Joaquim António de Aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Joaquim António de Aguiar

#271860 | FIGUEIRA | 05 mar 2011 21:49

Caros confrades,

Sabem informar-me se o estadista Joaquim António de Aguiar http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=146925 casou e/ou teve descendência e se inclusivé este http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2025301 poderá ser o mesmo mas criado em duplicado aqui no GeneAll.net?

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#271914 | JoãoGaspar | 06 mar 2011 20:00 | Em resposta a: #271860

Caro Nuno Barata-Figueira

Tendo consultado o testamento do estadista Joaquim António de Aguiar na TT , apenas posso dizer que consta no seu testamento suas irmãs, e nunca foi referido qq mulher ou filiação.

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#271916 | FIGUEIRA | 06 mar 2011 20:12 | Em resposta a: #271914

Caro João Gaspar,

Aproveito para lhe perguntar, se tem informações sobre os proprietários dos terrenos da actual Base Aérea do Montijo.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#271923 | JoãoGaspar | 06 mar 2011 21:36 | Em resposta a: #271916

Caro Nuno,

Creio que existem confrades em melhor condição de lhe dar toda essa informação, as monografias locais também falam um pouco sobre o assunto e entre varias Quintas senhoriais que compõem a actual base aérea a Quinta do Montijo era propriedade de uns Sousas com Morgadio local.

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#271925 | FIGUEIRA | 06 mar 2011 21:42 | Em resposta a: #271923

Caro João Gaspar,

O que sei é que os terrenos, nomeadamente a Casa Branca, foram adquiridos os marqueses de Nisa pelo meu tio-5.º Avô Adriano Antão Barata Salgueiro (a quem foi dado o nome duma rua no Samouco). Sem filhos herdou a Casa Branca a minha tia-tetravó Genoveva Ludovina Dias Barata Salgueiro, cujos filhos nos anos 20 ou 30 venderam à Aeronáutica Naval.
Estive lá o ano passado onde visitei e fotografei a Casa Branca, e o Comando da Base Aérea, onde estão duas pedras de armas, um marco e vários azulejos da antiga Ermida de Santiago.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#271956 | JoãoGaspar | 07 mar 2011 11:30 | Em resposta a: #271925

Caro Nuno Barata-Figueira,

Tem imagens das duas pedras de armas?

Cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#271958 | FIGUEIRA | 07 mar 2011 11:40 | Em resposta a: #271956

Caro João Gaspar

Tenho fotografias de duas pedras de armas.
Uma é um escudo pleno de Mascrenhas com coroa de conde (Condes de Santa Cruz), que estava na antiga quinta da Póvoa do Montijo, já demolida (também tenho fotografias da casa antes de ser demolida).
Outra é um escudo de Cunhas com a bordadura dos Soares de Albergaria, que foi retirada da Ermida de Sant'Iago. Tirei também fotgrafias dos azulejos que foram retirados desta ermida.
Também tirei fotografias a um marco onde num lado está a esfera armilar e no outro as armas dos Lencastres, que se encontrava no território da Base, datada de 1521, salvo erro.
Tenho fotografias também da Casa Branca. Fotografias antigas com a casa ainda inteira e fotografias na actualidade com menos um piso.
Falo desta casa e usei algumas fotografias quando publiquei na Revista "Raízes & Memórias" da Associação Portuguesa de Genealogia "Os Dias Barata Salgueiro da Mdeirã: As Raízes duma Família do Antigo Termo da Vila de Álvaro".
Após este artigo foi contactada a Base Aérea do Montijo cujo comando nos proporcionou uma visita à Base.
Se quiser posso enviar-lhe as fotografias.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#271995 | JoãoGaspar | 07 mar 2011 17:38 | Em resposta a: #271958

Caro Nuno,

Estou muito agradecido pela simpatia e intensão de partilhar as fotografias, creio que não existe mal em deixar aqui o meu e-mail : joaogaspar@nyc.com

Qual a Raizes e Memórias que tem o seu estudo publicado?

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#271996 | FIGUEIRA | 07 mar 2011 17:41 | Em resposta a: #271995

Nesta http://www.guardamor.com/livro.php?id=1386

Resposta

Link directo:

Base Aérea do Montijo

#272123 | FIGUEIRA | 08 mar 2011 23:35 | Em resposta a: #271995

Caro João Gaspar,

Enviei-lhe ontem as fotografias. A Raízes & Memórias é o n.º 26.
Se calhar é melhor criar um tópico sobre a Base Aérea.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

PS: só por mera curiosidade, tenho um quinto-avô que se chamava João Gaspar.

Resposta

Link directo:

RE: Base Aérea do Montijo

#272127 | biblos | 08 mar 2011 23:54 | Em resposta a: #272123

Caro Nuno Barata-Figueira,

Peço desculpa por incomodar. No entanto, tinha interesse nas fotografias que refere. Tenho antepassados que moraram nas quintas limítrofes à Base Aérea nº 6, tendo até alguns vivido na mencionada Quinta da Póvoa.
Seria possível enviar-mas? O meu email é: joao.dalmeida.capela@gmail.com.

Muito obrigado pela sua atenção!

Cumprimentos,
João Capella Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Base Aérea do Montijo

#272136 | FIGUEIRA | 09 mar 2011 01:18 | Em resposta a: #272127

Caro João Capella Ramos,

Reencaminhei-lhe os mails qu etinha enviado ao João Gaspar.
Tenho mais fotos, mas não encontro o cd, em todo o caso, dá para tér uma ideia das pedras d'armas e do marco.
Com aquele marco fica-se a saber que em 1521 D. Manuel e os Lencastres tinham ali propriedades confinantes.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

PS: quando escrevi o meu artigo sobre os Barata Salgueiro, chamei à Base Aérea Quinta da Praia, porque a rua do Samouco que vai dar à Base tem esse nome e de facto a Base tem um extenso areal em toda a volta. SEndo que a casa se chamava Casa Branca, cuja propriedade foi comprada aos Marqueses de Nisa. Contudo aqui no fórum nunca ouvi referências aos Nisas, nem à Quinta da Praia nem à Casa Branca. Afinal que Quintas ficavam na Base Aérea e a quem pertenciam?

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#272138 | biblos | 09 mar 2011 01:42 | Em resposta a: #271925

Caro Nuno,

Obrigadíssimo pelas fotos!

Também não lhe sei responder a 100%, já que as denominações e limites dessas propriedades foram-se alterando ao longo do tempo... No entanto, os condes de Unhão, cuja casa se juntou por casamento ao marquezado de Nisa, eram os proprietários da Quinta da Póvoa. Penso que a mesma terá estado também ligada à casa dos condes de São Vicente. Ainda no século XIX, muitas propriedades no Samouco eram foreiras da Marquesa de Niza, não sei se por via dos Unhão, ou dos Saldanha da Gama (Ponte), que haviam tido propriedades no Montijo.

No entanto, havia outras quintas. Por exemplo, a quinta do Rodello, onde julgo ter morado uma família com ligações aos Paretto, vindos de Génova. Penso que a Casa Branca, ou uma propriedade contígua, terá também pertencido à família Tavares da Silva.

A Quinta da Praia, pelo menos a que conheço, encontra-se à entrada de Alcochete. Foi o solar dos Patos, tendo por casamento entrado na posse dos marqueses de Soydos. Actualmente julgo pertencer a alguém da família Gonçalves, da fundação João Gonçalves Júnior, de Alcochete.

É tudo o que sei...

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Joaquim António de Aguiar

#272145 | FIGUEIRA | 09 mar 2011 09:46 | Em resposta a: #272138

Caro João,

Quando escrevi sobre os Dias Barata Salgueiro fi-lo em co-autoria com o Luís Cardoso de Menezes, sendo que quem descobriu que a anterior propriedade da Base Aérea tinha sido dos Nisas.
Só não sei se o meu tio Adriano Antão Barata Salgueiro comprou tudo aos Nisas ou a vários proprietários.
Parte do que sei sobre essa propriedade foi-me contado pelo meu primo Alberto Pereira Coutinho Barata Salgueiro (dos Pereira Coutinho marqueses de Soydos), cujo bisavô escreveu um diário e conheceu bem a Base Aéreaa ntes de o ser, pois foi a mãe dele que herdou a Casa Branca, sendo que se refere sempre à propriedade como sendoi a "Casa Branca".
No estudo que publicamos referimos que a casa Branca era o Solar da Quinta da Praia, pois a rua no Samouco que vai dar à Base Aérea chama-se Rua da Base Aérea, sendo que a rua que antecede Rua da Quinta da Praia. Daí entendi que a Base Aérea devia ser a Quinta da Praia, pois trata-se duma península com uma praia a toda a volta, sendo que o melhor pedaço de praia fica em frente à Casa Branca, pois este solar está mesmo em cima da praia.
Esta Quinta da Praia, mesmo não ficando na Base Aérea, fica no Samouco, pelo que nã deve ser confundida com a Quinta da Praia das Fontes, que fica em Alcochete.
Curiosamente o bisavô materno Pereira Coutinho meu primo Alberto era proprietário da Quinta da Praia das Fontes, em Alcochete, e a sua bisavó paterna Barata Salgueiro era proprietária da Casa Branca no Samouco, que eu supus cham,ar-se Quinta da Praia.
Pertíssimo da Casa Branca vê-se umas colunas de madeira, que dizem serem os vestígios dum cais onde no tempo do rei Dom Manuel desembarcavam as especiarias da Índia.
A Casa Branca ficou em mau estado e a Força Aérea mandou demolir o 1.º piso, ficando só o piso térreo.
A Quinta da Póvoa mandaram-na demolir dela retirando a pedra de armas dos Mascarenhas com coroa de conde (Santa Cruz) pondo-o em exposição no ediício do Comando.
A Ermida de Sant'Iago também mandaram demolir dela retirando as armas dos Cunhas, que também está exposta no Comando, guardando também parte dos azulejos, que foram colocados numa parede junto à Biblioteca do Comando.
A pela mais curiosa é um marco, o qual demarca a fronteira das propriedades de Dom Mnauel I e dos lancastres, pelo que sabemosd que Dom Manuel e os Lancastres em 1521 tinham propriedade na Base Aérea.
Ao meu tio Adriano foi dado um nome de rua no Samouco - Rua Doutor Barata Salgueiro - tal como em Lisboa, mas tudo o qu ela tinha na margem Sul foi comprado e não herdado.
Nos anos 20 ou 30, os herdeiros da minha tia Genoveva Ludovina Dias Barata Salgueiro venderam a quinta à Aeronáutica Naval, depois substituida pela Força Aérea.
Tinha curiosidade em saber quem foram os antecessores da minha família.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

Joaquim António de Aguiar

#347090 | NCL23 | 10 jun 2014 23:43 | Em resposta a: #271860

Caro Nuno,
Dei de caras com este topico antigo a uns dias. Se tiver paciencia agradecia que me enviasse as fotografias de que fala, de pedras de armas, Ermidas e casas antigas que estavam localizadas em terrenos da base aerea.
Qualquer outra informacao relativa a patrimonio da casa dos condes de São Vicente nessa zona tambem sera bem recebida. Eu tenho informacao de uma Quinta da Rota com Ermida dedicada à Santíssima Virgem, mas nao sei mais.
Sei da Ermida de Nossa Senhora dos Matos, perto do Samouco, com tumulo de Tristao da Cunha (condes de São Vicente descendem por via feminina destes Cunhas).
Nao sabia da existencia da Ermida de Sant'Iago.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Lorena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen