Ajuda a encontrar contactos de Gaspar José Vianna - no Rio de Janeiro em 1840

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Heráldica | Pessoas

Ajuda a encontrar contactos de Gaspar José Vianna - no Rio de Janeiro em 1840

#273236 | quinta.sal | 23 mar 2011 18:53

23.03.2011

Gostaria que alguem me ajudasse a encontrar a familia de Perpetua Augusta Moreira Vianna ( Viana apelido do marido)
que casou com meu Tio/Bisavô - GASPAR JOSÉ VIANNA , nascido em Viana do Castelo , Portugal , em 1803 e que emigrou para o Brasil ( Rio de Janeiro ) por volta de 1823.
Por volta de 1840 já estaria casado com a Perpetua Augusta, e teria já consideravel fortuna , seria um grande acionista de um grande Banco Japonês.
Teria nessa epoca relações ( particulares ou de negócios) com o Dr. Antonio Augusto de Carvalho Monteiro ( o Monteiro dos Milhões de Lisboa ) que casou com uma sua ( dele Gaspar) sobrinha Maria Perpetua de Mello .
Por volta de 186o o Gaspar teria regressado a Portugal , já viuvo , sem filhos , tinha uma Comenda de N. Sra. de Vila Viçosa ( que o Dr. Antonio Augusto Carvalho Monteiro também tinha ) vivia em Lisboa no Palacete dele na Rua das Chagas , e (conhecido por o Palacio do Vianna) e tinha uma considerável fortuna.
O Gaspar era Padrinho de Maria Nazareth Pombal ( filha de António Augusto C. Monteiro e da Maria Perpetua Melo - sobrinha do Gaspar ) que mais tarde veio por casamento a ser Marquesa de Pombal.
Agradecia se alguem do Brasil , do Rio , me desse alguns tópicos sobre a mulher ( familia) do Gaspar e do seu trajecto Comercial ( ? ) e de negócios.

João Roberto Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a encontrar contactos de Gaspar José Vianna - no Rio de Janeiro em 1840

#303039 | tiagova | 16 abr 2012 11:45 | Em resposta a: #273236

Caro João,

Na rua das Chagas conhece o número de porta do referido palacete? Conheço outro palacete com essa denominação, mas situado no Campo Pequeno. Este imóvel pertenceu ao meu trisavô, Francisco Isidoro Vianna (1822-1900) que fundou a Casa Bancária Fonsecas, Santos & Vianna.

Cumprimentos,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a encontrar contactos de Gaspar José Vianna - no Rio de Janeiro em 1840

#303061 | quinta.sal | 16 abr 2012 15:22 | Em resposta a: #303039

16.04.2012

Caro Tiago Silva

O palacete que foi de meu Tio Bisavô Gaspar José Vianna ( Comendador da Ordem de N. Sª. de Vilaviçosa ) ,
conhecido como o Palácio do Vianna ( de que desconheço o nº de porta , foi por herança deste de Maria da Nazareth
Carvalho Monteiro , Marquesa de Pombal, sua afilhada e neta de uma sua irmã ).
Este edificio foi vendido pela Maria Nazareth ao Estado ( 1920) e lá foi o Instituto Comercial e outras instituições de Ensino.
Se no Google fizer uma busca " edificios antigos de Lisboa - Palácio do Vianna - Rua das Chagas " ele lá aparece em
fotos .
Por isso não é o edificio situado no Campo Pequeno que era do seu trisavô.
O meu antepassado Gaspar , natural de Viana do Castelo , era de apelido Martins Ribeiro e na sua estadia no Brasil
onde criou grande fortuna ( no Rio de Janeiro e em Empresas Comerciais ) passou a usar o apelido VIANNA , nome
de sua terra natal , como era costume .
Esteve no Brasil desde 1820(?) até 1865(?) e vendeu aí todos os seus bens ( creio que também fazendas da sua mulher
que aí faleceu por volta de 1862 sem filhos) e veio para Lisboa onde ligado ao seu parente Augusto Carvalho Monteiro-
o Monteiro dos Milhões - passou a intervir em grandes negócios como accionista , sendo considerado como tendo uma das 100 maiores fortunas .do País.
Muito gosto pelo seu contacto.
" iberolider@gmail.com"
Cumprimentos

João Roberto Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 01:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen