Algum pedido para o AUC - 2011?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Algum pedido para o AUC - 2011?

#271824 | Pedro França | 05 mar 2011 14:57

Caros confrades:

De maneira a actualizar o tópico que tem andado em circulação neste Fórum -"Julho/2006: Algum Pedido para o AUC?" -dada a sua antiguidade e pouca operacionalidade visto o número de mensagens entretanto cruzadas no mesmo, decidi abrir um novo tópico, com a mesma finalidade do anterior, mas tendo em conta alguns aspectos e restrições, dos quais destaco os seguintes:

- dada a natureza de alguns pedidos feitos por alguns confrades desta praça, que importem dificuldade de acesso a fontes, dificuldade e morosidade de leitura e de consulta se as mesmas fontes comportarem número excessivo de folhas, a satisfação desses pedidos estará sujeita a trabalho orçamentado, a ficar em lista de espera ou a ser sugerido o encaminhamento para o contacto geral do Arquivo da Universidade de Coimbra, por e-mail.
- processos que impliquem abertura de maços como inventários orfanológicos (estes têm verbete), processos de casamento (que nem verbetados estão e não há outra forma de os requisitar senão por nome e data, do género - 1700, entre António e Domingos; 1700, entre Duarte e Francisco,...) sem saber se o processo em questão existe de facto, é preferível encaminhar o pedido para o AUC, até porque não serei eu a fechar os maços, reatando-os os um a um.
- registos de passaporte, procura de freguesias para certidão de nascimento/baptismo, buscas em livros de matrículas/actos e graus de estudantes da UC: ou trabalho orçamentado ou pedido por contacto com o AUC.

Estas medidas têm de ser impostas dado o volume de pedidos e porque nenhum trabalho compensa o desgaste que se produz com o esforço da leitura.
Por outro lado, senti-me na necessidade de disciplinar de alguma forma a chegada dos pedidos, alguns de forma "volumosa" para a disponibilidade de que posso usufruir para lhes prestar o devido atendimento.
Depois de tudo, espero a compreensão de todos quantos acorrem a mim e, na medida do possível e dentro dos critérios agora definidos, procurarei dar resposta, incluindo aqui os pedidos que ultimamente cairam no tópico precedente e que se encontram pendentes.

Abraço a todos.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#271825 | abribas | 05 mar 2011 15:19 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França
Será que Manuel Ferreira Bessa (ou Bessa Ferreira), filho de Manuel Ferreira Bessa e de Maria Josefa dos Santos, nascido em Lordelo do Ouro, Porto, em 1736, que foi padre, terá passado por Coimbra? E enquadra-se nesses critérios?
A mesma questão para Domingos Leite de Morais, filho de Francisco Leite de Morais e de Filipa Rosa de Jesus, nascido em Lordelo em 1748.
Se sim, óptimo, se não, obrigado à mesma.
Abr
António

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#271838 | jaferro | 05 mar 2011 18:54 | Em resposta a: #271824

Caro Confrade Pedro França,

Em plena concordância com as regras que estipula, considero que deverá dar primazia à sua saúde e à sua investigação pessoal. Sinto que abusei um pouco da sua boa vontade no pedido que lhe fiz no tópico anterior - "Julho/2006: Algum Pedido para o AUC?". Por isto, peço-lhe que não o considere, nem lhe preste qualquer atenção.
Todavia, para orientar-me numa futura visita ao AUC, pode informar-me do local (físico) onde se encontram os processos de dispensa de consanguinidade?

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#271847 | Pedro França | 05 mar 2011 20:18 | Em resposta a: #271838

Caro José:

Em relação ao particular das dispensas de casamento, todos os maços se encontram no III Depósito do AUC e só os funcionários da casa a ele têm acesso.
O José, ao preencher na sala de leitura do AUC a sua requisição, em formulário próprio por computador, indica a natureza da fonte - processos de casamento - o nome do noivo e a data provável, que pode ser o ano em que o noivo casou ou o ano precedente.
Atenção ao número de processos pedidos: consoante o número de processos, assim o número de maços que podem ou não podem vir ao mesmo tempo e daí o número de maços que vai ter de desatar, tratando de respeitar a ordem dos processos e sua disposição. Depois de tudo, corre sempre o risco de não encontrar o que pretende.
Isto é o que lhe posso adiantar, por agora, até porque, já lidei com essa documentação por várias vezes.

Abraço e boa sorte.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#271848 | Pedro França | 05 mar 2011 20:25 | Em resposta a: #271825

Caro António:

Quanto ao seu caso está tudo dentro dos parâmetros normais de uma pesquisa desonerada porque está tudo verbetado. Deverei passar a 2ª feira no AUC e então vejo-lhe isso.
Aguarde-me aqui, tá?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#271855 | jaferro | 05 mar 2011 21:20 | Em resposta a: #271847

Caro Pedro França,

Muito obrigado pela resposta. Pensei que tinham fichas de registo...
No verão, espero ter algum tempo disponível... ;)

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#271869 | PAIVAMANSO | 05 mar 2011 23:53 | Em resposta a: #271855

Caro Dr. Pedro França, Só alguém com um grande coração, paixão ardente pela genealogia e elevado espírito de solidariedade, conseguiria fazer tudo o que o Senhor já fez neste fórum. Defendo que as pessoas de grande valor devem ser reconhecidas e elogiadas ainda em vida. Dei-me ao prazer de fazer uma rudimentar contabilização do número das suas ajudas neste fórum. Pesquisando em Pedro França – autores, encontrei 294 tópicos com intervenções suas. Excluindo desses 294 tópicos, todos os que têm menos de 50 mensagens (entre perguntas e respostas). Excluindo também todos os tópicos do tipo Feliz Natal e Bom Ano Novo. Excluindo todos os tópicos onde além de dar ajudas também recebe algumas, embora em muito menor número. Apesar de todas essas exclusões, contabilizei 20 tópicos, que somam mais de 3000 (três mil mensagens) entre pedidos de ajuda e consequentes respostas, sendo que muitas dessas respostas englobam pesquisas em vários livros e várias pesquisas que duram dias a concluir. Foram até agora várias centenas de Confrades os que beneficiaram desta sua inigualável avalanche de investigações no AUC. Só não saberá dar o devido valor a tudo isto, quem nunca queimou as pestanas á procura de um assento de batismo, casamento ou óbito, baseado em dados muito escassos ou pior ainda baseado em datas e freguesias tidas como certas, mas afinal ao cabo de algumas horas a procurar em vários livros, depois vai-se a ver, eram completamente erradas. Não estou aqui a bajulá-lo. Só quero mostrar que não é por acaso, que sinto tão grande respeito e admiração pelo Senhor, pela sua impressionante performance ao longo de oito anos aqui neste Fórum. Permita-me que cite as suas palavras, proferidas em 02-09-2007,no tópico « p/ Pedro França: ajuda no AUC» ……..”Saí do ano lectivo muito cansado, para não dizer estourado…… Sei de alguns colegas meus, pela minha idade, que já cá não estão por variadíssimas razões. É preciso ter calma”. Caro Dr. Pedro França, estas suas restrições agora anunciadas eram inevitáveis. Espero que o Senhor viva a partir de agora um pouco mais calmo, e que todos sem excepção lhe saibam reconhecer o devido valor, agindo em conformidade. Este excelente Fórum do Geneall , todos nós, precisamos da sua inestimável presença e por isso queremos que o Senhor “continue a cá estar” durante muitos e bons anos, com muitos milhares de difíceis mas saborosas pesquisas. Respeitosamente. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#271871 | paribas | 06 mar 2011 00:05 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro

Seria possível verificar se existe uma matrícula de um Cristovão Leão. Interessava-nos saber onde era morador! A data será à volta de 1580!

Um abraço e Obrigado.

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o PAIVAMANSO

#271874 | Pedro França | 06 mar 2011 01:11 | Em resposta a: #271869

Olá, Jorge:

Permita-me tratá-lo assim. a sua mensagem não foi sinalizada na minha caixa de correio; descobri-a agora porque o Ricardo Teixeira interveio a seguir e essa sim, foi direccionada para a minha caixa de correio.
Jorge. Não sei que lhe diga mas as suas palavras sensibilizaram-me muito e muito mesmo, pelo facto de ter repertoriado todas as minhas intervenções e tópicos de minha iniciativa...parece que criei um fã, sem me dar conta. Embora preze por demais a genealogia e procure trabalhá-la (é o termo), não me tenho no patamar em que o Jorge me coloca. Posso confiar-lhe que esse gosto, demonstrado enquanto estudante universitário, nem sempre foi bem visto no meio académico e talvez isso me tivesse custado outras saídas profissionais, já que, no nível de ensino em que me encontro, essa área não interessa - ouso expressar - nem ao Menino Jesus. Nem tenho colegas de especialidade (História) que se interessem minimamente por essa área. Sou como um "cavaleiro solitário" nesse domínio. Todos os trabalhos e artigos monográficos que publiquei em revista e as equiparações a bolseiro, constituem uma actividade em paralelo com a minha actividade profissional, docente, mas que para esta nunca concorreram e são, foram, uma maneira de compensar aquilo que não pude ser, profissionalmente.
Presentemente, os meus projectos de investigação na área da História Social para a Época Moderna (a minha preferida e de especialidade no mestrado) têm ficado na gaveta porque o Governo (Ministério da Educação, DGRHE) só agora é que se lembrou de me notificar que os mesmos não correspondem ao nível de ensino em que me encontro mas sim ao Ensino Superior. Ora, a área das Ciências da Educação (alternativa proposta pelo ME) não é o meu forte e nem eu vou desperdiçar o meu tempo e capacidades com teorias de aprendizagem a juntar a outras tantas que vão ficando na prateleira e, teorias de ensino-aprendizagem, modelos e propostas de práticas educativas já as vomito por tudo quanto é sítio: eu e mais colegas de ofício temos sido de há anos a esta parte, verdadeiras cobaias quanto a isso.
À parte o desabafo, fruto das contrariedades da vida, a sua mensagem foi um bálsamo e um incentivo a continuar, apesar de, por vezes, me achar um tanto perdido por falta de "feedback" como o Jorge bem notou. Mas, enfim, seja. Ao menos, que se vá cumprindo um pouco, a última das quadras de um poema que eu mesmo escrevi para mim mesmo, no meu livro de finalistas do tempo de liceu (antigo 7º ano, 1971-72): "...Ao menos,/ uma palavra eu fora,/ para uns nada, outros doutora,/que caiu ao chão e frutificou..." E olhe que não foi um acto de narcisismo puro, este...
Jorge: espero que continue a poder contar comigo neste Fórum, assim como eu espero poder contar consigo, na eventualidade.
Mais uma vez o meu obrigado, pelas palavras, pelo gesto atencioso, pelo reconhecimento...; faz-nos bem ao ego e por vezes precisamos (preciso) de sentir isso - revejo nisso a minha utilidade.
Tudo de bom para si.

Abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o PAIVAMANSO

#271878 | PAIVAMANSO | 06 mar 2011 02:21 | Em resposta a: #271874

Caro Dr. Pedro França, tudo o que me confidencia nessa sua mensagem, reforça ainda mais o meu sentimento de grande respeito e admiração pelo Senhor. Quando leio num daqueles seus tópicos com 100, 200, 300 mensagens, todas aquelas perguntas e pedidos de ajuda com as respectivas respostas, não vejo apenas os nomes, as datas, os lugares e todas as restantes informações que o Senhor após aturadas pesquisas lá nos revela. Vejo também os milhares de horas de esforço intelectual, que o Senhor nos últimos 8 anos apaixonadamente ofereceu, (tantas vezes a pessoas que nem conhece) e isso não tem preço mas tem um nome; PEDRO FRANÇA ! Não se trata de tentar colocar o Senhor num patamar elevado, pois na verdade já lá está por direito próprio há muito tempo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#271935 | jaferro | 06 mar 2011 23:47 | Em resposta a: #271869

Caro Confrade Jorge Santos,

Como envio para mim, por engano, a mensagem supra, dirigida ao nosso confrade Pedro França, aproveito a oportunidade para apresentar a minha total concordância com o seu texto, não só em relação aos factos - com base nos quais, sem ser de forma tão sistemática, já tinha tomado consciência do importante papel que o nosso confrade Pedro França, tem desempenhado neste fórum e nas pesquisas de muitos dos seus membros -, mas principalmente em relação aos desejos de boa saúde e de muitas "alegrias" na pesquisa genealógica.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#272103 | Pedro França | 08 mar 2011 19:57 | Em resposta a: #271848

Caro António:

Vi-lhe nos processo de ordenação sacerdotal o nome Manuel Ferreira Bessa (Beça)/Bessa (Beça) Ferreira e não existe verbete com esta ambivalência de apelidos.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#272104 | Pedro França | 08 mar 2011 20:02 | Em resposta a: #272103

Oi, António:

Faltou-me o Domingos Leite de Morais.
Existe um único com este nome, do Porto, que frequentou Medicina com matrículas lançadas entre 01.10.1767 e 01.10.1771. Foi bacharel em Artes em 16.06.1768 e fez a sua 1ª tentativa de conclusão de curso em 18.06.1771.
O verbete, à partida está incompleto. É possível que ele seja localizado só como Domingos Leite, também.
O verbete não tem a filiação expressa.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#272105 | Pedro França | 08 mar 2011 20:08 | Em resposta a: #271871

Caro Ricardo:

Há um Cristóvão Leão, filho de André Dias da Rocha, natural do Porto.
Fez prova de curso em Leis:
Instituta e Leis: de 25.11.1575 a 20.06.1576; Leis, de 16.10.1576 a 16.05.1577; de 05.10.1577 a 31.05.1578; de 01.10.1578 a 03.05.1579.
Frequentou Leis entre 08.10.1577 e 02.10.1582.
Foi bacharel a 08.05.1580 e saiu Bacharel Formado a 28.07.1583.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#272106 | paribas | 08 mar 2011 20:10 | Em resposta a: #272105

Caro Pedro :

É esse mesmo. Um abraço e Obrigado!

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o José Fernandes Rodriguez

#272107 | Pedro França | 08 mar 2011 20:12 | Em resposta a: #271935

Caro José:

Verifiquei-lhe a IG do Pe. Manuel Correia - processo de 1679 (Ordens Menores/1679; Ordens Sacras de Epístola e Património, 1682; Ordens Sacras de Evangelho/1684, e Ordens de Missa/1686).
Pedi e abri o processo e é o que lhe interessa. Quer que o desenvolva?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#272112 | abribas | 08 mar 2011 21:17 | Em resposta a: #272104

Caro Pedro França,
Muito obrigado.
Gostaria de me associar às palavras do confrade Paiva Manso, e de lhe dizer que, no meu caso, as suas informações, que já são algumas, têm sido preciosas.
Abraço grato
António

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o José Fernandes Rodriguez

#272113 | jaferro | 08 mar 2011 21:26 | Em resposta a: #272107

Caro Pedro França,

Muito obrigado pela atenção. Antes de o devolver, podia-me dizer quais são os ascendentes?
Neste momento, em conjunto com o nosso confrade José Caldeira, estou interessado em saber se os ascendentes maternos convergem com os Correia e Matosos, de Folques e Coja.

Do lado da Benfeita, o que tenho é o seguinte (sujeito à confirmação):

1. Padre Manuel Correia;

2. Manuel Pereira, Pai das Donas, Benfeita
3. Maria Correia, Folques ?

4. Simão Pereira, Luadas, Benfeita, b.08.10.1610
5. Ana Gaspar, Benfeita, b08.12.1609

8. Silvério Pereira, Água de Alte, Teixeira, Arganil, cc
9. Maria Simões, Luadas, Benfeita, em 30.04.1607, Benfeita
10. Manuel Gaspar, Benfeita
11. Paula Dias, Benfeita

16. Manuel Simões, Benfeita
17.Violante Pereira, Água de Alte, Teixeira, Arganil
18. Simão Fernandes, Luadas, Benfeita
19.Catarina Pires, Luadas, Benfeita

Para além da referida informação, agradeço toda a informação que me puder enviar, incluindo outros padres que se possam ter apresentado. Se for necessário estabelecer uma orçamentação, estou completamente disponível. O meu email é jfrodriguez@clix.pt.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o José Fernandes Rodriguez

#272140 | Pedro França | 09 mar 2011 02:22 | Em resposta a: #272113

Caro José:

Pois pode corrigir a sua informação.
O Pe. Manuel Correia é filho de Manuel Pereira, de Luadas/Benfeita, e de Maria Correia, de Coja.
É neto paterno de Silvério Pereira, de Água d'Alte/Teixeira, e de Maria Simões, da dita Luadas.
É neto materno de Gaspar Correia e de Maria Matosa(o) de Coja.

O dito padre foi baptizado a 07.11.1660, f. 69. Creio que o assento não aparece nos livros actualmente. O referido processo encontra-se na caixa 1221.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#272147 | OCR | 09 mar 2011 10:41 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França

Seria possível obter-me informação sobre Gonçalo Vaz Corvo do qual tenho informação de ter sido passado certificado da Univ. de Coimbra em 1627?

Desde já agradecido. Cumprimentos,

Octávio Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#272150 | Al.Cunha | 09 mar 2011 11:13 | Em resposta a: #271824

Prezado Pedro França

Numa escritura de 1610 aparece como testemunha *D.or Fernão Maxado da quinta de Ançiains de Aÿrains*
freguesia de Airães, concelho de Felgueiras.
Será possivel saber se esteve matricuado na Universidade de Coimbra e se há indicação da sua filiação?
Agradecendo antecipadamente

Alexandre Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o José Fernandes Rodriguez

#272163 | jaferro | 09 mar 2011 12:57 | Em resposta a: #272140

Caro Pedro França,

O meu muito obrigado!

A ligação aos Correia & Matosos de Coja fica assim provada e a referida Maria Correia é certamente a que o nosso confrade José Caldeira refere como baptizada em Coja em 1632.

Pois é, o problema de tios e sobrinhos com o mesmo nome! O Manuel Pereira, filho de Silvério Pereira e Maria Simões, casou 1º vez com Maria Gaspar, em 03.10.1639, Benfeita, filha de Manuel Gaspar e Paula Dias, e deve ter nascido por volta de 1615/20 - o registo de baptismo não existe na Benfeita. Poderá estar na Teixeira, mas os registos são quase impossíveis de serem lidos! -, +- 15 anos mais velho do que a 2º mulher. O casamento destes deverá ter ocorrido em Folques, por volta de 1659, mas sem registo.

Renovo os meus agradecimentos. Disponha sempre!

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#272221 | Pedro França | 10 mar 2011 01:49 | Em resposta a: #272147

Caro Octávio:

Cumpre-me informá-lo de que localizei um único Gonçalo Vaz Corvo, natural de Lisboa, que apresenta mais o seguinte:
- Foi incorporado no grau de bacharel em Leis a 21.06.1627 (Actos e Graus 28, fol. 105, caderno 3º).
- Saiu bacharel formado em Leis a 28.06.1628.

Isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Para alguma informação adicional terá de contactar os serviços do AUC para o e-mail respectivo:

auc-geral@auc.uc.pt

ou pelo telef.: 239859855

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Alexandre Cinha

#272222 | Pedro França | 10 mar 2011 02:15 | Em resposta a: #272150

Caro Alexandre:

Localizei um Fernão Machado, que saiu bacharel formado em Cânones a 15.06.1583. Era filho de Francisco de Almeida e natural de Castro Daire. Será que é este? É o único para a época em questão.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Alexandre Cinha

#272226 | Al.Cunha | 10 mar 2011 09:06 | Em resposta a: #272222

Prezado Pedro França

É mesmo esse como se verifica pelos dados que seguem

A.N.T.T.-Tombo das Comendas de Cristo; Santa Maria de Ayraens. Ano 1658
Fl 360 e seguintes
"Quinta de Anciães são caseiros António de Araújo Sodré e sua mulher Antónia de Miranda (casados a 28-9-1643) (Tem parte do casal da Costa e do casal do Penedo)
Os possuidores não conseguiram apresentar os títulos que provavam serem, de direito, os renovadores do prazo e foram-lhe dados 5 dias para apresentarem os comprovativos.
No Tombo anterior constava que:
António de Sousa, abade que foi da dita Igreja de Ayraens (em que data?) emprazava a Roque de Abreu e s/ mer D. Phillippa sendo 3ª vida fº ou fª etc.....e outro sim constava do mesmo tombo (sem dizer data) estar emprazado 1/2 do casal da Costa daLem a Lianor de Miranda em 1ª vida 1561
E outro sim constar do Tº velho que Francisco de Almeyda possuia 1/3 do casal do Penedo.

Na outra parte do casal do Penedo aparecia, em 1658, Antº Moreira e sua mer.

Agradeço reconhecido
Cumprimentos

Alexandre Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#272902 | paribas | 20 mar 2011 01:19 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro

Poderia verificar se existe a matricula do Bach. António Camelo, indicando-me pf a filiação e naturalidade, pelos anos de 1569 a 1600!

Os melhores cumprimentos e Obrigado.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Alexandre Cinha

#273557 | Al.Cunha | 29 mar 2011 18:34 | Em resposta a: #272222

Prezado confrade Pedro França

Licenciado Gaspar Correia Peixoto já falecido em 1608, norador que foi no termo de Guimarães mas possivelmente
natural de Amarante.
Teria andado por Coimbra 1560/70?
Posso pedir-lhe se encontra matricula e filiação?

Agradecendo antecipadamente
Alexandre Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#273560 | paribas | 29 mar 2011 18:55 | Em resposta a: #272902

Caro Pedro

Talvez não tenha visto, renovo-lhe o pedido, com agradecimentos.

Cump.

RT

Resposta

Link directo:

Se aqui houvesse lugar a louvor...

#273572 | JFMenéndez | 29 mar 2011 20:27 | Em resposta a: #271874

Pedrito

Só agora reparei (e entrei) neste teu tópico.

Sabes, sobejamente, o que penso da tua sempre preciosa ajuda.

Há já tantos anos que nos cruzamos nos "corredores" da Genealogia, que partilhamos informação, que trocamos dados e registos sobre tanta e tanta gente que viveu pelas margens ribeirinhas do Mondego, ou que aí passou por Coimbra a cursar a sua vetusta Universidade que, a folhas tantas deste nosso "Livro", ainda com muitas fls. em branco - espero eu, perdi a conta às tuas infatigáveis pesquisas.

Assim, neste tempo egoísta em que a maioria olha apenas para o seu umbigo, bem haja o Confrade Jorge Paiva Manso, que se deu ao trabalho de contabilizar as tuas ajudas neste site. Mas elas vão para além do Geneall. Penso em todos aqueles que no decorrer de anos e anos de convívio no AUC, se socorreram da tua preciosa ajuda, do teu esclarecido conhecimento dos fundos desse arquivo, da tua prática na leitura dos párocos, dos tabeliães, das chancelarias, etc., etc.

Só por isto, e este "só" é todo um mundo de ajuda desinteressada e esclarecida, mereces que aqui deixe esta minha insignificante homenagem. Interpreta-a como um LOUVOR amigo, agradecido e obrigado, não no sentido de obrigação mas de enorme gratidão pela tua ajuda constante, prestável e inestimável.

Que possas continuar nessa senda, com saúde e alguma disponibilidade no meio desse mundo assás difícil que é o do Ensino, que tão maltratado foi pelo Governo que nos tem desgovernado.

Com a amizade de sempre,

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o paribas

#273949 | Pedro França | 03 abr 2011 20:38 | Em resposta a: #273560

Caríssimo:

Encontrei, dentro das balizas cronológicas que traçou, dois António Camelo que encaixam:
- 1º, um bacharel em Cânones a 22.05.1577, bacharel formado a 14.12.1579, de Lisboa, filho de Lopo Rodrigues Camelo;
- 2º, um com matrículas em Cânones entre 12.10.1573 e 22.10.1582, de Cernache dos Alhos (Coimbra), filho de Gregório Martins. É possível que para as matrículas dadas tenha conseguido alcançar algum grau académico mas não estava nenhum lançado no respectivo verbete.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o paribas

#273953 | paribas | 03 abr 2011 21:01 | Em resposta a: #273949

Caro Pedro

Agradeço-lhe a informação.

No entanto não é o que procuro. O mesmo é dado Bacharel em 26-3-1569, estudante em Salamanca. Em Salamanca nada consta! ( C.B., Vol. IX, pág. 379)

Cumprimentos
RT

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#274176 | Gonçalo Frutuoso | 06 abr 2011 22:34 | Em resposta a: #273949

Boa noite caro Pedro França,

Na elaboração da minha árvore genealógica deparei-me com uma antepassada minha, de seu nome Maria Josefa, n. em finais do século XVII, filha de Manuel Gonçalves Pazeiro? e de Catarina Lopes, natural do lugar de Nossa Senhora da Tocha?, freguesia de São João da Quintã...do Real Convento de Santa Cruz, Bispado de Coimbra. Por acaso sabe a que freguesia poderá corresponder?

Eu acredito que as origens desta Maria Josefa sejam espanholas, já que o marido, Francisco Xavier de Espinoza, apesar de ter nascido em Portugal, mais propriamente no concelho de Torres Vedras, era filho dos castelhanos Domingos Nunes e Dona Joana de Espinoza. E por outro lado, o padrinho da primeira filha de Maria Josefa e Francisco Xavier é um castelhano de seu nome Francisco da Veiga, que penso ter casado em Coimbra. Presumo que o ponto de contacto entre a família de Maria Josefa e a de Francisco Xavier de Espinoza esteja relacionado com este Francisco da Veiga.

Mas de momento apenas queria perceber qual é a freguesia a que corresponde actualmente a freguesia de São João da Quintã.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#274180 | Pedro França | 07 abr 2011 04:01 | Em resposta a: #274176

Oi, Gonçalo:

A freguesia é a Tocha, do concº de Cantanhede. Outrora chamava-se S. João da Quintã e pertencia aos frades crúzios, do Mosteiro de S.ta Cruz de Coimbra.
Já trabalhei com essa freguesia. Está on-line.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#274209 | luis262 | 08 abr 2011 00:10 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França,

Será que me pode procurar se há alguma coisa sobre a ascendência do Pe. António Gomes Pimentel, que creio ser natural de Ancião ou do Alvorge, que apareçe a baptizar na freguesia do Alvorge, em diversos registos de 1843, primeiro como cura da Orada e depois como cura do Alvorge?

Um abraço amigo,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? Correcção

#274210 | luis262 | 08 abr 2011 00:14 | Em resposta a: #274209

Caro Pedro,

Relativamente ao pedido que faço sobre o Pe António Gomes Pimentel, cura de Alvorge, a data é 1583 e não 1843 como por lapso escrevi !

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#274249 | Gonçalo Frutuoso | 08 abr 2011 20:17 | Em resposta a: #274180

Caro Pedro França,

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Abraço

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? Correcção

#274536 | JFonseca | 14 abr 2011 00:13 | Em resposta a: #274210

Caro Pedro França

Solicito a Vª. Exª. se digne localizar o local e a data de nascimento de Aniceto de Sousa Pinto de Barros, filho de Faustino José de Barros e de Carolina Maria.
Aniceto de Sousa Pinto de Barros frequentou a Faculdade de Direto da UC entre 1845 e 1851.

Com os melhores cumprimentos,

JFonseca

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? Correcção

#274639 | Pedro França | 15 abr 2011 15:00 | Em resposta a: #274536

Caríssimo:

Não precisa de ser tão formal. Coloque a sua mensagem na base..."será que me pode ver/procurar/localizar..."; deixe o estilo funcionário público de lado, pf.
Ora bem:
- Localizei o Aniceto Sousa Pinto Barros nos verbetes e nas certidões de idade.
No verbete, o mais que lá diz é que saiu bacharel em Direito a 27.05.1850.
Na certidão de idade - nº 349, Lº XLVII, 2ª Série -, diz que nasceu a 16.01.1826, e foi baptizado a 20.01.1826 (fol. 62) para a fregª de S. Pedro de Agostem, lugar de Vª Nova da Veiga (Chaves).
Era filhos dos que referiu; por isso não descarrego mais nada.

Espero que seja isto o que pretende.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? Correcção

#274670 | Pedro França | 15 abr 2011 23:53 | Em resposta a: #274210

Hum! Hum?

De facto o lapso é grande...cerca de 260 anos...
Pode ficar para 2ª feira que vem?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? Correcção

#274692 | luis262 | 16 abr 2011 15:43 | Em resposta a: #274670

Caro Pedro,

É bem verdade:
- mais do que um lapso, foi um secular colapso!

Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? Correcção

#274812 | Pedro França | 19 abr 2011 01:40 | Em resposta a: #274692

Caro Luís:

Pelos vistos, nada feito.
Só existe um verbete para o nome de António Gomes Pimentel, de Abrantes e com matrícula para 1643.
Apenas em António Gomes (não indo ao nome todo, o que era frequentíssimo para os sécs. XVI e XVII), há paletes deles e cruzam a época que o Luís pretende mas não há um único que seja do Alvorge.

Diga coisas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? Correcção

#274817 | luis262 | 19 abr 2011 09:47 | Em resposta a: #274812

Caro Pedro,

Obrigado.

Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#275212 | Gilson Nazareth | 26 abr 2011 21:21 | Em resposta a: #271824

Caro e generoso amigo Pedro França,
Volto a incomodá-lo:poderia verificar as informações genealógicas deste formando de Coimbra?
Padre Antonio de Saraiva Leão,nascido Pernambuco, filho de Manuel Saraiva de Leão e formado em Cãnones em 1737.
Imensamente grato, seu admirador
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#275247 | NISGM | 27 abr 2011 11:49 | Em resposta a: #271824

Caro confrade Pedro França,

Tenho há muito uma informação que gostava de obter do AUC, e tenho resistido sempre a importuná-lo.

No entanto, dado que aqui reequaciona a disponibilidade gostava de saber se seria possível obter mais dados sobre Custódio Luis Gonçalves.

O referido indivíduo surge em documentos como licenciado, bacharel e doutor e o que dele sei resume-se a:

Licenciado Custódio Luís Gonçalves, filho de António Francisco e de Maria Jorge, ambos de Parada, freguesia de S. Domingos, Castelo Mendo ou Almeida, casados em 11.02.1733, no referido lugar. Custódio casou em São Pedro de Castelo Mendo a 13.10.1770 com Maria Xavier de Sampaio (natural de Castelo Mendo) e seria neto paterno de Manuel Álvares e de Isabel Francisca e neto materno de Domingos Gonçalves, da Figueira [de Castelo Rodrigo?] e de outra Maria Jorge.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#275469 | Pedro França | 30 abr 2011 12:52 | Em resposta a: #275247

Caríssimo:

Encontrei o verbete respectivo, particularmente o de actos e graus e temos que o "seu" Custódio saiu bacharel formado em Cânones a 15.07.1767, também de Parada e filho do que leva por pai. Não há mais nada de especial a dizer. otícias biográficas? - Não.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - para o Gilson

#275471 | Pedro França | 30 abr 2011 12:59 | Em resposta a: #275212

Caro Gilson:

Não há informações genealógicas a tirar dos estudantes da UC para épocas anteriores à Reforma Pombalina. Via de regra, essas existem a partir de 1772, através das certidões de idade (embora possa haver falhas).
O que há a dizer é que de facto existe verbete do António Saraiva Leão, que saiu bacharel formado em 16.05.1737. Encontro três matrículas dele: tudo ao 1º dia de Outubro de 1732, 1735 e 1736. É o que há.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Manoel de Almeida Rollo

#275574 | rollo1976 | 02 mai 2011 17:10 | Em resposta a: #271874

Exmo. Sr Pedro França,

Procuro informações (passaporte, baptismo ou certidão de nascimento) do meu bisavô, Manoel de Almeida Rollo ou Manoel de Almeida Rolo.

A informação que tenho dele é e seguinte:

-Data de Nascimento; 5/6/1855 em Seixo de Mira / Portugal

- Óbito: 10-11-1937

-Chegou ao Brasil em 1885 vindo de Seixo de Mira, desembarcou no Porto de Santos.

- Pioneiro na fundação de Santa Ernestina (São Paulo): http://camarasantaernestina.sp.gov.br/novo/crbst_30.html

Agradeço a sua preciosa ajuda.

Ricardo Rollo

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#275587 | NISGM | 02 mai 2011 20:39 | Em resposta a: #275469

Caríssimo Pedro França,

Muito de lhe agradeço a disponibilidade amplamente demonstrada,

abraço, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Manoel de Almeida Rollo

#275657 | Pedro França | 03 mai 2011 23:41 | Em resposta a: #275574

Caro Ricardo:

Creio que deve haver algum mal-entendido: eu faço trabalhos deste género mas sob orçamento.
Presentemente, dado que os paroquiais do distrito de Coimbra estão digitalizados e on-line, estes podem ser pesquisados pelo próprio interessado. Admira-me que me peça um trabalho/serviço destes quando o Ricardo pode fazer isso direta e pessoalmente.
Não me leve a mal mas o Ricardo até já indica as coordenadas do nascimento do seu bisavô, pelo que estranho muito que me venha pedir para fazer não sei o quê mais. Se depois de localizar o objecto digitalizado onde vem o assento pretendido quiser certidão de nascimento respectiva, é favor dirigir-se ao e-mail do AUC (geral). Está na internet.

Abraço e boa sorte.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Alexandre Cinha

#275726 | LAV2 | 04 mai 2011 21:07 | Em resposta a: #272222

Meu Caro Pedro França

Lembrar-se-á de mim, conhecemo-nos há anos em Coimbra. Entao vivia em Budapeste e agora vivo em Roma!
Nao sei se chegou a ver o que lhe pedi há algum tempo sobre os pais e avós do 1º Visconde de Condeixa que nasceu de pais "incertos", mas que a Nobreza de Portugal dá como filho de Joao de Magalhaes Colaço Velasques Sarmento e de Maria Eugénia de Figeiredo Moniz que tenho a certeza, mas nao a prova, de ser filha de uns primos meus da Ega.
Penso que ele era bacharel em Coimbra pelo que haverá um qq. processo dele no AUC que muito lhe agradeceria verificasse se contam os pais e avós.
Se já verificou isto que lhe peço, nunca me chegou a informaçao e por isso me permito de lha solicitar novamente.
Um abraço grato do
Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Alexandre Cinha

#275738 | Pedro França | 04 mai 2011 22:23 | Em resposta a: #275726

Caro Luís:

É claro que me lembro de si e dos seus Albuquerques de Coja.
Eu lembro-me desse pedido mas, vou registá-lo para averiguar o que me pede na próxima 2ª feira, pode ser?

Abraço e tudo de bom para Roma.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Alexandre Cinha

#275872 | LAV2 | 06 mai 2011 18:57 | Em resposta a: #275738

Caro Pedro França

Muito obrigado pela disponibilidade sempre demonstrada. Parece-me que afinal o 2º Visconde de Condeixa é que foi Bacharel pela Univ. Coimbra, pelo que no respectivo processo talvez tenha os avós paternos, mas com certeza que não tem os pais da avó materna, aquela que me interessa muito provar a filiação.
De qualquer forma, como são todos do distrito de Coimbra será que existe alguma outro processo do 1º Visconde onde constem os seus avóa maternos?
Muito obrigado e até breve.
Se precisar de alguam coisa de Roma não hesite.
Um abraço do

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Luís Albuquerque Veloso

#276419 | Pedro França | 15 mai 2011 16:17 | Em resposta a: #275872

Caro Luís:

Estou para lhe descarregar esta, há já algum tempo, conforme prometido:
- Localizei a certidão de idade ou melhor, um documento a fazer as vezes de, contendo um despacho de Sua Majestade, em como dispensa na idade (ainda era novo bastante) para se matricular no 1º ano da Universidade, em Direito, para o ano lectivo de 1855/56. Certidão nº 148, no Lº LXI, 2ª Série.
No verbete - João de Magalhães colaço Moniz de Velasquez Sarmento - apresenta um exame de 3º ano a 25.05.1858.
Não há mais dados na dita certidão.

Felizmente, deduzi que pudesse haver algum irmão cursante na UC e localizei um Jerónimo Magalhães Colaço (por vezes Colaço Magalhães) Moniz Velasquez Sarmento, natural de Lisboa, que saiu bacharel formado em Direito a 20.06.1866, filho do 1º vc de Condeixa, tal como o acima, com certidão nº 119, no Lº LX, 2ª Série.
Este foi baptº na Igreja de N. Srª dos Mártires (fol. 149 ou 142v - não se percebe bem o último algarismo) a 04.01.1845 tendo nascido a 16.10.1844.
Era filho legítimo de João Maria Colaço de Magalhães, natural da Lousã, e de D. Maria Rita Ferreira (de Magalhães), natural do Rio de Janeiro, onde se receberam, na fregª de Santa Ana.
Era neto patº de João de Magalhães Colaço Velasquez Sarmento, de Penela, e de D. Maria Eugénia de Figueiredo Moniz Colaço, da Ega.
Era neto matº de José Ferreira dos Santos, natural do Porto (Portugal) e de D. Mariana Rosa Teixeira, natural do Rio de Janeiro.

E isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Espero que lhe seja útil.
Abraço e tudo de bom.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Luís Albuquerque Veloso

#276668 | LAV2 | 19 mai 2011 09:10 | Em resposta a: #276419

Meu Caro Pedro França

Muito obrigado pelas informaçõez que teve a grande amabilidade de procurar e transmitir-me. São muito úteis porque assim já se sabe onde consta a filiação do 1º Visconde de Condeixa, já que foi baptizado como filho de pais "incertos" na Lousã.

Ainda não consigo provar a filiação da mãe deste 1º Visconde, D. Maria Eugénia de Figueiredo Moniz, mas espero conseguir com a ajuda de mais estes dados que me dá.

Mais uma vez obrigado pela disponibilidade.

Luiz de Albuquerque Veloso

P,S. Os Albuquerques, de Coja, andam em "banho maria" pois não consigo avançar.

Resposta

Link directo:

Maria Neta Miguéis

#277375 | JFMenéndez | 31 mai 2011 16:44 | Em resposta a: #276419

Pedro

Dá uma olhadela ao último post nos Silva Miguéis, sff.

Abraços,

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#277387 | small | 31 mai 2011 17:56 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França

Na leitura de um livro militar deparei com uma pequena biografia de:

(Major Bento de França) -Bento da França Pinto de Oliveira Salema,nascido em Lisboa, filho de Salvador de Oliveira Pinto da França, antigo Ministro da Guerra, e de Dona Maria Bernardina Gama Lobo Salema, sendo seu Avô o Conde de Fonte Boa, Bento da França Pinto de Oliveira. e muitos mais elementos, inclusivé uma foto.

Terei todo o gosto em facultar o que nesta edição consta, caso seja de seu interesse.

Melhores cumprimentos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#277436 | Pedro França | 01 jun 2011 12:03 | Em resposta a: #277387

Cara Stella:

Agradeço a sua atenção mas a minha família não tem relação directa com a dos condes da Fonte Nova.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#277442 | small | 01 jun 2011 12:29 | Em resposta a: #277436

Caro Pedro França

Não tem de agradecer.Disponha sempre

Um abraço

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#277454 | mcmalvim | 01 jun 2011 18:05 | Em resposta a: #277436

Caro Dr Pedro França
O nome de Cândido Maximiano de Mello e Alvim, é referido no livro , Relações e Índices Alfabético dos Estudantes Matriculados na Universidade de Coimbra em diversos anos;
1º ano jurídico 1825/26
2º ano jurídico -1826/27
3º ano de cânones -1827/28
4º ano de cânones -Em 1834/35
5º ano de cânones
No citado livro que está digitalizado na “net” consigo também saber que o pai se chamava Francisco Manoel de Mello e Alvim e que Cândido Maximiano de Mello e Alvim residiu , na rua do Borralho nº 130 e no Palácio dos Confusos nº 137.

Será que é possível dentro das suas disponibilidades, saber mais deste meu familiar para além do nome do pai e das casas em que viveu em Coimbra enquanto estudante?
Como estou a dar os primeiros passos neste "campo", no caso de sua impossibilidade será que pode fazer o favor de me dar pistas (onde e como fazer ) para encontrar o que desejo?
Cumprimentos
Mª Conceição de Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Mª Conceição M. e Alvim

#277586 | Pedro França | 02 jun 2011 22:26 | Em resposta a: #277454

Cara São:

Então, é assim:
- Existe o verbete de actos e graus de Cândido Maximiano de Melo Sousa e Alvim, onde aparece que saiu bacharel formado em Cânones a 25.05.1836, sendo natural de Tentúgal e filho de Francisco Manuel de Melo e Alvim.

- Pedi a certidão de idade correspondente, a qual vem no Lº X, nº 65, da 1ª Série.
Aí vem que foi baptizado na Igreja de S.ta Criuz de Coimbra a 15.10.1805 (fol. 104v.), tendo sido exposto na roda de Coimbra a 14 do mesmo mês e ano. Vem que é filho de pais incógnitos. Foi baptizado como Cândido Maximiano. Fui conferir o assento: tem o número digitalizado [106], do livro de baptismos 1800-1840. O a mancha escrita do assento constitui o último da folha 104v. e o primeiro da folha 105. Ele foi baptizado juntamente com outros expostos na roda.
Ora bem (bem, mal): o assento não traz averbamentos. No entanto, a perfilhação deverá ter ocorrido antes de ele ter começado a frequentar a Universidade.
Isto é o que eu posso adiantar no momento. Não tenho informações suplementares a respeito. Talvez por algum filho do Cândido que tivesse frequentado a UC e haja dele certidão de idade...por aí talvez venham os avós paternos...

Abraço e boa sorte.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Mª Conceição M. e Alvim

#277679 | mcmalvim | 04 jun 2011 16:03 | Em resposta a: #277586

Dr Pedro França.
Agradeço imenso a sua amabilidade.
Já agora, se me permite, duas perguntas.

Sei que da descendência do Cândido há pelo menos um filho que em determinada altura foi escrivão num julgamento no Porto. Para saber se frequentou a UC, tem alguma sugestão?
Sobre Francisco Manuel de Melo e Alvim, penso que aí nos AUC já não há nada para pesquisar sobre ele . Estou certa?
Os meus Cumprimentos
São

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Mª Conceição M. e Alvim

#277767 | Pedro França | 05 jun 2011 18:11 | Em resposta a: #277679

Cara São:

Tem o nome desse filho do Cândido? Não vejo outra solução mais imediata.
Quanto ao Francisco Manuel de Melo e Alvim, se ele não frequentou a UC, não há mais nada senão tentar levantar os assentos das paróquias por onde andou, quer em termos de baptismo quer em termos de filhos. Posso ainda, pegando no conjunto de apelidos "Melo e Alvim", tentar saber se há algum processo de ordenação sacerdotal que faça trazer à realidade aqueles dois ou um deles, já seria muito bom.
Aguarde-me aqui.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Mª Conceição M. e Alvim

#277788 | mcmalvim | 05 jun 2011 22:34 | Em resposta a: #277767

Dr. Pedro França
O que sei do filho de Cândido Maximiano é o seguinte:
Cândido Alberto de Mello e Alvim
Natural:Freguesia da Sta Maria de Mourão /Montemor-o-Velho/ Coimbra, na certidão de baptismo de meu avô com data de 1881. A certidão de nascimento de meu pai, de 1912, não refere freguesia, mas confirma Montemor-o-Velho/ Coimbra.
Pais: Cândido Maximiano de Mello e Alvim ou Cândido Maximiano de Melo Sousa e Alvim e Maria do Ó Teixeira.
Empregado Público e foi escrivão num julgamento em 30/11/1884 no Tribunal do 2º Distrito Criminal do Porto.
Quanto a Francisco Manuel de Melo e Alvim, no fórum, um confrade que se diz descendente de um irmão da mulher de Cândido Maximiano, disse-me :“tenho um livro sobre estudantes da Universidade de Coimbra naturais do Brasil onde é referido o tal Dr. Francisco Manuel de Melo e Alvim, natural de Mariana, Brasil, onde terá nascido por volta de 1787”.
Cumprimentos, muito obrigado e desculpas pelo trabalho que estou a dar.
São

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Mª Conceição M. e Alvim

#278839 | mcmalvim | 17 jun 2011 17:54 | Em resposta a: #277788

Dr.
Apenas para dizer que já encontrei elemerntos (baptismo e casamento) de Cândido Alberto de Mello e Alvim o filho de Cândido Maximiano de Melo Sousa e Alvim, o que o Dr encontrou a certidão de baptismo de baptismo e o grau académico na UC. Efectivamente o pai adoptivo deste é Francisco Manuel de Melo e Alvim, natural do Brasil, que eu suponho ter estudado na U C.
Vou tentar "descobrir" mais e depois,se o conseguir vou pedir-lhe uma orientação.
Os meus cumprimentos
São

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#280616 | João Mamed | 04 jul 2011 20:25 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro

Ando há procura de mais informações sobre Manuel Sobral filho de Domingos Sobral e de sua mulher Ana de Azevedo, natural de Sernancelhe.
Este é o site para o assento do casamento efectuado em Murtede.
http://193.137.201.198/pesquisa/ImageFullScreen.aspx?DOId=3246&FileID=269181

Pergunto-lhe: será que exitem outros registos deste casamento com mais informações visto existirem provisores do bispado e autorizações?

Obrigado pela sua atenção.

Um abraço

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#280647 | cardosodoamaral | 04 jul 2011 23:39 | Em resposta a: #275469

Caro Confrade Pedro França
Não sei se está recordado de mim, mas em tempos pedi-lhe um favor e respondeu-me que estava ocupado.
Caso ainda fosse possível, agradecia (se entender que não pode, compreendo e agradeço) se possível procurar se o Abade Luís Peixoto da Silva consta no AUC. Solicito isto porque não consigo de outra forma procurar este eu parente.
Tentei já pelo ADViseu e não foi possível e tanto quanto li (NFP) nasceu em Guimarães ou os seus familiares eram de lá.
Ele foi Abbade na Lageoza do Dão presumivelmente no primeiro quartel do séc. XVIII. Seu filho era Dr Luis Peixoto da SIlva, uma vez o Caro Confrade pesquisou no AUC(bacharel em leis 1769) este nome.
Grato pela atenção
Deixo ficar o meu mail
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral
cardosodoamaralarrobagmailpontocom
N.B.- Já postei noutro local este pedido
Antecipadamente grato

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#280648 | Limão | 04 jul 2011 23:41 | Em resposta a: #272104

Senhor Pedro de França,
Cumprimentos, existe na Póvoa de Varzim, a Rua Pre. Leite de Morais, se ajudar,
disponha,
Abraços,
A. Lopes Costa

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#280652 | Limão | 05 jul 2011 00:46 | Em resposta a: #275469

Caro Sr. Pedro França,

Seria possível saber de João Lopes da Costa, nascido em 1824, natural de S. Pedro de Azurém Guimarães, filho de António Lopes e de Susana Rosa. Imigrou para o Brasil, Rio de Janeiro, cerca de 1840, com outros conterraneos, para casa de parentes. Casou em 1845, com Teresa Soares, em Cepães Fafe, nascida em 1825. Faleceu em Cepães em 1903. Juntamente com outros compatriotas, fundaram o Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, inaugurado em 1860. Onde existe o seu retrato da época. seria possível descortinar mais alguma coisa. Sei que os irmãos faleceram na viajem.
Fico-lhe muito grato, envio-lhe saudações,
A. Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#280655 | anitacosta | 05 jul 2011 01:49 | Em resposta a: #275469

Exmo Senhor Pedro França
Depois de ler tantas questões que lhe são dirigidas, quase não tenho coragem de lhe pôr mais uma, mas a necessidade é tanta que, aí vai:
Nasci em Àfrica (Angola) mas os meus ancestrais são do Zona Centro e Norte do País, ou seja de Lourosa ( Os Amarais ) e de Nevogilde, Porto,(Moreira Silva e Sousa).
Foram de cá, para Angola.
Com a minha pouca experiencia, já os identifiquei cá a partir de 1700, até mais ou menos 1800 e, em Angola depois de 1840.
A dúvida esta nestes 40 anos, que foi a época em que se deslocaram para as colónias.
Qual era o documento legal para se poderm ausentar nesse tempo? Passaporte? carta de chamada? ou qualquer outro visto? Se assim é, existe algum registo ou listagens, onde possa saber do embarque deles e, no caso afirmativo onde procurar?
Preciso estabelecer essa ponte para entender a migração da minha Família.
Mil desculpas pelo incómodo.
Agradeço antecipadamente,
Ana Ferreia

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Adelino C. Amaral

#280665 | Pedro França | 05 jul 2011 10:53 | Em resposta a: #280647

Caríssimo:

Sim, lembro-me que lhe pesquisei um Luís Peixoto da Silva, formado em Leis, da Sabugosa, filho de outro do mesmo nome para 1769. Para trás não há mais nada, não aparece outro homónimo.
Se em tempos eu lhe disse que estava ocupado, desconheço agora as circunstâncias em que lhe dei essa resposta, mas o certo é que não há mais a fazer, á primeira vista, nem nas ordenações.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o João Mamed

#280666 | Pedro França | 05 jul 2011 11:01 | Em resposta a: #280616

Caríssimo:

Estive a ler o digitalizado do assento de casamento e devo dizer que, para haver mais dados só se for nos processos de casamento de que há vários maços, mas geralmente isso acontecia quando havia parentesco entre os noivos e eles estavam dentro dos graus "proibidos" sendo pois necessário a respectiva dispensa.
Mas para pesquisa nestes maços, sugiro que contacte o AUC por e-mail, porque é pesquisa muito morosa e obriga ao desmanchar dos maços. Já num outro tópico me alonguei em considerandos sobre esta matéria.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Adelino C. Amaral

#280699 | cardosodoamaral | 05 jul 2011 13:30 | Em resposta a: #280665

Caro Pedro França
Antecipadamente grato mais uma vez pela sua disponibilidade
Tudo de Bom
Um abraço
Adelino Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o João Mamed

#280769 | João Mamed | 05 jul 2011 20:18 | Em resposta a: #280666

Caro Pedro França

Muito obrigado pela sua mensagem.
Logo que tenha uma aberta vou tentar passar pelo AUC.

Um abraço
joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#280789 | Pedro França | 05 jul 2011 23:47 | Em resposta a: #280655

Cara Ana:

A experiência que tenho da leitura de registo de passaportes não tem ido até tão atrás no séc. XIX; geralmente tenho-a mais centrada nos anos 70/80 desse século para cá.
Posso dizer, com base nessa leitura, que encontro gente a requerer passaporte para ir para as colónias, nomeadamente Angola e S. Tomé e Príncipe. Creio que já dá para tirar algumas conclusões.

Abraço e boa sorte.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#280790 | Pedro França | 05 jul 2011 23:52 | Em resposta a: #280652

Caríssimo:

A procurar aqui alguma coisa só se o "seu" João Lopes da Costa" tiver frequentado a UC. Será que sim? Como emigrou para o Brasil, cedo, penso que não terá feito um percurso académico universitário, digo eu...

Diga coisas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#280798 | Limão | 06 jul 2011 00:59 | Em resposta a: #280790

Ex.mo Senhor,
Pedro França,
Com os meus melhores cumprimentos, acho que meu visavô, não frequentou a universidade, embora tivesse parentes Reitores do Liceu de Almeida Garrett, no Porto, descendentes. Penso serem lavradores em Cepães Fafe.
pelo

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Luís Albuquerque Veloso

#280805 | LAV2 | 06 jul 2011 08:46 | Em resposta a: #276419

Meu Caro Pedro França

Abusando da sua disponibilidade e gentileza, será que poderá averiguar se existe algum processo em nome de José Joaquim Xavier Telles de Menezes (no fim também pode ser Mello), filho do Dr. João Moniz de Almeida Rangel e Gouveia e de sua mulher D. Maria José do Carmo Xavier Telles de Menezes.
José foi baptizado a 18/1/1784 em Tábua e morreu em Coimbra penso que em Outubro de 1808. Estaria ainda a estudar na Universidade? Já teria acabado os estudos? Em que ano? Em que freguesia morreu para eu tentar obter o assento de óbito? Onde terá sido sepultado?
Fundamentalmente muito lhe agardeceria que visse o que consta do seu eventual processo na Universidade.

Abusando ainda mais, agradecia-lhe muito se pudesse ainda ver o processo do pai dele, o referido João Moniz de Almeida Rangel e Gouvea que era filho de João Moniz de Almeida e de sua mulher D. Leonarda de Gouvea Themudo Rangel, e foi baptiizado a 7/2/1751 na Ega, Condeixa-a-Nova.

Este João era irmão da avó materna do 1º Visconde de Condeixa que apurei graças às suas informações.

Com um abraço sempre grato do

Luiz de Albuquerque Veloso

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Luís Albuquerque Veloso

#280806 | Pedro França | 06 jul 2011 10:45 | Em resposta a: #280805

Caríssimo:

Localizei o José Joaquim X. T. de M. e Melo (vem em Melo), natural de Tábua, fº do Dr. João Moniz de Almeida Rangel. Saiu bacharel formado em Leis a 12.07.1806.
O pai - Dr. João Moniz de Almeida (entra por Almeida), é natural de Penela e saiu bacharel formado em Cânones a 03.06.1768. O Luís diz que ele foi baptº na Ega? O verbete refere Penela como sendo a sua naturalidade mas eu posso confirmar isso nos paroquiais.
Agora, este último caso é complicado porque não há certidões de idade seriadas, só a partir de 1772.

Quanto a óbitos e lugares/freguesias de óbito é mais complicado...poderei levar imenso tempo a procurar e não ser nada daquilo que se pensa, em tempo útil, note-se.
Quanto a processos quer dizer cartas de curso? Posso ver se há.
Se eles tivessem sido lentes na UC haveria processo deles e saber-se-ia com mais exactidão a altura de seu falecimento.

Aguarde-me aqui, tá?
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Luís Albuquerque Veloso

#280813 | Pedro França | 06 jul 2011 12:15 | Em resposta a: #280806

Caro Luís:

Existe carta de curso do João Moniz de Almeida - cxª ?, ano: 1769; cota: IV-IIªD-13-5-?
Os pontos de interrogação justificam-se porque estão em branco, o espaço referente aos nºs de caixa e na tabela não estão preenchidos, mas, apesar disso, caso esteja interessado nesta documentação, pode pedi-la com base nesta referência...vai lá dar na mesma; já esclareci isso com uma funcionária da sala de leitura aqui do AUC onde estou neste momento.

Pois, fui verificar o baptismo do João, na vila da Ega e lá está - digitalizado [254]. O casamento com D. Leonarda de Gouveia Rangel deu-se na Ega a 04.05.1747 - digitalizado [243-244].
Mas, antes daquele João ter nascido, houve um primeiro filho, Manuel, nascido em Penela (S.ta Eufémia), baptizado a 22.04.1748 - digitalizado [96-97]. Só se este mudou o nome ao entrar na vida activa mesmo como estudante, já que, sendo mais velho e tendo sobrevivido ao pai, um dia assumiu a chefia da sua casa. E como há uma linha de "Joões" de pai para filho, é possível que pelo crisma tivesse mudado de nome já que mesmo na carta de curso o lugar de naturalidade continua a ser Penela. Outra hipótese: tendo nascido em Penela a 27.01.1751 ele só foi baptizado na Ega a 07.02 desse ano. Será que eles fariam uma viagem de Penela à Ega com uma criança tão tenra nesta altura? Com uma taxa de mortalidade infantil elevada como era? Por entre caminhos arrombados e escalavrados como eram? Hum!...

Vá, diga coisas.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#280816 | jomimota | 06 jul 2011 12:26 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França,

Será que me poderia averiguar o que diz o processo (formado em leis ou cânones), se é que ele existe, de António Vieira Guimarães, filho de Manuel Vieira Guimarães e Maria de Almeida, natural ao que suponho da freguesia da Sé, no Porto, cujo único dado que tenho é o seu casamento em Soure, com Francisca Maria Rosa (natural de Condeixa, filha de Manuel Vieira de Carvalho e Anastácia Maria), a 27/11/1745, sendo que já era viúvo.

Agradeço-lhe desde já a atenção demonstrada.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#280897 | anitacosta | 06 jul 2011 23:31 | Em resposta a: #280789

Senhor Pedro França
Muito obrigado pela sua pronta resposta.
Continuarei a pesquisar passaportes, se entretanto se lembrar, de outra "dica" de pesquisa de viajantes, muito agradeço que se lembre de mim.
Atenciosamente
Ana Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Mª Conceição M. e Alvim

#281013 | Pedro França | 08 jul 2011 11:04 | Em resposta a: #278839

Olá São:

Não sei ao certo agora se já lhe disse que o Francisco Manuel de Sousa e Alvim cursou Medicina na UC e, graduou-se - bacharel formado em filosofia ano de 1799 e Medicina ano de 1796. Estou com os verbetes dele das cartas de curso...; elas estão cá e podem ser reproduzidas por meio digital. É só requerer ao AUC, fica em suporte CD.
Fiquei a saber (não sei se a São já saberia), que o Francisco Manuel é filho de Francisco Xavier de Barros e Alvim. É o que se pode apurar.

Diga coisas.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Mª Conceição M. e Alvim

#281069 | mcmalvim | 08 jul 2011 19:45 | Em resposta a: #281013

Ólá Dr
Muito obrigado.
Claro que vou dizer coisas :) ) ) mas,, se me permite pelo endereço electónico do Dr.
Cumprimentos
São

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#281273 | Limão | 11 jul 2011 05:23 | Em resposta a: #280790

Ex.mo Senhor
Pedro França
Cumprimentos, volto novamente aos prestimos do meu bom amigo, porque acho que não fui muito bem explícito,
sobre meu Bisavô paterno; João Lopes da Costa, natural de Guimarâes, e que imigrou para o Rio de Janeiro, por volta de

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#281331 | HRC1947 | 11 jul 2011 19:25 | Em resposta a: #280789

Exmo Snr. Pedro Fraça;

Com os m/ cumprimentos. Peço desculpa de lhe vir solicitar um pedido, mas como tenho acompanhado no TÓPICO as suas ajudas a tanta boa gente, ganhei coragem para lhe escrever.

Estou com um probleme, o Padre Francisco Simõesde Abreu,nascido em 1790,falec. em 5-9-1868 em Maçãs de Dª Maria,onde está cemit.-velho.
Filho de: Manuel Simões de Abreu e de Maria de Almeida...ou Maria Josefa. passsou todo o tempo de Padre práticamente em MDM, onde residia,no lugar dos Palheiros. Na fotocópia-informação do Óbito, o arq. D.Leiria, dá conta que ele era do Lugar SOUTINHO,MDM. Mas o problema é que eles ADL, nãoencontra o Reg. Nascimento.

Como existe a hipótese do AUC possuir a chamada " HABILITAÇÂO DE GENERE", peço aoSnr. Pedro França o favor se me pode adiantar alguma coisa.

Agradeço toda atenção, fico na expectativa das suas notícias e entretanto apresento-lhe os m/ cumprimentos

Muito obrigada

ANA SIMÔES

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#281341 | Pedro França | 11 jul 2011 20:50 | Em resposta a: #281331

Olá, Ana:

Vou ver o que posso fazer. Amanhã vejo-lhe isso.
Aguarde-me aqui.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#281343 | Pedro França | 11 jul 2011 20:54 | Em resposta a: #281273

Oi confrade:

Continuo sem saber ao certo o que pretende. A sua mensagem fica sempre interrompida..., porquê?
Se é uma pesquisa a fazer sobre registo de passaportes, só sob orçamento. Tem o meu mail?
Diga coisas.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#281386 | Limão | 12 jul 2011 09:58 | Em resposta a: #281343

Ex.mo Senhor
Pedro França,
Peço desculpa pelo incômodo,a msg sem querer saiu cortada, só pretendia construir a minha árvore, porque só tenho alguns dados até aos 7º avós, do Portal de Geneologia da Univers. do Minho, mas não consigo ir além disso.
Sei que a minha família, é muito grande, vai desde D. Diogo Lopes da Biscaia, até Afonso Henriques no Brasil, dos Ramires aos da Maia, e por essa via aos de Riba de Vizela.
Só pretendia confirmar, se alguém me desse uma dica, para construção da referida árvore.
Fico muito grato a V. Ex.a
Envio cordiais saudações,
Atentamente,
A. Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#281399 | Pedro França | 12 jul 2011 11:45 | Em resposta a: #281386

Caríssimo:

É preferível deixar a sua mensagem colocada neste Fórum porque, para mim, é quase impossível dizer-lhe como proceder.
Uma vez que já lida com os arquivos do distrito de Braga, em relação à mensagem anterior, pude constatar que refere a cidade de Guimarães como origem de um de seus ascendentes e que parece ter emigrado para o Brasil. Tentou ver o registo de passaportes através do Govº Civil de Braga? É o mais viável porquanto me parece que a sua malha familiar está profundamente enraízada no norte do país.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#281407 | joão reis | 12 jul 2011 12:57 | Em resposta a: #281399

Bom dia Pedro

Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus.

Estive contigo há cerca de 2 semanas no AUC e esqueci-me de te falar de um assunto que talvez tenhas alguma informação que seja preciosa para mim.

Sei que há alguns anos foste autor de um estudo sobre Henriques da Farinha Podre. Estes Henriques eram apenas de S. Pedro (da Farinha Podre)? ou eram os mesmos de S. Paio (da Farinha Podre)?. Eu descendo dos de S. Paio, que acabam por se cruzar com gente da freguesia de S. Pedro, mas cujos descendentes pouco usam o Henriques.
Sei que este trabalho foi publicado, no entanto não tenho hipótese de o consultar. Podes-me adiantar alguma coisa sobre a origem dos Henriques do teu estudo?


Um abraço do primo


João Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#281541 | Pedro França | 13 jul 2011 11:14 | Em resposta a: #281407

Bom dia, caro primo (com 24 h de atraso):

Vou ver se te localizo o nº da revista Munda onde foi publicado oartigo. Pode ser que o consigas nalguma biblioteca - ele tem depósito legal.
Até logo.

Abraço.
O primo Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - P/Ana Simões

#281543 | Pedro França | 13 jul 2011 11:22 | Em resposta a: #281331

Cara Ana:

Então é assim:
- Há dois processos de ordenação de dois homónimos - tio e sobrinho - para o mesmo lugar de Soutinho, Maçãs de D. Maria, de 1797 e 1823, ambos na cxª 525, no AUC.
Ora, o processo pretendido é o do sobrinho, Francisco (Simões de Abreu), baptº em Maçãs de D. Maria, a 27.09.1797 (fol. 190v.).
Era fº de Manuel Simões de Abreu e de Maria de Almeida dos Santos.
Neto patº de Manuel Simões e de Teresa Fernandes, do Soutinho.
Neto matº de João Mendes e de Catarina Maria de Almeida, de Maçãs de D. Maria.

Os padrinhos foram o Pe. Francisco Simões de Abreu e Teresa Fernandes, respectivamente tio e avó paterna do baptizado.

E é isto o que se me oferece dizer a respeito.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#281551 | rlvz | 13 jul 2011 13:12 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França,

Venho incomodá-lo para lhe perguntar se seria possível, sem qualquer pressa e quando tivesse oportunidade, encontrar a habilitação de genere do Beneficiado Francisco Luís de Miranda.

Sei que era filho de Jerónimo de Miranda e Madalena Luis. Foi baptizado a 30.9.1700 em Coimbra (Santa Cruz) e ainda vivia em Coimbra em 1779 quando, com seus irmãos, fez uma escritura de venda de umas casas.

Tenho esperança que a habilitação dê alguma pista sobre a naturalidade dos avós paternos, Manuel de Miranda (que também aparece como Manuel Coutinho e Manuel de Miranda Coutinho) e Águeda Francisca, cujo casamento não encontro em nenhum dos paroquiais de Coimbra disponíveis online.

Desde já muito obrigada, e os melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - P/Ana Simões

#281562 | HRC1947 | 13 jul 2011 15:42 | Em resposta a: #281543

Snr. Pedro França;

Muito obrigada pela suas óptimas notícias. ´Foi uma satisfação receber os dados do Padre Francisco Simões de Abreu.

Assim, já posso encerrar o processo que estava pendente de um dos actores.

Bem-haja, Boa sorte e muito obrigada

ANA SIMÔES

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#281568 | Pedro França | 13 jul 2011 16:04 | Em resposta a: #281551

Oi, Rita:

Infelizmente não há processo de ordenação de nenhum Francisco Luís de Miranda: de Fr:co Cordeiro de M:da salta para Fr:co Sanches Quaresma de M:da. No entanto, ao percorrer os verbetes de actos e graus com base nesse nome - Fr:co Luís de M:da - encontrei esse nome num cursante em Medicina, licenciado a 23.06.1754, filho de Manuel Luís de Miranda, natural de Coimbra. Tudo indica que se trata de família próxima.
Ainda fui ver em "Coutinho" mas nada me leva a esse Fr:co Luís.
Sabe o nome de outros irmãos do Fr:co Luís de M:da? Pode ser que algum dos irmãos tivesse tido percurso eclesiástico, ainda que o não tivesse concluído...

Diga coisas.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#281621 | rlvz | 13 jul 2011 20:58 | Em resposta a: #281568

Caro Pedro,

Muito obrigada pela rapidíssima resposta!

O Francisco Luís de Miranda licenciado em Medicina que encontrou é o meu 5.º avô, sobrinho e afilhado do beneficiado homónimo que procuro. Sabia que se tinha licenciado em Coimbra mas não tinha a data, que muito lhe agradeço. Pelos vistos era muito novo quando se licenciou, pois só tinha 16 anos. Casou no Porto, e por cá ficou a sua descendência.

Os meus 7.ºs avós Jerónimo de Miranda e Madalena Luís baptizaram dez filhos entre as freguesias de Santa Cruz e São Tiago, mas seis morreram crianças, da mais nova Mariana (b. 1717) não encontrei senão o assento de baptismo. Chegaram à idade adulta três, que ainda viviam em 1779: o dito Beneficiado Francisco Luís de Miranda, referido como "prior" e "prior encomendado" da igreja de São Tiago, onde assina assentos de baptismo pelo menos entre 1733 e 1735; o meu 6.º avô Manuel Luís de Miranda, e uma irmã Bernarda Luísa de Miranda, que devia ser solteira.

O parente "eclesiástico" mais próximo de quem tenho notícia é já remoto: o bispo de Castelo Branco D. Joaquim José de Miranda Coutinho, cujo avô era primo-direito do dito beneficiado, e que era por isso trineto do casal que procuro, Manuel de Miranda e Águeda Francisca. Mas para parentesco tão longínquo, duvido que nas inquirições a ele referentes haja alguma coisa relevante.

A única outra notícia que tenho é a de uma Teodora Maria, natural de Coimbra e filha de Francisco Luís de Miranda e Maria da Rosa, que em 1757 professou em Sandelgas, Nossa Senhora de Campos, com 29 anos (1757, mç 9). Como só vi a referência num artigo sobre os processos de profissão religiosa nos conventos do Bispado de Coimbra, não sei se poderia eventualmente ser uma filha natural do dito padre (como coincidência ou não, a madrinha do Francisco Luís de Miranda médico foi uma Teodora Maria).

Muito lhe agradeço de novo a sua disponibilidade e a sua boa vontade em atender estas solicitações. Pode crer que são muitíssimo apreciadas, e uma enorme ajuda!


Rita vZ

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - P/Ana Simões

#281704 | HRC1947 | 14 jul 2011 16:31 | Em resposta a: #281562

Exmo Snr. Dr. Pedro França:

Com os meus cumprimentos, peço desculpa de vir novamente à sua presença pedir-lhe mais um favor:
Padre Francisco Simões de Abreu, (Sobrinho), nascido em MD Maria:---- Assim, relativamente ao Tio Francisco Simões de Abreu,no processo de ordenação(Caixa nº 525 AUC, solicitava ao Snr. Dr. Pedro França o favor de quando lhe for possivel, me indique também os dados deste Padre(Tio), para que possa conferir com os dados de outros padres da familia,
entre eles o Bispo Francisco de Abreu,filho de Manuel Simões e de Mariana Freire,nasc. na Pena-Aguda-Conc. Fig. Vinhos em 1726(foi Governador Cabo Verde),conhecido por Francisco de São Simão.

Como os dados que tenho são poucos, sabendo os elementos do Padre atrás referido (Tio), já me dá margem para separar as águas, e saber quém é quém.

Com os m/ sinceros agradecimentos,aproveito a oportunidade para renovar os m/ cumprimentos.

Bem-Haja

ANA SIMÔES

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - P/Ana Simões

#281764 | JCALD | 15 jul 2011 00:45 | Em resposta a: #281704

Cara Ana Simões:

Não sei se sabe que foi publicado um trabalho sobre o Bispo Dom Francisco de Abreu de São Simão na Revista «Raízes & Memórias» n.º 26, da autoria do Dr. Domingos M. Fonseca de Almeida Machado.
É um trabalho muito interessante, com muitos dados biográficos, reprodução de documentos e com um retrato a cores do bispo.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - P/Ana Simões

#281870 | Pedro França | 15 jul 2011 21:07 | Em resposta a: #281704

Oi, Ana:

Esta questão já foi respondida pessoalmente, hoje, no AUC, com a leitura do assento de baptismo do próprio.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Luís Albuquerque Veloso

#281871 | LAV2 | 15 jul 2011 21:13 | Em resposta a: #280813

Meu Caro Pedro

As suas informações foram, como sempre, muito úteis.
O casal João Moniz de Almeida/Leonarda de Gouvea Themudo Rangel casados, como diz em Ega, tiveram 4 filhos:
- Manuel, b. a 22/4/1748 em Penela, como diz. Casou duas vezes. A 1ª Mulher, D. Roda Aranha de Vasconcelos, tinha mais 21 anos que ele!!!! e a 2ª era neta de uma prima co-irmã da 1ª (aqui já teve mais juizo e não recasou com uma velha!!!!)
- João Moniz de Almeida Rangel e Gouvea, b. na Ega, como diz. Casou em Tábua com D. Mª José do Carmo Xavier Teles de Menezes
- Inocência, b. em Penela, casou com Bernardino José de Figueiredo e Vasconcelos, e teve geraçâo
- Maria, b. em Penela, casou com D. José Mascarenhas Velasques Sarmento de Alarcão, e teve geraçâo.

Em Coimbra referir-se que era natural de Penela, penso trata-se de um engano, dado que os 3 outros irmâos são efectivamente de Penela.

Quanto ao Dr. José Josquim Xavier Telles de Menezes e Mello, consta em Tábua que + em Coimbra, tendo sido feitos os respectivos ofícios a 13/10/1808 em Tábua, que, penso, funciona como assento de óbito (tentei procurar em Coimbra o registo do seu óbito nesta cidade e neste mês de Outubro 1808, mas não encontrei), mas não diz o dia exacto em que morreu nem onde foi sepultado.

Um abraço grato

Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - P/Ana Simões

#281884 | HRC1947 | 15 jul 2011 22:47 | Em resposta a: #281764

Confrade José Caldeira;

Com os m/ cumprimentos.

" Bispo de Cabo Verde"

Muito obrigada pela sua gentileza, porém o Confrade H.Dias já me tinha alertado para a publicação sobre a vida do Bispo Francisco de Abreu, de qualquer das maneiras fico muito agradecida pela sua informação.

Sempre ao dispor

ANA SIMÕES

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - P/Ana Simões

#281887 | HRC1947 | 15 jul 2011 23:20 | Em resposta a: #281870

Dr. Pedro França;

Muito obrigada pela sua gentileza.

Sempre ao seu dispor

ANA SIMÔES

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o primo João Caldeira

#282282 | Pedro França | 20 jul 2011 00:42 | Em resposta a: #281541

Oi, Joãozinho:

Isto já vai com uma semana de atraso (parece outra coisa).
Olha, então é assim: na verdade fiz um artigo para a revista Munda, a nº 44 de Novembro de 2002. O artigo, intitulado "Os Henriques, de Vila Nova de Poiares e Farinha Podre", está na pág. 17 e vai até à pág. 32. Tem vários quadros genealógicos, suficientes para se perceber esta malha. Poderia ter baixado mais um ou outro ramo mas a coluna dorsal está feita. Depois é só ligar os que se encontrarem, com esta matriz.
Já lá vai algum tempo, já me pediram para ampliá-la mas tenho-a deixado ficar como está. Este trabalho veio a ser uma homenagem antecipada a um colega de curso que faleceu prematuramente, a 4 de Maio de 2009 - José Diogo Henriques Seco Ribeiro -, e que era descendente desses Henriques. Ele era assessor do Museu Monográfico de Conímbriga e especializara-se em História de Arte.

Pois, esse artigo, essa revista, deve existir na BNL.
Abraço,
o primo Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o primo João Caldeira

#282637 | joão reis | 22 jul 2011 20:55 | Em resposta a: #282282

Pedro


Mais uma vez muito obrigado. Se já contava tirar um dia para ir à BNL, agora não posso deixar de lá ir.


Um grande abraço


Do primo

João

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#284024 | Renato Porto | 06 ago 2011 04:55 | Em resposta a: #271824

Estimado Pedro França,

Gostaria de saber se poderia ajudar em minha busca.

Meu bisavô materno é natural de Arazede, de nome Lúcio, filho de Manuel Pereira e de Belarmina Mendes, como consta no assento número 86 do livro de batismos de 1893, tendo emigrado para o Brasil nos idos da década de 1910.

Ao juntar os documentos a fim de obter o passaporte português para minha avó, me deparei com um problema no mínimo inusitado. Em todos os registros lavrados no Brasil, o nome do meu bisavô consta como Lúcio Fidalgo, filho de Manuel Pereira e de Belarmina Mendes.

Preciso de um documento que demonstre que ele obteve o sobrenome Fidalgo ainda em Portugal, seja através do registro de sua crisma, ou de seu bilhete de identidade, ou ainda do registro do passaporte. Acredita que pode existir algo neste sentido?

Abraços,

Renato Porto

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#284208 | Pedro França | 08 ago 2011 15:40 | Em resposta a: #284024

Caro Renato:

Creio que alguma coisa se poderá fazer mas, para o efeito, é melhor comunicarmos através do meu e-mal, abaixo:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Agora estou de férias e só deverei regressar a Coimbra lá para 20 deste mês. Dá para esperar, ou é muito urgente? Vou ver o que posso fazer on-line.
Tente dar-me datas mais aproximadas da ida do seu bisavô para o Brasil, para o caso de ter de recorrer ao registo de passaportes.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#284408 | samucruz | 10 ago 2011 17:40 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França,

Gostaria de felicitá-lo pela sua nobreza de caracter, comprovada pela extraordinária abnegação que pude comprovar neste forum. Quanto ao resto não tenho nada para lhe pedir.
Muito obrigado pelo exemplo!

Samuel Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#284765 | Limão | 15 ago 2011 23:37 | Em resposta a: #280790

Caro Senhor
Pedro França.
Volto aqui novamente para esclarecer, que meu visavô: João Lopes da Costa, nascido em Azurém em 1824, casado em Cepães Fafe, com Teresa Soares de (Armil), Penso que não tinha qualquer Título Académico, Trata-se de famílias de Lavradores Abastados, com famíliares no Brasil, descendentes de Dom Afonso Henriques, nosso lº Rei. com descendência no Brasil nos Afonso Henriques da Costa Guimarães, uma dinastia de Poetas, (Alphonsus de Guimaraens e Cepães) Poeta escritor Simbolista, natural de Ouro Preto Minas Gerais Brasil.
Assim será mais fácil identificá-lo. Aguardo a sua presada ajuda.
Com os cumprimentos.
A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#284767 | Limão | 16 ago 2011 00:01 | Em resposta a: #281399

Caro Senhor,
Dr, Pedro França,
Muito obrigado pela dica, quando for a Braga vou lá pesquisar, deve ser fácil, porque meu Visavô, era família dos (Fidalgos do Cano), em Guimarães.
Muito obrigado,
A. Melo Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#284806 | Pedro França | 16 ago 2011 15:41 | Em resposta a: #284765

Caríssimo:

Pois, pois. Se ele nasceu em Azurém, é concelho de Guimarães. Não posso fazer qualquer pesquisa porque escapa e bem, à área distrital de Coimbra dependente do AUC. Terá o confrade de contactar o Arquivo Municipal de Guimarães ou o Arquivo distrital de Braga...; estes é que estarão em condições de fazer buscas sobre a pessoa de seu bisavô.
Se nenhum dos mencionados frequentou a UC, é muito difícil eu tentar procurar o que quer que seja no AUC.

Boa sorte.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#284895 | abribas | 17 ago 2011 12:40 | Em resposta a: #272104

Caro Pedro
Sei que está de ferias pelo que lhe desejo um bom descanso.

Na volta será que me poderia ver se o Padre José Borges de Mesquita, nascido cerca de 1700 no Lugar de Sergude, S. Faustino Peso da Regua, passou por Coimbra?

E também se o Padre José Teixeira Borges de Mesquita, penso que primo, do mesmo ano, de Fontelas, Peso da Regua?

Penso que o primeiro será filho de Domingos Borges Pereira Cc Isabel Borges de Mesquita e o segundo de Domingos Teixeira Moreira Cc Maria Borges de Mesquita.

Abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#284909 | Pedro França | 17 ago 2011 15:31 | Em resposta a: #284895

Oi, António:

Bom, é facto, estou de férias, mas vou registando.
Aguarde-me aqui.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#284985 | abribas | 18 ago 2011 10:40 | Em resposta a: #284909

Pedro, obrigado
Aproveito a oportunidade, se não for abuso, para juntar mais um nome à lista: Padre Domingos Borges Pereira que andava por Fontelas, Peso da Regua na década de 20 do sec XVIII. Qual a sua ascendência?
Abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - P/Confrade Pedro França

#284992 | cardosodoamaral | 18 ago 2011 11:52 | Em resposta a: #281887

Caro Confrade Pedro frança

Em tempos pedi-lhe que consultasse um processo no AUC de Luís Peixoto da Silva, bacharel em Leis, o qual prontamente me respondeu e que eu agradeço mais uma vez.
Desta feita seria para seu filho o Dr. João Peixoto da Silva Meneses (ou Menezes) (e/de) Alarcão, nascido a 17 de Novembro de 1793 , em Sabugosa. Tenho os seguintes dados que me parecem fidedignos sobre a Habilitações de Bachareis, lettra I, maço 77, no AUC. O que eu pretendo é, se fizer o favor de consultar, a filiação do mesmo e algo que ache de relevante.
Sem outro assunto, reitero os meus agradecimentos.
Ao seu dispor
Sei que são muitas as solicitações pedidas. Compreendo perfeitamente os seus afazeres. Caso não seja possivel, agradeço à mesma.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#285256 | Limão | 21 ago 2011 16:18 | Em resposta a: #284806

Caríssimo
Senhor
Dr Pedro França,
Cumprimentos,
Penso ser a minha família oriunda da região da Guarda, por descender dos Condes de Sabugal e da Condessa de Lemos,(indo para Sul fundaram Melo e Gouveia e foram senhores delas), diz o cronista.
Não sei se este João Lopes, é o Cavaleiro da Princesa Santa Joana, ou dos de Cidade Rodrigo.
No reinado de D. Afonso V, (O Africano), os Lopes fundaram Anafé, actual Casablanca, em Tanger.
Não sei até que ponto estão relacionados.
Renovo os meus agradecimentos, agradeço a ajuda.
A. Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o A. Melo Lopes da Costa

#285309 | graça58 | 22 ago 2011 08:59 | Em resposta a: #284806

Dr. Pedro França
Tenho um antepassado, Manuel Barreto de Esgueira, Distrito de Aveiro, que terá nascido por volta 1670-1680 e que na certidão de casamento do filho em 1734, o nomearam como licenciado Manuel Barreto. Será que haverá algum dado sobre ele na Universidade de Coimbra?
Muito obrigada
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#285848 | roz | 27 ago 2011 23:56 | Em resposta a: #281870

Caro Pedro França

Começo por pedir desculpa de tambem vir incomoda'-lo mas necessito a sua ajuda.

Ja' era conhecido da familia que um meu quinto avo^ era bacharel e assumimos que seria de Direito. Contudo encontrei agora um documento que menciona "Boticario" e gostaria de confirmar qual 'e o correcto.

Seu nome era Antonio Manuel Alvares, filho leg. de Joao Gomes e Maria Fernandes (tambem Rodrigues), natural de Oliveirinha, Oliveira do Conde e ai' baptisado a 21/4/1721. Casou a 26/11/1750.
Desconheco as datas em que tera' estudado mas talvez se possa calcular mais ou menos baseando-se na data de nascimento.

Muito agradecia se fosse possivel fazer-me este favor.
Com os meus melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286042 | Pedro França | 31 ago 2011 00:41 | Em resposta a: #285848

Cara M. Rosário:

O único António Manuel Álvares que encontro é de Agrobom (Alfândega da Fé) para inícios do séc. XIX.
Não estou a ver relação entre um e outro.
Diga coisas.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Adelino Cardoso do Amaral

#286043 | Pedro França | 31 ago 2011 00:45 | Em resposta a: #284992

Oi, Adelino:

Encontrei o verbete de "João Peixoto da Silva Alarcão", de Sabugosa, filho de Luís Peixoto da Silva. Saiu bacharel formado em Leis a 02.06.1817.
Amanhã vou ver se tem certidão de idade...hoje não deu tempo.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Graça Teixeira

#286044 | Pedro França | 31 ago 2011 00:47 | Em resposta a: #285309

Oi, Graça:

Hum! Hum? Está complicado: encontrei vários Manuel Barreto, para a mesma época, mas nenhum da Esgueira. Como será?
Diga coisas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286045 | Pedro França | 31 ago 2011 00:53 | Em resposta a: #284895

Oi, António:

Vamos por partes: encontrei um Pe. José Borges de Mesquita, de Godim/Lamego, em Cânones com data de 1763/64 e um outro de mesmo nome de Sergude em Cânones, com matrículas entre os anos de 1762/63 e 1767/68. Ambos os verbetes falham na paternidade - não foi lançada.
Amanhã vejo-lhe o outro padre do pedido seguinte.
Diga coisas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para o Adelino Cardoso do Amaral

#286049 | cardosodoamaral | 31 ago 2011 01:19 | Em resposta a: #286043

Olá, Pedro
Bem haja por tudo
Caso possa saber qual a referência para futuramente eu pedir cópias disso, agradecia.
Não sei se isso é possivel.
Mais uma vez grato
Saudações cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? - Para a Graça Teixeira

#286055 | graça58 | 31 ago 2011 08:14 | Em resposta a: #286044

Bom dia
O meu licenciado Manuel Barreto casou-se em Esgueira em 1700, mas não tenho mais nada. Na certidão de casamento não me diz grande coisa, mas de momento não a tenho em meu poder, só me lembro que era o seu 2º casamento.
Muito obrigada
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286125 | abribas | 01 set 2011 00:15 | Em resposta a: #286045

Pedro, obrigado.
Penso que esses dois serão um só. Pena falhar a paternidade pois são com certeza familiares dos que procuro. Godim fica no Peso da Régua, e Sergude é um lugar de Godim, tudo coincidente com os meus.
Abraço, António

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286126 | Pedro França | 01 set 2011 00:22 | Em resposta a: #286125

Oi, António:

A solução para a questão da paternidade passa simplesmente por ter de pedir para a sala de leitura um ou outro livro de matrículas em que estejam os ditos.
Está interessado?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286128 | abribas | 01 set 2011 00:41 | Em resposta a: #286126

Pedro, claro que sim. E o que será preciso para isso?
Abr, António

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286131 | Pedro França | 01 set 2011 01:13 | Em resposta a: #286128

António:

Preciso, preciso é só eu proceder à requisição dos respectivos livros e consultá-los por forma a localizar os assentos das matrículas. Aí vem o nome do pai dos estudantes, assento por assento.
Aguarde-me aqui, tá?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286147 | roz | 01 set 2011 11:58 | Em resposta a: #286042

Caro Pedro Franca

Muito obrigada pela sua atencao. De facto esse que encontrou nao sera' o "meu". Custa-me pedir-lhe mas se nao fosse muito incomodo, poderia ver se ha' um Antonio Manuel Gomes ja' que este apelido Alvares era do avo^ materno dele e nao sei porque ha' uns registos com esse nome. Em principio deveria usar Gomes que era do pai. Claro que ha' a hipotese de ter estudado noutro lado mas nao faz muito sentido vivendo ele proximo de Coimbra.

Uma vez mais agradeco a sua generosidade.
Com os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286165 | abribas | 01 set 2011 13:47 | Em resposta a: #286131

Pedro,
De Sergude, Peso da Régua, não existem livros de baptismo anteriores a 1731, e de Godim anteriores a 1752, dai a minha necessidade de cruzar outros dados para tentar entroncar esta família pelo muito agradeço a disponibilidade.
Abraço, António

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286581 | Pedro França | 05 set 2011 23:53 | Em resposta a: #286165

Oi, António:

Em primeiro lugar encontrei nas matrículas de 1763/64, fol. 383 e 1764/65, fol. 189 (Cânones) um José Borges de Mesquita, de Sergude, filho de Domingos Borges de Mesquita.
Falta o outro José Borges de Mesquita, de Godim...; os livros trazem por vezes as matrículas desorganizadas, os nomes, embora se procure dar-lhes uma disposição alfabética, não é de rigor que ao João suceda o Joaquim e a este o José, por exemplo. Às vezes entrecruzam-se os nomes dentro da mesma letra inicial e, quando falta espaço para estudantes retardatários, lá voltam a aparecer mais adiante nas folhas que sobram no dito livro de matrículas uma vez esgotadas as matrículas nas restantes faculdades.
Vamos ver o que ainda se pode fazer. Aguarde-me aqui.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286583 | abribas | 06 set 2011 00:11 | Em resposta a: #286581

Pedro, obrigado.
Sergude é um lugar de Godim. Penso que serão o mesmo.
Tenho na BD dois Domingos Borges de Mesquita de Sergude, Godim; um nascido cerca de 1710 que casa em 1734 com Maria de Jesus Pereira do qual ainda não encontrei um filho José; outro de Sergude, Godim, nascido em 1731 s.m.n. Eventualmente será filho do primeiro.

E sobre o padre Domingos Borges Pereira aparece alguma coisa?
É que é homónimo e contemporâneo de um meu avô http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=987387

Abraço
António

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286666 | Limão | 07 set 2011 01:43 | Em resposta a: #286042

Caríssimo Senhor
Dr. Pedro França,
Desculpe incomodá-lo, mas encontrei na família o Pre. João da Fonseca e Brito, Abade de S. Tiago de Rande Felgueiras, cerca de 1575, natural de Lisboa, da freguesia de S. Miguel de Alfama, filho de pais nobres; Pedro da Fonseca e Brito e de sua mulher Dona Maria Álvares Pereira.
Este Padre teve uma filha legitimada, de Isabel de Sousa, chamada Antónia da Fonseca e Brito, que casou em 1575, com João de Melo Pereira Sampaio, meu 11º avô paterno. Será que passou por Coimbra?
Muito obrigado,
Agostinho Lopes Costa

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286691 | cardosodoamaral | 07 set 2011 12:38 | Em resposta a: #286042

Caro Confrade Pedro França

Sei que é uma pessoa muito ocupada a ajuizar pelos pedidos aqui postos.
Já recorri a si algumas vezes e bem sucudido.
Ainda bem que existem pessoas que com o seu parco tempo ainda ajudam os outros. É o seu caso.
A minha pretensão (e sem causar transtorno à sua programação, porque não tenho pressa) prende-se ainda com os Peixoto da Silva, ou seja, António Peixoto da Silva, que possivelmente foi licenciado pela UC.
Segundo dados fidedignos, era filho de Jerónimo Fernandes e Maria Peixota. Nasceu a 10 de agosto de 1677, na Costa - Santa Marinha - Guimarães e faleceu a 28 de novembro de 1734, com 57 anos. Casou a 2 de fevereiro de 1705 com Ana Monteiro Bravo.
Este trabalho que estou a desenvolver, tem a ajuda preciosa do nosso confrade Rui Cabral Correia. Aliás é mentor de muita coisa.
Será que me pode por favor fazer a referida pesquisa.
Antecipadamente grato e sem pressa, aguardo uma sua resposta
Saudações cordiais
Adelino cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286698 | Pedro França | 07 set 2011 13:54 | Em resposta a: #286691

Olá, Adelino:

Estou na escola mas, aproveitando a pausa para almoço estou já a responder-lhe.
Tenho que lhe enviar uns dados sobre estes Peixoto da Silva que entretanto consegui, só que não tenho comigo os apontamentos para o efeito. Foi através de uma certidão de idade...A ver se mais logo resolvo isso.
Registei o seu pedido mas agora só 6ª feira, pode ser?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286701 | cardosodoamaral | 07 set 2011 14:22 | Em resposta a: #286698

Olá, Pedro França

Grato por tudo
Claro que pode ser. Eu é que tenho que me sujeitar ao seu ritmo, logo está tudo bem.
A genealogia não se compadece com pressas, antes pelo contrário, é um acto de grande interesse e ponderação - opinião minha, aliás diz-se "paciência de genealogista". Eu sou só um projecto.
Mais uma vez grato por tudo. A sua amabilidade e empenho tem ajudao muita gente, no encontrar de entes passados.
Aguardarei
Um abraço
Adelino Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286702 | lmgp | 07 set 2011 15:00 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França,

Nas ordenações da Diocese de Coimbra, na lista de alunos dos diversos colégios e na universidade há os seguintes nomes:

Gervásio Rebelo (Vila de Rei) Finais do Séc. XVI a inicio do Séc. XVII, filho de Gaspar Roiz Vieira e Isabel Lopes.

Feliciano Vieira (Vila de Rei) Finais do Séc. XVI a inicio do Séc. XVII, filho de Gaspar Roiz Vieira e Beatriz Antunes.

Agradeço desde já a atenção dispensada a esta minha mensagem.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286709 | Pedro França | 07 set 2011 15:53 | Em resposta a: #286702

Caro Luís:

É mais provável que existam verbetes desses estudantes na UC do que nos verbetes das ordenações sacerdotais (Câmara Eclesiástica). De qualquer modo verei o que se pode encontrar.
Aguarde-me aqui, tá? Talvez lá para 6ª feira.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286722 | lmgp | 07 set 2011 18:47 | Em resposta a: #286709

Caro Pedro França,

Muito Obrigado pela sua ajuda.

Abraço.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? . Para o abribas

#286801 | Pedro França | 08 set 2011 11:16 | Em resposta a: #286583

Caro António:

Com esse nome não há nada nos verbetes nem dos estudantes da UC nem dos processos de ordenação.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#286853 | MFP123 | 08 set 2011 21:53 | Em resposta a: #271824

Boa noite, Caro Confrade Pedro França.
Passei os olhos por aqui e fiquei com a sensação qe faz pesqusas no AUC. Certo?
Se sim, gostaria de lhe pedir o favor de me informar das condições/preços. Quanto a pressa não é urgente, pois a árvore genealógica vai-se fazendo ao longo da vida e acaba-se durante a reforma.
Já pesquisei no site do AUC mas achei-o muito pouco versátil, apesar de o trabalho disponibilizado, muito meritório, aliás, ser de um valor incalculável. Não consigo introduzir todos s critérios.
Para efeitos de resposta pode pedir o meu email ao moderador.
Obrigado, boas pesquisas e boa noite.
Marcolino

Resposta

Link directo:

Para o confrade Marcolino - MFP123

#286871 | Pedro França | 09 set 2011 01:09 | Em resposta a: #286853

Caro confrade:

Este site não permite que eu entre em pormenores acerca das minhas condições de trabalho.
Assim sendo, prefiro disponibilizar-lhe antes o meu e-mail, que é como segue:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Se pesquisas há a fazer, dou preferência às que se reportem ao distrito de Coimbra e à documentação existente no AUC. É o meio em que me movimento melhor embora também possa embrenhar-me por outros arquivos se porventura tiverem a documentação necessária on-line.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o confrade Marcolino - MFP123

#286895 | MFP123 | 09 set 2011 12:03 | Em resposta a: #286871

Caro Confrade,
Obrigado pela resposta.
Marcolino

Resposta

Link directo:

RE: Para o confrade Marcolino - MFP123

#286911 | MFP123 | 09 set 2011 14:55 | Em resposta a: #286895

Boa tarde,
por favor envie me de novo o seu email. nao o apontei e agora nao sei como o buscar aqui no forum.
Obrigado
Marcolino

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#290034 | cardosodoamaral | 27 out 2011 22:37 | Em resposta a: #286698

Olá, caro Pedro França
Estou a escrever na sequência de ulteriores conversas tidas consigo, ou seja, não sei se está lembrado do pedido que lhe tinha feito sobre um Licenciado António Peixoto da Silva.
Passo a transcrever o que lhe tinha enviado na altura""""""António Peixoto da Silva, que possivelmente foi licenciado pela UC.
Segundo dados fidedignos, era filho de Jerónimo Fernandes e Maria Peixota. Nasceu a 10 de agosto de 1677, na Costa - Santa Marinha - Guimarães e faleceu a 28 de novembro de 1734, com 57 anos. Casou a 2 de fevereiro de 1705 com Ana Monteiro Bravo.
Este trabalho que estou a desenvolver, tem a ajuda preciosa do nosso confrade Rui Cabral Correia. Aliás é mentor de muita coisa.######
O Caro Pedro respondeu que de momento não poderia e disse também, que não trazia consigo os apontamentos que mais tarde me enviava algo sobre os Peixoto da Silva.
SEm querer abusar e esperando pacientemente, pergunto-lhe se não se esqueceu de mim
As solicitações são tantas que compreendo que não tenha mãos a medir.
Felizmente existe alguém que ajuda os outros, que por impossibilidades de distâncias e outros motivos não se podem deslocar ao AUC.
Grato pela atenção e pela pronta disponibilidade. Desculpe-me a insistência.
Cordiais saudações
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011? Para o Dr. Pedro França

#290035 | cardosodoamaral | 27 out 2011 22:38 | Em resposta a: #290034

Olá, caro Pedro França
Estou a escrever na sequência de ulteriores conversas tidas consigo, ou seja, não sei se está lembrado do pedido que lhe tinha feito sobre um Licenciado António Peixoto da Silva.
Passo a transcrever o que lhe tinha enviado na altura""""""António Peixoto da Silva, que possivelmente foi licenciado pela UC.
Segundo dados fidedignos, era filho de Jerónimo Fernandes e Maria Peixota. Nasceu a 10 de agosto de 1677, na Costa - Santa Marinha - Guimarães e faleceu a 28 de novembro de 1734, com 57 anos. Casou a 2 de fevereiro de 1705 com Ana Monteiro Bravo.
Este trabalho que estou a desenvolver, tem a ajuda preciosa do nosso confrade Rui Cabral Correia. Aliás é mentor de muita coisa.######
O Caro Pedro respondeu que de momento não poderia e disse também, que não trazia consigo os apontamentos que mais tarde me enviava algo sobre os Peixoto da Silva.
SEm querer abusar e esperando pacientemente, pergunto-lhe se não se esqueceu de mim
As solicitações são tantas que compreendo que não tenha mãos a medir.
Felizmente existe alguém que ajuda os outros, que por impossibilidades de distâncias e outros motivos não se podem deslocar ao AUC.
Grato pela atenção e pela pronta disponibilidade. Desculpe-me a insistência.
Cordiais saudações
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#290047 | Pedro França | 28 out 2011 00:19 | Em resposta a: #290034

Caro Adelino:

Não se aflija. É capaz de ter sido algum problema de interferência ou sobreposição de trabalhos vs pedidos e isso fez com que o seu caso ficasse, talvez, secundarizado. No entanto...não esquecido.
Estou lembrado, sim senhor, dos Peixoto da Silva. Vamos lá a ver se tenho alguma hipótese na próxima semana pois a terça feira, dia não letivo, é feriado.
Aguarde-me aqui, tá?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292094 | paribas | 30 nov 2011 19:44 | Em resposta a: #271824

Ex.mo Pedro França

Por este meio peço-lhe se poderá verificar a existência nas matrículas de Coimbra de um Jerónimo Pinto( falecido em 1592 estudante), fº de Gaspar Pinto e Ana Pereda, de Canaveses?

Frequentaria por essas datas a Universidade.

Muito obrigado.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292096 | Pedro França | 30 nov 2011 20:03 | Em resposta a: #292094

Caro RT:

Vou registar e ver isso na próxima semana, 'tá?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292098 | paribas | 30 nov 2011 20:29 | Em resposta a: #292096

Pedro,

Muito obrigado. Junto a nota que qualquer Pinto de Canaveses, Baião que lhe passe pelos olhos será muito apreciado.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292142 | Pedro França | 01 dez 2011 20:10 | Em resposta a: #292094

Xaro RT:

Vou anotar este pedido e juntá-lo-ei aos demais. Fica para terça feira.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292651 | AlvesRF | 10 dez 2011 22:46 | Em resposta a: #271824

Caro Sr Pedro França,

Poderia fazer-me o favor de verificar se o Rev. Dr. Cetano Henriques de Carvalho (Caetano Henriques em alguns documentos), natural de Quintela de Lampaças, Bragança passou por Coimbra. Nasceu em 1720.

Desde já o meu obrigado pelo tempo dispensado.

Com os melhores cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292659 | Pedro França | 11 dez 2011 00:51 | Em resposta a: #292651

Caro Rui:

Deixe-me só tomar nota e ver se dá para incluir o seu pedido na minha agenda para terça-feira.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292661 | paribas | 11 dez 2011 01:06 | Em resposta a: #292096

Pedro

Apanhou alguma coisa daqueles Pintos de canaveses?

Obrigado

RT

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292664 | Pedro França | 11 dez 2011 03:13 | Em resposta a: #292661

Caro Paribas:

Ainda não mas não está esquecido. Espere-me aqui na terça-feira, tá? Os feriados atrapalharam-me um pouco a coordenação entre este site e os afazeres da escola. Aquele teve de ficar para segundo plano.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292667 | paribas | 11 dez 2011 10:14 | Em resposta a: #292664

Caro Pedro

Muito obrigado.

O meu primo Jorge Peliteiro manda-lhe cumprimentos.

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292718 | Pedro França | 11 dez 2011 23:30 | Em resposta a: #292667

Oi, Ricardo:

Com esta é que você me deixou de boca à banda, posso dizê-lo. Então é primo do Jorge Peliteiro, colega de residência do tempo em que estávamos todos em casa da D. Ofélia (já falecida)? Eh pá! Há pouco tempo estive com o Fernando Caldeira, aqui em Coimbra, e falou-me do Jorge: parece que vão mantendo contacto, os dois...
Pois folgo muito em saber que ele é seu primo e sim, é certo que gostaria de saber dele apesar de já não o ver há mais de 23 anos, que é o tempo em que deixei aquela casa para casar. Creio que ele já tinha saído da casa quando eu saí por minha vez.
Enfim, desejo ao Jorge as maiores felicidades e já agora, gostava de ter o contacto dele, e-mail, ou assim. E que mal lhe pergunte, Ricardo, o Jorge não está por aqui na base de dados?

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292719 | paribas | 11 dez 2011 23:45 | Em resposta a: #292718

Caro Pedro

Ele não está na base de dados. Estudei somente o Peliteiro dele, que vem da Galiza.

O email dele é: jorgearrobapeliteiro.com, ou atraves do blog Boticário de Provincia ( www.peliteiro.com)

Um abraço,

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#292752 | JCC | 12 dez 2011 17:04 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França

Espero que esteja bom e aproveito já para lhe desejar um Santo Natal e um Ano Novo cheio de bençãos de Deus.

Para não acabar 2011 sem lhe fazer um pedido aqui fica um :-). Acabo de encontrar no site da BN um sermão, escrito por um frade de apelido Cordovil, que se formou em Coimbra. Como não faço ideia quem seja, talvez a sua ajuda possa fazer luz neste túnel.

Aqui fica o que sei: "Antonio da Costa Cordovil, Freyre da ordem de Santiago, formado em a sagrada Theologia pela Universidade de Coimbra". Este sermão foi pregado em 1667 e o frade parece ter falecido em 1679. O livro foi impresso em 1717, em Coimbra, na Oficina de João Antunes

Se e quando puder muito lhe agradeço esta diligência.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Para o João Cordovil

#293403 | Pedro França | 25 dez 2011 20:51 | Em resposta a: #292752

Caro João:

Desculpe a demora na resposta..., foi o final do período letivo...
Olhe, localizei dois verbetes mas nenhum como Costa Cordovil. Há um verbete que segue como António de Brito (remetendo para Cordovil, Brito Cordovil) e outro como António de Brito Cordovil. Eles completam-se: o 1º verbete traz o bacharelato (em 1653) e o 2º verbete, a fotmatura (1654). Teve matrículas entre 1648-54, em Cânones. No 1º verbete diz que é natural de Lisboa (com sinais de ??) e o 2º verbete diz que é natural de Évora. Traz paternidade no 1º verbete - Bento Cordovil; no 2º verbete está omissa.
Interessa-lhe?
Diga coisas.
Continuação de um Santo Natal e um abraço.

Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#293404 | Pedro França | 25 dez 2011 20:56 | Em resposta a: #292094

Oi, Ricardo:

Só localizei o nome de Jerónimo Pinto (2 vezes), no séc. XVI, para Coimbra e Porto. Nada de Canaveses.

Continuação de Feliz Natal e um abraço para si e para o Jorge Peliteiro.

Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Rui Alves (AlvesRF)

#293405 | Pedro França | 25 dez 2011 21:00 | Em resposta a: #292651

Caro Rui:

Encontrei sim, o seu Caetano Henriques de Carvalho (nome completo), natural do lugar de Quintela de Lampaças. SAiu formado em Cânones a 28.05.1742. Teve matrículas entre 01.10.1735 e 01.10.1741.

Abraço e continuação de Feliz Natal.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#293416 | Maria Ribeiro | 26 dez 2011 13:14 | Em resposta a: #290047

dr. Pedro França
É com admiração que tenho acompanhado a forma incansável e a disponibilidade que tem manifestado nas buscas na U.C. Compreendo quão difícil lhe será conciliar estes trabalhos com a tarefa de professor, cujas dificuldades compreendo bem, por experiência pessoal. Foi por tudo isto que muito tenho hesitado em dirigir-me a si, com o meu pedido de ajuda e bem compreendo se não me puder dar resposta. É, pois, uma tentativa, sem grandes espectativas.
Tenho um antepassado de nome dr. Jacinto Ribeiro da Silva, bacharel em cânones que, em 1715, oficiava em Coimbra e, em 1768, era cónego prebendado da Sé de Coimbra. Teve um único filho, dr. Francisco Xavier Ribeiro da Silva,bacharel em leis pela U.C., que foi Juíz de fora em São João da Pesqueira. Casou em Coimbra em 1759. Pai e filho foram opositores às cadeiras da mesma universidade.
Há, também. o caso do dr Manuel Gomes, natural de Mamodeiro (Aveiro), licenciado em cânones pela U.C. ( meados do séc. XVIII).
Nos respectivos processos haverá dados interessantes?
Com os meus agradecimentos antecipados
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Cordovil

#293453 | JCC | 26 dez 2011 22:19 | Em resposta a: #293403

Caríssimo Pedro

Embora, de momento, não faça ideia quem será o Bento, claro que me interessa.

Quanto ao Costa Cordovil, se calhar formou-se em Évora...Faz idiea onde andarão esses registos?

Abraço e votos de um Bom Ano Novo

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Para o Rui Alves (AlvesRF)

#293476 | AlvesRF | 27 dez 2011 12:28 | Em resposta a: #293405

Caro Pedro França,

Muito lhe agradeço o tempo investido na minha busca. Certamente será útil.

Um abraço e retribuição de votos de boas festas,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Para o João Cordovil

#293520 | Pedro França | 27 dez 2011 23:41 | Em resposta a: #293453

Olá João:

Novamente:
- Em primeiro lugar uma correção: não é Bento Cordovil mas sim, Bento de Brito.
- Em segundo lugar, quanto a Évora e havia, ao tempo já, Universidade de Évora (até Pombal), só contactando o ADÉvora para saber de algo em concreto a respeito.

Abraço e continuação de Boas Festas.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#293523 | Manfredogoes | 28 dez 2011 01:23 | Em resposta a: #290047

Prezado Dr. Pedro França,

Estou a falar de Aracaju-Sergipe-Brasil e pediria sua prestimosa ajuda me informando sobre um meu ancestral que estudou em Coimbra, de nome Bento de Mello Pereira Botto. Já andei pesquisando e não encontrei informações que comprovassem ter o mesmo concluido o curso. O máximo, foi, que teria se matriculado em 1847. Em alguns livros ele é citado como se tivesse concluido o curso de ciências naturais.
Ao tempo dos meus agradecimentos, desejo-lhe votos de um Feliz 2012

Codiais saudações,

Manfredo Goes

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#295655 | paribas | 25 jan 2012 15:23 | Em resposta a: #293404

Caro Pedro França

Como vai?

Poderia então ver o que diz sobre esse Jerónimo Pinto do Porto, nas matrículas?

Desde já agradecido!

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#295865 | Inoxcrom | 28 jan 2012 02:34 | Em resposta a: #271824

Dr. Pedro França

Tenho tentado ultimamente elaborar a árvore genealógica da minha família, mas estou a deparar-me com enormes dificuldades, sendo a maior de todas o conseguir ler o que está escrito nos documentos a que vou tendo acesso.
Visto ter-se falado bastante das famílias da zona de Arganil, e sendo também a minha da referida zona, gostaria de saber se será possivel obter alguma ajuda da vossa parte.
Gostaria de salientar que sou residente em Coimbra e estudante da Faculdade de Letras, curso de História, com experiência bastante de vida para me interessar por tais assuntos.
Atendendo à sua notória maior experiência, muito agradecia a possibilidade de estabelecer contacto directo consigo, a fim de trocarmos impressões, numa sua futura visita a Coimbra.

Deixo-lhe, desde já e para apreciação, o site relativo à minha pesquisa para construção da minha árvore genealógica: http://www.myheritage.com.pt/site-177436991/reis. Bem como o meu endereço de email: pauloreis74@gmail.com, para qualquer possível e desejado contacto da sua parte.

Com os meus melhores cumprimentos.

Paulo Bruno Reis

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#296737 | Pedro França | 08 fev 2012 02:10 | Em resposta a: #295655

Caro Ricardo:

Para a época em questão localizei um Jerónimo Pinto, em Cânones (séc. XVI), de Canaveses, filho de Gaspar Pinto, e um outro, filho de Gonçalo Anes Pinto, do Porto, bacharel em Cânones a 01.03.1605.
Interessa-lhe?

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#296743 | paribas | 08 fev 2012 10:44 | Em resposta a: #296737

Caro Pedro

É esse de Canaveses.... muito importante! O que tiver sobre ele indique-me se faz favor.

Ele morreu estudante. Indique-me pf a referencia pois vou querer copia do documento.

Aguardo as suas indicações.

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#303477 | jorgearteiro | 19 abr 2012 18:30 | Em resposta a: #271824

Caro Predo França,

Gostaria se possível de ter informações sobre Mario Alves da Rocha, filho de Olimpio Alves da Rocha e Maria Elisa Pereira. Acredito que ele foi professor de matematica na AUC. Ele deve ter nascido perto de 1930.
Ele é irmão de meu Avô José Fernandes Arteiro por parte de mãe(Maria Elisa). Perdemos contato com ele a muitos anos atrás, ele é tio de meu Pai. Não sei se algum parente dele também estudou na AUC.

Se for possível consultar por pessoas da familia Pereira, filhos de Luis Pereira e Clementina Maria.

Desde já lhe agradeçoa ajuda. Estou a falar do Brasil, aonde moramos.

Cumprimentos,
Jorge Arteiro

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#303479 | paribas | 19 abr 2012 18:44 | Em resposta a: #296743

Pedro

Renovo-lhe o pedido.

Obrigado.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#306732 | lmgp | 25 mai 2012 11:47 | Em resposta a: #286709

Bom dia, caro Pedro,

Encontrou algum dos processos referentes aos nomes indicados por mim? - http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=286702#lista.

Abraço.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#306741 | Pedro França | 25 mai 2012 13:53 | Em resposta a: #286702

Caro Luís:

Peço desculpa mas não recebi link para esta mensagem na minha caixa de correio antes.
Dá para ver isso esta 3ª feira? Desde já aviso-o para as muito fracas probabilidades em encontrar esses nomes dada a antiguidade dos mesmos.

Aguarde-me aqui.
Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#306760 | paribas | 25 mai 2012 18:49 | Em resposta a: #303479

Pedro

Renovo-lhe o pedido.

Obrigado.

RT

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#306886 | Pedro França | 26 mai 2012 22:48 | Em resposta a: #306760

Oi, Ricardo:

Não recebi esta mensagem antes, não sei o que aconteceu. Tropecei agora aqui, mesmo por mero acaso.
Olhe, pode esperar por 3ª feira? Vou copiar-lhe o que está no verbete, é só o que tenho à mão para lhe dar informação a respeito. Já levo a agenda carregada.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#306888 | paribas | 26 mai 2012 23:47 | Em resposta a: #306886

Pedro

De-me a cota do doc pois eu peco copia do mesmo!

E muito importante este doc para mim.

Obrigado

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#306891 | Pedro França | 27 mai 2012 00:02 | Em resposta a: #306888

Ricardooooo!!!

O verbete não tem cota, está colocado por ordem alfabética (pelo último nome, apelido é o caso) numa série de verbetes, de A a Z distribuídos por gavetões em módulos, metálicos.
Se o Ricardo quiser avançar contactando diretamente o AUC pode fazê-lo, mas tem de frisar de que Jerónimo se trata, época e naturalidade...
Alguma coisa mais concreta de que precise, diga.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#306924 | lmgp | 27 mai 2012 11:17 | Em resposta a: #306741

Caro Pedro,

Em baixo está o conteúdo do link:

"Nas ordenações da Diocese de Coimbra, na lista de alunos dos diversos colégios e na universidade há os seguintes nomes:

Gervásio Rebelo (Vila de Rei) Finais do Séc. XVI a inicio do Séc. XVII, filho de Gaspar Roiz Vieira e Isabel Lopes.

Feliciano Vieira (Vila de Rei) Finais do Séc. XVI a inicio do Séc. XVII, filho de Gaspar Roiz Vieira e Beatriz Antunes."

Informação adicional é que o Pe. Gervásio Rebelo tinha 39 anos em 1610, esta informação tirei do processo da inquisição o qual não informava acerca dos avós do réu.

Está combinado.

Abr.,

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#306925 | mariamoura | 27 mai 2012 11:36 | Em resposta a: #306924

Sr. Pedro França.

Vi a sua oferta de ajuda no AUC e resolvi pedir uma informação.

De que forma posso aceder ao livro de matrículas, se é que há, de alunos em medicina entre 17o5 e 1715, mais ou menos?

Desde já ome obrigada.
Cumprimentos


Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#306956 | paribas | 27 mai 2012 21:09 | Em resposta a: #306891

Caro Pedro

Espero pela informação que retirar do brevete.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#307027 | pedrolx78 | 28 mai 2012 16:35 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França,

Agradeço desde já a sua pronta disponibilidade para ajudar:

Procuro informações sobre :

-João Telles de Loureiro e Almeida
-Heitor Telles de Loureiro e Almeida

ambos filhos de José Telles de Figueiredo e Almeida, de Vouzela, inscritos na Universidade de Coimbra em Cânones, e Filosofia, entre 1835-1840.

Será que consegue obter informações adicionais (ano de conclusão do curso, em quê, nome da mãe, etc?)

Muito obrigado

Pedro Teles

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#307227 | mariamoura | 31 mai 2012 13:22 | Em resposta a: #306925

Reno o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Para o confrade Marcolino - MFP123

#307262 | mariamoura | 01 jun 2012 13:15 | Em resposta a: #286871

Dr Pedro França,

Lendo sobre o seu à vontade no AUC, pedia-lhe um imenso favor. Como posso aceder à lista de alunos em Coimbra entre 1690 a 1715. É a 3ª vez que lhe faço este pedido. Estou parada sobre meu 7º avô, médico de Trás-os-Montes a viver em São joão das Areias em 1720, sem filiação, nem freguesia.

caso possa, agradecia a atenção.

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Para o confrade Marcolino - MFP123

#307271 | Pedro França | 01 jun 2012 16:33 | Em resposta a: #307262

Cara Maria Amélia:

Peço-lhe imensa desculpa se a deixei "pendurada" por demasiado tempo ou se alguma vez a sua mensagem foi enviada mas nunca recebida na minha caixa de correio.
O que eu posso adiantar, desde já, é que para a época que lhe interessa não há anuários da U.C.. Isso aparece bem mais tarde, no séc. XIX. Para o intervalo dado, o que há a fazer é consultar os próprios livros de matrículas e fazer um levantamento (tarefa ingente, mas não impossível). Para esse intervalo - insisto - não há nada digitalizado e, por conseguinte, nada on-line.
Indique-me o nome de seu 7º avô e pode ser que eu o localize nos verbetes dos estudantes da UC, se assim o quiser.
Agora, só passo pelo AUC 3ª feira.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o confrade Marcolino - MFP123

#307275 | mariamoura | 01 jun 2012 17:08 | Em resposta a: #307271

Desde já agradeço a sua resposta.

O meu 7º avô era Pascoal Lopes Pereira.No Assento de baptismo do filho , em 1720, aparece como, em São João das Areias, creio que pertencente a Santa Comba Dão. Concluí, dada a proximidade geográfica, que tivesse feitos os estudos em Coimbra.
No Assento de casamento do seu filho, em Oliveirinha, acrescenta ser da província de Trás-os-Montes, mais nada. E aqui fico parada.

Aceito a sua ajuda.

Cumprimentos

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ricardo Teixeira (paribas)

#308407 | paribas | 17 jun 2012 23:41 | Em resposta a: #306956

Caro Pedro
Renovo o pedido.

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#308750 | jnt | 21 jun 2012 17:07 | Em resposta a: #271824

Caro Pedro França

Mais uma vez venho pedir a sua ajuda, se possível.
No assento de óbito Gonçalo Francisco, de 13-05-1649, de Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto, consta o Licenciado Gonçalo Francisco da Costa "obrigado aos bens da alma". Penso que este Licenciado Gonçalo Francisco da Costa seja o Gonçalo filho de Gonçalo Francisco e Senhorinha Fernandes, baptizado a 16-03-1600.
Será possivel saber se esteve matriculado na Universidade de Coimbra, confirmar a sua filiação e qualquer outra informação adicional que conste?

Agradecendo antecipadamente apresento os meus cumprimentos.

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Algum pedido para o AUC - 2011?

#309138 | Pedro França | 27 jun 2012 19:28 | Em resposta a: #308750

Caro Quim:

Descobri um único Gonçalo Francisco, filho de outro mas natural de Braga. Saiu formado em Cânones a 22.12.1626.

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Algum pedido para o AUC - 2011 - 2018?

#404593 | jaferro | 25 jun 2018 10:47 | Em resposta a: #272140

Caro Pedro França,

Alguns anos depois... ;) Venho, mais uma vez, pedir-lhe o favor de ver - quando tiver tempo -, as genealogias presentes nos seguintes processos, todos de Coja:
- Martins Pereira (1563-10-01 - 1567-06-15);
- Mateus Pereira (1567-10-01 - 1573-07-31);
- João Fernandes (1575-10-01 - 1579-03-08).

O meu muito obrigado!

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 13:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen