Morgado de Torres Vedras

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Morgado de Torres Vedras

#272409 | Leote | 13 mar 2011 12:57

Boa tarde,

Gostaria de lhe pedir, caso saiba, informações sobre um personagem de Torres Vedras de apelido Figueiroa.

Aparece referenciada numa obra, da Biblioteca da Ajuda, como "Morgado de Torres Vedras".

A informação apresentada situa a personagem em meados do Séc. XVIII fim do mesmo Séc.

Diz que casa com uma senhora de seu nome D. Ana Teresa Correia de Bulhões, da qual não teve descendência. Essa Senhora nasceu em Torres Vedras em Fevereiro de 1743. Ficou viúva.

Agradecia qualquer informação.

Muito obrigado

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Torres Vedras

#272503 | JFRego | 14 mar 2011 19:49 | Em resposta a: #272409

Caro João Luís Esquível

D. Ana Gertrudes Correia de Bulhões, era filha do Dr. Manuel José de Sousa Leote, COC e juiz de fora da vila de Torres Vedras, natural de Lagos e de sua mulher D. Maria Clara de Naves; neta paterna de António Tavares Leote, COC, fidalgo, e de D. Maria de Sousa; neta materna de António de Freitas de Bulhões, sargento-mor da comarca de Torres Vedras e de sua mulher D. Ana Maria Correia.
D. Ana de Bulhões cc Manuel Joaquim de Figueiroa Rego, que foi vereador da câmara de Torres Vedras, e juiz pela ordenação (1780) na igreja de S. Pedro Torres Vedras a 26 Janeiro 1780. A escritura antenupcial foi lavrada nas notas do tabelião Caetano Alberto de Magalhães (a 10.01.1780).
Este Manuel de Figueiroa Rego nascera a 16 Abril 1727 e fora baptizado a 22 do mm mês na dita igreja de S. Pedro, de cuja Colegiada foi beneficiado. De facto tomou ordens menores e estava destinado à carreira eclesiástica. Contudo, seu irmão Dr. António José de Figueiroa Rego (bacharel Leis, vereador da câmara Torres Vedras, juiz ordinário, mesário e irmão de 1ª condição da Misericórdia daquele localidade), que nascera a 3 Janeiro 1730, e seria o herdeiro do morgadio de Vale de Mendares, estava casado (já há 16 anos) com D. Ana Maria de Sousa Cabral, mas sem filhos. Pelo que, na esperança de sucessão para o vínculo paterno, Manuel resolveu tomar estado. Veio todavia a morrer a 24 Março 1784, sem sucessão, sendo sepultado na igreja S. Pedro. A viúva morreu a 16 Julho 1799 e foi inumada na dita igreja.
Manuel e António José F.R. eram respectivamente 4º e 6º filhos de João de Figueiroa Rego, COC (conforme se lê na Memória das solenes exéquias de D. João V, realizadas em T. Vedras a 17, 20 e 21 Agosto 1750), fidalgo CR, várias vezes vereador Torres Vedras (1732, 1734, 1741 e 1750). juiz ordinário (1734) o qual fora baptizado a 14 Março 1703 na igreja S. Pedro, sendo seu padrinho D. Tomás de Almeida, Chanceler-mor do Reino , filho dos 2ºs condes de Avintes; e Madrinha D. Francisca Bárbara Mousinho de Matos Castelo Branco, mulher do Dr. José Monteiro de Miranda e Vasconcelos, CFCR , Desembargador do Paço. João de F.R. era irmão do Padre Francisco Lino de Figueiroa Rego, presbítero do hábito S. Pedro, ecónomo de Santiago de Torres Vedras, notário do Santo Ofício.

Melhores cumprimentos
João de Figueiroa-Rego

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Torres Vedras

#272509 | Leote | 14 mar 2011 21:15 | Em resposta a: #272503

Caro João de Figueiroa-Rego

Muito agradecido pelo maná de informações apresentadas. A minha curiosidade tem a ver com o facto de eu fazer, de uma forma amadora, genealogia e tinha essa senhora, que foi registada com o nome de Ana Genoveva, não completamente escarecida. A sua generosidade foi grande o que muito aprecio.
Tomara que todas as minhas investidas tivessem estes resultados. Oxalá!

Ana nasce a 22 Fev e é bapt a17 Mar de 1743, denominada Ana Gertrudes num assento de bapt de um seu irmão Joaquim, meu 6.º avô, quando tinha 8 anos.

Aproveitando..... por acaso teve curiosidade em esclarecer a proveniencia do avô materno dessa senhora? António de Freitas de Bulhões?

A Maria Clara das Neves, mãe de Ana Genoveva, primogénita, teve 6 filhos e só no último registo é que o pároco "resolve" esclarecer a proveniencia dos avós maternos, dizendo que para "corrigir" informações erradas esclarece que António foi bapt. na freguesia de S. Pedro de Torreitos e Tendais, Lugar de Cuvelas, Bispado de Lamego e que a mãe........ era do Reino de Angola, o que me deixou num beco. De Lamego, e a pedido escrito em 1974, não consegui nenhum "achamento".

Se soubesse alguma coisa.....

Mais uma vez repito os meus agradecimentos por toda esta informação preciosa que oferece.
Os melhores cumprimentos,

João Luís
Leote Tavares Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Torres Vedras

#272565 | JFRego | 15 mar 2011 15:14 | Em resposta a: #272509

Caro João Luís

Fico contente por ter sido útil. Disponha sempre que queira. Tanto quanto julgo saber, será parente do meu Grande Amigo Luís Filipe Esquível de Noronha Freire de Andrade.
Ora bem, relativamente a António de Freitas Bulhões o que consta dos meus dados é que seria oriundo do Porto e parente de Lázaro de Freitas Bulhões que em 1677 era Provedor da Fazenda Real de Natal (Brasil) e ali juiz da alfândega; e de Inácio de Freitas Bulhões que em 30/04/1660 teve carta de Juiz de Fora da vila de Montemor-o-Novo, cf. ANTT, Registo Geral de Mercês, D.Afonso VI, liv.12, fl.265v.
De qualquer modo, este António F. B. que teve foro de Escudeiro Fidalgo da Casa Real (10/05/1723) era filho de Manuel de Freitas Bulhões; cf. ANTT, Registo Geral de Mercês de D. João V, liv. 14, fl.512v; além de irmão de Tomás Correia de Bulhões que, em 16/09/1708, recebeu Mercê de 12$000 réis de tença para os ter com o hábito de Cristo; ANTT, Registo Geral de Mercês de D. João V, liv. 2, fl.344 e ANTT, HOC, Letra A, mç. 6, nº 26.
Quanto à Ana Gertrudes, tb mencionada como Genoveva, talvez tenha trocado de nome por altura do crisma, o que era recorrente.
Sinceros cumprimentos

João de Figueiroa-Rego

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Torres Vedras

#272589 | Leote | 15 mar 2011 20:08 | Em resposta a: #272565

Caro João

De facto o Luís é meu primo. A mãe dele e o meu pai eram irmãos. O meu já faleceu mas a minha tia ainda vive.
Mais uma vez muito obrigado pela informação. Muito agradecido.

Os meus cumprimentos

João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Torres Vedras

#272747 | Banzai | 17 mar 2011 22:08 | Em resposta a: #272503

Caro João Figueiroa-Rego

Poderá elucidar-me sobre a localização da Quinta de Valemendares. As últimas referências que encontrei a este topónimo foram nos registos paroquiais de S. Mamede da Ventosa na segunda metade do século XVlll. Penso que se situa junto à povoação da Bordinheira, mas não sei exactamente onde.

Com os meus agradecimentos

João Flores Cunha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen