Existem no Brasil registos paroquiais on-line?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Existem no Brasil registos paroquiais on-line?

#272254 | PauloBraga | 10 mar 2011 19:20

Caros confrades,

existe alguma entidade no Brasil, mais concretamente no Rio de Janeiro e Minas Gerais, que disponha os registos paroquiais on-line, tipo e-tombo.
Já procurei na net os arquivos do Rio e Minas Gerais e estes existem como entidade, mas não os dispõem on-line, o Museu dos Emigrantes, Arquivo Nacional, o Colégio Brasileiro de Genealogia, etc, também não. O mais próximo que encontrei foi o SIAN, mas este tem a lista de vapores entre outras coisas, mas não os paroquiais.
Eu não posso acreditar que não exista algo parecido ao e-tombo português.
Eu apenas procuro um óbito de 1907 ocorrido no Rio na ex-freguesia do Sacramento, hoje essa zona é o SAARA, para saber o nome completo, a data de nascimento e a sua naturalidade exacta, sendo a pessoa portuguesa, mas das Regiões Autónomas da Madeira ou Açores. No que respeita a Minas Gerais, é São José do Rio Preto que me interessa.
Algum confrade me pode ajudar nesta demanda? Agradeço antecipadamente qualquer informação.

Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Existem no Brasil registos paroquiais on-line?

#272292 | PauloBraga | 11 mar 2011 11:10 | Em resposta a: #272257

Caro Henrique Dias,

muito obrigado pela sua ajuda.
Vou já avançar nas minhas pesquisas.

Os melhores cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Existem no Brasil registos paroquiais on-line?

#272304 | AQF | 11 mar 2011 13:16 | Em resposta a: #272292

Caro Paulo Braga,

O Henrique Dias já lhe resolveu o problema, pelo que fica apenas o esclarecimento de que os assentos em linha começaram a estar disponíveis em 2008 (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211250#lista) e recentemente o confrade Samuel de Castro deu novidades sobre a evolução do tema (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270503#lista).

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Existem no Brasil registos paroquiais on-line?

#272403 | CesarPaulo | 13 mar 2011 11:04 | Em resposta a: #272254

Caro Paulo,

Pode acreditar sim, não existe nada parecido com e-tombo aqui no Brasil, por isso temos que recorrer aos serviços que temos disponíveis e aos Cartórios e/ou registros paroquiais.
Há um engano em tua informação, a cidade de São José do Rio Preto está situada no Estado de São Paulo, não em Minas Gerais como disse. Mas se ainda quiser pesquisar em Minas tente o site do Arquivo Público Mineiro : http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/, pode encontrar alguma informação que ajude em tuas pesquisas.

Cumprimentos

Cesar Paulo Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Existem no Brasil registos paroquiais on-line?

#272419 | PauloBraga | 13 mar 2011 17:33 | Em resposta a: #272403

Caro Cesar Paulo,

peço desculpa pelo meu erro sobre São José do Rio Preto ser em Minas Gerais; esse lado da família ainda não estou a estudar convenientemente e por isso errei, agradeçendo já a sua correcção. Admito que ainda não conheço muito bem a geografia do Brasil, estando mais sabedor do Rio de Janeiro e se é em São Paulo melhor, pois há mais instituições na net para pesquisar.
Acerca de algo semelhante ao e-tombo tenho muita pena que não tenham; para nós de Portugal não conseguirmos pesquisar convenientemente certos ramos familiares, pois é realmente muito complicado. Está a ver uma pessoa que faleceu em 1907, devia ser fácil encontrar, mas está complicadíssimo, mas já descobri que existem 3 cemitérios que serviam a antiga freguesia do Sacramento, S. Francisco Xavier, S. João Baptista da Lagoa e o cem. da Ordem de Nossa Sra. Do Carmo e num destes tem que estar, mas agora como lá chego... Estou desejoso para ir ao Brasil, vamos ver...
Vocês sem, ou com pouca net neste campo, com um país tão grande para investigar, só temos que dar os parabéns por tudo o que fazem pela Genealogia.

Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 15:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen