Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#272251 | PP | 10 mar 2011 17:42

Caros confrades,

Algum dos confrades tem mais informações sobre o seguinte casal: Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira, que se encontram na base de dados do GENEALL PLUS? - ver em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=267531.

No GENEALL PLUS consta que Pedro Teixeira Mendes terá nascido em 30.04.1670, mas desconheço em que paróquia.
E a data de casamento ou a filiação do casal, alguém sabe?

Qualquer ajuda ou simples dado é bem-vindo.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#273072 | PP | 22 mar 2011 00:46 | Em resposta a: #272251

Caros confrades,

Renovo o pedido.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336302 | PP | 05 out 2013 15:25 | Em resposta a: #272251

Caros confrades,

Renovo o pedido.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336307 | Jorge Resende | 05 out 2013 19:40 | Em resposta a: #272251

Presumo que com tanta escassez de dados, haja alguém que possa ajudá-lo nessa pesquisa. Não tem mais informação do referido? Desde 2011 que o seu interesse não é correspondido e tal deve-se como disse anteriormente à falta de dados para motivar quem quer que seja para o ajudar. Quem era o personagem do seu interesse? Onde viveu? Quem foram os seus pais? Quando casou e com quem? Que cargos teve? Se tentar ajudar, decerto que não faltarão pessoas voluntariosas neste fórum para o ajudar.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336309 | PP | 05 out 2013 19:56 | Em resposta a: #336307

Caro confrade Jorge Resende,

Obrigado pela sua atenção.

Quando fiz o pedido em 2011, os nomes já estavam na base de dados do Geneall, mas com dados incompletos ou, provavelmente, eu não os conseguia ver todos atendendo a que não sou assinante.

Assim, o meu pedido era no sentido de saber se alguém teria mais dados face aos que eu apenas então conseguia ler.

Julguei, provavelmente de forma errada, que através do supracitado link, alguém conseguisse mais alguma informação - os assinantes.

A pessoa que me interessa é Pedro Teixeira Mendes casado com Francisca Ferreira, da freguesia de Penafiel. E, segundo a base de dados, terá nascido em 1670, na dita freguesia.

Se bem me recordo, julgo que na altura aparecia na base de dados com o grau académico de doutor.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336315 | roz | 05 out 2013 21:58 | Em resposta a: #336309

Caro PP

Os dados sao : Pedro Teixeira Mendes, nasceu a 30/4/1670, bacharel de Direito, casado com Francisca Ferreira. Teem uma filha chamada Luisa Rosa Teixeira nascida em Novelas, Penafiel, e casada com Jose Carlos Pereira Bravo.

Espero que seja isto o que procurava.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336317 | PP | 05 out 2013 22:36 | Em resposta a: #336315

Cara confreira Rosário,

Agradeço a sua ajuda e disponibilidade.

Por acaso não consta a ascendência do casal e/ou a naturalidade de Pedro Teixeira Mendes na fonte que consultou?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336318 | roz | 05 out 2013 23:05 | Em resposta a: #336317

Caro PP
A fonte que consultei foi a base de dados do Geneall e nao tinha mais informacao sobre o casal. So ha os nomes dos netos (filhos da filha Luisa Rosa).
Se conseguisse o baptismo da Luisa em Novelas talvez houvesse la' mais informacao. Mas nao diz quando ela nasceu....

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336321 | PP | 06 out 2013 01:51 | Em resposta a: #336318

Cara confreira Rosário,

Muito obrigada pela sua disponibilidade.

Estou em crer que os dados apresentados na base de dados do Geneall deverão estar errados, a saber:

Há um casal Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira, na freguesia de Penafiel, por volta da mesma data, e que tiveram uma filha, entre outros, Luísa Rosa Teixeira, que casou com José Carlos Pereira Bravo.

Pedro Teixeira Mendes é filho de João Gonçalves e de Isabel Mendes, mas foi baptizado em 30.04.1678 e não em 1670.

O que me interessaria saber é de onde tiraram a informação de que Pedro Teixeira Mendes era bacharel em Direito.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336322 | jmmoreira | 06 out 2013 02:04 | Em resposta a: #336321

Caro confrade PP,

Pergunto se tem informação sobre a ascendência de João Gonçalves.
Descendo de uma irmã de Pedro Teixeira Mendes, de nome Maria Mendes que casou a 31-1-1695 em Penafiel.
Não consigo encontrar o seu assento de nascimento. Por acaso tê-lo-à encontrado?

Desde já agradeço.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336324 | PP | 06 out 2013 09:34 | Em resposta a: #336322

Caro confrade jmmoreira,

Infelizmente não encontrei. Quantos irmãos da Maria Mendes encontrou?

Por acaso encontrou algum assento onde conste que Pedro Teixeira Mendes era bacharel? Acho este dado muito duvidoso... nunca encontrei nenhuma referência a qualquer grau académico...

Tem alguma desconfiança de quem serão os pais de João Gonçalves ou da Isabel Mendes?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336328 | jmmoreira | 06 out 2013 13:23 | Em resposta a: #336324

Caro confrade PP,

Encontrei 9 irmãos de Maria Mendes (todos nascidos no lugar da Cepeda, Penafiel):
- Manuel (b. 19-11-1665)
- João (b. 8-8-1667)
- Francisco (b. 10-10-1669)
- António (b. 13-9-1671)
- Isabel (b. 8-12-1673)
- Ana (b. 25-4-1676)
- Pedro Teixeira Mendes (b. 30-4-1678)
- Catarina Mendes (n. 14-9-1680)
- Amaro Mendes (b. 13-1-1683)
- Domingos Mendes (b. 31-10-1689)

Sobre a Isabel Mendes tenho alguma informação:
Isabel Mendes (n. 9-6-1646, f. 30-8-1690) filha de Amaro Mendes (n. cerca de 1610 em Galegos, f. 18-4-1693 em Cepeda, Penafiel) e de Isabel Rangel (n. cerca de 1610 em Cepeda, Penafiel, f. em Cepeda, Penafiel a 2-7-1689). Casaram em Penafiel a 13-7-1633.

Isabel Mendes era neta paterna de Gonçalo Mendes (n. cerca de 1570) e de Margarida Manuel (n. em Galegos a 9-4-1572). Casaram em Galegos a 8-1-1595.
É neta materna de Gonçalo Simão (n. cerca de 1585 em Castelões de Cepeda, f. 20-1-1662 em Penafiel) e de Isabel Rangel (n. cerca de 1585 em Guilhufe). Casaram em Guilhufel a 23-1-1610.

A Isabel Rangel nascida cerca de 1585 era filha de Domingos Rangel (f. Cepeda,Penafiel a 21-11-1626) e de Catarina Gonçalves (f. Cepeda,Penafiel a 25-11-1619).

A Margarida Manuel era filha de João Gaspar (f. em Galegos a 8-11-1613) e de Maria Manuel (f. em Bairro, Galegos a 18-9-1622). É neta materna de Violante Dias (f. em Galegos a 27-8-1575).

Sobre o grau académico de Pedro Teixeira Mendes nada sei.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336330 | roz | 06 out 2013 14:13 | Em resposta a: #336324

Caro PP

Pois sobre sobre ele ser bacharel ou nao 'e que ja nao o posso ajudar. O que diz exactamente 'e "Formado em Leis", o que eu assumi (talvez erradamente) ser bacharel de Direito. Nao tem fontes portanto nao sei de onde veio a informacao. Contudo nos dados da filha Luisa Rosa vem uma fonte [NFP-vol. VIII-pg. 469 (Pinheiros)].

Num dos filhos de Luisa (Caetano Pereira Bravo Vasconcelos Osorio * 1/9/1748, nao diz onde) tem as seguintes fontes:
CB-vol. VII-pg. 195
NFP-vol. VIII-pg. 469 (Pinheiros)
SVSN-Arv. 136

Luisa tem outro filho que foi padre, Carlos Pereira Bravo, e pode ser que pela IG dele consiga mais alguma informacao do pai.
Ha ainda um 3.o filho, Antonio Pereira Bravo, *1/7/1753 em Favoes, Marco de Canavezes. Pode ser que esse assento mencione o que fazia o pai.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336348 | PP | 06 out 2013 18:33 | Em resposta a: #336328

Caro confrade jmmoreira,

Quanto aos irmãos, tudo certo. São onze filhos ao todo.

Quanto aos dados relativos a Isabel Mendes, tenho algumas dúvidas pois não encontrei dados inequívocos.

Vou estudar melhor os dados que apresenta.

Há um dado importante no assento de óbito de Amaro Mendes (f. 18.04.1693): neste assento consta que era sogro de Mateus Francisco. Será o Mateus Francisco c.c. Ana Mendes?!

Em 08.02.1712, na Igreja de Santa Marinha, Lodares, Lousada, Porto, Portugal, casam Jerónimo MENDES e Maria COELHA, sendo ele filho de Mateus Francisco e de Ana Mendes.

Mas se assim for, há aqui um pequeno problema... É que, ou há dois Amaro Mendes, ou quando consta que ele era da Cepeda, podiam estar a referir-se à freguesia da Cepeda, Paredes...De onde parece ser natural a Ana Mendes c.c. Mateus Francisco.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336349 | jmmoreira | 06 out 2013 18:33 | Em resposta a: #336328

Pequenos acrescentos/correcções
- Como é facilmente verificável são 10 os irmãos de Maria Mendes.
- A Margarida Manuel poderá ser a Margarida Gonçalves do Bairro falecida a 3-11-1675. Apenas uma hipótese ...
- Amaro Mendes era conhecido como Amaro "o velho" e Gonçalo Simão era conhecido como "o Lado".
- Sobre João Gonçalves será possível procurar o assento de casamento vendo pelos padrinhos dos filhos paróquias prováveis. Foi um trabalho que ainda não fiz.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336352 | PP | 06 out 2013 18:50 | Em resposta a: #336330

Cara confreira Rosário,

Obrigado uma vez mais pela sua disponibilidade.

Caetano Pereira Bravo Vasconcelos Osório nasceu em Favões, Marco de Canaveses.

Vou ver se encontro a IG do dito padre.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336353 | jmmoreira | 06 out 2013 18:51 | Em resposta a: #336348

Caro confrade,

Dados:
- Mateus Francisco (sim, creio ser o referido no assento de óbito do sogro) e Ana Mendes casaram em Penafiel a 5-1-1675;
- Quando à referência a Cepeda, é o lugar. Não tenho grandes dúvidas quanto a isso. Acontece que o lugar da Cepeda se divide por três freguesias: Castelões de Cepeda, Penafiel e Guilhufe.
- Há vários Amaros Mendes, sim. O Amaro Mendes casado com Isabel Rangel tiveram um filho de nome Amaro Mendes. E há outros Amaros Mendes netos do primeiro.

No assento de casamento que refere de Lodares interpreto que o Francisco Mateus e a Ana Mendes moravam em Castelões de Cepeda (a fraguesia). O lugar não é especificado. Não percebi bem a dúvida do confrade ...

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336355 | PP | 06 out 2013 19:44 | Em resposta a: #336353

Caro confrade,

Estes seus dados são muito importantes.

Podia, por favor, confirmar se estou a ler bem o assento de casamento de Mateus Francisco e Ana Mendes?

Ver em: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=751454 (ficheiro 505, 3.º assento do fólio direito)

Eu leio: Mateus Francisco, filho de Pedro Francisco da Aveleda? e sua mulher ? Duarte? e Ana Mendes, filha de Amaro Mendes e sua mulher Isabel? Rogel? da Cepeda; testemunhas: João Gonçalves e sua mulher, Manuel Mr.ª? (Moreira?) e outros.

Eu, por acaso, estou um pouco baralhado com o lugar, mas a sua explicação pode desfazer então os equívocos. Veja, por exemplo, que aqui neste assento diz que todos são da freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel), mas em 1712-02-08, consta que Ana Mendes era da freguesia de «Casteláns[sic] (Castelões) da[sic] (de) Cepeda», Paredes.

Acabo de descobrir um Amaro Mendes c.c. Maria Martins, também em Penafiel...

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336356 | jmmoreira | 06 out 2013 20:42 | Em resposta a: #336355

Boa noite,

Faço a mesma leitura desse assento. Nos pontos de interrogação concordo com a interpretação de todos. Onde tenho mais dúvidas é na identificação do lugar Aveleda.

Amaro Mendes c.c. Maria Martins: é o filho do Amaro Mendes casado com Isabel Rangel. Agradeço a partilha da data de casamento. Sabia o nome da mulher do Amaro Mendes (filho) mas não tenho a assento de casamento.

Quanto à Ana Mendes c.c. Mateus Francisco, dou como certo que nasceu no lugar da Cepeda, freguesia de Penafiel e que morou depois de casada na freguesia de Castelões de Cepeda.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336358 | PP | 06 out 2013 21:15 | Em resposta a: #336356

Caro confrade,

Também não tenho certezas quanto ao lugar, porém, numa primeira leitura, pareceu-me «da Vellededa[sic]» (da Veleda = da Aveleda); mas, talvez possa ser: «da Vilella[sic]» (Vilela), lugar que também existe na freguesia.

Não tenho o casamento de Amaro Mendes e Maria Martins. Descobri foi o de Bento Martins, filho dos anteriores, com Maria Gaspar. Casaram em 20.10.1681 na freg.ª de Castelões da Cepeda, Paredes. Ver fólio 602, último assento do fólio direito.

Por curiosidade: eu descendo de Amaro Mendes e de Isabel Rogel, e de João Gonçalves e de Isabel Mendes.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336361 | PP | 06 out 2013 22:18 | Em resposta a: #336328

Caro confrade,

A propósito desta nota: "Sobre a Isabel Mendes tenho alguma informação: Isabel Mendes (n. 9-6-1646, f. 30-8-1690) filha de Amaro Mendes (n. cerca de 1610 em Galegos, f. 18-4-1693 em Cepeda, Penafiel) e de Isabel Rangel (n. cerca de 1610 em Cepeda, Penafiel, f. em Cepeda, Penafiel a 2-7-1689). Casaram em Penafiel a 13-7-1633.

No assento de baptismo de Isabel, de 11-06-1646, consta que é filha de Amaro Moreira e de Isabel Rogel. Amaro Moreira e Amaro Mendes serão no seu entender as mesmas pessoas?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336362 | jmmoreira | 06 out 2013 22:40 | Em resposta a: #336361

Boa noite,

O assento de baptismo de Isabel Mendes não o tenho como certo.
Há, de facto, essa questão que não é clara.
No entanto, o nome Rangel não é comum pela freguesia de Penafiel.
O assento de casamento de Isabel Mendes com João Gonçalves dissiparia dúvidas.
Ando à procura desse assento.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336363 | PP | 06 out 2013 23:15 | Em resposta a: #336328

Caro confrade jmmoreira,

Não tenho palavras para lhe agradecer a partilha destes dados...

Só agora, à medida que fui lançando na minha BD, é que estou a ver que acabo de recuar mais 3 gerações num determinado ramo.

Muito obrigado mais uma vez.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336393 | PP | 07 out 2013 17:49 | Em resposta a: #336328

Caro confrade,

Agradecia, por favor, que me confirmasse estes dados: "A Isabel Rangel nascida cerca de 1585 era filha de Domingos Rangel (f. Cepeda, Penafiel a 21-11-1626) e de Catarina Gonçalves (f. Cepeda, Penafiel a 25-11-1619)."

Relativamente aos dois assentos de óbito, não os encontro na freguesia de Penafiel.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336395 | PP | 07 out 2013 18:02 | Em resposta a: #336328

Caro confrade,

Confira, por favor, que Gonçalo Simão e Isabel Rogel casaram no mês de Fevereiro e não Janeiro, na freguesia de Guilhufe, Penafiel.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336409 | jmmoreira | 07 out 2013 22:06 | Em resposta a: #336393

Boa noite,

Corrijo:
- Domingos Rangel e Catarina Gonçalves faleceram em Cepeda, Guilhufe.
- Gonçalo Simão e Isabel Rangel casaram em Fevereiro.

Peço desculpa pelos erros na passagem da BD para a mensagem.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336422 | PP | 08 out 2013 01:17 | Em resposta a: #336409

Caro confrade,

Se interessar: Mateus Francisco e Ana Mendes tiveram, pelo menos, dois filhos: Jerónimo Mendes e António Mendes. Porém, não encontrei ainda os assentos de baptismos.

Obrigado pelos dados.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336441 | PP | 08 out 2013 12:29 | Em resposta a: #336409

Caro confrade jmmoreira,

Se interessar este dado, julgo que a Maria, b. a 25.04.1638, em Penafiel, filha de Amaro Mendes, do Ponte da Cepeda, deve, atendendo à data, ser filha do casal Amaro Mendes e de Isabel Rogel, que casaram a 13.07.1633.

Curiosamente o padrinho de baptismo é Domingos Manuel, provavelmente tio materno da baptizada, filho de João Gaspar e de Maria Manuel.

Note que é apenas uma suposição.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336457 | PP | 08 out 2013 15:39 | Em resposta a: #336409

Caro confrade,

Graças aos seus dados consegui, pela primeira vez (com segurança!), chegar aos meus 13.ºs avós nos meus diversos ramos. Momento histórico! :)

Aqui fica então uma novidade: se Violante Dias é sogra de João Gaspar, então Catarina Mendes será sogra de Maria Manuel. E julgo que provavelmente desconhecia este dado.

Em 14.03.1585, é baptizada Ana, filha de João Gaspar e de Maria Manuel. Foi baptizada por João Soares, tendo sido padrinhos de baptismo: Manuel Peixoto da Silva e Catarina Mendes, «sua avó».

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Galegos (1572-02-17 a 1655-11-28) (Galegos, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Galegos, 1572-02-17 a 1655-11-28), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/3/4 - 14.1, fólio 17v, assento de 1585-03-14).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Correcção: Catarina Mendes é avó do Manuel Peixoto da Silva.

#336466 | PP | 08 out 2013 17:58 | Em resposta a: #336409

Caro confrade,

Queira, por favor, desconsiderar esta informação: "(...) se Violante Dias é sogra de João Gaspar, então Catarina Mendes será sogra de Maria Manuel."

Em 14.03.1585, é baptizada Ana, filha de João Gaspar e de Maria Manuel. Foi baptizada por João Soares, tendo sido padrinhos de baptismo: Manuel Peixoto da Silva e Catarina Mendes, «sua avó».

Porém, é avó do padrinho de baptismo e não da baptizada!

Já encontrei o assento de óbito que comprova que Catarina Mendes é mãe de D. Guiomar da Silva, sendo esta última mãe de Manuel Peixoto da Silva.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336502 | PP | 09 out 2013 17:08 | Em resposta a: #336328

Caro confrade jmmoreira,

Caso tenha mais dados sobre descendentes dos seguintes casais, que queira partilhar, fico-lhe grato, a saber:

Amaro Mendes e Isabel Rogel, de Penafiel;

Gonçalo Mendes e Margarida Manuel, de Galegos, Penafiel;

Gonçalo Simão e Isabel Rogel, de Castelões de Cepeda, Paredes;

Domingos Rogel e [?], de Castelões de Cepeda, Paredes;

João Gaspar e Maria Manuel, de Galegos, Penafiel; (sobre este casal já encontrei 6 filhos, se pretender os dados, disponha).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336513 | jmmoreira | 09 out 2013 22:13 | Em resposta a: #336502

Caro confrade,

O PC onde tinha as aplicações de genealogia morreu ...
Tenho cópias das BDs mas não tenho nenhum PC com aplicações de genealogia instaladas.
Sou capaz de estar uns dias sem acesso às BDs.
Ou seja, só quando resolver este percalço é que o poderei ajudar.
Mas lembro-me de ter alguns irmãos assinalados de alguns dos casais que refere.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336616 | PP | 12 out 2013 01:46 | Em resposta a: #336513

Caro confrade,

A mãe de Mateus Francisco deverá ser Maria? Duarte.

Em 24.11.1678, em Penafiel, foi baptizado José, f.º de Mateus Francisco e de Ana Mendes.

Foi batizado pelo «p.e M.el» (padre Manuel) Delgado Duarte, tendo sido padrinhos de baptismo: Bento da Rocha e «M.ª?» (Maria?) Duarte «avó [paterna] do afilhado».

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336622 | PP | 12 out 2013 10:41 | Em resposta a: #336356

Caro confrade,

Apenas uma nota: Ana Mendes c.c. Mateus Francisco, morou depois de casada no Lugar da Cepeda, freguesia de Castelões de Cepeda, Paredes; no entanto tiveram muitos filhos registados em Penafiel entre 1678 e 1693.

Já encontrei 5 filhos. Só não encontro o assento de baptismo de Jerónimo Mendes...

Não encontrei filhos do dito casal, no livro de assentos de baptismo de Castelões de Cepeda, Paredes, entre 1675 e 1727. Mas já reparei que a filha Ana, registou lá a sua filha Maria e, em 1713-05-02, são dados como residentes no «luguar[sic] (Lugar) da Cepeda», freguesia do «Salvador de Castelãos[sic] (Castelões) da[sic] (de) Cepeda», Paredes.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336637 | PP | 12 out 2013 13:03 | Em resposta a: #336328

Caro confrade,

Aqui fica mais um dado que interessa-lhe:

Há mais uma irmã - Clara.

Em 1709, nasce Clara, filha de Manuel António e de Maria Mendes, do Lugar do Monte, freguesia de Guilhufe, Penafiel:

Clara, n. a 11.08.1709, e foi b. a 15.08.1709, na Igreja de São João Evangelista, Guilhufe, Penafiel, Porto, Portugal.

Foi baptizada pelo «L.do» (licenciado) Inácio Correia de «Oliv.ra» (Oliveira), «Abb.e» (abade) da dita igreja, tendo sido padrinhos de baptismo: Manuel Dias Neves, de «Castellãos da Cepeda»[sic] (Castelões de Cepeda), Paredes, e Clara (tia materna da baptizada), «soltr.ª f.ª» (solteira, filha) de João «Gls» (Gonçalves) (avô materno da baptizada) «e de sua m.er» (mulher), do Lugar da Cepeda, freguesia de Arrifana de Sousa (Penafiel); foram testemunhas: João Mendes e «D.os» (Domingos) Mendes (provavelmente os tios maternos da baptizada).

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Guilhufe (1586-07-06 a 1728-01-27) (Guilhufe, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Guilhufe, 1586-07-06 a 1728-01-27), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/3/4 - 16.2, fólio 310, assento de 1709-08-15.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336778 | PP | 15 out 2013 10:41 | Em resposta a: #336356

Caro confrade,

Se tiver datas dos nascimentos/baptismos dos filhos dos casal Amaro Mendes e Maria Martins que queira partilhar, agradeço.

De momento só encontrei: Ana, b. a "17 de X.bro de 665", em Penafiel.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336781 | jmmoreira | 15 out 2013 12:07 | Em resposta a: #336778

Caro confrade PP,

Ainda não estou operacional.
Por engano estava a fazer backup para o mesmo disco da BD original.
Como neste momento não tenho acesso ao disco, estou sem acesso às versões mais actualizadas da minha BD.
Espero resolver isto durante esta semana.
Se tiver novidades dar-lhe-ei notícias.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336898 | jmmoreira | 17 out 2013 21:53 | Em resposta a: #336502

Caro confrade PP,

Operacional de novo.
Envio os dados que tenho:
Filhos de Amaro Mendes e de Isabel Rangel:
- Ana Mendes;
- Manuel, b. 19-4-1634, Quintela, Guilhufe;
- Amaro Mendes, b. 12-8-1635, Cepeda, Penafiel;
- Maria, b. 25-4-1638, Ponte da Cepeda, Penafiel;
- Isabel Mendes, n. 19-6-1646, Cepeda, Penafiel.
Filhos de Gonçalo Mendes e Margarida Manuel:
- Gonçalo, n. 24-11-1595, Galegos;
- Maria, n. 10-5-1598, Passais da Igreja, Galegos;
- Amaro Mendes.
Filhos de Gonçalo Simão e de Isabel Rangel: nada tenho
Se o Domingos Rangel que refere é o que faleceu em Guilhufe em 1626, informo que a sua mulher se chamava Catarina Gonçalves. Nesse caso pergunto-lhe porque diz ser ele de Castelões de Cepeda.
Sobre João Gaspar e Maria Manuel, de Galegos, Penafiel. Também sei da existência de 6 filhos: Maria, Manuel, Francisca, Mateus, António, Ana. Sobre a Maria não encontrei o assento de nascimento/baptismo.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336899 | PP | 17 out 2013 21:55 | Em resposta a: #336328

Caro confrade jmmoreira,

Se lhe interessar, em 1712.03.27 faleceu Amaro Mendes, «O Velho» (!), viúvo, da Cepeda, da idade de 90 anos pouco mais ou menos.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336901 | jmmoreira | 17 out 2013 22:00 | Em resposta a: #336899

Boa noite,
Estranho, a informação que tenho é que terá falecido no dia 18-4-1693 em Cepeda, Penafiel.
O que refere não será o seu filho Amaro Mendes baptizado a 12-8-1635 em Cepeda, Penafiel?
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336903 | PP | 17 out 2013 22:29 | Em resposta a: #336898

Caro confrade Jmmoreira,

Obrigado pelos dados.

Permita-me apenas as seguintes rectificação: Amaro Mendes, b. 12-8-1635, foi baptizado em Guilhufe, Penafiel; Isabel Mendes, nasceu a 9 e foi baptizada a 11.06.1646.

Não sei se algures indiquei que Domingos Rogel seria da freguesia de Castelões de Cepeda, Paredes. Mas se o disse, não o posso afirmar com convicção, embora me tenha aparecido por lá um assento onde consta: Domingos Rogel e sua filha Isabel. (Há nessa freguesia muitos Rogel). Todavia, no casamento da sua filha Isabel, em Guilhufe, consta que era «da Cepeda». Assim, desculpe se o induzi em erro.

Se por acaso tiver alguma prova documental que ligue Amaro Mendes, «O Novo», c.c. Maria Martins, a Amaro Mendes, «O Velho», agradecia a informação. Já estudei relativamente bem a descendência de Bento Martins, filho de Amaro Mendes, «O Novo».

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336906 | PP | 17 out 2013 22:35 | Em resposta a: #336901

Caro confrade,

Foi só uma curiosidade...

Está correcto que o assento de óbito é de 18-4-1693, sem dúvida. O que é estranho é haver outro com o mesmo nome «Amaro Mendes, O Velho»... E por isso é que eu tenho muito receio em ligar o Amaro Mendes, O Novo, c.c. Maria Martins, ao Amaro Mendes, O Velho, falecido em 1693...

Não pode ser o filho, pois se faleceu com 90 anos em 1712, nasceu por volta de 1622.

Este assento "baralhou-me" os "Amaros Mendes" existentes!

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336909 | PP | 17 out 2013 23:26 | Em resposta a: #336349

Caro Jmmoreira,

Sabe, por favor, a data de falecimento de Isabel Rogel c.c. Gonçalo Simão «O Lado»?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336911 | jmmoreira | 17 out 2013 23:34 | Em resposta a: #336909

Não, não sei.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336912 | PP | 17 out 2013 23:40 | Em resposta a: #336909

Caro confrade,

Isabel Rogel, «molher doLado???da Sepeda» f. a 04.03.1649.

Confira, por favor, e veja em: Penafiel, fólio 160, 4.º assento a contar do fim.
Tenho dúvidas na leitura, mas como falou na alcunha «O Lado»... parece...

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#336914 | jmmoreira | 18 out 2013 00:02 | Em resposta a: #336912

Caro confrade,

Tenho a mesma opinião.
Já agora, sabe o significado de "provido" que aparece na margem direita do referido assento?

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#347339 | PP | 17 jun 2014 00:03 | Em resposta a: #272251

Caro confrade JMMoreira,

Gostaria, por gentileza, de saber se conseguiu evoluir na ascendência de João Gonçalves e/ou de Isabel Mendes.

Por acaso não encontrou a inquirição de genere do padre José Teixeira Ferreira, neto dos supracitados?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#347344 | jmmoreira | 17 jun 2014 02:21 | Em resposta a: #272251

Caro confrade PP,

Nada tenho sobre a ascendência de João Gonçalves.
Sobre a ascendência de Isabel Mendes: o que tenho é o que coloquei neste tópico em mensagem de 06 Out 2013 13:23 e mensagens seguintes.
Sobre a inquirição de genere de José Teixeira Ferreira: nada sei.
De facto, neste ramo não evoluí mais.

Cumprimentos,
jmmoreira


Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#347383 | PP | 18 jun 2014 00:02 | Em resposta a: #272251

Caro confrade JMMoreira,

Se interessar, encontrei o assento de óbito de Josefa, «filha familiar» de Pedro Teixeira e de Francisca Ferreira.

Faleceu a 01.12.1730, em Penafiel, e foi sepultada a 02.12.1730, na Igreja de São Martinho, Penafiel.

Faleceu numa sexta-feira, «com todos os Sacramentos e ab intestada»; «de idade de vinte e oito anos pouco mais ou menos e foi sepultada dentro desta igreja Matriz (Igreja de São Martinho, São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel))»; «acompanhada da Irmandade da Senhora da juda[sic] (da Ajuda) e das almas e da Misericórdia e terceiras/terceiros».

No averbamento do assento de óbito consta: «Teve pr.º (primeiro) of.º (ofício) geral».

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Óbito de Penafiel (1725-11-06 a 1743-05-27) (Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1725-11-06 a 1743-05-27), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 15.1, fólio 39, assento de 1730-12-02.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#347580 | PP | 23 jun 2014 09:44 | Em resposta a: #347344

Caro confrade JMMoreira,

Se interessar, encontrei o assento de óbito de Josefa, «filha familiar» de Pedro Teixeira e de Francisca Ferreira.

Faleceu a 01.12.1730, em Penafiel, e foi sepultada a 02.12.1730, na Igreja de São Martinho, Penafiel.

Faleceu numa sexta-feira, «com todos os Sacramentos e ab intestada»; «de idade de vinte e oito anos pouco mais ou menos e foi sepultada dentro desta igreja Matriz (Igreja de São Martinho, São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel))»; «acompanhada da Irmandade da Senhora da juda[sic] (da Ajuda) e das almas e da Misericórdia e terceiras/terceiros».

No averbamento do assento de óbito consta: «Teve pr.º (primeiro) of.º (ofício) geral».

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Óbito de Penafiel (1725-11-06 a 1743-05-27) (Penafiel, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1725-11-06 a 1743-05-27), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 15.1, fólio 39, assento de 1730-12-02.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#347581 | jmmoreira | 23 jun 2014 10:30 | Em resposta a: #272251

Caro confrade PP,

Agradeço a sua disponibilidade. Tenho registado essencialmente informação dos meus ascendentes e seus irmãos. Descendo de uma irmã do Pedro Teixeira Mendes, de nome Maia Mendes. A descendência do Pedro Teixeira Mendes não me interessa particularmente.

Peço desculpa por só agora responder mas, por motivos profissionais, tenho tido pouca disponibilidade.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Casamento de Clara Mendes com Manuel Ferreira.

#353038 | PP | 20 dez 2014 18:47 | Em resposta a: #336328

Caro confrade jmmoreira,

Aqui fica um dado que poderá interessar e abrir, quem sabe, pistas:

Manuel Ferreira c.c. Clara Mendes, f.ª de João Gonçalves e de Isabel Mendes, a 13.06.1718, na Igreja de São João Evangelista, Guilhufe, Penafiel.

Casaram numa segunda-feira, tendo a cerimónia sido celebrada pelo padre Manuel Teixeira «Carnr.º» (Carneiro), coadjutor da freguesia de São João de «Guelhufe»[sic] (Guilhufe), São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel); foram testemunhas: João Mendes, do Lugar da Cepeda, e Bento de Sousa, do Lugar da «Rapozeira»[sic] (Raposeira).

Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Guilhufe - Penafiel (1587-10-23 a 1727-12-21) (Guilhufe, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Guilhufe, 1587-10-23 a 1727-12-21), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/3/4 - 16.2, fólio 173 e 173v, assento de 1718-06-13.

Cordiais cumprimentos, PP.

PS: Presumo que o João Mendes, seja o João que foi b. a 08.08.1667, na Igreja de São Martinho, Penafiel. Não encontrei filhos do casal nas freguesias de Guilhufe e Santiago de Subarrifana... mas procurei demasiadamente rápido....

Resposta

Link directo:

Pedro Teixeira Mendes.

#353052 | PP | 21 dez 2014 17:38 | Em resposta a: #272251

Caros confrades,

Há uns tempos atrás levei com uma batibarba por e-mail por ter perguntado se Pedro Teixeira Mendes seria mesmo bacharel em direito. Ou melhor: apenas questionei de onde teriam tirado tal dado.

Mas parece que fui mal interpretado por ter colocado em causa a investigação ou os dados apresentados.

Pedro Teixeira Mendes, n. em 1678, e foi baptizado a 30.04.1678, na Igreja de São Martinho, Penafiel.

A minha dúvida mantém-se (ou talvez não ;) ):

Em 1702 e 1704 (o dito tinha já 25 anos de idade) e «assina de cruz» dois assentos de baptismo.

Em 1708 (o dito tinha já 30 anos de idade) e assina um assento de baptismo de uma sobrinha por afinidade, com uma caligrafia que julgo que não se coaduna com o grau académico, nem com a de um estudante nos princípios do século XVIII...

Salvo melhor opinião, tenho fortes dúvidas que tal seja verdade. Em cerca de 30 assentos paroquiais que consultei nem um revela algum título académico...

Ver a caligrafia e tipo de assinatura em: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Penafiel (1667-03-06 a 1709-06-16) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1667-03-06 a 1709-06-16), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.1, fólio 231, assento de 1708-02-12.

Cumprimentos, PP

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#353527 | jmmoreira | 10 jan 2015 23:33 | Em resposta a: #353038

Caro confrade PP,

Agradeço o cuidado.
Já tinha essa informação.
Tenho a assento de casamento de 7 (Maria Mendes, Manuel, Pedro Teixeira Mendes, Catarina Mendes, Amaro Mendes, Domingos Mendes e Clara Mendes) dos 12 irmãos (os restantes 5 são: João, Francisco, António, Isabel e Ana).

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#353528 | PP | 11 jan 2015 00:59 | Em resposta a: #353527

Caro confrade JMMoreira,

Tem o assento de casamento de João Mendes?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#353542 | jmmoreira | 11 jan 2015 13:30 | Em resposta a: #353528

Boa tarde,

Do João Mendes não. Dele, a única coisa que sei é que foi baptizado a 8 de Agosto de 1667, lugar da Cepeda, Penafiel.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#353544 | PP | 11 jan 2015 15:07 | Em resposta a: #353542

Caro confrade JMMoreira,

Suponho que o assento de casamento de João Mendes, com Isabel Antónia, seja o que ocorreu a 25 de Janeiro de 1700, na Igreja de São João Evangelista, freguesia de Guilhufe, Penafiel.

No dito assento consta que João Mendes é do Lugar da Cepeda; f.º de João Gonçalves, já defunto.

Ver em: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Guilhufe - Penafiel (1587-10-23 a 1727-12-21) (Guilhufe, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Guilhufe, 1587-10-23 a 1727-12-21), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/3/4 - 16.2, fólio 155v, assento de 1700-01-25).

Deixo-lhe ainda algumas notas que tenho na minha investigação, a saber:

1683-12-09 - Solteiro. Apadrinha o seu sobrinho Manuel, filho de Manuel Mendes, seu irmão, e de Clara Pinta, sua cunhada, do Lugar do Oural, freguesia de Castelões de Cepeda, Paredes (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Castelões de Cepeda - Paredes (1588-03-08 a 1727-11-23) (Castelões de Cepeda, Paredes, Porto, Portugal, Paróquia de Castelões de Cepeda, 1588-03-08 a 1727-11-23), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/19/9/4 - 13.1, fólio 99, assento de 1683-12-09).

1696-08-14 - É provável que seja o padrinho de baptismo do seu sobrinho Manuel, filho de Manuel António, seu cunhado, e de Maria Mendes, sua irmã, do Lugar do Monte, freguesia de Guilhufe, São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel) (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Guilhufe - Penafiel (1586-07-06 a 1728-01-27) (Guilhufe, Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Guilhufe, 1586-07-06 a 1728-01-27), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/3/4 - 16.2, fólio 194v, assento de 1696-08-14).

1704-03-30 - É provável que seja o padrinho de baptismo do seu sobrinho João, filho de Amaro Mendes, seu irmão, e de Catarina Barbosa, sua cunhada, «da fonte da aldeya[sic] (aldeia) da Aveleda», freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel); a confirmar-se, o seu nome será João Mendes e era da «Cepeda» (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Baptismo de Penafiel (1667-03-06 a 1709-06-16) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1667-03-06 a 1709-06-16), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.1, fólio 177, assento de 1704-03-30).

1706-02-20? - É provável que seja o padrinho de baptismo do seu sobrinho Francisco Teixeira, filho de Pedro Teixeira Mendes, seu irmão, e de Francisca Ferreira, sua cunhada, «de Sima de Villa»[sic] (Cima de Vila), freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel); a confirmar-se, o seu nome será João Mendes e era da «Cepeda» (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1667-03-06 a 1709-06-16) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1667-03-06 a 1709-06-16), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.1, fólio 202, assento de 1706-02-20?).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#353553 | jmmoreira | 11 jan 2015 20:38 | Em resposta a: #353544

Caro confrade PP,

Agradeço a informação.
Fica a questão: como chegar à ascendência de João Gonçalves?
É, neste caso, isso que me motiva.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#353559 | PP | 11 jan 2015 22:21 | Em resposta a: #353553

Caro confrade JMMoreira,

Como eu o entendo...

Tenho que me virar para os notariais... é o próximo passo.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#353692 | PP | 17 jan 2015 10:28 | Em resposta a: #272251

Caros confrades,

Alguém tem dados sobre os pais de Mateus Francisco, filho de Pedro Francisco e de Maria Duarte, possivelmente residentes na freguesia e concelho de Penafiel - meados do século XVII?

Agradecia a partilha de dados.

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357411 | aapamp | 10 mai 2015 17:35 | Em resposta a: #272251

Caros confrades
Excelentes as informações que aqui colocaram.Até ontem tinha uma linha Mendes encravada na 9ªgeração e graças a este tópico foi parar à 14ª geração,ainda por cima quando julguei que pouco iria avançar por os paroquiais de Penafiel serem uma lástima.Parabéns e muito obrigado pela partilha.
Descendo da Catarina Mendes(filha de João Gonçalves e Isabel Mendes) casada com Manuel de Sousa,pode o confrade jmmoreira dar-me a data e local desse casamento?
A titulo de curiosidade esta Catarina Mendes é 4ª avó de Bernardo Mendes,Visconde de Paredes,embora o Mendes por ele usado não seja este que lhe vem pelo pai,mas outro que vem da mãe e de que pouco sei.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357414 | PP | 10 mai 2015 18:28 | Em resposta a: #357411

Caro confrade,

Seria possível, por gentileza, partilhar os dados entre a dita Catarina Mendes, c.c. Manuel de Sousa, e o dito Bernardo Mendes, Visconde de Paredes?

Grato pela colaboração.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357415 | aapamp | 10 mai 2015 19:17 | Em resposta a: #357414

Caro Confrade
A linha é a seguinte.
Manuel de Sousa e Catarina Mendes foram pais de Antonio de Sousa casado com Luisa de Sousa em Penafiel em 8 novembro de 1751.
Este casal foi pai de Maria Josefa de Sousa casada em 5.01.1779 em Penafiel com Custódio José Alvares Ferreira.
Este casal foi pai de José Bernardo Alvares Ferreira casado a 21.06.1804 em Guilhufe com Maria Clara Teixeira.
Este casal foi pai de Manuel Bernardo Alvares Ferreira (nascido a 6.10.1818 em Guilhufe) casado segundo Manuel Abranches do Soveral cerca de 1840 em Casteloes de Cepeda com Umbelina Mendes
Este casal foi pai de Bernardo Mendes(nascido a 5.11.1847 em Guilhufe)
Estes dados foram obtidos no roglo,o unico avanço foi encontrar o casamento de António de Sousa com Luisa de Sousa em Penafiel a 8.11.1751 e depois ligar aos indicados nesta página.
Já agora como esteve a estudar os paroquiais de Penafiel não encontrou nada sobre o casal André Barbosa e Luisa Barbosa que eram da Aveleda e casaram em Penafiel em 18.11.1654 sem indicações nenhumas dos pais como todos de Penafiel nessa época?Eles são bisavós da Luisa de Sousa que casa em Penafiel em 1751.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357416 | jmmoreira | 10 mai 2015 19:32 | Em resposta a: #357411

Caro António Mendes,
Sei que Catarina Mendes (n. 14-9-1680, ligar da Cepeda, Penafiel) casou com Manuel de Sousa a 6-7-1711 em Penafiel.
Não tenho o casamento de João Gonçalves com Isabel Mendes.
Sobre a Isabel Mendes tenho que nasceu a 9-6-1646 [apesar de haver dúvidas sobre o assento se refere a ela] lugar da Cepeda, Penafiel. Faleceu no mesmo lugar a 30-8-1690.
Do João Gonçalves apenas sei que faleceu antes de Isabel Mendes.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357419 | PP | 10 mai 2015 20:15 | Em resposta a: #357415

Caro confrade,

Grato pela gentileza de partilhar os dados que lhe solicitei. Vou estudá-los com atenção.

Por acaso não encontrou o assento de baptismo de António de Sousa? Eu parei em 20.03.1720 no nascimento de Josefa.

Quanto ao casal André Barbosa e Luísa Barbosa, também fiquei pelo casamento e respectivos óbitos.

Mais um pedido: poderia partilhar a linha da dita Luísa de Sousa, que casou em 1751.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357420 | aapamp | 10 mai 2015 20:43 | Em resposta a: #272251

Caros confrades
Obrigado pelos dados jmmoreira.
Em relação à Luisa de Sousa o que tenho é o seguinte:
é filha de Manuel de Sousa e Catarina Ferreira
Neta paterna de José de Sousa e Ana Barbosa casados a 18.06.1871 em Penafiel e neta paterna de Domingos Rodrigues e Maria Ferraz de Castelões de Cepeda que ainda não procurei nada.
O josé de Sousa é filho de António Fernandes e de Isabel de Sousa que são do lugar do Porrelo ? em Penafiel
A Ana Barbosa é filha de André Barbosa e de Luisa Barbosa,da Aveleda,Penafiel.
Encontrei o batismo de 2 ou 3 filhos em Penafiel, e um curioso é da filha Maria em 30.07.1657 onde parece dizer que a criança é neta de Gonçalo Dias e um dos padrinhos foi seu tio Belchior Duarte,os outros não me ajudaram nada a avançar,mas só peguei hoje neste assunto,e não tenho a certeza de ser isto que diz o assento.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357424 | PP | 10 mai 2015 21:42 | Em resposta a: #357420

Caro confrade António Mendes,

O lugar deve ser o da Aperrela, tanta vezes grafado como: «Perrela» ou «Perrelo».

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357426 | PP | 10 mai 2015 22:07 | Em resposta a: #357420

Caro confrade António Mendes,

Uma questão: será que Manuel de Sousa, filho de José de Sousa e de Ana Barbosa, não será o Manuel nascido a 22.06.1702, em Penafiel, e que os ditos pais não serão os que casaram a 18.11.1691 na Igreja de São Martinho, Penafiel?

(Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1667-03-06 a 1709-06-16) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1667-03-06 a 1709-06-16), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.1, fólio 152 e 152v, assento de 1702-06-25; e IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Penafiel (1669-11-24 a 1709-06-08) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1669-11-24 a 1709-06-08), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.1, fólio 262, assento de 1691-06-18).

Está a ficar interessante... pelo menos para o meu lado.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357427 | aapamp | 10 mai 2015 22:33 | Em resposta a: #357426

Caro confrade PP
Não faço ideia,como disse anteriormente só ontem avancei uma geração,e por acaso, pois procurava descobrir quem era um João Pinto de Magalhães,que vai dar ao mesmo Bernardo Mendes atras citado,quando hoje percebo que em vez de uma eram várias as gerações que avançava.
Só uma questão,a ascendência da Isabel Mendes é a atras citada ou para além da sua data de nascimento se questiona a ascendência?
Em relação ao Amaro Mendes ter 90 anos acho que o rigor era muito pequeno na altura,e era muito a olho a atribuição da idade,e o morto que era o que devia saber melhor a idade já não ia esclarecer nada,é muito comum o padre atribuir uma duzia de anos a mais ou a menos ao defunto,principalmente em idades avançadas.E o novo passou a velho quando morreu o pai...principalmente havendo outros Amaro Mendes na geração posterior.Na data do batismo da Isabel Mendes havia um padre bastante conhecido chamado Amaro Moreira na zona,pode perfeitamente o padre que fez o assento trocar involuntariamente o nome,no correr da escrita.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357428 | aapamp | 10 mai 2015 22:41 | Em resposta a: #272251

Caro PP
Não tenho nada do Manuel de Sousa além do que obtive pelo casamento da filha em 1751,mas efectivamente só pode ser o que o confrade citou...pois os pais têm o mesmo nome..e as datas são compatíveis,tem mais dados sobre a ascendência dele?
.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357429 | PP | 10 mai 2015 22:52 | Em resposta a: #357427

Caro confrade António Mendes,

Eu não tenho nenhum dado concreto que me permita definir com rigor a ascendência de Isabel Mendes c.c. João Gonçalves.

Da minha parte não tenho dados nem certeza de que seja o assento de baptismo dela.

Relativamente aos Amaro Mendes, muita atenção que esse terreno está um pouco minado: há pelo menos três/quatro....

Cordiais cumprimentos, PP.

PS: o padre Amaro Moreira que se refere é o abade? O filho de Gaspar Gonçalves Moreira e Beatriz Duarte?

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357430 | jmmoreira | 10 mai 2015 22:53 | Em resposta a: #357427

Caro António Mendes,
A ascendência de Isabel Mendes está certa. A data de nascimento é que pode não estar.
Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357431 | aapamp | 10 mai 2015 23:19 | Em resposta a: #272251

Caro Jmmoreira
Muito obrigado,e mais uma vez parabéns pelo desenvolvimento que fez.
Já agora nos antepassados comuns que temos em Quires e Constance embora tenha avançado pouco parece-me que o Belchior Mendes casado com a Domingas João é filho de Belchior Mendes e Catarina Vieira,neto paterno de Sebastião Fernandes e Catarina Mendes e materno de Gaspar Pires e Olaia Vieira.Em Quires o António da Mota casado com Maria Ferreira é filho do António da Mota casado com Maria Antónia(cheguei a esta conclusão por causa de um batismo em 1674 de uma filha de Luisa da Mota e Manuel Pereira em que a madrinha é Antónia filha de António da Mota do Botelho prima da batizada).
Se tiver mais dados agradeço a partilha.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357432 | aapamp | 10 mai 2015 23:22 | Em resposta a: #272251

Caro PP
Sim é esse padre...vivia a 500 metros da Aveleda,em Coura,Bitarães.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357434 | PP | 11 mai 2015 00:10 | Em resposta a: #357432

Caro confrade António Mendes,

Desculpe-me a insistência: o padre Amaro Moreira, abade de Ermelo, da freguesia de Mondim de Basto, Vila Real, que faleceu em 1642, viveu em Coura, Bitarães?

Então a Casa de Marnel é nesse dito Lugar de Coura? Boa notícia, a confirmar-se... Ainda existe a dita casa?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357435 | aapamp | 11 mai 2015 00:40 | Em resposta a: #357434

Caro PP
É o mesmo,a casa é em frente à de Coura,existe ainda a casa,mas não tem nada de antigo,talvez fosse a actual casa de caseiros a antiga casa.Procure no Roglo,Amaro Moreira e dissipa as duvidas.
http://roglo.eu/roglo
Se for ao site do arquivo de Penafiel,tem lá online um manuscrito sobre os moreira e penso que está lá transcrito o testamento deste padre.
Já agora o que sabe do Manuel de Sousa e família,de que me deu a data de nascimento,ainda não encontrei nenhuns irmãos.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357448 | PP | 11 mai 2015 17:30 | Em resposta a: #357435

Caro confrade António Mendes,

Agradeço novamente os dados.

Tenho esse abade, e meu parente, relativamente bem estudado, porém, apenas sabia que tinha residido na Casa de Marnel, que vinculou ao morgadio para fazer à sua custa a Misericórdia de Penafiel. Contudo, não sabia o exacto lugar. Apenas sabia que era na freguesia de Bitarães, mas desconhecia o Lugar de Coura. Caso conheça bem o local e a casa e queira ter a gentileza de o assinalar no Google Maps e enviar-me o link, fico-lhe grato.

Já consultei os documentos do arquivo de Penafiel e tenho cópia dos mesmos.

No que concerne aos assentos paroquiais, apenas tinha conhecimento de que residiu, em 1603, na freguesia de São João de Covas, Lousada.

Relativamente ao Manuel de Sousa, eu conheço uma família: José de Sousa e Ana Barbosa que casaram a 18.11.1691, na Igreja de São Martinho, Penafiel. E tenho os seguintes filhos identificados, a saber:

António, n. 03.10.1698: «Foi batizado pelo «R.do P.e M.el da Motta Frr.ª» (reverendo padre Manuel da Mota Ferreira), sob licença do «P.e R.or M.el Carn.ro» (padre reitor Manuel Carneiro» da Silva, tendo sido padrinhos de batismo: Miguel «Mor.ª» (Moreira) da Silva e sua «m.er M.ª» (mulher Maria) de Meireles, «m.ores (moradores) na sua q.ta (quinta) de Aveleda», freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel); foram testemunhas: João de Sousa e «M.el» (Manuel) Duarte «dahi[sic]» (daí)» (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1667-03-06 a 1709-06-16) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1667-03-06 a 1709-06-16), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.1, fólio 116, assento de 1698-10-05);

e Ana, n. a 16.03.1705: «Foi batizada pelo «P.e R.or» (padre reitor) Manuel «Carn.ro» (Carneiro) da Silva, tendo sido padrinhos de batismo: Manuel «Fr.e» (Freire), «molr.º» (moleiro), e Ana (prima-direita da batizada), «soltr.ª f.ª» (solteira, filha) de «M.el» (Manuel) Barbosa (tio materno da batizada) «de Guilhufe» (freguesia de Guilhufe), São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel); foram testemunhas: «P.am P.co» (Pantaleão Pacheco) e «M.el» (Manuel) da Rocha «Frr.ª» (Ferreira); (Fonte: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Batismo de Penafiel (1667-03-06 a 1709-06-16) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1667-03-06 a 1709-06-16), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 14.1, fólio 190, assento de 1705-03-16).

Presumo que o dito Manuel de Sousa possa ser filho do dito casal.

Para mim é um dado interessante, pois assim António de Sousa e Luísa de Sousa passam a ser meus parentes...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357452 | aapamp | 11 mai 2015 20:03 | Em resposta a: #272251

Caro confrade PP
Obrigado pelos seus dados,mas ainda não percebi como são parentes.eu descendo do dito casal,e portanto também do casal José de Sousa e Ana Barbosa que apenas sei serem filhos respectivamente de António Fernandes e Isabel de Sousa e de André Barbosa e de Luisa Barbosa,tem por acaso alguns dados da ascendência destes?
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357453 | aapamp | 11 mai 2015 20:10 | Em resposta a: #272251

Caro confrade PP
O Manuel de Sousa é com toda a certeza o nascido em 22.06.1702,basta ver o casamento do filho António em Penafiel a 8.11.1751 onde diz explicitamente serem esses os seus avós,Não conheço é antepassados comuns deste António de Sousa e da Luisa de Sousa.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357454 | PP | 11 mai 2015 20:31 | Em resposta a: #357452

Caro confrade António Mendes,

Se percebi correctamente, o confrade descende de José de Sousa e de Ana Barbosa e, obviamente, de André Barbosa e Luísa Barbosa, pais de Ana Barbosa, que também são meus ascendentes.... pelo que somos parentes: eu e o meu caro confrade.

Se o Manuel de Sousa for o Manuel n. a 22.06.1702, filho de José de Sousa e de Ana Barbosa, então será também meu parente o dito Manuel de Sousa.

Logo a filha de Manuel de Sousa - Luísa de Sousa será também minha parente, tal como é meu parente o seu marido António de Sousa, que é neto dos meus ascendentes João Gonçalves e Isabel Mendes.

Se é certo o que aqui assinala, que "José de Sousa é filho de António Fernandes e de Isabel de Sousa", então bate tudo certo.

Que assento tem onde chegou a esta conclusão? Pois ainda não investiguei por falta de tempo.

Não tenho a ascendência de André Barbosa e de Luísa Barbosa, mas posso disponibilizar-lhe o que tenho.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357455 | aapamp | 11 mai 2015 20:54 | Em resposta a: #272251

Caro Confrade PP
O assento é este
http://pesquisa.adporto.pt/ViewerForm.aspx?id=751457

tif 354

Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357457 | PP | 11 mai 2015 22:13 | Em resposta a: #357455

Caro confrade António Mendes,

Por acaso não tem o assento de casamento de Manuel de Sousa e Catarina Ferreira?

Vou procurar na freguesia de Castelões de Cepeda, Paredes...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357483 | PP | 12 mai 2015 20:01 | Em resposta a: #357420

Caro confrade António Mendes,

Permita-me a seguinte achega:

Luísa de Sousa é filha de Catarina Ferreira e neta materna de Maria Ferreira (e não de Maria Ferraz).

Repare que, no assento de casamento de António de Sousa, o seu apelido está translineado: parece Ferraz, mas está grafado: «Ferrey//ra».

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357488 | PP | 12 mai 2015 21:05 | Em resposta a: #357420

Caro confrade António Mendes,

Relativamente aos filhos de André Barbosa e Luísa Barbosa, encontrei 6 filhos.

O baptismo que cita é o de Maria Barbosa, que casou com Francisco Moreira; foi baptizada em «Junho» e não Julho.

Concordo com a leitura que faz deste assento de baptismo; vou pedir para consultarem o original.

Veja se a leitura dos assentos de baptismo dos filhos do dito casal ajuda em algo, a saber:

Foi baptizado pelo padre Manuel Ramos, sob licença do reverendo «R.tor» (reitor), tendo sido padrinhos de baptismo: «Fr.co» (Francisco), filho de «Cn.ª Gp.ar» (Catarina Gaspar), e «M.ª» (Maria), filha de «G.lo» (Gonçalo) Dias, viúvo, todos «da Aveleda» (Lugar da Aveleda), freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel);

Foi baptizada por [não declarado], tendo sido padrinhos de baptismo: «seu tio» Melchior Duarte e «M.ª f.ª» (Maria, filha) de André «Gls» (Gonçalves) «de Raposeira» (Lugar de Raposeira), freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel);

Foi baptizada por [não declarado], tendo sido padrinhos de baptismo: Manuel Duarte e Ana [Barbosa?] [?], «seos[sic] (seus) vesinhos[sic] (vizinhos)»;

Foi baptizado pelo «p.e» (padre) coadjutor, tendo sido padrinhos de baptismo: Marcos «de Afonseca»[sic] (da Fonseca) e «M.ª» (Maria) Duarte «vesinhos»[sic] (vizinhos);

Foi batizado por [não declarado], tendo sido padrinho de batismo «G.lo Fer.ª» (Gonçalo Ferreira).

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357521 | aapamp | 13 mai 2015 02:26 | Em resposta a: #272251

Caro confrade PP
Obrigado pelas informações que colocou,em relação a Maria Ferraz após colocar aqui o post descobri que era Ferreira e não Ferraz tal como o confrade confirma.
Em relação ao casal que neste momento tento avançar André Barbosa e Luisa Barbosa,o pai de Luisa Barbosa é sem qualquer duvida Gonçalo Dias conjugando assento de batismo da filha Maria por mim citado onde diz que Gonçalo Dias é avô da criança,e parcialmente transcrito pelo confrade PP e o seguinte assento que está em

http://pesquisa.adporto.pt/ViewerForm.aspx?id=751451
tif 142 e 143
Quanto à mãe suspeito que seja a Maria Duarte,mas não passa de suspeita.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357534 | PP | 13 mai 2015 13:07 | Em resposta a: #357521

Caro confrade António Mendes,

Gonçalo Dias é, muito provavelmente, o avô da baptizada, mas não poderá ser o avô paterno?

Tem alguma indicação que o leve a atribuí-lo como pai de Luísa Barbosa?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357536 | aapamp | 13 mai 2015 13:31 | Em resposta a: #272251

Caro confrade
Leia o meu post anterior
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357537 | PP | 13 mai 2015 14:43 | Em resposta a: #357536

Caro confrade António Mendes,

Poderia indicar-me concretamente a qual assento de baptismo se refere nos tif. 142 e 143.

Desculpe, mas não estou a conseguir apanhar o «fio à meada»...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357538 | aapamp | 13 mai 2015 14:58 | Em resposta a: #357537

O assento que está no final da pagina 142 e inicio da 143,onde diz que a madrinha é Luisa filha de Gonçalo Dias,e num local onde não se encontra mais nenhuma Luisa,penso tratar-se da Luisa Barbosa.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357542 | PP | 13 mai 2015 15:48 | Em resposta a: #357538

Caro confrade António Mendes,

Já dei com o assento. Não o encontrava pois está no tif. 141 e 142, pág. 72 e 72 verso.

É muito provável que tenha razão e que seja a dita Luísa Barbosa, pois, em 1650, ainda era, de facto, solteira.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357588 | aapamp | 14 mai 2015 15:27 | Em resposta a: #272251

Caro confrade PP
Acho que já consegui avançar mais um pouco.
Assim tenho como práticamente certo a Luisa Barbosa ser filha de Gonçalo Dias,já da mãe não tenho tanta certeza mas penso ser a Isabel Gonçalves que morreu em Penafiel em 17 .12.1654 que diz no assento ser mulher de Gonçalo Dias,e Gonçalo Dias é viuvo em 1655 no batizado do neto Francisco.
Agora grande novidade são os pais de André Barbosa que são Bras Duarte e Maria Miguel do lugar de Aveleda,Arrifana do Sousa.
Esta conclusão obtive-a através do casamento de Melchior Duarte que sabemos ser tio dos filhos de André Barbosa e Luisa Barbosa,e que pelo seu assento de casamento vê-se que só pode ser irmão dum deles pois a sua mulher não é de lá.Como a Luisa já temos o pai,o André tem de ser o irmão de Melchior Duarte
Veja o assento de casamento de Melchior Duarte em 8.8.1639 em Bitarães.

http://pesquisa.adporto.pt/ViewerForm.aspx?id=486805

tif 806
P.S.-Só investigando mais mas já tenho uma forte desconfiança de quem é a Maria Miguel...

Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357594 | PP | 14 mai 2015 17:43 | Em resposta a: #357588

Caro confrade António Mendes,

Congratulo-o pela investigação e recentes novidades. Vou estudá-las com interesse.

Já agora, como é que se lembrou de ir procurar o assento de casamento de Melchior Duarte na freguesia de Bitarães, Paredes?

Eu julgo que tenho alguns dados sobre o capitão Constantino Moreira...Terá este algum parentesco com o abade Amaro Moreira?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357797 | PP | 20 mai 2015 00:01 | Em resposta a: #357588

Caro confrade António Mendes,

O capitão Constantino Moreira deve ser o que foi casado com Joana Teixeira, e que nasceu a 15.11.1611 em Bitarães, Paredes; sobrinho-neto do abade Amaro Moreira.

1642-07-29 - Capitão. Testemunha no casamento de Beatriz Moreira, sua prima-direita por via materna, com Gonçalo de Paiva (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Madalena - Paredes (1586-11-23 a 1693-10-20) (Madalena, Paredes, Porto, Portugal, Paróquia de Madalena, 1586-11-23 a 1693-10-20), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/19/9/7 - 26.3, fólios 126v e 127, assento de 1642-07-29).

1657-05-14 - Testemunha no casamento de Clara Moreira, sua prima-direita por via materna, com Manuel Pereira (Cf. IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Casamento de Madalena - Paredes (1586-11-23 a 1693-10-20) (Madalena, Paredes, Porto, Portugal, Paróquia de Madalena, 1586-11-23 a 1693-10-20), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/19/9/7 - 26.3, fólio 131, assento de 1657-05-14).

"4 Constantino Moreira" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 30, pág. 66).

"N 4 CONSTANTINO MOREIRA f.º de Joanna Moreira N 3. Sucedeo na q.ta de seu pay asentou praca de soldado no tempo da Aclamação, e foi logo eleito p.ª Cap.am de Infantaria no anno de 1641, e servio the (até) 1644 com vallor, e despeza e em alguas ocasioins sustentou a Companhia procedendo sempre com honra, e vallor. Cazou com D. Joanna Teix.ª f.ª do Ld.º Ignacio Teix.ª da Rocha, e sua m.er M.ª Moreira a qual D. Joanna era moradora nas suas Terras da rua da Reboleira da cid.e do Porto guarnecidas com Argolas de Ferro q algum dia tiverão Previlegio p.ª os q a ellas se apegavão sendo creminozos; era o d.º Constantino Moreira Sr. dos Morgados de seu Pay de hum dos quaes he Cabeça a Capella Mayor da Meziricordia de Pena Fiel, e q.ta de Louredo, e q.ta Villa Pouca" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), volume XXI, § 30, pág. 66).

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357892 | aapamp | 24 mai 2015 00:38 | Em resposta a: #272251

Caro confrade PP
Desculpe não lhe ter ainda respondido às perguntas formuladas mas tenho andado um pouco ocupado.
O padre Amaro Moreira é tio-avô do capitão Constantino Moreira ,essas linhas encontra-as desenvolvidas no Roglo pelo Manuel Branches do Soveral.
Têm todos que ver com a casa de Coura,ou Marnel em Bitarâes.
Embora seja melhor verificar o que lá está pois faltam várias pessoas,um dos quais é Vicente de Sousa que casou com Catarina Gaspar de Outeiro das Velhas,Novelas,filha de João Gaspar de Outeiro das Velhas que aparece muito nos paroquiais de Novelas,Lodares e freguesias limítrofes e que levou para Coura alguns dos prazos de sua mãe, e tem um erro em relação a um Francisco Fernandes que coloca como sendo sogro de um Pedro João de Sousa e como não sendo de Coura,quando esse Francisco é uma Francisca embora no assento da sua morte pareça ser "sogro" é na realidade sogra e por acaso é quem realmente é de Coura e não o genro.Esta Francisca Fernandes é também Rocha,e poderá ser Menezes,pois um seu irmão o padre Pedro Fernandes de Coura que foi abade em S.Martinho de Recezinhos teve vários filhos(pelo menos 3 e de que aparece a legitimação de 2)de uma Dona Iria...E as suas filhas são Menezes,a Dona Iria aparece nos paroquiais apenas como Dona Iria e na legitimação dos filhos como Dona Iria Freyre,mas provavelmente o Menezes é dela.Os nossos Barbosa da Aveleda parecem ter algum relacionamento,com os de Coura e Marnel não faço ideia qual.
Em relação a estes Barbosa o Gonçalo Dias se for o casado com Isabel Gonçalves é filho de uma Madalena Dias e aparece a vender no arquivo do Morgado da Aveleda o que parece ser um prazo mas não consigo ler muito bem o que lá diz ao irmão de Bras Duarte ,Belchior Duarte,ou seja seu suposto filho o que me leva a pensar que o "nossos"Gonçalo Dias não deve ser o casado com Isabel Gonçalves .Também no mesmo arquivo aparece o Brás Duarte a comprar uma propriedade,e do pouco que lá consigo perceber diz que ele é morador na quinta da Aveleda.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357898 | aapamp | 24 mai 2015 10:29 | Em resposta a: #272251

Caro confrade PP
A ultima parte da minha mensagem é engano,Gonçalo Dias vende a Belchior Duarte que é irmão de André Barbosa,ou seja pode perfeitamente ser o nosso Gonçalo Dias.
Talvez fosse útil abrimos um tópico com o casal André Barbosa e Luisa Barbosa a ver se alguém ajudava alguma coisa,pois neste tópico estão um pouco escondidos.
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357906 | DSS | 24 mai 2015 15:19 | Em resposta a: #357898

Caro António Mendes,

Talvez possa aproveitar este tópico:

http://geneall.net/pt/forum/160797/barbosas-da-aveleda-penafiel/#a342698

Cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#357909 | PP | 24 mai 2015 18:45 | Em resposta a: #357415

Caro confrade António Mendes,

Julgo que o assento de óbito de Manuel Barbosa, filho de André Barbosa e de Luísa Barbosa, deverá ser o lavrado a 30.09.1734, na freguesia de Guilhufe, Penafiel.

Contudo, nesse dito assento aparece citado o nome de uma filha - Clara, da qual não encontrei o seu assento de baptismo.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#367773 | PP | 01 abr 2016 15:02 | Em resposta a: #272251

Caros confrades,

Se interessar, deixo notícia de que, em 1669, já existia o casal Gaspar João e Catarina Mendes a viverem no Lugar de Cepeda, freguesia de São Martinho, Penafiel.

Um dado que me parece muito relevante.

Por acaso alguém tinha conhecimento deste dado?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#367873 | jmmoreira | 04 abr 2016 18:31 | Em resposta a: #367773

Caro confrade PP,

Pode-me informar que Catarina Mendes é esta? A filha de João Gonçalves cc Isabel Mendes nasceu em 1680 ...
Quem é esta Catarina Mendes que já existia em 1669? Seria irmã de Isabel Mendes (pura hipótese teórica). Se é, é novidade para mim porque desconhecia que a Isabel Mendes tivesse uma irmã de nome Catarina.

Cumprimentos,
jmmoreira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#367914 | PP | 05 abr 2016 18:33 | Em resposta a: #367873

Caro confrade JMMoreira,

Não faço ideia quem será esta Catarina Mendes... Mas se já era casada em 1669, terá nascido seguramente antes de 1650.

De facto a filha de João Gonçalves e de Isabel Mendes nasceu em 1680 e casou com Manuel de Sousa. Mas esta é outra, e que casou com um Gaspar João.

Também coloco a hipótese de ser irmã de Isabel Mendes. Vou investigar e darei notícias.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - informações sobre o casal «Pedro Teixeira Mendes e Francisca Ferreira»

#384036 | PP | 30 ago 2017 22:59 | Em resposta a: #272251

Caros confrades,

Poderá alguém confirmar-me se o casal Amaro Mendes e Maria Martins terão momentaneamente habitado na freguesia de Guilhufe, Penafiel?

Penso ter descoberto o assento de baptismo de Bento Mendes Martins na dita freguesia...

Grato, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 01:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen