Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

#272678 | shadlan | 16 mar 2011 22:09

Boa noite confrades,

No decorrer da minha busca pelas minhas raízes entronquei com a ascendência de António Vieira de Magalhães.
De acordo com o Geneall, António Vieira de Magalhães é filho de Manuel Vieira de Magalhães e de Maria Angélica Ferreira, meus oitavos avós.

De acordo com o que pude apurar através de pesquisa em registos paroquiais, Manuel Vieira de Magalhães nasceu a 26 de Dezembro de 1745 em Ariz, Marco de Canaveses.

Deste casal encontrei até à data os seguintes filhos:
- Leonor Angélica de Abreu (N:Ariz, 21 de Jan 1773), casada com Custódio José Gomes de Vasconcelos e Breu (N:Ariz, 21 Maio 1775), meus avoengos.
- Joaquim Avelino de Magalhães (N:Ariz, 10 Nov 1778)
- António José Vieira (N:Ariz, 17 Maio 1789), Visconde de Alpendurada

De acordo com os registo de baptismo destes últimos, eles são filhos de Manuel Vieira de Magalhães e de Maria Angélica. São também netos pela parte paterna de Francisco Vieira e de Maria Pinta e pela parte materna de Amaro José Ferreira e de Luisa Clara Reymão.

Assim, fico com a ideia que os pais de Maria Angélica Vieira registados aqui no Geneall estão incorrectos.

Gostaria de saber se possuem mais informação que me possa completar esta ascendência.

Atentamente
Abel Figueiredo
Haverá mais compadres

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

#272687 | Marco | 17 mar 2011 00:44 | Em resposta a: #272678

Caro confrade,

Estão incorrectos!
Aliás, até o casamento de Manuel Vieira de Magalhães, com Maria Angélica Clara Reimão, está mal pois realizou-se a 15.4.1771, na igreja paroquial da freguesia de Ariz
Há mais filhos além dos que refere, por exemplo a Catarina, em 15.1.1772, etc
Um dos filhos, António deste casal é que descende, eu conheço:
Maria 6.4.1796
Ana 4.5.1800
António 18.1.1802
Engrácia 18.6.1806
e a Joaquina Rosa Clementina, que casou a 3.4.1827, em Ariz, com Francisco Pinto Ariz de Freitas

De referir ainda que um dos descendentes deste casal é Manuel Maria Magalhães, senhor do Paço da Boavista, Aeronauta, Grande Mestre Relojoeiro, excelente floricultor e bom amigo, o nosso muito culto confrade MMM
Deve conhecer o livro que trata da descendencia de António Vieira de Magalhães e que está aqui na livraria

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

#272691 | shadlan | 17 mar 2011 07:32 | Em resposta a: #272687

Bom dia,

Já vi várias menções a esse livro, mas ainda não me entusiasmei a adquiri-lo.

O nome Reimão está a aparecer bastantes vezes na minha pesquisa. Sendo Manuel Vieira de Magalhães marido de Maria Angélica Clara Reimão e, de acordo com o GeneAll, bisneto de Mariana Reimão.

Eu sou também descendente de José Coelho das Neves (N:Portela, Penafiel c.1770), filho de António Soares Reimão.

Existe alguma ligação entre estas pessoas?

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

#272715 | Marco | 17 mar 2011 16:35 | Em resposta a: #272678

Caro Abel Figueiredo,

Desconheço se existe alguma ligação
De que filho de Leonor Angélica de Abreu, descende?
A minha ligação e esta familia faz-se pela 1ª mulher de António Vieira de Magalhães

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

#272722 | shadlan | 17 mar 2011 17:46 | Em resposta a: #272715

Caro José António Reis,

Sou descendente de Leonor Angélica de Abreu pela linha materna:
- Emília Vieira Queirós Figueiredo (minha mãe)
- Maria Luísa Vieira Aires
- Maria José Aires (N:08/11/1907 F:23/06/1948)
- Maria Rosa de Jesus (N:11/10/1884 F:c.1918)
- Joaquina Rosa de Jesus (N:19/12/1857 F:?)
- Rita Joaquina de Jesus (N:? F:?)
- Ana Leonor (N:04/05/1800 F:?)
- Leonor Angélica de Abreu

Ainda tenho em aberto a pesquisa pelo registo de baptismo de Rita Joaquina de Jesus que, de acordo com o seu registo de casamento com Manuel Ferraz, é filha de solteira de Ana Leonor e neta de Custódio José Gomes e de Leonor Angélica.
De todas as outras senhoras, tenho cópia dos seus registos civil ou de baptismo.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

#272745 | Marco | 17 mar 2011 22:06 | Em resposta a: #272722

Caro Abel Figueiredo,

Quanto á ascendencia de Manuel Vieira de Magalhães, ele é filho de Francisco Vieira nascido em Manhuncelos a 29.4.1700 e de sua mulher Luísa Pinto, casados em Ariz, a 8.1.1728
O Francisco Vieira, é filho de João de Magalhães e de sua mulher Ana Vieira da Fonseca, casados em Rosém a 30.1.1690
Este João de Magalhães, é filho de Manuel de Magalhães e de sua mulher Mariana Reimão, neto paterno de António de Magalhães e de sua mulher Luísa de Aguiar e neto materno de Pedro Reimão e de sua mulher Maria de Mesquita
Espero ter ajudado

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

#272775 | shadlan | 18 mar 2011 06:56 | Em resposta a: #272745

Bom dia,

Obrigado pela sua ajuda. Consegui adicionar mais algumas datas bem como adicionar os pais de Mariana Reimão à minha árvore.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Vieira de Magalhães do Marco de Canaveses

#273347 | shadlan | 26 mar 2011 08:45 | Em resposta a: #272745

Bom dia,

De acordo com o endereço abaixo, Maria Angélica Clara Reimão, esposa de Manuel Vieira de Magalhães, poderá ter nascido em Ariz a 21.10.1753.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DOId=&FileId=_659816&imageType=0

Terei de continuar a minha pesquisa, mas parece-me credível que tenha 17 anos à data do seu casamento.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 11:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen