Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273698 | quinta.sal | 31 mar 2011 17:29

31.03.2011

Procuro elementos da origem da Casa da Ponte ( junto da Ponte antiga dos Arcos ) da original que parece ter como origem de entre 1500/1600 .
Resposta < iberolider@gmail.com>

Cumprimentos
João Roberto Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273700 | Bac11 | 31 mar 2011 17:57 | Em resposta a: #273698

Caro Sr, poderia ser mais específico?
É a que está perto do rio e anexada à ponte!

Pertenceu ou pertence a uma Família de apelido Brito e Rocha?

Cumprimentos

ABacelar

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273707 | quinta.sal | 31 mar 2011 18:58 | Em resposta a: #273700

31.03.2011
Caro confrade
Obrigado pela sua resposta .
A Casa da Ponte pertence a minha Prima Maria da Conceição Magalhães Lançós ( Queiroz) que pretende
saber elementos sobre a sua casa primitiva , que era ( está em ruínas) pegada a Casa da Ponte actual .
A data provavel dessa casa primitiva era de 15../1600 .
Tanto quanto se sabe um dos primitivos donos era um Domingos Pires casado com Domingas Francisca .

Cumprimentos

João Roberto Magalhães Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273708 | S.João de Rei | 31 mar 2011 19:15 | Em resposta a: #273707

Pode adquirir " Casas Armoriadas do Conselho de Arcos de Valdevez" volumes I, II, III que estam disponíveis aqui na Livraria Guarda-Mor. Certamente terá a resposta que pretende.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273711 | guerra1 | 31 mar 2011 19:47 | Em resposta a: #273708

Confrade José de Azevedo Coutinho:queira desculpar a minha pergunta um pouco insólita.Por acaso, tem elementos acerca da origem dos Azevedo Coutinho,mais concretamente de João Azevedo Coutinho falecido em Celorico da Beira antes ano 1688.Este João foi casado com D.Maria Cabral falecida a 11.6.1679 em Celorico da Beira.Procuro pesquisar estes Azevedo Coutinho de Celorico da Beira,mas,está bem dificil avançar.Grato por qualquer ajuda.Atento e obrigado j.g.

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273717 | joaoggralves2 | 31 mar 2011 20:30 | Em resposta a: #273698

Caro João Roberto Queiroz,

A senhora que refere é também minha parente, em grau certamente mais afastado, pelo ramo dos Britos Limas. Relativamente à Casa da Ponte, como já lhe disseram, existe o vol.II das Casas Armoriadas de Arcos de Valdevez, o qual possuo, mas com toda a certeza será já do conhecimento da senhora sua prima. Em todo o caso, a dita obra aponta como data possível para a origem da Casa do Rio o séc. XVII. Os primeiros antepassados da família actual a morarem nesta casa terão sido talvez António de Barros de Araújo (de Guilhadeses) e Antónia de Araújo Vieira, filha de Francisco Vieira da Costa (do lugar de Faquelo) e de Francisca de Araújo (de Braga) casados em 1681. Este Francisco Vieira da Costa era filho do casal que referiu, Domingos Pires e Domingas Francisca, não se dizendo de onde seriam naturais ou moradores. Não se referem antepassados mais antigos além deste casal, mas os registos paroquiais de São Paio talvez permitam recuar mais uma geração, visto que iniciam em 1630... Quanto a saber se outras famílias mais antigas moraram na Casa do Rio, talvez só com sorte a partir de referências nos ditos registos.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: João de Azevedo Coutinho

#273718 | S.João de Rei | 31 mar 2011 21:00 | Em resposta a: #273711

Caro Confrade

Talvez pertençam ao ramo “Azevedo Coutinho de Mezão Frio” infelizmente não tenho comigo essa obra onde actualmente resido…
Cumprimentos,

JAC

Joanesburgo, África do Sul

Resposta

Link directo:

RE: João de Azevedo Coutinho

#273720 | guerra1 | 31 mar 2011 21:09 | Em resposta a: #273718

Confrade:quem é o autor dessa obra?agradeço informação j.g.

Resposta

Link directo:

RE: João de Azevedo Coutinho

#273723 | S.João de Rei | 31 mar 2011 21:31 | Em resposta a: #273720

Álvaro de Azeredo, em os “Azevedos Coutinhos de S.Martinho de Mouros” 1918, casa da Soenga, em que trata da descendência de Francisco de Azevedo Coutinho, nascido no primeiro quartel do século XVI...

Resposta

Link directo:

RE: João de Azevedo Coutinho

#273729 | guerra1 | 31 mar 2011 22:13 | Em resposta a: #273723

Confrade:grato pela informação.No entanto,estes Azevedo Coutinho que pretendo são de Celorico da Beira,Guarda e não de S.Martinho de Mouros,Viseu.Estive a ler a obra citada que possuo e não pareçe serem os mesmos.Aliás,tenho ligações com Casa da Soenga,que conheço bem,pelos meus Cristovão Coelho,Juiz e esposa Luisa Leitão de Magalhães.Abraço jg

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273734 | quinta.sal | 31 mar 2011 23:07 | Em resposta a: #273717

31.03.2011

Caro Confrade

Mais uma vez muito obrigado pela sua gentileza.
Temos esse livro.
A nossa questão era saber os antecedentes do DOMINGOS PIRES e da DOMINGAS FRANCISCA incluindo datas que não temos.

Estou ao seuy inteiro dispor para alguma coisa que queira do Arquivo Distrital de Viana.
Vivo em Viana .

Cumprimentos do
João Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273746 | joaoggralves2 | 01 abr 2011 01:20 | Em resposta a: #273734

Caro confrade,

Mas já tentou nos paroquiais de São Paio do ADVCT? Caso o dito casal seja de São Paio, não deve ser difícil encontrar informações.

Quanto à sua oferta, fico-lhe muito agradecido, mas a lista de assuntos que tenho a pesquisar em Viana é tão grande, que nem saberia por onde começar... e normalmente duplica ou triplica de cada vez que consigo visitar o arquivo... Penso que a disponibilização online dos fundos não estará ainda para breve. Haja paciência.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: João de Azevedo Coutinho

#273752 | guerra1 | 01 abr 2011 07:53 | Em resposta a: #273723

Confrade:na obra Casa da Torre das Pedras de A.Sousa Pinto,recentemente lançado,na pág 42 refere...Francisco Azevedo Coutinho casou em Celorico deixando "geração".Era filho de Antonio Azevedo Coutinho,Desembargador do Paço,Clérigo,Embaixador de D João III, e neto de Pedro Lopes de Azevedo Sr de S.João de Rei.Penso que será o mesmo "Francisco"que consta no Geneall que casou três vezes.O Confrade tem dados sobre a descendencia do citado Francisco?grato pela ajuda j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Azevedo Coutinho

#273810 | S.João de Rei | 01 abr 2011 19:43 | Em resposta a: #273752

Caro Confrade,

Sucede que existe com frequência o equívoco com este António de Azevedo (mesmo em documentos da TT ) a que acrescentam erradamente o “Coutinho”, cujo sobrinho e senhor de S. João de Rei é que assume o apelido composto, tal como os filhos deste Tio (Francisco de Azevedo Coutinho, que refere), http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=64476 . António de Azevedo foi uma pessoa de grande importância na época. O Coutinho no apelido aparece então, por vínculos herdados da Mãe de António de Azevedo, D. Maria de Vilhena (Coutinho e Cunha) pelos seus netos. Além das várias alianças das duas famílias. Tanto filhos de António de Azevedo, como do seu irmão Pedro Lopes de Azevedo, Senhor de S. João de Rei e Pai de António de Azevedo Coutinho, primogénito. Não confundir assim com o outro Francisco de Azevedo Coutinho, filho de António de Azevedo Coutinho, que dá origem ao ramo de Mazagão e Lagos…a que pertenço!
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Azevedo Coutinho

#273814 | guerra1 | 01 abr 2011 20:02 | Em resposta a: #273810

Caro Confrade:grato pela ajuda.No entanto,como lhe referi na obra de A.Sousa Pinto "Casa da Torre das Pedras"pag 42 afirma ser Francisco Azevedo Coutinho casado em Celorico da Beira e deixado geração.Dá-o como filho de Antonio de Azevedo Coutinho.Se o Confrade puder ajudar na minha ligação,muito grato ficarei.O nosso João Azevedo Coutinho faleceu em Celorico da Beira antes ano 1688.Casou com D.Maria Cabral de Celorico da Beira,falecida a 11.6.1679 na Freguesia de S.Martinho da Vila Celorico.Tiveram o filho Paulo de Azevedo Coutinho nascido em Celorico que faleceu a 16.4.1712 em Cavadoude e casou com D.Isabel de Mendonça(tb Mendoça)de Celorico a 6.12.1688.Vai meu email para qualquer ajuda ou ideia que possa dar.Atento e obrigado j.g.(josegguerra@msn.com)

Resposta

Link directo:

RE: Francisco e Diogo de Azevedo Coutinho

#273844 | S.João de Rei | 02 abr 2011 02:23 | Em resposta a: #273814

Caro José Guerra

De acordo com a descrição que me deu, Francisco de Azevedo Coutinho que refere é filho de de António de Azevedo e não de António de Azevedo Coutinho. Trata-se de um lapso do autor A. Sousa Pinto, como expliquei anteriormente a semelhança de nomes e parentesco dá origem a confusões.
Curiosamente tenho uma descendência do irmão de Francisco de Azevedo Coutinho, Diogo de Azevedo Coutinho, portanto também filho de António de Azevedo referido, “alinhavada” em Portugal! Cuja neta, Catarina de Vilhena, casa com o seu primo Jorge de Azevedo de Mesquita, que descende de Maria de Vilhena que é irmã também de António de Azevedo, referido desembargador do Paço, Clérigo, Embaixador na Alemanha (no tempo de D. João II salvo erro!) atenção que o seu sobrinho António de Azevedo Coutinho é que foi Embaixador em Espanha e Italia, no reinado de D. João III. A referida Maria de Vilhena ( que tem o nome da Mãe) casa também com um primo Azevedo, de lado Lucena, Sebastião de Lucena, que seguem para o Brasil e são fundadores de Olinda em Pernambuco etc etc
Do casal de Primos (Azevedo, de S. João de Rei) Jorge de Azevedo de Mesquita e Catarina de Vilhena, descende Bartolomeu de Azevedo Coutinho, Pai de Marco António de Azevedo Coutinho, Primeiro Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal quando foram criados os ministérios, no tempo de D. João V…
É uma descendência que não é referida com precisão nos nobiliários, mas interessante, nesta nossa conversa, por ser a descendência do irmão Diogo do Francisco que refere.
Talvez com as pistas que dei possa montar o “puzzle” ! dado que como disse só aí e com difícil acesso tenho os apontamentos …
Terei todo o interesse como calcula em saber a descendência de Francisco, portanto ligado aos ramo da Casa da Soenga, estudado por António de Azeredo. O meu email é joseazevedocoutinho@hotmail.com disponha.
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Francisco e Diogo de Azevedo Coutinho

#273849 | guerra1 | 02 abr 2011 11:02 | Em resposta a: #273844

Caro José Azevedo:fico muito grato com as suas informações.Estou a tentar encontrar a obra "Azevedos Coutinho de S Martinho de Mouros"de Álvaro Azeredo.Como sabe a Familia Azevedo entrou na Quinta da Soenga por casamento de A.Azevedo Coutinho com Cecilia Coelho,esta filha do meu Cristovão Coelho,Juiz e de Luisa Leitão de Magalhães.Em decorrencia de partilhas a Quinta ficou com o Ramo Azevedo Coutinho.Agradeço que quando vier a Portugal me transmita alguns elementos que possua acerca dos A.Coutinhos que transitaram para Celorico.Grato mais uma vez.Cumprimentos j.guerra

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273918 | quinta.sal | 03 abr 2011 13:04 | Em resposta a: #273717

03.04.2011

Prezado Confrade João Guilherme

Muito apreciamos a sua resposta , que agradecemos .
Temos esse livro que refere .
Gostariamos que nos desse alguns elementos sobre :

A - a Casa da Comenda

B - sobre as ligações , que sabemos que existem - entre os Brito Lima
e Maria da Conceição Magalhães Lançós .

O que desde já muito lhe agradecemos .

Cumprimentos

João Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Origem da Casa da Ponte nos Arcos de Valdevez

#273924 | joaoggralves2 | 03 abr 2011 15:05 | Em resposta a: #273918

Caro confrade João Roberto,

Sobre a Casa da Comenda pouco sei. Creio que pertenceu ao Conselheiro Pedro de Brito, que era irmão de Maria da Conceição Pereira de Brito, casada com João António da Silva Lima, bisavós da D. Maria da Conceição Magalhães Lançós. Estes irmãos eram filhos de Domingos José de Sousa Brito, netos de José Bento Gomes de Brito, e bisnetos do Capitão Pedro de Brito Gomes. Penso que o confrade Dario Rocha deste fórum terá informações mais exactas acerca destes Britos.

Quanto a João António da Silva Lima, nasceu no Salvador a 02.01.1824, e era filho do Tabelião Caetano José da Silva Lima e de Maria Joaquina da Rocha e Sousa. Se procurar na base de dados do Geneall encontrará alguns destes nomes e as diversas relações. Deste casal descendem também as famílias Faria Lima, Silva Dias, Vilaverde, e Pacheco da Casa da Lapa (aonde pertenço), entre outras, todas famílias "actuais" da vila dos Arcos.

O primeiro casal referido, João António e Maria da Conceição, tiveram, como deve saber, Alberto Carlos de Brito Lima, além de outros filhos, que casou com Angelina Aguiã da Casa da Ponte e foi pai da "menina de ouro", a D. Purificação.

Fico à inteira disposição.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

P.S. Caso não tenha visto ainda: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=485731

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 23:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen