y le sacaron el acento a Palaré, se caso con mi abuela una gallega que recien llegaba de España y nacio mi papá Juan Carlos. Por lo que se tenia otros hermanos en Porugal y aqui en Buenos Aires algun primo. El abuelo fallecio en 1956 antes que yo naciera y al morir tambien mi abuela y mi papá ya perdi todo los registros de mi familia de origen. Tengo una copia del pasaporte del abuelo donde dice que era hijo de Manuel Rodrigues Palare y de Francisca das Dores. Si ustedes tienen algun dato de sus hermanos y parientes les agradeceria lo compartieran conmigo. Muchas Gracias y Saludos, Carlos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272472 | PAIVAMANSO | 14 mar 2011 14:40 | Em resposta a: #272470

Estimado Carlos Palare, en principio, el pasaporte de su abuelo, será la clave para "abrir la puerta del jardín" ¿dónde está su árbol genealógico. Lista de todos los datos que es que el pasaporte y lo que era la entidad que ahora. Entonces, buscando aquí en Portugal, en su libro de registros de los pasaportes, no debería aparecer la parroquia donde fue bautizado su abuelo. El siguiente paso es solicitar fotocopias del nacimiento / bautismo y que será el comienzo de su investigación, que ahora, le proporcionará muchas alegrías. Saludos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272491 | carlos palare | 14 mar 2011 18:18 | Em resposta a: #272202

Me llamo Carlos Rodriguez Palare y vivo en Buenos Aires, Argentina, mi abuelo paterno era portugues de la ciudad de Sao Bras de Alportel, nacio en el año 1895 y vino a este pais en 1927 proveniente de Tanger (creo que en esa epoca era colonia portuguesa). Cuando llego a Argentina lo anotaron con zeta (pensando que todos los Rodriguez son españoles) y le sacaron el acento a Palaré, se caso con mi abuela una gallega que recien llegaba de España y nacio mi papá Juan Carlos. Por lo que se tenia otros hermanos en Porugal y aqui en Buenos Aires algun primo. El abuelo fallecio en 1956 antes que yo naciera y al morir tambien mi abuela y mi papá ya perdi todo los registros de mi familia de origen. Tengo una copia del pasaporte del abuelo donde dice que era hijo de Manuel Rodrigues Palare y de Francisca das Dores. Si ustedes tienen algun dato de sus hermanos y parientes les agradeceria lo compartieran conmigo. Muchas Gracias y Saludos, Carlos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272500 | behappy | 14 mar 2011 19:27 | Em resposta a: #272470

Primo Carlos

Gostei muito que tivesse respondido.
Pelo que diz, o seu avô seria irmão do meu avô de nome José e tinha outros irmãos: Manuel Rodrigues Palaré casado com Maria, Francisco Palaré casado com Teresa, Francisca Palaré, e julgo que outra filha. Eram naturais de São Brás de Alportel mas moravam na cidade de Faro, a 20km de São Brás de Alportel. O José, meu avô, casado com Antónia,era o mais novo dos rapazes mas morreu novo com 59 anos, ainda eu não tinha 2 anos.
Conheci bem o Manuel e o Francisco, os filhos e os netos que eram de idade próxima da minha. Estes últimos ainda vivem em Faro e em Lisboa.
Na época em que o seu avô deixou Portugal, era frequente os homens irem para a Argentina e Brasil por razões económicas. O meu avô chegou a ir para o Brasil mas regressou depressa por ter adoecido.
O seu tio José teve: Maria José (minha Mãe), José Rodrigues, Celeste de Sousa Rodrigues e António José de Sousa Rodrigues. Resta viva a minha tia e sua prima Celeste. O José não casou e o António José morreu com 25 anos.
Aminha Mãe teve 2 filhas, eu e minha irmã.
Eu tive a Sara e o João Pedro. Cada um tem 2 meninas que são a última geração.
A minha irmã teve 3 filhos: João Nuno com 2 filhos, Pedro Manuel com 2 filhas e Ana Rita com 1 filho, por enquanto.
Faltam os filhos e netos dos outros irmãos que também poderei dizer.
Como vê, cá por Portugal tem muita família.
Se lhe fôr possível, pedia-lhe que enviasse cópia do passaporte do seu avô cujo nome não referiu. Poderá ajudar na reconstituição da família que estou a tentar organizar. Poderei indicar-lhe o endereço de email.
Se, entretanto, conseguir por aí mais alguns elementos ou informação referente a outros parentes, peço-lhe que me diga. Tentarei organizar o puzzle.
Cordiais cumprimentos da prima
Helena
P

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272501 | 1385 | 14 mar 2011 19:36 | Em resposta a: #272500

Cara parenta Helena

No que respeita aos Sousa Graça não adiantámos grande cois certamente porque (eu somente) não consegui fincar as mãos num nome, local e data pesquizáveis on line.
Caso tenha possibilidades de me auxiliar não deixe de o fazer. O trabalho do velhinho é pouco...mas quem não o aproveita , enfim, perde um par de olhos.
Cumprimentos amigos e saudosos do seu bom humor
MLM

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272502 | behappy | 14 mar 2011 19:44 | Em resposta a: #272472

Caro Jorge Santos

É realmente curioso como começam a aparecer peças do puzzle.
Já comecei a organizar os elementos ao meu alcance, actuais e menos actuais mas do meu conhecimento e consegui uma bela lista de Palarés, todos provenientes da família original.
Penso que será a única família com esse apelido. Pelo menos até ao momento, não identifiquei nenhuma outra.
Aparecem Palhares e Palhais da mesma origem linguística.
Como brevemente irei a Faro, aproveitarei para obter cópias de alguns registos de nascimento/casamento.
Pelas indicações recebidas, o avô do Carlos Palaré devia ser irmão do meu avô.
Obrigada pelas suas ajudas.
Cordiais cumprimentos Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272505 | behappy | 14 mar 2011 19:59 | Em resposta a: #272501

Primo Manuel

Não pense que esqueci esse nosso assunto.
Tenho tentado contactar a prima Margarida Sousa Graça mas sem resultado. Mudou de casa e de número telefónico. Mas chego lá, pode crer.
Entretanto, tenho sabido de primos dos outros ramos, como um Palaré residente na Argentina que deve ter visto e os do ramo dos Viegas Pires cuja linha já possuo até ao séc. XVII.
Para tão pouco tempo é um salto enorme. Há parentes a saltarem de todos os lados. É giro.
Cumprimentos a todos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272521 | carlos palare | 14 mar 2011 22:55 | Em resposta a: #272500

Helena:
Gracias por contestarme, me siento muy feliz de conocerte . Como te explique antes yo no conoci a mi abuelo pero lo que mis padres y mi abuela me contaron de él me hizo quererlo mucho y tener un recuerdo muy fuerte. Lamentablemente como mi abuela y mi papa fallecieron solo me queda la memoria de mi mamá para algunos recuerdos, pero ella conocio poco a su suegro y como ya tiene 72 años algunas cosa se le olvidaron.
Lo que mi mamá recuerda es que mi abuelo Juan (joao), tenia en Buenos Aires algunos hermanos o primos de nombre Rafael, Genoveva y Francisco no se si alguno de esos nombres te puede ser familiar.
Cuando mi papá tenia 7 años en el año 1942 el abuelo Juan tuvo un ataque de presión y quedo hemiplegico, nunca volvio a caminar normalmente y fueron tiempos muy dificiles para mi abuela y mi papá.
La abuela murio en 1998 y mi papá Juan Carlos en 2001, yo tengo 52 años, estoy casado y tengo una hija de 21 y un hijo de 12 años. En estos dias voy a mandarte copias del pasaporte del abuelo y algunas fotos del casamiento de mis padres donde estaba el abuelo. Mi dirección de e-mail es "carlos_palare@yahoo.com.ar". Debo confesarte que estoy emocionado de este contacto con familia a la distancia y despues de tanto tiempo. Gracias otra vez. Un beso Carlos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272530 | behappy | 15 mar 2011 00:05 | Em resposta a: #272521

Carlos

Imagino que quem viveu sempre longe dos familiares, cheio de interrogações, sinta bastante emoção ao descobrir que tem parentes.
Há pouco tempo que coloquei o nome da família no Geneall por não conhecer outra com esse nome em Portugal e ter curiosidade. Já realizei alguma pesquisa e penso que terá origem espanhola. E, de repente, aparece um primo lá de longe, da Argentina. Fantástico!
Não reconheço os nomes indicados assim como nunca ouvi referência ao irmão João. Qual era a profissão dele?
Havia um irmão Francisco a casa de quem fui muitas vezes mas vivia em Faro. Deixou um filho, igualmente Francisco.Esse tio era um bonito homem, alto e bem parecido.
O irmão mais velho chamava-se Manuel. Trabalhava em cantarias, pedras, artísticas, esculturas. O meu avô trabalhou algum tempo com ele e, dizem, era muito bom nessa arte. Com as irmãs contactei menos por viverem em São Brás.
Como o meu avô morreu novo e deixou 4 filhos, a vida da minha avó não foi fácil.
Estes elementos poderão, talvez, ter eco nas memórias de sua mãe.
Quando me enviar as fotos, verei se encontro algumas parecenças com os familiares de cá. Estou curiosa.
Talvez aí nos registos da emigração ainda seja possível verificar se existe mais algum Palaré. Deve haver arquivos com essas informações. Talvez através da net o Carlos consiga saber qual o local adequado para realizar essa pesquisa.
Penso que a passagem por Tânger fosse necessária, nessa altura, para realizar a viagem por barco.
Eu sou casada, um pouco mais velha, o meu marido chama-se João Carlos e tenho uma filha e um filho. São casados e cada um tem 2 meninas, portanto tenho 4 pequenas netas, a mais velha com 5 anos: Inês, Marta, Rita e Leonor.
O meu endereço de email é: hmaria.rv@sapo.pt
Os melhores cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272758 | carlos palare | 17 mar 2011 22:59 | Em resposta a: #272530

HELENA: te envie a la dirección de email que me enviaste algunos papeles y fotos de mi abuelo Juan (joao). Si tenes alguna dificultad para abrir los archivos avisame. Te mando un beso desde Argentina, Carlos Rodriguez Palare

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#272991 | Francisco Queiroz | 21 mar 2011 10:38 | Em resposta a: #272530

Cara Helena
Se tem conhecimento de algum Palaré que tenha sido canteiro de mármores, no início do século XX, por favor não deixe partilhar os dados que possui. Não sou da família, mas teho registados vários túmulos assinados por esse canteiro, em cemitérios do Algarve.
Obrigado.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273039 | behappy | 21 mar 2011 19:31 | Em resposta a: #272991

Francisco

Com efeito, tanto o meu avô como um irmão eram canteiros em Faro.
Penso poder dizer que o meu avô era um artista. Chamava-se José Rodrigues Palaré.
No cemitério de Faro muitos jazigos e/ou túmulos foram da sua autoria.
Ao longo da vida, neles vi inscrito Manuel Rodrigues Palaré e Irmão e seriam da autoria do último , segundo ouvia contar.
Há uns anos, contudo, a palavra Irmão, o meu Avô, apagou-se "sozinha"nas inscrições dos mais trabalhados. Ironia.
Terá falecido por 1947, com 59 anos.
Sei também que esteve, algum tempo, por volta de 1929-30, em Sevilha a trabalhar na belíssima estatuária que
se encontra no Parque Maria Luísa.
A ajuda terá sido pouca mas de boa vontade. Disponha.
Cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273040 | behappy | 21 mar 2011 19:36 | Em resposta a: #272991

Francisco

Mais uma nota, agora para lhe pedir que me referencie os outros cemitérios. Gostava de lá ir .
Não sou impressionável e acho que nesses locais há obras lindas.
Envio o meu endereço, se quiser contactar: hmaria@sapo.pt
Obrigada
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273046 | Francisco Queiroz | 21 mar 2011 21:31 | Em resposta a: #273040

Obrigado. Respondi a título particular.

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273048 | Francisco Queiroz | 21 mar 2011 21:40 | Em resposta a: #273040

Cara Helena
Afinal não posso contactá-la directamente, porque recebo mensagem de erro dizendo que o seu endereço de email foi desactivado.
Peço que contacte para o meu endereço, a ver se resulta:
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273467 | PAIVAMANSO | 28 mar 2011 16:18 | Em resposta a: #273048

Cara Helena, também não consigo enviar a fotocópia digitalizada do Casamento de José Rodrigues Palaré, com Antónia de Sousa. Ele é filho de José Rodrigues e de Maria Rosa e ela é filha de José de Sousa Tomé e de Maria de Sousa. O emaill volta sempre para trás com indicação de que foi desactivado. Se puder indique outro endereço de email. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273490 | Francisco Queiroz | 28 mar 2011 21:51 | Em resposta a: #273467

Caro Jorge Santos
Enviou esta mensagem em resposta a uma mensagem minha, e, por causa disso, a confrade Helena poderá não vir a ter conhecimento imediato do seu pedido.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273505 | PAIVAMANSO | 29 mar 2011 00:19 | Em resposta a: #273490

Caro Confrade Francisco Queiróz peço desculpa pelo meu lapso. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273506 | PAIVAMANSO | 29 mar 2011 00:22 | Em resposta a: #272502

Cara Helena, também não consigo enviar a fotocópia digitalizada do Casamento de José Rodrigues Palaré, com Antónia de Sousa. Ele é filho de José Rodrigues e de Maria Rosa e ela é filha de José de Sousa Tomé e de Maria de Sousa. O emaill volta sempre para trás com indicação de que foi desactivado. Se puder indique outro endereço de email. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273507 | Francisco Queiroz | 29 mar 2011 00:34 | Em resposta a: #273505

Não tem de pedir desculpa. Apenas alertei porque poderia não receber resposta da confrade Helena e ficar "eternamente" à espera.

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273512 | PAIVAMANSO | 29 mar 2011 00:54 | Em resposta a: #273507

Caro Francisco Queiróz, isso faz-me recordar que, não sei porquê, nunca recebi sequer uma notificação de respostas a mensagens minhas aqui no Fórum. Agradecido. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273563 | behappy | 29 mar 2011 19:03 | Em resposta a: #273512

Amigo Jorge

Obrigada pela sua atenção.
Tenho recebido sempre indicação das mensagens colocadas no Geneall no meu email pessoal:
hmaria.rv@sapo.pt

Como curiosidade sobre família Palaré, refiro que continua a ser a única família identificada com esse nome.
Tenho um levantamento dos Palarés, irmãos do meu avô e descendentes. Vou começar a recuar mas já agora,
aguardo o envio da cópia da certidão que fez o favor de obter.
Brevemente vou reunir com o primo mais idoso a quem telefonei contando do contacto proveniente da Argentina com
ligação aos USA. Ficou surpreendido porque também ele desconhecia a existência desse irmão Palaré, sobretudo por
existir um outro tio do mesmo nome que conhecia pessoalmente.
Devido à sua muita informação, aproveito para lhe perguntar se era possível, por 1885, efectuar o registo de dois filhos com o mesmo nome João.
Por um lado, está fora de questão tratar-se do mesmo indivíduo; por outro, a documentação completa que me foi enviada e que analisei meticulosamente, não oferece dúvidas.
Mais uma vez o meu sincero agradecimento.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273564 | behappy | 29 mar 2011 19:08 | Em resposta a: #273490

Caro Francisco

Obrigada por se interessar na recepção de mensagens enviadas para mim.
Já me vou habituando a consultar o Geneall com regularidade.
Talvez na próxima semana lhe possa dizer alguma coisa.
Cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273565 | Francisco Queiroz | 29 mar 2011 19:12 | Em resposta a: #273564

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273628 | PAIVAMANSO | 30 mar 2011 16:46 | Em resposta a: #273563

Cara Helena, enviei hoje as fotocópias do casamento dos seus Palaré. Por favor diga se as recebeu e bem legíveis. Quanto há sua questão de ter sido ou não possível cerca do ano 1885, dois irmãos serem batizados com o mesmo nome, João, confesso que pesquisei aqui no Fórum do Syte do Geneall por "irmãos com nomes iguais" e a ideia que eu tinha saiu reforçada. Geralmente isso acontecia porque quando um filho falecia, os pais, por razões compreensíveis, colocavam o mesmo nome ao filho seguinte, do mesmo sexo. Curiosamente é também o meu caso. Atenção que eu pouco percebo disto, será indispensável solicitar informações sólidas e credíveis de confrades bem conhecedores destas matérias. Já agora, daria jeito conhecer quais são os nomes completos e iguais de que nos fala. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273640 | behappy | 30 mar 2011 19:23 | Em resposta a: #273628

Caro Jorge

Na situação Palaré, nenhum dos dois irmãos terá morrido em criança.
Pelo que sei, um deles casou, teve 2 filhas que eu conheço e residia na zona de São Brás, sítio dos Machados. donde eram naturais.
O outro será o que emigrou para a Argentina aos 32 anos, de cuja existência não tínhamos conhecimento mas de quem me foi enviada cópia de toda a documentação original - João Rodrigues Palaré.
Portanto, ambos naturais de São Brás de Alportel, vivos, casados e com o mesmo nome.
Vou procurar um pouco mais para ver se compreendo a situação.
Não sei quem são os confrades conhecedores da matéria para estabelecer contacto. Se me der indicação, fico grata.

Os melhores cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#273654 | PAIVAMANSO | 30 mar 2011 22:14 | Em resposta a: #273640

Cara Helena estamos a falar de dois nomes rigorosamente iguais? Chamavam-se ambos João Rodrigues Palaré? É que a Helena só fala que os dois irmãos teriam o nome João. Agora imagine se um deles se chamasse Manuel João Palaré, isso mudaria tudo. Desculpe colocar a questão nestes moldes, mas se forem de facto dois irmãos com o nome rigorosamente igual, creio que será caso raro. Quanto aos confrades mais competentes, sinceramente quanto a mim são a maioria. Mas antes de mais se me permite a sugestão, diga por favor se os nomes são rigorosamente iguais, avance datas se as tiver e quais as razões que a levam a acreditar que eles são irmãos inteiros. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#278217 | J.R. | 10 jun 2011 21:10 | Em resposta a: #271819

Boa noite confrade Helena,e minha prima em 2ºgrau de consanguinidade,visto que o seu avô era irmão do meu avô,e de nome Francisco Rodrigues Palaré,natural de S.Brás de Alportel.
Penso ter uma grande surpresa para si, em relação ao seu avô José,relacionado com umas pesquisas que fiz,e com diversos contactos telefónicos,em busca dos elos perdidos da família.
Não tenho dúvidas algumas,que o Carlos Palaré tambem é meu primo em 2ºgrau,embora crescido e criado na Argentina,porque li as msgs que trocaram, os nomes que adiantaram são-me todos familiares,e que a minha mãe por vezes se lembrava.
Talvez seja melhor aclarar esta conversa,numa outra oportunidade, e caso queira contactar-me pelo Skype o meu nome é Joaquim Rodero1 ,ou no FB Joaquim Rodero .ou aqui mesmo neste forum.

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#278403 | behappy | 12 jun 2011 23:56 | Em resposta a: #278217

Boa noite, primo Joaquim

Fiquei muito contente com a sua resposta. O seu nome não me é estranho, provavelmente dos vários nomes Palaré obtidos via lista telefónica.
O meu email já está algures mas repito-o pedindo que me contacte dessa forma porque me deixou curiosa:
hmaria.rv@sapo.pt . A partir daí a comunicação é mais fácil.
Resido na zona de Lisboa mas por vezes vou a Faro onde estive pela Páscoa e obtive algumas cópias de certidões no ADFaro.
Em relação ao primo Carlos, nascido na Argentina, temo-nos mantido em contacto e já avancei um bocado nos seus antecedentes e respectiva família.
Também lhe enviei cópias de certidões que fui fazer a São Brás. A primeira impressão que parecia muito óbvia, não é exactamente como parecia. O pai dele é que seria primo direito da minha mãe, meu primo e seu em 2ºgrau pelo que o Carlos será nosso primo em 3º grau.
Tenho efectuado diferentes contactos pessoais e outros no sentido de obter elementos relativamente a esse ramo da família. Como nasci e cresci em Faro, contactei muito de perto com diferentes primos, filhos de vários irmãos do meu avô.
Conheci o tio Francisco R.Palaré, a tia Teresa e estive com o filho, há dias, em Faro. Não sei se estaremos a falar do mesmo Francisco.
Cordiais saudações Helena

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#278407 | J.R. | 13 jun 2011 01:15 | Em resposta a: #278403

Boa noite prima Helena,creio haver uma pequena dissonância,em relação ao verdadeiro parentesco entre nós. Os nossos avós eram irmãos,e tanto o Carlos Palaré como a Helena e eu,somos 2ºprimos .A sua mãe Maria José era prima direita da minha mãe Luzia Rosa Palaré e filha de Francisco Rodrigues Palaré e de Maria Rosa Cristina.
Mas a surpresa maior vem a seguir,porque a sua mãe já é fruto do 2ºcasamento de José Rodrigues Palaré, e que do 1º casamento deixou 2 filhos,que foram criados pela família materna,depois da morte da mãe.
Sobre o caso do primo Carlos Palaré,tambem as contigências do destino,levaram o João Rodrigues Palaré para a Argentina,e onde já tinha vários irmãos, e deixando para trás um casamento tambem com 2 filhas,e possivelmente viveu maritalmente com uma senhora espanhola de nome Francisca e natural da Corunha,e do qual dessa relação nasceu o Juan Carlos Palaré em 1935,e foi o unico filho dessa relação.
A dificuldade em o nosso 2ºprimo Carlos Palaré obter documentação correcta,deve-se possivelmente ao facto de não ser reconhecido o grau de parentesco, do pai Juan Carlos Palaré em relação ao avô João Rodrigues Palaré.
Vamos devagar e por partes,e acho que conseguimos resolver o puzzle em questão, e se acaso houver quaisquer duvídas,é bom que sejam resolvidas,e estou a disposição da prima Helena,para o que for necessário.
Desejo-lhe todas as felicidades do Mundo,e que consigamos chegar a bom porto. Saudações do primo Joaquim Isidoro Palaré Rodero.
Email: jiprodero@gmail.com ou tel. dois um dois quatro nove três sete seis seis

Resposta

Link directo:

RE: famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#278469 | behappy | 13 jun 2011 19:47 | Em resposta a: #278407

Boa noite, primo Joaquim

Agradeço-lhe as informações fornecidas e o contacto.
Após verificação documental e tal como lhe disse, existiu da sua parte um erro de interpretação de dados que convém rectificar para não induzir em erro outros confrades e/ou familiares.
O meu avô José Rodrigues Palaré casou uma única vez com a minha avó Antónia de Sousa Tomé, tendo tido 5 filhos de que a minha mãe era a filha mais velha. Um dos filhos faleceu ainda criança.
O meu avô não teve nenhum filho para além dos que nasceram dentro do casamento com a minha avó.
A sua confusão resulta, talvez, da existência de nomes iguais na família o que é sempre necessário acautelar com a verificação documental.
A situação que reportou estará relacionada com o ramo familiar do irmão do seu avô e do meu, João Rodrigues Palaré, emigrado para a Argentina.
Convinha fazer esta rectificação para não induzir em erro outras pessoas e por, de facto, não se ter verificado.
Saudações familiares
Helena

Resposta

Link directo:

Rectificação de dados

#302406 | J.R. | 10 abr 2012 17:05 | Em resposta a: #278469

Boa tarde confrades

Venho reconhecer agora , que alguns dos dados aqui introduzidos , não correspondem efectivamente aos registos

e assentos que posterirmente consultei , e daí dar a mão á palmatória, como sugestáo da minha prima Helena , e ao

mesmo tempo alertar o amigo Jorge Santos , quando me perguntou quais as raizes que pesquisava , acrescento

agora de fonte segura , que o meu bisavô Manuel Rodrigues Palaré nascido em 1849 , é irmão do bisavô da Helena e

nascido em 1852 , e de nome José Rodrigues Palaré ,

As dificuldades surgidas na identificação correcta , deveu-se ao facto de encontrar muitos homónimos , ao longo de

diversas gerações , mas só a consulta dos registos oficiais , conseguiu destrinçar todos os equívocos , e por isso deixo

um bem-haja a todos, que colaborem de algum modo em encontrar as raízes desta família .

Ao Manuel Lamas de Mendonça , também deixo um reparo sobre os dados trocados , visto que não deu seguimento ,

ao que eu lhe disponibilizei , de quando abriu o último tópico .

Saudações genealógicas

Joaquim Isidoro Palaré Rodero

Resposta

Link directo:

famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#422609 | behappy | 20 mar 2020 14:43 | Em resposta a: #273654

Caro Jorge

Passado todo este tempo, estive a dar uma olhadela pelas mensagens. E achei curioso o caso dos filhos com nomes exactamente iguais.
Posteriormente tive conhecimento de um outro caso de uma familiar, prima direita da minha mãe e com quem convivemos ao longo da vida, a quem foi dado o nome que tinha sido dado a uma filha nascida primeiro e que tinha falecido.
Como tive oportunidade e os filhos dessa prima estão vivos, questionei-os e confirmaram a estranha
situação de que desconhecem o fundamento.
Ou seja, os tios da minha mãe deram precisamente o mesmo nome a duas das várias filhas.
Conto-lhe isto por mera curiosidade.

Tudo a correr bem
Helena

Resposta

Link directo:

famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#422610 | behappy | 20 mar 2020 14:47 | Em resposta a: #422609

Aliás, ambas as filhas estiveram vivas em simultâneo.

Resposta

Link directo:

famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#422612 | 1385 | 20 mar 2020 15:27 | Em resposta a: #271819

Caros primos de S. Brás de Alportel
Espero que estejam todos bem e resguardados


Gostaria de Confirmar convosco os dados que coligi sobre os Sousa Tomé, ramo materno da minha Mãe
Agradecida desde já

Maria Rivotti Silveira de Mendonça

Resposta

Link directo:

famílias: Rodrigues Palaré e Pires Bárbara de São Brás Alportel

#422616 | PAIVAMANSO | 20 mar 2020 20:30 | Em resposta a: #271819

Cara Helena Sei que era muito vulgar os Pais darem o nome igual ao de um filho ou filha que tivesse falecido. Talvez para tentarem reduzir tamanha dor, na realidade eterna e irreparável. Creio que darem o mesmo nome completo a dois Filhos vivos é que era invulgar, mas tenho receio de estar errado. Como lhe disse, já não consigo dar ajudas como dantes. Receba um respeitoso abraço deste seu humilde e fraco amigo virtual. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 04:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen