Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Património

Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273919 | joaoggralves2 | 03 abr 2011 13:48

Caros confrades,

Venho pedir algum esclarecimento no que toca às mercês régias e à sua localização. No NFP, Felgueiras Gaio refere-se não escassas vezes a mercês concedidas em determinada data por determinado rei. Por exemplo, nos Pachecos fala de uma mercê de D. João I de 29 de Agosto de 1423, concedida a D. Lopo Fernandes Pacheco. Querendo acreditar que tais registos ainda existem hoje, aonde procurá-los? Neste caso na Chancelaria Régia de D. João I?

O livro 5 da chancelaria deste rei está online em: http://digitarq.dgarq.gov.pt/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=181408&FileID=_4744723 Os meus parcos conhecimentos de paleografia não me permitem, no entanto, perceber mais que o célebre começo: "Dom João pela graça de Deus rei de Portugal e dos Algarves (...)". A data parece vir sempre em último em cada mercê e, às vezes, no topo da página. Uma vez que não consigo perceber a simbologia utilizada nestas datas, pedia aos confrades mais sabedores algum esclarecimento e ajuda a encontrar a data referida acima, que desconheço se já terá os 38 anos descontados ou não.

Agradeço muito a atenção.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273945 | madula12 | 03 abr 2011 20:04 | Em resposta a: #273919

A data é de 22 dias de Maio de mil quatrocentos e cinquenta e quatro e vem referida no final.

Quanto à diferença dos 38 anos não lhe sei dizer se nesta época já são de descontar.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273952 | joaoggralves2 | 03 abr 2011 20:47 | Em resposta a: #273945

Cara Madula12,

Muito brigado pela clarificação da data no link. Se não for abusar, posso pedir que me explique como leu quatrocentos e cinquenta e quatro aonde eu só vejo y's e m's? Quanto ao desconto dos 38 anos, têm de ser descontados na data que leu, visto que o texto refere "era" (uma das poucas palavras que consigo ler) e não "ano" antes da data. Além disso, em 1454 da era de Cristo já teríamos D. Afonso V e não D. João I. Mas a minha dúvida não era essa. Era se a data que vem no Nobiliário de Família de Portugal (1423) já vem convertida ou não. Mas pelo mesmo raciocínio penso que sim, pois caso contrário tratar-se-ia do ano 1385 da era de Cristo, que coincide com a subida ao trono do Mestre d'Avis...

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273954 | madula12 | 03 abr 2011 21:20 | Em resposta a: #273952

Referi-me à primeira carta de mercê da folha de Chancelaria que enviou - mercê a Vasco Afonso filho de João Afonso vedor da fazenda ...

A data surge assim : Era de mill E iiij (quatrocentos) e L ta (cinquenta) e iiij (quatro)

Ainda bem que pude ajudar !

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273962 | joaoggralves2 | 03 abr 2011 22:53 | Em resposta a: #273954

Cara confreira,

Obrigado pela explicação! De facto agora já se tornou tudo mais claro. Quanto a encontrar a dita mercê de 29 de Agosto de 1423, vai ser complicado. Ao que me parece, e digo-o sem certeza, as datas no livro online saltam de 1458 para 1424... E nas primeiras páginas do livro, não percebo se estamos em 1422 se em 1427...

Reitero pedido de ajuda também a outros confrades.

Obrigado mais uma vez.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273963 | madula12 | 03 abr 2011 22:55 | Em resposta a: #273962

É mais fácil procurar pelo nome da pessoa que está a receber a mercê ! Muitas vezes está escrita também à margem!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273969 | RCCORREIA | 03 abr 2011 23:52 | Em resposta a: #273962

Caro João

Será que saltam ou mudam de calendário.

É precisamente no reinado de D. João I (1422=1460) que se determinou em Portugal o abandono da Era Hispânica ou de César para a Era de Cristo e assim 1458=1420.

Muitos foram agraciados em 1385=1423 ao serem armados cavaleiros antes de Aljubarrota.

Cumpts,
RCCorreia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273981 | joaoggralves2 | 04 abr 2011 11:20 | Em resposta a: #273969

Caro confrade,

Exactamente por isso me espantou não encontrar nem o ano 1422 nem 1423 a seguir a 1458... Mas vi entretanto os índices das chancelarias que estão em formato de imagem na TTonline e são várias as cartas de mercê a D. Lopo Fernandes Pacheco, constando dos livros 1 (fls 69, 92 e 166vº) e 2 (fls 4vº, 39 e 73vº). Por estarem neste formato de imagem e por não serem por isso pesquisáveis através do conteúdo, ainda não tinha dado com eles. Agradeço-lhe a dica de Aljubarrota, que é capaz de ser precisamente a razão das doações.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda com Mercês D. João I e paleografia de quatrocentos

#273997 | RCCORREIA | 04 abr 2011 12:55 | Em resposta a: #273981

Caro Confrade João

Se verificar o FG relativamente a Diogo Lopes Pacheco, aí vê a menção de mercês em 1422 (que seria 1384) pelo Mestre de Aviz e a presença deste em Aljubarrota apesar da idade avançada (80 anos) conjuntamente com o seu filho Lopo Fz. donde a atribuição de Mercês duas semanas após a dita Batalha (14 Agosto 1423/1385).

Veja também a crónica de Fernão Lopes.

Cumprimentos,
RCCorreia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 12:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen