Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#273655 | evieira | 30 mar 2011 22:43

Algum confrade estuda famílias de Santa Eulália de Loureira, ou famílias Castro da região?

Procuro informações sobre:

- António de Castro, c. 13.5.1646 com Isabel Gonçalves. dispensados em 4º grau de consanguinidade. À data do casamento ambos moradores no lugar de Campos, freguesia de Loureira (presumo que daí naturais).

Tiveram 5 filhos baptisados em Loureira entre 1646 e 1654.
António de Castro faleceu em 25.8.1698. Isabel Gonçalves em 5.4.1699. deixaram testamento escrito.

Em busca de pistas procurei por outros Castros em Loureira anteriores a António (de 1578 a 1646) - sem sucesso, António de Castro é o primeiro Castro a aparecer em Loureira, o que não deixa de ser algo estranho. Donde viria o apelido?

Agradeço pistas.
Cmpts,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#273736 | Samuel C O Castro | 31 mar 2011 23:14 | Em resposta a: #273655

Prezado E. Simões,

Não tenho o casal informado em minha base dos Castros. Procurei no google e, no google books e nada encontrei sobre eles. Não sei se tem alguma ligação com o:

João de Melo e Castro – FCR - Esposa: D. Brites de Sande – Sr. do Morgado da Loureira.

Esse João teve o irmão:

Antônio de Melo e Castro – N-1625
1ª Esposa: Ana Muniz – C-Sofala
2ª Esposa: Lucrécia de Sá e Menezes – s. g. – NFP, vol IX, Sá, $50, N10-11.
3ª Esposa: D. Maria de Ataide

Esses dois acima constam em minha base e, não sei em que localidade fica o mencionado Morgado da Loureira.

Se por acaso vieres a descobrir a ascendência do seu Antônio de Castro, peço sua especial gentileza de me informar.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#273821 | Ajc.oliveira | 01 abr 2011 21:13 | Em resposta a: #273655

Caro E.Simões

Dos meus canhenhos retiro a seuguinte informação:

1. confirmo as datss de casamento e de óbito do casal;

2. António de Castro casado com Isabel Gonçalves, moradores em Campos, Loureira, tiveram 4 filhos:
a) Eulália, batizada a 16-12-1646
b) António, batizado a 17-08-1648
c) Maria, batizada a 28-10-1650, faleceu a 21-09-1671
d) Margarida, batizada a 13-12-1654, faleceu a 04-03-1700

3. De uma inquirição de genere retirei informação adicional: António de Castro é natural de Turiz, e teria em 1680, 65 anos de idade.

Saudações

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#273829 | evieira | 01 abr 2011 22:51 | Em resposta a: #273821

Caro Alberto Oliveira,

Realmente este forum é fantástico. Muito obrigado pelos dados! A informação da naturalidade em Turiz pode ser crucial para conseguir recuar na ascendência de António de Castro.

Já agora, de que inquirição de génere retirou esta informação?

Eu descendo do outro filho de António de Castro, cujo baptismo não aparece nos paroquiais de Loureira: Francisco de Castro, casado em 7.5.1673 em Ganfei, Valença. Penso que deve ter nascido em 1652, dado que faltam folhas deste ano nos livros de Loureira. Se tiver mais informações sobre os outros filhos de António de Castro (não encontrei mais casamentos em Loureira), também agradeço.

Se, já agora, se descende desta gente, pode interessar: Na tentativa de achar os pais de Isabel Gonçalves, retirei todas as Isabéis baptisadas na freguesia entre 1607 e 1632. Tomei em atenção a data do nascimento do último filho, e o facto de muito provavelmente ser natural do lugar de Campos. Sendo assim, Isabel Gonçalves provavelmente será uma destas:

bp 1613, filha de Estêvão Gonçalves e Maria Gonçalves (este casal era morador em Campos)
bp 1613 , filha de António Martins e Maria Gonçalves (moradores em?)
bp 1612 , filha de Belchior Rodrigues e Antónia Gonçalves (moradores em ?)

Falta saber onde moravam os casais 2 e 3.. se for noutro lugar que não Campos, provavelmente Isabel Gonçalves será filha de Estêvão Gonçalves..

Cumprimentos.
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#273830 | evieira | 01 abr 2011 23:01 | Em resposta a: #273736

Caro Samuel de Castro.

Mesmo assim, agradeço a atenção. A contribuição do confrade A. Oliveira levou a um importante avanço na pesquisa: António de Castro é natural da freguesia de Turiz, tendo nascido por volta de 1615. Por isso desta vez pergunto, tem alguma coisa sobre Castros da freguesia de Turiz?

Mais uma vez obrigado.
Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#273884 | Samuel C O Castro | 02 abr 2011 22:11 | Em resposta a: #273830

Prezado Edmundo Simões,

Os Castros de Turiz, infelizmente não constam de minha base.

Desconhecendo a geografia da região, peço a gentileza de informar em qual Concelho pertencem as freguesias de Loureira e Turiz?

Peço a você e ao colega Ajc.Oliveira, se não se importarem, de aqui expor as descendências conhecidas do Antônio de Castro, atitude que creio poderá despertar interesse de outros colegas e, consequentemente, surgir novos e interessantes contributos.

Continuo a disposição. Ótimo fim de semana. Abraço fraterno a ambos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#273886 | Ajc.oliveira | 02 abr 2011 22:36 | Em resposta a: #273829

Caro Edmundo Simões

1. Não tenho nada coim esta família, que eu saiba. Acontece que sou professor de História, e trabalhei na Secundária de Vila Verde durante 15 anos. Sou "tolinho" por História de Família e por Demografia Histórica.

2. Relativamente à inquirição em causa, de momento não lhe posso dizer mais do que o seu António de Castro surge como testemunha. Estes meus canhenhos estão em caixas na garagem. Apenas anotei na ficha de família as referências à idade e à origem geográfica, na esperança de vir a identificá-lo. Com algum tempo, poderei procurar a referência. De qualquer modo, por volta de 1680, não haverá muitas inquirições relativas à Loureira, se bem que poderá ser de alguém de Vila Verde, ou Soutelo, com ascendentes na Loureira.

3. Das três hipótese de Isabel que coloca, elimino-lhe uma: Isabel, filha de António Martins e de Maria Gonçalves, batizada a 25-03-1613, faleceu solteira, no lugar da Venda, a 04-04-1685.

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#273916 | Samuel C O Castro | 03 abr 2011 12:41 | Em resposta a: #273886

Prezado Alberto Oliveira,

Também agradeço pela sua excelente contribuição, cujos dados também tenho interesse, pois estou unificando todas as linhas possíveis dos Castros numa única base e, de momento, ainda não está sendo possível entroncar o ramo aqui tratado junto aos demais.

Como gosta de História de Família, se por acaso tiveres apontamentos de quaisquer outro ramo de Castro e puder fazer a gentileza de informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Necessitando de dados da família que aqui reporto, fico a disposição. Ótimo domingo. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#274101 | evieira | 05 abr 2011 19:04 | Em resposta a: #273886

Caro Alberto Oliveira,

Muito obrigado por mais estes dados. Depois quando tiver oportunidade agradecia que me desse a referência dessa inquirição.

Cumprimentos.
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#274102 | evieira | 05 abr 2011 19:09 | Em resposta a: #273884

Caro Samuel de Castro,

Turiz e Loureira são ambas freguesias do concelho de Vila Verde, perto de Braga.

Em relação à descendência Castro de António de Castro, tenho apenas:

1- António de Castro. n.cerca 1615 na fregª de Turiz, Vila Verde. casou 13.5.1646 em Loureira, Vila Verde, com Isabel Gonçalves. faleceu 25.8.1698 no lugar de Campos, Loureira.
tiveram, entre outros:

2- Francisco de Castro. n. provavelmente em 1652, em Campos, Loureira. casou 7.5.1673 em Ganfei, Valença, com Maria de Almeida. viveram no lugar da Cacharia, Ganfei. tiveram, entre outros:

3- Luísa de Almeida de Castro. n. Cacharia, Ganfei. casou 7.3.1708 com Miguel Rodrigues.

Cumprimentos.
Edmundo SImões

Resposta

Link directo:

RE: Castros na fregª de Loureira- Vila Verde/Braga 1650

#274159 | Samuel C O Castro | 06 abr 2011 17:58 | Em resposta a: #274102

Prezado Edmundo,

Muito obrigado pelos dados complementares.

Localizei na NET o casamento do Antônio e Isabel, bem como o batismo dos filhos Eulália, Antônio e Maria, cujo link informei para seu e-mail, agradeço se pela mesma via, puderes me informar dados complementares.

No mesmo link que informei, entrando em Braga (em cima a esquerda), depois em Vila Verde, Turiz, Santa Maria, "Batismos, Matrimônios, Óbitos 1630 - 1767", pode-se tentar localizar o batismo do Antônio, coisa que não tive tempo de ver.

Como não informei no e-mail, para a mudança de página click na seta no alto à direita, ou dentro do retângulo da imagem digite a página desejada e dê enter.

Ratifico meus agradecimentos. Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 17:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen