Navarro de Andrade

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

Navarro de Andrade

#272037 | pedrocosta93 | 07 mar 2011 23:57

Minha trisavó chamava-se Sophia Navarro de Andrade. Nasceu a 01 de Outubro de 1851 e faleceu a 15 de Dezembro de 1943 no Rio de Janeiro.
Não consegui descobrir nada ainda sobre seus antepassados.
Gostaria de saber se alguém da família Navarro de Andrade já soube alguma coisa dela para que se fizesse uma ligação com outras pessoas já existentes no site.
Agradeço desde já a vossa resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Navarro de Andrade

#272039 | MCNN | 08 mar 2011 00:50 | Em resposta a: #272037

Caro Pedro Costa

Sabe o nome dos pais da sua trisavó ? E sabe onde a sua trisavó nasceu ? No Brasil ou em Portugal ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Navarro de Andrade

#272046 | MCNN | 08 mar 2011 03:07 | Em resposta a: #272037

Caro Pedro Costa


Em face da sua mensagem, julgo que não deverá saber quem eram os pais da sua trisavó.

Neste link poderá ver o assento de óbito da sua trisavó:

https://www.familysearch.org/s/image/show#uri=http%3A//pilot.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004365397.004365397_02916&hash=Mrd8SMocDIIen2Q83tu%252B82PRagg%253D

Como pode ver, o "Navarro de Andrade" vinha do pai da sua trisavó.

Enquanto que o nome da mãe da sua trisavó não apresenta para mim dificuldades de leitura (Maria Sophia Drummond), já o nome do pai da sua trisavó é para mim de difícil leitura. Não tenho a certeza se o primeiro nome é Manoel ou Marvel. O mais provável mesmo é que se chamasse Manoel Navarro de Andrade.

Nesse assento é dito que a sua avó era natural do Distrito Federal.

Se não estou em erro, em 1943 o Distrito Federal ainda correspondia ao Rio de Janeiro, mas isso o Pedro saberá melhor do que eu seguramente.

Eu aconselhava-o a procurar o assento de casamento da sua trisavó, para depois ser mais fácil encontrar o seu assento de baptismo. Para isso pode, por exemplo, procurar o assento de baptismo dos filhos dela, que eventualmente conterão o local onde os pais se casaram. Ou então procure directamente o assento de baptismo da sua trisavó.

Entretanto, repare que no assento de óbito da sua trisavó é referido que ela tinha oitenta e nove anos de idade quando faleceu. Essa idade não é compatível com a data de nascimento que refere, pelo que uma das duas informações (data de nascimento / idade com que faleceu) não deve estar correcta.

Para procurar esses assentos, pode pesquisar no site dos Mormons, quer no que diz respeito ao registo civil quer no que diz respeito aos registos paroquiais.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Navarro de Andrade

#272074 | pedrocosta93 | 08 mar 2011 15:17 | Em resposta a: #272046

Caro Mário César Navarro

Muito obrigado por me ter enviado o link em que consta o assento de óbito de minha trisavó!

E Parabéns pela sua capacidade em perceber esta caligrafia pois confesso que tive imensa dificuldade em perceber o que ali constava.

O assento de óbito é realmente referente à minha trisavó. Ela nasceu Sophia Navarro de Andrade, e após o casamento com José Augusto Souza Martins Attayde, passou a chamar-se Sophia Navarro de Attayde.

Como não percebi muito bem a caligrafia, não consegui encontrar a referência à idade com que Sophia faleceu (os 89 anos).

No Verão passado estive no Rio de Janeiro onde visitei o túmulo de minha trisavó no Cemitério São João Baptista e lá recolhi as datas de nascimento e de óbito, portanto não sei como as datas poderão estar erradas.

Em 1943 o Rio de Janeiro correspondia sim ao Distrito Federal.

Em relação aos pais de Sophia, acha que poderei encontrar algum registo no site dos Mormons?

Agradeço a sua atenção.

Pedro Thiago Costa

Resposta

Link directo:

RE: Navarro de Andrade

#272110 | MCNN | 08 mar 2011 20:52 | Em resposta a: #272074

Caro Pedro Costa

Eu não estou a pôr em causa as datas que avançou, mais a mais a data de óbito estava 100% correcta.

Eventualmente quem referiu a idade da sua trisavó é que se enganou.

A menção à idade da sua trisavó vem imediatamente a ser referido que a sua trisavó era viúva de José Augusta de Souza Attayde.

A letra é de facto muito difícil de entender, mas pareceu-me ler que a sua trisavó tinha deixado dois filhos maiores.

Quem foi declarar o óbito da sua trisavó foi um filho dela, de nome António Carlos de Attayde. É o seu bisavô, ou é um irmão dele/dela ?

O problema em encontrar os pais da sua trisavó é saber onde a sua trisavó nasceu.

Como eu referi, ela é dada como tendo nascido no Distrito Federal, que correspondia ao Rio de Janeiro.

Mas será que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, ou no Estado do Rio de Janeiro ?

Como vê, é procurar uma agulha num palheiro.

Por isso é que eu lhe sugeri que procurasse o assento de nascimento dos filhos da sua trisavó. Esses assentos devem conter o local de casamento e de baptismo da sua trisavó, e com essa informação a busca torna-se menos difícil.

Caso não saiba onde nasceu o seu bisavô/bisavó, procure pelo assento de baptismo do seu avô/avó, e vá recuando no tempo.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Navarro de Andrade

#272118 | pedrocosta93 | 08 mar 2011 22:15 | Em resposta a: #272110

Caro Mário César Navarro

António Carlos de Attayde era sim irmão do meu bisavô Fernando de Attayde

Talvez haja meio de obter o assento de nascimento do meu bisavô. Ainda tenho uma tia-avó viva e presumo que ela ainda tenha o assento de nascimento dos pais.

Obrigado pela dica.

Meus melhores cumprimentos,

Pedro Thiago Costa

Resposta

Link directo:

RE: Navarro de Andrade

#272135 | MCNN | 09 mar 2011 01:11 | Em resposta a: #272118

Caro Pedro Costa


Mesmo que a sua tia-avó não possua o assento de nascimento dos pais, pergunte-lhe se sabe quando e onde foram baptizados.

E, já agora, não perde nada em perguntar à sua tia-avó o que é que ela sabe sobre os avós dela,

Com essa informação, ser-lhe-á mais fácil procurar o que pretende.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 12:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen