Gerra Penínsular - Coimbra - Achados Arqueológicos Conv. São Francisco

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Eventos | Património | Regiões | Títulos

Gerra Penínsular - Coimbra - Achados Arqueológicos Conv. São Francisco

#273867 | mignoutel | 02 abr 2011 17:14

Caros amigos:

Têm sido descobertas, nas escavações arqueológicas que estão a decorrer no Convento de São Francisco, para construção do Centro de Congressos de Coimbra, ossadas datadas do Séc. XIX que possivelmente pertencerão a soldados das Invasões Francesas/Guerra Penínsular.

"...Para já uma centena de ossadas, de homens e mulheres adultos, sendo que a particularidade reside no facto de os indivíduos do sexo masculino apresentarem vestígios de roupa (botões, fivelas, medalhas, alfinetes, etc), que indicam que estariam de uniforme. A razão ainda não está apurada, mas os arqueólogos colocam a hipótese de tal se relacionar com as Invasões Francesas. «Parece que são militares fardados. Não era previsto que existisse um cemitério neste sítio, mas como Coimbra teve presença militar das Invasões Francesas e inclusivamente houve um hospital militar francês em Santa Clara, pode estar relacionado», explicou a arqueóloga Mónica Corga. As certezas serão dadas com a ajuda do Exército Português, cuja colaboração já foi solicitada.
À parte do fardamento, o que os arqueólogos têm verificado é que os corpos, que estão numa zona exterior do Convento, numa grande necrópole de inumação, foram enterrados em duas fases, a primeira das quais correspondendo a deposições em vala comum, com diversos indivíduos a serem encontrados de barriga para cima, sem qualquer espólio associado. Numa segunda fase, encontram-se indivíduos em posições variadas e com os artefactos, em valas comuns e covas individuais."-Fonte "Diário de Coimbra" online.

A pergunta que deixo é se alguém sabe ou me poder indicar bibliografia pela qual se possa estabelecer a cronologia da ocupação da cidade de Coimbra durante a Guerra Penínsular.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Gerra Penínsular - Coimbra - Achados Arqueológicos Conv. São Francisco

#273868 | NISGM | 02 abr 2011 17:40 | Em resposta a: #273867

Caro confrade,

Acho que será excessivo para o que pretende, mas experimente: São cinco volumes, parece-me.

http://purl.pt/12098

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Gerra Penínsular - Coimbra - Achados Arqueológicos Conv. São Francisco

#273893 | mignoutel | 02 abr 2011 23:25 | Em resposta a: #273868

Caro Nuno,

Algo para ir lendo. Imagino que seja muito completo, o que me interessa, já que pretendo abarcar não só a ocupação francesa da cidade, as suas destruição e libertações assim como as estadias na cidade do exército anglo-luso, para além das referências às batalhas ocorridas na região (Louriçal, Bussaco, Foz de Arouce, etc). Convém lembrar que cerca cem metros a Oeste do Convento temos a zona, ainda hoje conhecida por, da Guarda Inglesa e a uns 500 metros a Leste do mesmo Convento o solar da Quinta das Lágrimas, onde Wesley montou quartel.
Agradeço a sugestão.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Gerra Penínsular - Coimbra - Achados Arqueológicos Conv. São Francisco

#273988 | isabel a | 04 abr 2011 12:03 | Em resposta a: #273893

Caro Mignoutel

O exercito Frances entrou em Coimbra a 1.10.1810, apos a batalha do Busaco e consequente retirada do exercito Anglo-Portugues para as linhas de Torres Vedras. A 4.10 o exercito Frances recomecou a marcha em direccao a Lisboa: Massena so' deixou em Coimbra uma pequena guarnicao constituida em grande parte por convalescentes e invalidos e o seu hospital militar, instalado no Convento de Sta Clara.

A 7.10 as milicias Portuguesas do Coronel Trant entraram e ocuparam Coimbra, vindas do Vouga. Qualquer resistencia Francesa teria sido impossivel e Massena foi muito criticado por ter efectivamente abandonado o seu hospital ao inimigo. A ocupacao francesa de Coimbra nao durou uma semana, muito menos do que a memoria colectiva da destruicao e saque da cidade.

Durante a sua retirada em Marco de 1811, o exercito Frances nao voltou a entrar em Coimbra, em grande parte devido ao bluff e demora do sargento Portugues que comandava a guarnicao da ponte, parte da qual tinha sido destruida de antemao para dificultar a sua passagem, e, evidentemente, a pressao da perseguicao do exercito Anglo-Portugues.

A existencia do hospital militar frances em Sta Clara e a importancia estrategica de Coimbra para o exercito Anglo-Portugues durante a Guerra Peninsular facilmente explicarao a existencia desse cemiterio militar. Normalmente a identificacao e' muito facilitada pelos botoes metalicos dos uniformes que eram marcados com o numero do regimento e os seus simbolos. Podera encontrar online fotografias de muitos exemplos desses botoes e dos 'crachats' dos regimentos - sao muito coleccionaveis.

Estou ao seu dispor para quaisquer informacoes sobre este periodo sobre o qual tenho muito interesse e bibliografia, particularmente Britanica. Podera obter o meu email se assim o desejar.

Com os meus melhores cumprimentos

Isabel

PS: Peco desculpa pela falta dos assentos, mas o teclado e' estrangeiro!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 10:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen