Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#273370 | Hirão | 26 mar 2011 16:18

Caros confrades,

Há pouco mais de um ano, iniciei uma pesquisa acerca da atual e completa descendência do meu hexavô Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro.

Fazendeiro e Tenente da Guarda Nacional, nasceu em Lavras do Funil, Minas Gerais, em 1778 e faleceu em Vila Ventura, em 1867. Pai do fundador de São José do Rio Preto (João Bernardino de Seixas Ribeiro) - São Paulo. Segundo Carlos Nogueira, Antônio Bernardino obteve do imperador D. Pedro II a concessão de uma gleba de terra com 150 mil alqueires, da qual tomou posse por volta de 1850 com os filhos e um punhado de escravos, constituindo a Fazenda Cachoeira dos Bernardinos, na região que forma hoje o Município de Ibirá; na época, o lugarejo era conhecido por Taperão (hoje Vila Ventura). Segundo consta, Antônio Bernardino era tio de Maria Joaquina Dorotéia de Seixas Brandão, que entrou para a história do Brasil como "Marília de Dirceu", a namorada de Tomás Antônio Gonzaga, um dos líderes da Inconfidência Mineira, condenado ao desterro em 20 de abril de 1792 pela rainha Maria I. O Visconde de Taunay (ao retornar da Guerra do Paraguai, pernoita no vilarejo e registra em seu diário o estado precário em que o mesmo se encontra) encontrou Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro doente e o curou na noite de 19 de julho de 1867.

Assim sendo, procuro por prováveis descendentes de Antônio Bernardino, seja por seus filhos Manoel, João, Mariano, Isabel e Mariana (?) ou outros (ilegítimos e naturais).

Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#273413 | Samuel C O Castro | 27 mar 2011 12:25 | Em resposta a: #273370

Prezado Hirão,

Não sei se tens conhecimento desse link http://brandoes.blogspot.com/2007_07_01_archive.html , onde tem dados relacionados a essa família.

Em que localidade resides?

Boa sorte nas buscas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#273419 | Hirão | 27 mar 2011 14:24 | Em resposta a: #273413

Estimado Samuel de Castro,

Conheço o link e, nele, não pude encontrar maiores informações, com exeção de uma ligação com os Noronha e Silva.

As famílias paulistas que se ligaram à descendência do tenente Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro são muitas, incluindo Bicudo, Ferreira, Gonçalves, Rosa, Almeida Prado, Diniz, Bueno, Camargo, Botelho etc.

Não resido em Minas Gerais, mas, em São Paulo.

Agradeço-lhe pela gentil deferência e ajuda.

Cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#274501 | Hirão | 13 abr 2011 16:53 | Em resposta a: #273419

Renovo o tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#275114 | Hirão | 25 abr 2011 02:21 | Em resposta a: #274501

Renovo o tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#300173 | fernandohr | 18 mar 2012 22:04 | Em resposta a: #275114

Voce tem mais dados de Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro ? Minha sexta geração é Bernardino José RIBEIRO casado com Prudenciana Candida de JESUS, seu filho Joaquim Bernardino RIBEIRO faleceu em São José do Rio Preto. Eu acredito que Bernardino José Ribeiro tem algum parente em comum com Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#305989 | Juliana__ | 16 mai 2012 01:56 | Em resposta a: #273370

Olá! Moro em São José do Rio Preto. Meu pai sempre disse que somos descendente de João Bernardino de Seixas Ribeiro (fundador daqui) meu avô tem o sobrenome José Bernardino de Souza Sobrinho. Hirão, onde você mora? Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#309996 | Rosygri | 11 jul 2012 14:38 | Em resposta a: #305989

Olá, sou bisneta de Teresa Justino de Seixas de São José do Rio Preto, minha família Seixas (por parte de avó paterna) é descendente de Ibirá e São José do Rio Preto - São Paulo. Encontrei um possível parentesco com o casal José Bernardino de Seixas casado com Benedita Justino de Seixas. Gostaria de poder entrar em contato.

Resposta

Link directo:

RE: Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#314870 | geralda | 06 out 2012 19:19 | Em resposta a: #273370

sou amiga de rosalina augusta seixas ribeiro, moradora de são jose do rio preto, neta de joão bernardino seixas ribeiro

Resposta

Link directo:

Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#347698 | bernardino.rodrigo | 27 jun 2014 15:57 | Em resposta a: #273370

Bom Dia à todos!
Meu nome é Rodrigo Bernardino de Souza, sou descendente de João Bernardino de Seixas Ribeiro, fundador de São José do Rio Preto-SP. Meu avô João Bernardino de Souza era bisneto do fundador. Ouvi muitas histórias sobre o fundador (João Bernardino de Seixas Ribeiro) através de meu avô e ainda através de meu pai José Fernandes Bernardino de Souza.

Resposta

Link directo:

Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#370561 | pamysbgs | 10 jun 2016 00:35 | Em resposta a: #273413

Olá primos de 6 ou 7 grau sou tataraneta de Evaristo mendes seixas dizem que ela era filho ou neto legitimo ou ilegitimo de Antonio bernardino de Seixas Ribeiro tem um balneario em ibirá com o seu nome.... ele teve 12 filhos sou bisneta de um dos mais novos, e tenho muita curiosidade em saber mais sobre essa familia e de toda a familia seixas ribeiro ja q desconfio q eu e meu marido somos ate parentes pq o jome dele e willians jose ribeiro e ele e da mesma regiao q meus atepassados... e l3gall saber da familia mesmo q seja uma bem distante...eu nao tenho o sobr3nome da familia seixas, pq esse sobrenome parou na minha avò apenas sabemos que somos descendentes de bernardino seixas ribeiro.. bjs atr mais a ps tenho fotos de Evaristo e seus 12 filhos, quem quizer ver me manda noticias.

Resposta

Link directo:

Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#370562 | pamysbgs | 10 jun 2016 00:49 | Em resposta a: #309996

Oie acho q eu e voce somos mesmo parentes acho q meu bisavo era irmao dessa sua avo, o nome do nosso tataravo e evaristo mendes seixas, o nome dele foi dado ao balneario de ibira.

Resposta

Link directo:

Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#415828 | Mari Souza | 24 jun 2019 23:31 | Em resposta a: #273370

Boa noite, meu nome é Mariana e falo aqui de Rio Branco- AC, minha bisavó se chamava Mariana da Conceição Bernardino de Seixas, sou neta e Antônio Bernardino de Souza, meu avô veio para o Acre à 46 anos, ele faleceu aos 94 anos, quando meu pai chegou aqui tinha apenas 15 anos.

Resposta

Link directo:

Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#427000 | MicaelaNegrao | 07 set 2020 21:18 | Em resposta a: #273370

Minha vó Vera Ferraz Negrão Salum é BISNETA de José Bernardino De Seixas Ribeiro fundador de Rio Preto.
Ela não se lembra do nome dos avós dela mas o NOME DOS PAIS dela são: Matias Ferraz Negrão e Rufina Inocência Da Lush ou Luz. RUFINA não assinava com o sobrenome Seixas.
Sobre os nomes que foram ditos aqui minha vó reconheceu 2, ROSALINA ela disse que era Tia dela e que essa tia casou com o próprio primo, e que na família era normal primos se casarem para não perder a herança, JOSÉ FERNADES era tio dela e BERNARDINO DE SOUZA era filho de José Fernandes.
Minha vó também contou que o pai e a mãe dela MATIAS e ROSALINA eram primos.
Meu cadastro nesse site dura 3 dias por ser gratuito. Entrem em contato comigo me chamo Micaela Montanari Salum assim podem me achar nas redes sociais. Insta: MicaelaMontanarii. Meu celular é 5522997752292.

Resposta

Link directo:

Antônio Bernardino de Seixas Ribeiro - Descendência (Em especial, aos confrades brasileiros)

#433225 | RicardoPontes | 28 abr 2021 17:05 | Em resposta a: #273370

Boa tarde, Primos!

Eu sou neto de Erothides Cândida da Cruz Pontes. Ela era neta de Joaquim Mariano Ribeiro, filho do fundador da cidade de São José do Rio Preto, João Bernardinho de Seixas Ribeiro e portanto, neto Antônio Bernardinho de Seixas Ribeiro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 08:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen