Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#272840 | PP | 19 mar 2011 01:01

Caros confrades,

Gostaria que me dessem a vossa opinião sobre o que consideram que está escrito a seguir a «forão padrinhos [?]» e a seguir a «G.º Gls de [?], no seguinte assento de baptismo:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=16318&FileID=_583717

(2.º assento de baptismo do fólio do lado direito).

Agradeço a ajuda, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#272842 | evieira | 19 mar 2011 01:19 | Em resposta a: #272840

5.3.1617
bp Maria fª André Ferreira e Maria Freire, de Redemoinhos.
Padrinhos: Gervas filho de Gonçalo Gonçalves de ervelha e Maria filha de António Martins de Freamunde.
Pe. Manuel Ribeiro

Cmpts

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#272845 | PP | 19 mar 2011 02:09 | Em resposta a: #272842

Caro Evieira,

Obrigado pela sua ajuda.
Suponho que Gervas seja a abreviatura de Gervásio (sendo a primeira vez que me aparece este nome!) e Ervelha deverá ser um lugar, que eu tinha primeiramente lido como Ervilha ou Ermissa.

Já agora, se me permite, Miz quer dizer Martins, e Piz sabe me dizer?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#272849 | tmacedo | 19 mar 2011 03:16 | Em resposta a: #272840

Caro Confrade;

Se não estou em erro, pela leitura dos assentos na página que digitalizou, trata-se de um livro de S. João de Covas, no vale de Sousela. Tenho vários dados de famílias locais e talvez o possa ajudar. Que gente pesquisa ?

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#272856 | abribas | 19 mar 2011 12:12 | Em resposta a: #272845

Caro PP
Parece não ter nada a ver com estes mas, por coincidência de nomes, datas e lugares, descendo de André Brás, da Argonça, (*c.1575, Ordem) C(22.1.1595, Covas)c Maria Gaspar Freire (*c.1580, Redemoinhos, Covas) através do filho Gervásio de Meireles Freire (* c.1600, Ordem).
Não existem livros de Ordem para essas datas e por isso as falhas.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#272858 | evieira | 19 mar 2011 12:40 | Em resposta a: #272845

Piz deve ser a abreviatura de Pires ou Peres. "filho de Pêro (Pedro)". Cmpts

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#272866 | PP | 19 mar 2011 15:09 | Em resposta a: #272856

Caro António,

Curiosamente há de facto ligação entre os indivíduos que, durante algum tempo, até julguei que fossem as mesmas pessoas - ou seja, pensei que André Brás fosse também conhecido como André Ferreira. Mas, obviamente que não.

De facto André Brás c.c. Maria Gaspar Freire, também conhecida por Maria Freire e Maria Gaspar Moreira, na data que indica.
Pelo que vejo devemos ser parentes, pois também são meus parentes, pela via de Maria Gaspar Freire que aponta.

Quanto à sua questão, há ligação entre os casais. Maria Gaspar Freire e Maria Freire são primas direitas.

Para confirmar "tudo", o Gervásio de Meireles Freire de que fala deverá ser o que casou com Antónia Carneiro a 14.7.1640 em Sousela, Lousada.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#272869 | PP | 19 mar 2011 15:21 | Em resposta a: #272849

Caro António Taveira,

Obrigado pela sua gentil colaboração.
De facto tenho aqui algumas pontas soltas relativamente a São João de Covas.
Relativamente a esta freguesia de Lousada, interesso-me pelos Meireles, Freires e Velhos.
Porém, faltam-me alguns dados e assentos que ainda não lancei, pois quero confirmar dado que o Nobiliário de Felgueiras Gaio sobre os Meireles Freire tem, e já confirmei, alguns erros significativos, e que se repetem aqui no GENEALLPLUS.

Se me permitir, vou ver o que tenho pendente e coloco-lhe em breve algumas questões sobre o assunto.

Com os meus cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#272870 | abribas | 19 mar 2011 16:40 | Em resposta a: #272866

Caro PP, os dados que tenho são os seguintes:

A Maria Gaspar Freire é filha de Domingos Gaspar, de Moreira, Gandara, Paredes, senhor da casa da Lousã, e de Águeda de Meireles Freire, senhora da casa de Rio de Moinhos em Covas. Águeda era filha de Pedro Freire e Maria de Meireles, e teria dois irmãos, Ana e Domingos.

Esse casamento de Gervásio de Meireles Freire será talvez o segundo pois, de acordo com Gaio, descendo do casamento com Ângela Ribeiro, de Sousela, cerca de 1630, de quem teve o filho Manuel de Meireles Freire que casou com Catarina Pinto Ribeiro, de Cristelos.

Desconheço a ascendência desta Ângela Ribeiro, que poderá ser uma "invenção" de Gaio pois não lhe conheço outra fonte. Sei por consulta que fiz no AdP ao Tombo da Comenda do Bailio de Leça que em 1645 o prazo do Casal de Argonça pertencia a Gerevas de Meireles e mulher, Antónia Carneiro.

Ao dispor, António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#272903 | PP | 20 mar 2011 02:10 | Em resposta a: #272870

Caro António,

Os dados que tem no primeiro parágrafo estão correctos. O lugar é Moreira, mas a actual freguesia de Paredes tem o nome Gandra.

O nome que tenho encontrado em diversas fontes é Águeda Freire de Meireles, tal como aparece na obra de Felgueiras Gaio. Porém, nos 7 documentos que tenho o seu nome apenas surge como Águeda Freire.
Eu e o confrade AL.CUNHA chegámos à mesma conclusão quanto aos pais de Águeda Freire e que coincide com a sua investigação. Porém, se notar, o mesmo não se passa se vir no GENEALLPLUS. Estou à espera que alguns parentes disponibilizem documentação nesse sentido para confirmar - em breve darei notícias.

Quanto aos irmãos de que fala são de facto muitos mais, a saber: Amaro, Beatriz, Gonçalo, Mauro das Chagas, Nuno de Meireles e Pedro de Meireles.

Desconhecia que Gervásio de Meireles Freire tinha casado anteriormente... Tem a data e freguesia? E a data de nascimento?

"IX-1 - Maria Freire, que casou em Covas a 22-I-1595 com André Braz filho legítimo de Sebastião Braz, já então falecido, senhor da quinta de Argonça, na freguesia de S. Eulália da Ordem, [Lousada]; deles nasceram Gervásio de Meireles e Domingos de Meireles que obtiveram justificação de nobreza a 8-V-1642 (§23-4). Este Gervásio, por Antónia Carneiro, com quem casou em Souzela[sic] (Sousela) a 14-VII-1640 (Ass. Sous., MI, 49) foi 6.° avô de D. Cecília Ribeiro de Meireles, mãe do notável investigador suiço Dr. Edgar Hans Brunner, sócio do Instituto Português de Heráldica e da Associação Portuguesa de Genealogia, colaborador de "Raízes e Memórias" e de ''Armas e Troféus"." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão", publicado em "Raízes & Memórias" n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 142).

Interessava-me saber a data de casamento de Manuel de Meireles Freire e Catarina Pinto Ribeiro, pois tenho algumas ligações a Pinto Ribeiro de Cristelos e Silvares.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Meireles Freire

#272909 | abribas | 20 mar 2011 09:01 | Em resposta a: #272903

Caro pp, obrigado pela correção.
Já fiz longa troca de mensagens particulares com o confrade Al.cunha sobre esta família.

A ascendência que se encontra aqui no Geneall da Águeda Freire tem como fonte Gaio e não está correta. O Tombo do Balio de Leça de 1645 que consultei no ADP, no prazo do Casal da Argonça, refere-a como filha de Pedro Freire.

Dos filhos de Domingos Gaspar e Águeda Freire, tiveram o seu Casal de dote:
Maria Freire que ficou com o Casal da Argonça;
Domingos de Meireles com o Casal de Rio de Moinhos;
Brites de Meireles com o Casal de Almedinha;
Doutor Amaro de Meireles, que não casou e vivia no Porto, com casais dispersos
E de Ana Moreira, que casou com Gonçalo Barbosa não encontrei nada.

Quanto a Ângela Ribeiro ou Antónia Carneiro para mãe de Manuel de Meireles Freire, existe uma forma simples de o verificar: um filho de Manuel MF e Catarina Pinto, do qual descendo, foi o padre Bento de Meireles Freire que fez Inquirição de Genere em Braga a 3.4.1702 [Número de processo 31027; Pasta 1371]. Ainda não a consultei.
Na minha opinião Ângela Ribeiro poderá ser outro erro do Gaio.

Quanto a assentos paroquiais de Ordem para datas anteriores a 1713, infelizmente não existem.

Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#272910 | abribas | 20 mar 2011 09:15 | Em resposta a: #272909

Caro pp,
Uma pequena adenda:
De Ana Moreira não encontrei nenhum casal de dote anterior, mas sei que Gonçalo Barbosa era senhor da Quinta da Aveleda, em Penafiel, e conheço-lhe a descendência.
Cmpts, António

Resposta

Link directo:

Pinto Ribeiro de Stº André de Cristelos

#272919 | abribas | 20 mar 2011 11:11 | Em resposta a: #272903

De Catarina Pinto Ribeiro sei que nasceu em Cristelos a 7.4.1639, era irmã do Sargento-Mor e depois Capitão-Mor de Lousada, António Pinto Ribeiro, filhos de Domingos Gaspar de Cascere e de Paula Pinto Ribeiro, esta irmã de Pantaleão Pinto Ribeiro, Capitão-Mor do concelho de Lousada, Senhor da Casa das Quintans, na freguesia de Stº André de Cristelos, que fez justificação de nobreza em 25-6-1649 onde é referida a ascendência até aos bisavós.
Domingos Gaspar de Cascere sei ter nascido cerca de 1600 em Nespereira ou Lodares, filho de Pêro Gaspar de Cascere, Capitão-Mor de Lousada, e de Adriana Dias, senhora da casa de Cascere, Nespereira, Lousada, que herda de seus pais.
Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#272926 | PP | 20 mar 2011 14:35 | Em resposta a: #272909

Caro António,

Obrigado pelos seus dados.

O Tombo do Balio de Leça pode ser consultado on-line? Sumariamente o que é? Um livro de assentos de testamentos?

Julgo que embora apareça em algumas fontes o nome Brites de Meireles, como na obra de Felgueiras Gaio (1), todos os assentos que encontrei, e já são 8, o seu nome surge citado claramente como Beatriz.

(1) "Brites[sic] [Beatriz] de Meirelles cazada com Diogo Velho por amores, e contra vontade de seus parentes c. g." (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), Volume XXI, § 31, pág. 67).

A propósito de incorrecções, suponho que aqui nesta fonte deverá estar errada o nome da quinta: "Beatriz de Meireles, que a 9-XI-1608 casou "por amores", contra a vontade dos pais, com Diogo Velho, filho legítimo de João Manuel e de Marta Nunes, da freguesia de Santa Maria de Alvarenga, [Lousada]; viveram na quinta de Almeidinha[sic?], da freguesia de Covas, [Lousada], onde Diogo Velho morreu a 23-XI-1657 (Ass. Covas; MI, 16v, 68; Felg. Gayo, XXI, 67)." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão", publicado em "Raízes & Memórias" n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 143).
Será que a quinta era Almeidinha? Ou teria o nome da aldeia onde se inseria - Almedinha? Parece-me uma simples gralha...

Aqui ficam alguns dados sobre o Doutor Amaro de Meireles que não sei se conhece:

"Doutor P.e Amaro de Meireles, que, baptizado em Covas a 14-VII-1596, e ordenado, formou-se e doutorou-se na Universidade de Coimbra, antes de 24-V-1627 em que baptizou seu sobrinho Amaro, filho de sua irmã Beatriz [de Meireles]. Faleceu antes de 10-VIII-1645, em que foi feita a medição das terras foreiras de Leça possuídas por seus herdeiros (Ass. Covas; MI, 2v, 17v.; Cart. Leça, 5, 229). Nomeado pelo Papa tesoureiro-mór da Sé do Porto, habilitou-se para Cónego dessa Sé em 1635 (§§24)." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão", publicado em "Raízes & Memórias" n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 143).

"Amaro de Meireles Doutorado, e dipois Prior de Cazal de Cunha no Bispado de Coimbra, e teve outros beneficios foi m.tos annos Provizor, e V.º G.al no Bispado do Porto, e Provedor da Mizericordia da d.ª Cid.e" (Fonte: Felgueiras GAIO, Nobiliário de Famílias de Portugal, XVII vols. (Braga, Portugal: Agostinho de Azevedo Meirelles e Domingos de Araújo Affonso, 1938-1941), Volume XXI, § 31, pág. 66).

Por acaso não sabe a data de nascimento dos filhos de Ana Moreira e Gonçalo Barbosa? Só conheço estes: Marcos de Meireles Freire, Gonçalo de Barbosa de Meireles Freire e Catarina de Meireles.

Também concordo consigo quanto ao casamento de Gervásio de Meireles Freire e Ângela Ribeiro de que poderá estar errado, pois nada consta no assento de casamento de Gervásio e Antónia Carneiro. A não ser que tenha casado depois de Antónia Carneiro ter falecido...

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#272932 | abribas | 20 mar 2011 16:10 | Em resposta a: #272926

Caro pp, vamos por pontos:

O Tombo é o levantamento em 1645, dos Casais e Prazos pertencentes à Comenda da Ordem de Malta organizado por freguesias de Aguiar de Sousa e arredores; não está online.

Nesse Tombo a "Brites" vem referida como Briatriz e deixo aqui uns apontamentos que tirei:
Auto de medição do Casal de Almedina que possui Diogo Velho e sua mulher Briatriz de Meirelles em S. João de Covas ....(pag 201)
Fora dado em dote por Domingos Gaspar pai dela. Prazo feito em 5.6.1595 a Domingos Gaspar e Agueda Freire em 1º e 2º vidas. Tem uma casa torre telhada.
Assina seu filho Amaro de Meireles

Quanto a Almedina transcrevo aqui o que encontrei em http://arte-patrimonio.blogs.sapo.pt/2010/08/ que costuma ser fonte segura:
"Almedinha
Pertenceu à Ordem do Hospital. Antigamente dizia-se Almedina. Significa terra em que viveram ou por onde passaram mouros. O termo «al» é de origem árabe e Medina é uma das cidades santas dos muçulmanos. Almedina significa agora a parte antiga das cidades árabes.
in Covas, Viagem na História"

Quanto ao Doutor Amaro de Meireles Freire teve habilitação de Genere no Cabido da Sé do Porto a 10.6.1635.

Quanto a filhos de Ana Moreira e Gonçalo Barbosa, casados a 12.8.1612 em Covas, não conhecia o Marcos mas conheço, além dos que referiu, a Madalena Barbosa o qual foi o único de que encontrei o assento nos paroquiais a 29.7.1619 em Aveleda, Penafiel:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=21065&FileID=_809919

Quanto a Ângela Ribeiro terei de passar no ADB ou pedir a alguém que me veja isso.

Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#272934 | abribas | 20 mar 2011 16:32 | Em resposta a: #272926

Aproveito para lhe deixar aqui o link para uma tese de mestrado sobre as Casas Nobres de Lousada:
http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/30726/4/tesemestcasanobrev3000074659.pdf

Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#272972 | PP | 20 mar 2011 23:12 | Em resposta a: #272932

Caro António,

Obrigado pelas suas explicações e informações gentilmente enviadas.
Vou ver se quando for ao ADP consulto o dito levantamento, pois deve ter informações relevantes.

Deixo-lhe aqui os poucos dados que tenho sobre os filhos de Ana Moreira e Gonçalo Barbosa:

"Ana Moreira, que a 12-VIII-1612 casou com Gonçalo Barbosa, filho legítimo de Gonçalo Tomé e de Catarina Coelho, da quinta da Aveleda na freguesia de S. Martinho de Arrifana [de Sousa] (actual Penafiel). Deste casal foi filho o P.e Marcos de Meireles Freire, prior de Guisande, que teve carta de comissário do Santo Ofício a 29-V-1674 (11). Deles também descendem os Guedes da Aveleda." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão", publicado em "Raízes & Memórias" n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 143; Ass. Covas; MI, 17v, Hab. S. O., "Marcos", 1, 19).

"Deste [casal] foram filhos o padre Dr. Marcos de Meireles Freire, nascido na dita quinta da Aveleda, que instituiu em morgadio, sendo abade de S. Mamede de Guisande (Feira) e comissário do St.º Of.º (26.5.1674) (...)"

Se tiver indicação da data de casamento de Catarina de Meireles (filha de Ana Moreira) com António Pais, agradecia que me informasse.

Cumprimentos e uma vez mais obrigado, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#272975 | PP | 20 mar 2011 23:34 | Em resposta a: #272934

Caro António,

Agradeço o envio do link. Já tinha dado com esta tese, mas tenho dúvida sobre um dado que me interessa particularmente. E, já agora, gostaria de ler sua opinião sobre o seguinte:

Na pág. 21 diz que: "Domingos de Meireles Freire, o Velho) foi Capitão de Ordenanças do Concelho
de Arrifana de Sousa em 1659 e Domingos de Meireles Freire (Filho), foi Capitão de Ordenanças do Concelho
de Arrifana de Sousa. 1664-1745".

Será que isto está certo? É que tenho a ideia de que foram capitães de ordenanças em São João de Covas, Lousada. E julgo que nessa altura pertencia ao concelho de Aguiar de Sousa e não Arrifana de Sousa (Penafiel). Por exemplo, Domingos Ferreira da Fonseca, na Ordenança de Aguiar de Sousa, apenas era capitão em Cete, Paredes. E julgo que o mesmo acontecia com Domingos de Meireles Freire, pai e filho, que podiam estar "integrados" na Ordenança de Aguiar de Sousa, mas «capitaneavam» São João de Covas, Lousada.

Quanto às datas citadas, Domingos de Meireles Freire, O Velho, já era capitão pelo menos desde 1617. E o filho desde:

"X - Domingos de Meireles Freire, baptizado em Covas a 7-VI-1664, herdou, com onze anos, de seu pai, o cargo de capitão de Ordenanças e a Casa de Rio de Moinhos, onde veio a morrer a 21-V[sic] (VI)-1745; também herdou de seu pai a precocidade para aventuras amorosas, pois ainda não completara dezasseis anos quando uma Ana, solteira lhe deu (Ass. Covas, Bl, 41, 56v; M2, 167). Mais tarde, cerca de 1687, dizem que na freguesia de Folgoza[sic] (Folgosa, Maia), casou com Ana Bernardes da Fonseca Coutinho, baptizada a 10-VIII-1659 na freguesia de S. Miguel de Paredes, e falecida em Rio de Moinhos a 2-II-1740, filha legítima do Capitão Gonçalo da Fonseca Coutinho, senhor da quinta do Outeiro, e de Maria Bernardes da Fonseca (Fons. Cout., 133; Ass. Par., MI, 54; Ass. Covas, M2, 163), de quem nasceu, aparentemente única." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão", publicado em "Raízes & Memórias" e n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 146).

Cumprimentos, PP

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#272979 | abribas | 21 mar 2011 00:02 | Em resposta a: #272972

Caro pp,

Tem aqui a referência do Tombo:
Referência PT/ADPRT/MON/CSEOLSD/0027
Fundo Comenda de Santa Eulália da Ordem - Lousada
Unidade Instalação Tombo
Localização Física K/15/4 - 18

Quanto à questão que me coloca não tenho resposta. Geralmente fico-me nos colaterais por pais e filhos.

Quanto ao restante, vou adicionar à minha base o padre Marcos.

Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#272980 | abribas | 21 mar 2011 00:35 | Em resposta a: #272975

Caro pp,
Não sei o suficiente para lhe poder responder.

Fui consultar a TTonline e encontrei um Gonçalo de Meireles Freire, Desembargador do Porto em 1666 e Desembargador do Paço e Chanceler da Casa da Suplicação em 1691, com Alavará de Foro de Fidalgo em 1691. Sabe quem é?

Vem lá também referido um José de Meireles Freire, filho de Diogo de Meireles Freire, Ouvidor de Mazagão em 1697 e Provedor das Obras, orfãos, Capelas, Hospitais, Confrarias, Albergarias, Contador das Terras e Resíduos da comarca da cidade da Guarda por 3 anos em 1707, que penso ter nascido na Sé do Porto por mensagem que li aqui no geneall, e que não sei quem é e se terá algo a ver com os de Lousada.

Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#274256 | abribas | 09 abr 2011 01:25 | Em resposta a: #272975

Caro PP
Manuel Abranches Soveral diz em artigo sobre os Meireles Barreto, que se pode ler em http://www.soveral.info/mas/MeirelesBarreto.htm , o seguinte:
"... BEATRIZ DE MEIRELLES FREIRE (42), bat. a 2.11.1659 em S. João de Covas (Lousada) e falecida a 8.5.1737 na casa do Pinheiro, com 78 anos de idade, após quatro meses de doença, sendo sepultada junto a seu marido, com três ofícios de 20 padres cada um. Era filha de Domingos de Meirelles Freire, capitão da Ordenança de S. João de Covas, senhor da dita quinta de Rio de Moinhos, onde faleceu a 10.5.1675, etc., e de sua 2ª mulher (casados a 12.6.1651 em S. Pedro de Raimonda) Leonor Neto (de Sottomayor) (43), bat. a 20.10.1629 em S. Pedro de Raimonda (Paços de Ferreira) e falecida a 19.6.1699 na quinta de Rio de Moinhos; neta paterna de Domingos Gaspar Moreira (44), senhor da casa da Louzã, no lugar da Granja, freguesia da Gândara (hoje Gandra), concelho de Paredes (então Aguiar de Sousa), e de sua mulher Águeda Freire de Meirelles, senhora da dita quinta de Rio de Moinhos, onde nasceu cerca de 1557 e onde ambos viveram (45); ..."
Será que ajuda?
Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#274257 | PP | 09 abr 2011 02:00 | Em resposta a: #274256

Caro António,

De facto deverá existir um erro na dita tese de mestrado.

Na pág. 21 diz que: "Domingos de Meireles Freire, (o Velho) foi Capitão de Ordenanças do Concelho
de Arrifana de Sousa em 1659 e Domingos de Meireles Freire (Filho), foi Capitão de Ordenanças do Concelho
de Arrifana de Sousa. 1664-1745".

E a confusão deverá ser entre Aguiar de Sousa e Arrifana de Sousa. Passo a explicar: os citados indivíduos nunca poderiam ter sido capitães do concelho de Arrifana de Sousa porque simplesmente ele ainda não existia. O concelho de Arrifana de Sousa só foi constituído em 1741.

E tenho sérias dúvidas que fossem capitães do concelho de Aguiar de Sousa. Do que sei e li até hoje, foram capitães da ordenança de São João de Covas, Lousada. Tenho 22 assentos em que aparecem como capitães, mas nunca dizem de que ordenança...

A propósito do texto que citou, tenho algumas dúvidas na data de baptismo de Leonor Neto. Julgo que o dia é 28 e não 20. Se quiser ter a gentileza de dar a sua opinião, confirme aqui por favor: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=25451&FileID=_1031246

Compare o «8» do assento com o outro «8» de «1628» do 1.º assento do fólio esquerdo.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#274267 | abribas | 09 abr 2011 11:07 | Em resposta a: #274257

Caro pp
Parece-me que sim. Forma estranha de desenhar os oitos. Único dia que não está por extenso. Na página seguinte poderá haver algo de 1630 que poderá confirmar essa leitura.
Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#274893 | abribas | 20 abr 2011 18:42 | Em resposta a: #272972

Caro PP
Já reparou no que diz no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=218458#lista sobre o padre Marcos de Meireles Freire, em que o dá como natural de Gandra, Paredes?
Cmpts, António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#274971 | PP | 21 abr 2011 21:36 | Em resposta a: #274893

Caro António,

"-Marcos de Meireles Freire era natural de Gandra, no concelho de Paredes(...) " - deve estar errado pois deverá ter nascido em São Martinho de Arrifana de Sousa (Penafiel), provavelmente na quinta da Aveleda, onde viviam os seus pais. Tal como lá nasceu a sua irmã Madalena em 1619... Mas pode ter ido nascer a casa dos avós maternos e, aí sim, pode ser possível que seja natural da Gandra, Paredes. Vou ver se encontro o assento.

"(...), e pertencia à ilustre e antiga família dos Moreiras, da casa de Sousa[sic?] - deve ser Casa da Lousa.


Se encontrássemos a inquirição de genere...


Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#279679 | Rui C Barros | 28 jun 2011 15:00 | Em resposta a: #272869

Aos Interessados nos Meireles Freire e na Casa da Argonça:

Pf ver tudo que introduzi na net sob http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142093 sobre origens de minha bisavó materna Silvana Ferreira Neto de Meireles Freire, nascida na Casa de Rosende (Raimonda), a partir de dezenas/centenas doc's lidos online do ADP.

Consegui recuar ao seculo XVIII e talvez tb aos finais do XVII (em Sanfins), com quase todos pormenores possiveis dos descendentes desses familiares relacionaveis, nas origens Meireles Freire e Coelho de Meireles, e sei que ha uma ligaçao às origens dos Freire em Sousela, Ordem (Argonça) e Covas (Rio de Moinhos), só que ainda nao tive tempo de encontra-los nos arquivos paroquiais online do ADP (exacta/ em Covas+Ordem+Sousela).

Tb se informa que o 1º jazigo (à direita na entrada) do cemiterio de Sao Pedro da Raimonda (Paços de Ferreira) foi (ainda é ??) da Casa da Argonça (da Raimonda à Argonça, na Ordem, são talvez apenas 5 km) e neles estao depositados Meireles Freire (junto a outros jazigos com outros seus parentes, meus trisavós e minhas tias bisavós).


No tocante à Casa de Rosende fui até à origem dos registos paroquiais finais séc. XVI/início séc XVII, e encontrei origens regionais em Vaz (conforme também mencionado por um leitor/comentador) de Barrosas, coerentemente com outras origens equivalentes tb mencionadas na Raimonda e Lustosa. De facto, Raimonda/Lustosa, Barrosas e Sousela/Ordem são contíguas.

Desde ja antecipada/ agradeco qq info que tenham venham a ter sobre as ligaçoes que ainda me faltam da minha bisavó materna a Sousela/Ordem. Contacto directo para estes assuntos: ruicb52@gmail.com

Com melhores votos de boas pesquisas.
Cmpts.
Rui CB

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#279701 | Rui C Barros | 28 jun 2011 18:01 | Em resposta a: #279679

Ainda sobre o mesmo assunto dos Meireles Freire (+ Sanfins + Casa de Rosende + Casa de Argonça), se informa que:

1- A referida bisavó Silvana FN MF, filha de Maria Cristiana de MF cc JJ F Neto (meus trisavós maternos), era neta paterna de Jose Patricio de Meireles Freire (cc Matilde Coelho de Meireles, da Casa da Fervença em Sanfins, irma de Pedro Nolasco CM) e bisneta paterna de Jose Carlos Meireles Freire (ver sapo geneall, no endereco indicado anterior/);

2- Jose Patricio era irmão do então abade de Sanfins (de Ferreira) Eusebio Meireles Freire (outras vezes mencionado nos registos paroquiais como Eusebio Freire Meireles ou só Eusebio Meyreles), que celebrou o baptismo da sua sobrinha Maria Cristiana de MF (minha trisavó, pq mãe de Silvana).

Pttº falta a ligaçao de Jose Carlos Meireles Freire, fº de um Domingos Meireles Freire (já são mencionados, em sapo geneall, três DMF !!! ) cc Maria Martins Ferreira, aos MF de Covas Sousela Ordem e pttº à Casa da Argonça!.

Cmpts.
Rui CB

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#279723 | Rui C Barros | 28 jun 2011 22:31 | Em resposta a: #272926

Aos Interessados nos Meireles Freire e na Casa da Argonça:

Pf ver tudo que introduzi na net sob http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142093 sobre origens de minha bisavó materna Silvana Ferreira Neto de Meireles Freire, nascida na Casa de Rosende (Raimonda), a partir de dezenas/centenas doc's lidos online do ADP.

Consegui recuar ao seculo XVIII e talvez tb aos finais do XVII (em Sanfins), com quase todos pormenores possiveis dos descendentes desses familiares relacionaveis, nas origens Meireles Freire e Coelho de Meireles, e sei que ha uma ligaçao às origens dos Freire em Sousela, Ordem (Argonça) e Covas (Rio de Moinhos), só que ainda nao tive tempo de encontra-los nos arquivos paroquiais online do ADP (exacta/ em Covas+Ordem+Sousela).

Tb se informa que o 1º jazigo (à direita na entrada) do cemiterio de Sao Pedro da Raimonda (Paços de Ferreira) foi (ainda é ??) da Casa da Argonça (da Raimonda à Argonça, na Ordem, são talvez apenas 5 km) e neles estao depositados Meireles Freire (junto a outros jazigos com outros seus parentes, meus trisavós e minhas tias bisavós).


No tocante à Casa de Rosende fui até à origem dos registos paroquiais finais séc. XVI/início séc XVII, e encontrei origens regionais em Vaz (conforme também mencionado por um leitor/comentador) de Barrosas, coerentemente com outras origens equivalentes tb mencionadas na Raimonda e Lustosa. De facto, Raimonda/Lustosa, Barrosas e Sousela/Ordem são contíguas.

Ainda sobre o mesmo assunto dos Meireles Freire (+ Sanfins + Casa de Rosende + Casa de Argonça), se informa que:

1- A referida bisavó Silvana FN MF, filha de Maria Cristiana de MF cc JJ F Neto (meus trisavós maternos), era neta paterna de Jose Patricio de Meireles Freire (cc Matilde Coelho de Meireles, da Casa da Fervença em Sanfins, irma de Pedro Nolasco CM) e bisneta paterna de Jose Carlos Meireles Freire (ver sapo geneall, no endereco indicado anterior/);

2- Jose Patricio era irmão do então abade de Sanfins (de Ferreira) Eusebio Meireles Freire (outras vezes mencionado nos registos paroquiais como Eusebio Freire Meireles ou só Eusebio Meyreles), que celebrou o baptismo da sua sobrinha Maria Cristiana de MF (minha trisavó, pq mãe de Silvana).

Pttº falta a ligaçao de Jose Carlos Meireles Freire, fº de um Domingos Meireles Freire (já são mencionados, em sapo geneall, três DMF !!! ) cc Maria Martins Ferreira, aos MF de Covas Sousela Ordem e pttº à Casa da Argonça!.

Desde ja antecipada/ agradeco qq info que tenham venham a ter sobre as ligaçoes que ainda me faltam da minha bisavó materna a Sousela/Ordem. Contacto directo para estes assuntos: ruicb52@gmail.com

Com melhores votos de boas pesquisas.
Cmpts.
Rui CB

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#279724 | PP | 28 jun 2011 22:48 | Em resposta a: #279679

Caro Rui CB,

Quando conseguir ter alguma coisa que ligue o seu estudo aos Meireles Freire de São João de Covas, Lousada, avise, se assim entender, que vejo no que posso ajudar.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#279726 | PP | 28 jun 2011 22:54 | Em resposta a: #279701

Caro Rui CB,

Se possível, gostaria de saber:
Em que data nasceu José Carlos Meireles Freire e a data e o local de casamento de Domingos de Meireles Freire c.c. Maria Martins Ferreira.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#279728 | abribas | 28 jun 2011 23:27 | Em resposta a: #279723

Caro Rui CB
Temos avós em comum:
Manuel de Meireles(*16.1.1680 Covas) C(17.6.1709 Covas)c Maria Coelho(*26.1.1690 Covas), pais de Águeda Coelho de Meireles(*18.6.1718 Covas), irmã do meu avô Francisco Coelho de Meireles(*28.7.1730 Covas)

Por este lado não encontrei ainda ligação aos Freire de Meireles da Argonça.
Encontrei sim pelo lado da mulher de Francisco, Antónia de Meireles Sousa (19.3.1737 Covas) com quem casou a 18.11.1758 em Covas.
Ao dispor
António
abribas(arroba)gmail(ponto)com

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#279734 | Rui C Barros | 29 jun 2011 00:29 | Em resposta a: #279726

Caro PP

No registo de casamento de Jose Patricio MF com Matilde Coelho Meireles, menciona-se a ascendencia de cada um deles ate avos e dai que eu possa ter lido os nomes que depois inclui no sapo geneall (como correcçoes ou actualizaçoes).

Assim infelizmente nao possuo os dados q pretende e tb ainda nao tive tempo de percorrer rectroactiva/ todos os registos de Sanfins.
So tenho abordado isto via net em alguns seroes dos finais de Outono e Inverno de 2009/10 e 2010/11.

Cmpts.
RCB

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#279736 | Rui C Barros | 29 jun 2011 00:52 | Em resposta a: #279728

Caro Antº B Ribas

Mt e mt obrigado por mais este recuo geracional no ramo Coelho de Meireles da Casa da Fervença (que através de Pedro Nolasco CM cc Joana Ferreira Neto, minha tia trisavó nascida na Casa de Rosende, daria geraçao depois para as seguintes Casas: Refojos, Casais Novos, Cascere, Figueiró, Fofo, Espessande, Dinis-de-Cima) e que meus primos de lá nao sabem seguramente.

O outro forte confrade deste mini-forum dos MF + Argonça + Covas/Ordem, mt segura/ irá dar com a soluçao que busco para a origem do designado 3º Domingos Meireles Freire (que nos registos é mencionado como pai do José Carlos MF, avô de José Patrício MF e de seu irmao padre Eusébio MF, bisavô de minha trisavó Maria Cristiana de MF; e pttº meu hexavô materno).

Cmpts.

Rui CB

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#279742 | Rui C Barros | 29 jun 2011 11:28 | Em resposta a: #274257

Carissimos PP & ABR

Tb confirmo que é um 8 (pttº 1628) e não 0 (1620).

Alias ja passei por estes registos da Raimonda ha ja 2 anos, qd procurei info sobre esta Leonor Neto (cc 1º Domingos Meireles Freire) para a relacionar possivel/ com Casa de Rosende (cerca de 200 anos antes da trisavó Maria Cristiana Meireles Freire vir para Rosende em 1840), e que Felgueiras Gayo diz ser Neto de Sotomayor e que acho que são de facto os Netos de Allariz, ao sul de Orense (que foi capital/berço/posto avançado estrategico do reino da Galiza+Leão).

Confirma-se que registos paroquiais da Raimonda em todo seculo XVII estao uma miseria de escrita e de conteudos comparativa/ com os das suas freguesias vizinhas e pratica/ contíguas.
Principal/ os registos sob a responsabilidade deste padre/cura/paroco Antº Araujo de S Pedro da Raimonda, q tb pouco melhorariam mt significativamente (mas melhoraram) no seguinte Antº Nunes Neto.

De qq modo é bom saber que ha aqui nestes foruns mais confrades que buscam e escrutinam assuntos afins, das mesmas origens na mesma familia nacional, e com os quais podemos partilhar ideias e duvidas.

Cmpts.
Rui CB

Resposta

Link directo:

Coelho de Meireles

#279749 | abribas | 29 jun 2011 12:47 | Em resposta a: #279736

Caro Rui
Se quiser explorar estes Coelho de Meireles de Almedinha, Covas, a sua Águeda CM nasceu a 18.6.1718
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=16323&FileID=_583919
e casou a 9.9.1753
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=17550&FileID=_637522
Os pais dela casaram a 17.1.1709
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=16319&FileID=_583826

Quanto ao Domingos MF nada sei porque não acompanhei a descendência da casa de Rio de Moinhos em Covas, mais do que uma ou duas gerações.
Já agora o seu Manuel Coelho de Meireles, filho de Águeda, nasceu quando e onde?
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Coelho de Meireles

#279799 | Rui C Barros | 29 jun 2011 20:23 | Em resposta a: #279749

Caro Antº B Ribas

Nova/ mt e mt obrigado, pq nas ferias em Agosto irei abordar isto na Raimonda mais um bocado.

Qt a data q me pergunta, informo o q respondi ontem ao PP.

No registo de casamento de Jose Patricio MF com Matilde Rosa Coelho Meireles, menciona-se a ascendencia de cada um deles ate avos -- mas sem qq datas -- e dai que eu possa ter lido os nomes deles que depois inclui no sapo geneall (como correcçoes ou actualizaçoes).

Assim infelizmente nao possuo os dados q pretende e tb ainda nao tive tempo de percorrer rectroactiva/ todos os registos de Sanfins e/ou Covas (inclino-me mais para Covas, neste caso). So tenho abordado isto via net em alguns seroes dos finais de Outono e Inverno de 2009/10 e 2010/11.

Cmpts e renovados agradecimentos.
RCB

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#279812 | Rui C Barros | 29 jun 2011 23:02 | Em resposta a: #279724

Carissimos ABR & PP:

Descobri um link do Brasil com descendencia MF e com referencia a dois irmaos MF para lá emigrados, mas nascidos em Covas em meados de XVIII, com pais que se identificam.

É o seguinte: http://www.projetocompartilhar.org/Familia/MeirellesFreire.htm .

Poderá servir para mais umas identificaçoes e verificaçoes.

Cmpts.
RCB

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#279821 | PP | 30 jun 2011 01:14 | Em resposta a: #279742

Caro Rui CB,

Conheço razoavelmente bem os Meireles Freire de Covas, Lousada. Se precisar de alguma informação, avise. Cuidado com o Felgueiras Gayo sobre os filhos de Domingos de Meireles e Leonor Neto, há alguns dados errados... Os filhos deste casal nascem em São João de Covas, Lousada, pelo que não deverá encontrar em Raimonda. Veja a freguesia de SJCovas, Lousada.

Cumprimento, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#279823 | PP | 30 jun 2011 01:16 | Em resposta a: #279742

Caro Rui CB,

Conheço razoavelmente bem os Meireles Freire de Covas, Lousada. Se precisar de alguma informação, avise. Cuidado com o Felgueiras Gayo sobre os filhos de Domingos de Meireles e Leonor Neto, há alguns dados errados... Os filhos deste casal nascem em São João de Covas, Lousada, pelo que não deverá encontrar em Raimonda. Veja a freguesia de SJCovas, Lousada.

Cumprimento, PP.

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#279825 | PP | 30 jun 2011 01:28 | Em resposta a: #279701

Caro Rui CB,

Domingos de Meireles Freire pelo menos já conheço cinco e deram-me que fazer...
Dos vários nomes que tem aqui apresentado nenhum encaixa na minha pesquisa.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#279826 | PP | 30 jun 2011 01:33 | Em resposta a: #279812

Caro RCB,

Obrigado por este link curioso, vou estudá-lo.

Resposta

Link directo:

RE: S. João de Covas ?

#280136 | PP | 01 jul 2011 14:37 | Em resposta a: #279970

Cara confrade(?) Faustina,

Com o devido respeito, afianço-lhe que hoje estou fazendo bem. Espero que esteja tudo bem consigo e que também esteja a fazer bem.
Agradeço-lhe a sua simpatia e a apreciação do meu perfil, mas se está à procura de gente humilde e honesta como a senhora, devo dizer-lhe que aqui pela pátria é cada vez mais complicado encontrar esse tipo de gente.
Antigamente havia o velho e caricato hábito de se «engaiolar» quem não era honesto, hoje tudo mudou. Posto isto é muito provável que não venha a ter sorte. Tente na Albânia: embora ache que tenha menos probabilidades de encontrar lá gente menos séria do que eu ir pelo ar junto de um Multibanco assaltado com recurso a bilhas de gás cá pela nação. Por falar em bilhas de gás, tome atenção... há por aqui uns conterrâneos que ocupam parte das suas manhãs a tentar furar bilhas de gás com um berbequim e ficam espantados depois do T3 ficar mais arejado. Contudo, também votam.
Assegure as suas louças e naperons da sua avó, se arriscar um relacionamento com um destes espécimes. E, sobretudo, faça backup da sua base de dados de genealogia, que não costuma dar-se bem com gás e berbequim.
Não estarei muito interessado em criar uma família divina, desculpe sinceramente. Deve ser coisa para dar muito trabalho, para além do facto de eu gostar é de gente que me engana e por isso é que não quero mudar de nação. Podia estranhar...

Com os meus melhores cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#280396 | MJNFVC | 02 jul 2011 10:43 | Em resposta a: #272845

Piz=Pires=Peres (filho de Pero= Pero)

Resposta

Link directo:

Gervásio de Meireles Freire, da Argonça

#280510 | abribas | 03 jul 2011 18:04 | Em resposta a: #272903

Caro PP
Ainda sobre o nome da mulher de Gervásio de Meireles Freire, se Antónia Carneiro se Ângela Ribeiro, as duas o foram, só não sei é de qual Manuel de Meireles Freire descende.
Relendo os meus apontamentos verifico que Gervásio de Meireles Freire foi casado também com Ângela Ribeiro, de quem teve um filho Domingos Ribeiro que casou a 26.11.1662:
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=16528&FileID=_597952

O esclarecimento estará na tal Inquirição de Genere do neto Bento de Meireles Freire que se encontra no ADB.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#280512 | abribas | 03 jul 2011 18:24 | Em resposta a: #272926

Caro PP, relendo esta mensagem verifico que faz referencia ao assento de casamento de Gervásio com Antónia Carneiro que procurei nos meus apontamentos e não encontro. Poderá indicar-me onde se encontra?

Conforme referi na minha anterior mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=280510 Gervásio teve um filho Domingos, de Ângela Ribeiro, que casa em 1662. Sei também com certeza que em 1645 Gervásio era casado com Antónia Carneiro. Portanto FGaio não estará errado neste casamento, falta saber é se acertou no nome da mãe de Manuel de Meireles Freire.
Com quem terá casado primeiro?
Cmpts

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#280571 | PP | 04 jul 2011 00:43 | Em resposta a: #280512

Caro ABRIBAS,

Gervásio de Meireles c.c. Antónia Carneiro a 14.07.1640 na Igreja de Santa Maria de Sousela, Sousela, Lousada.

"Casaram num sábado, tendo a cerimónia sido celebrada pelo «p.e» (padre) Gonçalo Pinto, coadjutor da dita igreja. Foram testemunhas: [Ant.º?] [Pr.ª?] do [ilegível] escrivão neste «Con.lo» (concelho), e «D.os» (Domingos) de Meireles, da freguesia de S. João de Covas, Lousada, (...) «m.tas» (muitas) pessoas que «assistirão» (assistiram) à missa (...). O assento de casamento encontra-se assinado pelo [padre] «Mathias de Ara. Txr.ª» (Matias de Araújo Teixeira)."

Julgo que este assento não está on-line, mas eu tenho-o digitalizado. Se precisar...

"IX-1 - Maria Freire, que casou em Covas a 22-I-1595 com André Braz filho legítimo de Sebastião Braz, já então falecido, senhor da quinta de Argonça, na freguesia de S. Eulália da Ordem, [Lousada]; deles nasceram Gervásio de Meireles e Domingos de Meireles que obtiveram justificação de nobreza a 8-V-1642 (§23-4). Este Gervásio, por Antónia Carneiro, com quem casou em Souzela[sic] (Sousela) a 14-VII-1640 (Ass. Sous., MI, 49) foi 6.° avô de D. Cecília Ribeiro de Meireles, mãe do notável investigador suiço Dr. Edgar Hans Brunner, sócio do Instituto Português de Heráldica e da Associação Portuguesa de Genealogia, colaborador de "Raízes e Memórias" e de ''Armas e Troféus"." (Fonte: SÃO PAYO, Luiz de Mello Vaz de - "O Descobridor do Congo e o Apelido Cão", publicado em "Raízes & Memórias" n.º 10 (Outubro de 1994), pág. 142).

Pela data de casamento o filho de Gervásio de Meireles deve ter casado muito novo... Se o pai casou em 1640 e depois voltou a casar e deste casamento nasceu o Domingos Ribeiro...

Se não for indiscrição da minha parte, gostaria de saber qual o seu interesse nos Meireles Freire.

Com os meus cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#280575 | PP | 04 jul 2011 01:08 | Em resposta a: #280512

Caro ABRIBAS,

Desculpe de ter voltado a perguntar na mensagem que lhe enviei anteriormente sobre o seu interesse nos Meireles Freire.
Estava obviamente distraído, pois já tinha perguntado e entendido.
A idade não perdoa!

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#306695 | PP | 24 mai 2012 21:37 | Em resposta a: #272979

Caro confrade António,

Se interessar, descobri uma filha de Catarina de Meireles e de António Pais na freg.ª de Santiago de Subarrifana, Penafiel.
Ana n. em 1652.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#306723 | abribas | 25 mai 2012 08:44 | Em resposta a: #306695

Caro confrade, muito obrigado
Essa será irmã da Maria de Meireles que foi Srª da Quinta da Aveleda e da Quinta do Sobrego, que aqui está em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=78964
Melhores cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Quinta do Sobrego, onde fica?

#328140 | PP | 27 abr 2013 20:05 | Em resposta a: #306723

Caro confrade António,

Por acaso saberá onde fica situada esta quinta ou lugar?

Desculpe se já o questionei sobre o assunto.

Cumprimentos, PP

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Sobrego, onde fica?

#328147 | abribas | 27 abr 2013 21:37 | Em resposta a: #328140

Caro confrade, não questionou mas também não sei.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#340693 | PP | 09 jan 2014 19:19 | Em resposta a: #306723

Caro António,

Por acaso já descobriu o assento de óbito de Catarina de Meireles, c.c. António Pais, senhor da Quinta do Sobrego?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Meireles Freire

#340696 | abribas | 09 jan 2014 19:58 | Em resposta a: #340693

Não descobri mas terá sido certamente antes de 1649
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Óbitos de Catarina de Meireles e de António Pais.

#340700 | PP | 09 jan 2014 20:55 | Em resposta a: #340696

Caro António,

Eu julgo que poderá ser a Catarina de Meireles, f. a 26.03.1681, em Penafiel, embora o assento não tenha quase nada de informações; excepto o facto de ela ser «de Aveleda».

Ver em: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Óbito de Penafiel (1631-07-21 a 1697-05) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1631-07-21 a 1697-05), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 13.2, fólio 185, assento de 1681-03-26.

E o seu marido António Pais deverá ser este f. a 31.07.1685, em Penafiel.

Ver em: IGREJA CATÓLICA, Livro de Assentos de Óbito de Penafiel (1631-07-21 a 1697-05) (Penafiel, Porto, Portugal, Paróquia de Penafiel, 1631-07-21 a 1697-05), Arquivo Distrital do Porto, Rua das Taipas, n.º 90, 4050-598 Porto, Portugal, E/20/4/4 - 13.2, fólio 188v, assento de 1685-07-31.

Já sabe alguma coisa sobra a ascendência de António Pais? E onde fica a Quinta de Sobrego? Onde terá casado?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Óbitos de Catarina de Meireles e de António Pais.

#340716 | abribas | 09 jan 2014 23:45 | Em resposta a: #340700

Caro PP
Boa!
É muito possível. Certezas vão ser difíceis conseguir mas pode ser que tenham deixado outros registos em Penafiel. Casamento??? Filhos???
Santiago de Subarrifana onde nasceram as filhas é muito próximo de Penafiel.
Não sei nada mais sobre António Pais a não ser que seria senhor da misteriosa Quinta de Sobrego.
Já agora deixo aqui o significado de Sobrego:

"m. Variedade de pêra, hoje desconhecida. Cf. Rui Fernandes, Inéd. da Hist. Port."

Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Óbitos de Catarina de Meireles e de António Pais.

#340719 | PP | 09 jan 2014 23:58 | Em resposta a: #340716

Caro António,

Não sei onde casaram... talvez na misteriosa quinta... Mas faria mais sentido na Quinta da Aveleda...

As filhas nasceram em Santiago de Sub.? Tem datas que queira partilhar?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Óbitos de Catarina de Meireles e de António Pais.

#340721 | abribas | 10 jan 2014 00:09 | Em resposta a: #340719

Sim,
Maria a 15.8.1649 e Ana a 7.2.1652
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

Local de nascimento das filhas Catarina de Meireles e de António Pais.

#340724 | PP | 10 jan 2014 00:25 | Em resposta a: #340721

Caro António,

Estava mesmo esperançado numa novidade...

Eu já conhecia essas filhas, mas presumo que elas nasceram em Penafiel e foram baptizadas em Santiago de Subarrifana. É a interpretação que faço dos assentos de batismo, embora lá não diga que nasceram em Penafiel, mas julgo que é o que se pode depreender... Poderei estar errado, mas não encontro motivo, aparentemente, para que fossem nascer a Santiago.

Sendo o tesoureiro-mor o abade Amaro de Meireles, da dita Igreja de Santiago, eu penso que eles foram lá baptizar as filhas. De notar que nos assentos consta claramente que o casal era da Aveleda, freguesia de São Martinho de Arrifana de Sousa.

Posso estar errado, mas aponto para esta hipótese.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Local de nascimento das filhas Catarina de Meireles e de António Pais.

#340735 | abribas | 10 jan 2014 12:45 | Em resposta a: #340724

Caro PP, é provevel.
E procurou mais algum baptismo, ou o casamento, em Penafiel?
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Local de nascimento das filhas Catarina de Meireles e de António Pais.

#340744 | PP | 10 jan 2014 15:41 | Em resposta a: #340735

Caro António,

Não encontrei mais nada sobre o casal. Apenas tenho estas notas sobre o filho António de Meireles:

1686-09-20 - Recebe mercê de el-rei D. Pedro com hábito de Cristo.

1686-10-22 - Recebe carta de padrão com o título de Cavaleiro da Ordem de Cristo, concedida pelo rei D. Pedro ao Dr. Gonçalo de Meireles Freire, seu tio materno.

Talvez nestes documentos conste algo sobre a sua ascendência paterna.

O apelido Pais não me parece muito comum em Penafiel. Porém, já aparecem alguns em Bustelo... Mas ainda não encontrei ligação. Há também em Abragão. Nesta freguesia encontro um casal: António Mendes e Isabel Pais...que casaram em 1630... e tiveram um filho chamado António.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Cristelos - Nunes Pinto

#346222 | jmnovais | 13 mai 2014 19:08 | Em resposta a: #280136

Boa tarde,
caros confrdes, em particular o confrade PP que parece connhecer bem a região: tenho uns avoengos de Cristelos, Manuel Nnunes Pinto e Custódia Nunes, que tiveram Mariana Nunes Pinto em 1715. Não encontro o assento de casamento, haverá alguma forma de os identificar?
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cristelos - Nunes Pinto

#346225 | PP | 13 mai 2014 19:59 | Em resposta a: #346222

Caro confrade,

Conheço um capitão Manuel Nunes Pinto c.c. Quitéria Maria de Sousa, de Cristelos Lousada; e um outro Manuel Nunes Pinto c.c. Custódia Maria de Mendonça, de Nespereira, Lousada... mas julgo que não será o que procura.

Provavelmente não casaram em Cristelos... Já procurou nas freguesias vizinhas?

Veja nos vários assentos de baptismos dos filhos do casal que procura quem foram os padrinhos de baptismo e de onde eram... costuma resultar.

Procure ver quem foram os padrinhos de batismo do 1.º filho do casal e de onde eram e procure o assento de casamento na freguesia dos padrinhos. É uma boa hipótese a considerar. Costumo ter sorte...

Pode ainda procurar assentos de casamento dos filhos do dito casal e ter a sorte de estar registado os avós dos nubentes.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Cristelos - Nunes Pinto

#346227 | jmnovais | 13 mai 2014 20:06 | Em resposta a: #346225

obrigado pela pronta resposta e pelas óptimas sugestões. No assento de baptismo de um dos filhos (1716, Rosa, em Cristelos) os padrinhos sao Luciano pinto Riibeiro e Custódia Pinta da fª de Lodares; testemunhas joao pinto ribeiro do crasto. No da filha Mariana, no ano anterior são o Reverendo Abade da dita igreja Jose Pires Alemao (?) e maria solteira filha de antonio nunes e maria pinta, todos da freguesia de silvares.
É portanto, como diz, bem provável que se tenham casado numa freguesia próxima, talvez em Lodares..

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cristelos - Nunes Pinto

#346230 | PP | 13 mai 2014 21:19 | Em resposta a: #346227

Caro confrade,

Luciano deve ser filho de José Pinto Ribeiro e de Águeda Camela, que casaram a 30.01.1710, em Boim, Lousada, e foram viver para Cristelos, Lousada.

O nome do abade está correto - José Pires Alemão.

Tente procurara nas freguesias de Lodares e Silvares.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Cristelos - Nunes Pinto

#346238 | jmnovais | 13 mai 2014 23:06 | Em resposta a: #346230

caro confrade,
creio que Luciano seria outro, dada a proximidade da data do casamento do seus pais e a do baptismo da sua afilhada (1719). Noutro baptismo de um filho de Manuel Nunes Pinto, já em 1723, os padrinhos são Jose Pinto Ribeiro e Angela Fernanda Morerira mulher do dito Luciano Pinto, todos de s. miguel de Silvares. Creio que haverá ligação familiar com estes Pinto Ribeiro, mas tanto em Lodares, como em Silvares, não há registo do casamento deste "meu" Manuel Nunes Pinto. Talvez faça parte do lote de assentos perdidos de Cristelos..

Resposta

Link directo:

RE: Cristelos - Nunes Pinto

#346239 | PP | 13 mai 2014 23:16 | Em resposta a: #346238

Caro confrade,

Sugiro-lhe que tente em todas as freguesias dos padrinhos de baptismo que encontrar bem como das testemunhas.

Às vezes temos sorte...

Tem toda a razão quanto ao Luciano: foi a pressa em ajudar, não reparei na data.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Local de nascimento das filhas Catarina de Meireles e de António Pais.

#346242 | otelindafg | 13 mai 2014 23:23 | Em resposta a: #340744

Caro parente:



Tenho ascendentes de Fonte Arcada," Pais" e "Pais Barreto".(anos 1705 /1765)

Cordiais Cumprimentos , Otelindafg.

Resposta

Link directo:

RE: Local de nascimento das filhas Catarina de Meireles e de António Pais.

#346245 | PP | 13 mai 2014 23:50 | Em resposta a: #346242

Cara parente,

Grato pela informação. Quando tiver mais tempo disponível, falaremos sobre o assunto.

As minhas desculpas por não ter ainda respondido a seu e-mail, mas tenho estado um pouco atarefado.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Cristelos - Nunes Pinto

#346249 | jmnovais | 14 mai 2014 01:02 | Em resposta a: #346239

li melhor o assento em que a esposa de Luciano é padrinho e reparei que não diz serem todos de s. miguel de silvares mas apenas todos os referidos antes de Luciano que é apontado como sendo de s. miguel de villa meã! procurando aqui na base de dados encontrei este Luciano Pinto Ribeiro, precisamente de vila mea e casado com a dita angela moreira: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2036501 Nascido em Vila Nova de Cerveira, vai casar a Penafiel.. Talvez sejam daqui os Pinto que procuro

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#371177 | vsuzano | 27 jun 2016 16:33 | Em resposta a: #328140

Boa tarde

Por acaso, e numa pesquisa recente, apanhei um meu 8º avô, falecido em Irivo - PNF a 16.01.1770.

Era solteiro, e teve uma filha Ana Maria Pinto que casou com Caetano Soares (6.9.1774 - Irivo) com Maria Monteira(o)

No óbito refere que "....da casa do sobredo desta freguesia de Irivo..."

Cumprimentos

vsuzano

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#371178 | vsuzano | 27 jun 2016 16:42 | Em resposta a: #371177

corrigo "No óbito refere que "....da casa do sobrego desta freguesia de Irivo..."

era filho de Manuel Ferreira e de Ursula Pinto Macedo, penso que de Irivo tb, mas estou neste momento a verificar...

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#428547 | PP | 31 out 2020 23:41 | Em resposta a: #371177

Caro confrade VSuzano,

Obrigado pela achega.

Continuo a tentar traçar a ascendência de António Pais, ainda que sem sucesso.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Leitura de assento de baptismo (1617).

#429242 | PP | 30 nov 2020 23:09 | Em resposta a: #346249

Caro confrade,

Poderia, por gentileza, partilhar o assento de casamento da dita Ângela Moreira, de Penafiel?

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 15:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen