História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#273967 | Jose Fangueiro | 03 abr 2011 23:39

Tentar ajudar um tio muito especial,ele anda a fazer um trabalho, de pesquisa, e é avesso aos meios da informática,visto que não tem PC, nem quer. Um abraço.

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#405234 | ELIANEGOMES65 | 10 jul 2018 10:47 | Em resposta a: #273967

Bom dia Jose.

Sou do Rio de janeiro, Meu bisavó veio de Portugal com esposa, não sei que data,
Nome. Jose Bento Sineiro. Nac. 06.3.1897...óbito. 09.06.1963
Esposa. Maria Rodrigues Sineiro. Nac. 08.06;1903......óbito. 01.04.1974

Busco por eles aqui e ai em Portugal..

Se alguém puder em ajuda.
Fico Grata

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#405297 | ajtrigueir | 12 jul 2018 13:14 | Em resposta a: #405234

Bom dia:
posso informar que a pista para encontrar essa família é Santo Tirso, onde nos finais do seculo XIX existia uma família Bento Sineiro, de que envio aqui um dos ramos. O seu José Bento Sineiro deve pertencer a esta família, pois tem varios ramos com uma origem comum. Suponho que o apelido deve vir de António Bento (Sineiro) ter exercido a profissão de Sineiro do grande convento de São Bento, em Santo Tirso.
Cumprimentos
António Trigueiros

&º 1- MASCARENHAS SINEIRO, de Santo Tirso

I FRANCISCO BENTO SINEIRO. Nasceu em 1838, em Santo Tirso. Era filho de Joaquim Bento Sineiro, natural de Santo Tirso, ferreiro, falecido a 29/5/1876, em Santo Tirso, com 80 anos de idade, e de sua mulher, com quem se casou a 29/6/1835, em Santo Tirso, Ana Maria de Sousa Teixeira, natural de Santo Tirso, falecida viúva a 27/9/1883, na rua de S. Bento, com 72 anos de idade, moradores no lugar da Lagoa, Santo Tirso; neto paterno de António José Sineiro (ou António Bento), natural de S. Miguel do Couto, (filho de José Luís de Sousa e de Josefa de Sousa) e de sua mulher Maria Rosa da Silva Figueiras (filha de José Ferreira Figueiras e de Ana Martins); neto materno de João José de Sousa Grilo, natural do lugar de Argemil, Santo Tirso (filho de José Luís de Sousa, natural do lugar da Cabreira, Santo Tirso e de sua mulher, com quem se casou a v6/4/1761, em Santo Tirso, Custódia Dias, natural do lugar de Argemil, Santo Tirso; neto paterno de Francisco Correia de Afonseca, natural de Santa Eulália de Palmeira (filho de Domingos da Fonseca e de Ana Francisca) e de Teresa de Sousa, natural do lugar da Cabreira, Santo Tirso (filha de Bento Ribeiro e de sua mulher Catarina Ferreira) e materno de João Soares, natural do lugar de Argemil, Santo Tirso (filho de João Soares e de Angélica Dias) e de sua mulher Domingas Dias, natural do lugar de Alcaide, Santo Tirso (filha de Manuel António e de Maria Dias) e de sua mulher, com quem se casou a 24/11/1790, em Santo Tirso, Maria Teresa Teixeira da Silva (filha de Manuel Teixeira e de Joana Maria; neta paterna de Bento Teixeira e de Domingas Ferreira; neta materna de Manuel Francisco da Silva e de Josefa Maria de Azevedo). Foi sapateiro em Santo Tirso.
Casou a 28/5/1869, na igreja matriz de Santo Tirso, sendo testemunhas Luís António Monteiro Mascarenhas, sacristão, casado, morador na Rua da vila de Santo Tirso e António Luís Monteiro Mascarenhas, minorista, com D. JÚLIA MÁXIMA DO VALE MASCARENHAS, que nasceu a 31/1/1839, em Santo Tirso. Era filha de Luís António do Vale e de sua mulher D.Bernardina Gertrudes Mascarenhas. Faleceu por volta de 1872, no Império do Brasil.
Filhos:
1(II) D. Maria Arminda do Vale Mascarenhas, que segue abaixo.
2(II) Manuel Bento Sineiro Júnior. Nasceu a 25/4/1863, em Santo Tirso, e foi baptizado a 26/4/1863, na igreja matriz, tendo por padrinhos Manuel Bento Sineiro, solteiro, morador no Rio de Janeiro (com procuração a Joaquim Bento Sineiro, casado, ferreiro, morador no lugar do Campo Novo, Santo Tirso) e Josefina Rosa, solteira, moradora no lugar da Rua. Veio a falecer a 22/9/1912, na Praça Conde de S. Bento, em Santo Tirso, casado, com 48 anos de idade.
Casou com D. Carolina Rosa de Oliveira.
3(II) Amâncio. Nasceu a 19/12/1868, na Rua Nova de S. Bento, em Santo Tirso e foi baptizado a 29/12/1868, tendo por padrinhos João Joaquim da Cunha, casado, proprietário e Nossa Senhora do Rosário, tocando o advogado António José da Silva, casado. Veio a falecer a 2/1/1869, na rua Nova de S. Bento, com 15 dias.
Sem geração.
4(II) Arminda. Nasceu a 17/5/1870, na rua Nova de S. Bento, Santo Tirso, e foi baptizada a 19/5/1870, na igreja matriz, tendo por padrinhos Joaquim Bento Sineiro, casado, ferreiro e Ana Maria, casada, moradora no Campo da Feira. Veio a falecer a 18/8/1870, na rua Nova de S.Bento, com 3 meses.
Sem geração.
5(II) Alfredo. Nasceu a 21/11/1871, na rua Nova de S. Bento, Santo Tirso e foi baptizado a 23/11/1871, na igreja matriz, tendo por padrinhos Bernardino Alves Barbosa Santarém, viúvo, proprietário, morador na rua do Campo da Feira e Nossa Senhora do Rosário, por quem tocou Gabriel Araújo Fânzeres. Veio a falecer a 2/12/1871, com 12 dias.
Sem geração.

II D. MARIA ARMINDA DO VALE MASCARENHAS. Nasceu a 2/4/1861, na rua Nova de S. Bento, Santo Tirso e foi baptizada a 4/4/1861, em Santo Tirso, tendo por padrinhos José Maria Patrão, casado, padeiro e Maria Arminda, solteira, tia. Foi costureira.
Casou a 30/4/1882, na igreja matriz de Santo Tirso, sendo testemunhas Francisco Bento Sineiro, proprietário, morador na vila de Santo Tirso e D. Maria Arminda do Vale Mascarenhas, proprietária, moradora em Santo Tirso, com Anastácio da Silva Carneiro, nascido a 27/9/1857, no lugar da Costa, S. Salvador de Monte Córdova, Santo Tirso. Era filho de Henrique Carneiro da Silva, filho de pais incógnitos, criado por ana Ferreira, mulher de Custódio Francisco, do lugar de Meroucinhos, Monte Córdova e aquando do seu casamento “estava a soldadado em casa de António Carneiro dos Cazaes”, e de sua mulher, com quem se casou a 7/11/1847, em Monte Córdova, Maria Carneiro, filha natural de Saturnina Carneiro, solteira, filha por sua vez de Maria Carneiro, solteira, do lugar de Cortinhas, Monte Córdova. Foi carpinteiro em Santo Tirso. Veio a falecer, viúvo, a 27/12/1936, na rua Sousa Trepa, em Santo Tirso.
Filhos:
1(III) D. Isolina Carneiro Mascarenhas. Nasceu a 24/11/1883, na rua de S. Bento, Santo Tirso e foi baptizada a 27/11/1883, tendo por padrinhos Francisco Bento Sineiro, casado, proprietário e D. Rita de Jesus do Vale Mascarenhas, casada, costureira. Embarcou para o Brasil.
Sem mais notícias.
2(III) Germano. Nasceu a 9/12/1886, na rua de S. Bento, Santo Tirso, e foi baptizado a 16/12/1886, tendo por padrinhos Henrique da Silva Carneiro, casado, lavrador e D. Virgínia Cândida do Vale Mascarenhas, solteira. Veio a falecer a 12/4/1887, em Santo Tirso.
Sem geração.
3(III) D. Dulce Carneiro Mascarenhas. Nasceu a 18/4/1888, na rua de S. Bento, Santo Tirso e foi baptizada a 25/4/1888, em Santo Tirso, tendo por padrinhos Manuel Bento Sineiro Júnior, solteiro, amanuense e D. Virgínia Cândida do Vale Mascarenhas, solteira. Embarcou para o Brasil.
Sem mais notícias.
4(III) Horácio. Nasceu a 4/7/1890, na rua de S. Bento, Santo Tirso, e foi baptizado a 9/7/1890, na igreja dessa freguesia, tendo por padrinhos Serafim do Vale Mascarenhas, solteiro, carpinteiro e D. Júlia Máxima do Vale Mascarenhas, solteira.
Sem mais notícias.
5(III) D. Júlia de Mascarenhas, que segue.

III D. JÚLIA DE MASCARENHAS. Nasceu a 23/1/1898, na rua de S. Bento, Santo Tirso e foi baptizada no mesmo dia, tendo por padrinhos o Abade Joaquim Augusto da Fonseca Pedrosa e D. Júlia Cândida Augusta da Silva. Viveu na rua do Paraíso, 150, paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Veio a falecer a 9/9/1949, na quinta da Lomba (de sua tia D. Cândida), em Santo Tirso, viúva, com 54 anos de idade.
Casou na igreja de S. Miguel do Couto, Santo Tirso, com seu primo JOAQUIM SINEIRO, nascido a 9/8/1891, no Campo 29 de Março, em Santo Tirso e foi baptizado a 18/8/1891, na igreja matriz dessa vila, tendo por padrinhos Joaquim Bento Sineiro, casado, pedreiro e Maria Firmina, casada, padeira. Era filho natural de Ana Firmina da Conceição, nascida a 11/12/1862, no lugar da Rua, Santo Tirso, solteira, costureira; neto materno de João Bento Sineiro, natural de Santo Tirso, pedreiro (filho de Joaquim Bento Sineiro, natural de Santo Tirso, ferreiro, e de sua mulher, com quem se casou a 29/6/1835, em Santo Tirso, Ana Maria de Sousa Teixeira, moradores no lugar da Lagoa, Santo Tirso) e de sua mulher com quem se casou a 24/8/1854, em Santo Tirso, Maria Firmina Martins, natural de Fânzeres, Gondomar (filha de Firmino da Rocha Morais e de Margarida Martins, neta materna de Bento Martins e de Maria da Costa). Foi amanuense da Câmara Municipal de Santo Tirso e um dos fundadores dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (amarelos). Foi jornalista, conhecido pelo pseudónimo de “Ipiranga”. Veio a falecer a 9/3/1941, na rua da Nogueira, 417, no Porto .
Filhos:
1(IV) Jaime Mascarenhas Sineiro, que segue abaixo.
2(IV) José Mascarenhas Sineiro. Nasceu a 2/4/1930, em Santo Tirso e foi baptizado a 24/4/1930, na igreja dessa freguesia, tendo por padrinhos o Dr. José Cardoso de Miranda, médico e sua mulher D. Maria Palmira Carneiro Leão. Faleceu em Lisboa.
Casou a 22/12/1955, na igreja de S. João de Deus, em Lisboa, com D. Maria dos Anjos Marques Rodrigues.
Sem geração.


IV JAIME MASCARENHAS SINEIRO. Nasceu a 24/7/1926, em Santo Tirso e foi baptizado a 9/8/1926, na igreja matriz, tendo por padrinhos Manuel Coelho da Silva, casado, negociante e D. Cândida Augusta Mascarenhas Andrade, casada, ambos de Santo Tirso. Foi funcionário da Câmara Municipal de Barcelos. Veio a falecer em 11/1/2012, em Barcelos.
Casou a 17/12/1955, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (ao Marquês), no Porto, com D. Isolina da Conceição Vidal Garcia, nascida a 16/6/1937, na freguesia de Campanha, Porto. É filha de de Manuel Vidal Garcia (1892/1945), natural da vila de Outes, Galiza, Espanha, e de sua mulher D. Maria da Conceição (1901/1983), natural de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães.
Filhos:
1(V) Dr. Fernando Manuel Vidal Sineiro. Nasceu a 27/11/1956, na freguesia de Paranhos, Porto. Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, foi funcionário do Banco Pinto & Sotto Mayor (no Porto), depois do Banco Fonsecas & Burnay (em Barcelos e em Braga) e, actualmente, do Banco Borges & Irmão, onde exerce as funções de gerente de conta do Centro de Empresas, em Viana do Castelo. Desportista, jogou no Gil Vicente Futebol Clube e foi treinador de football de equipes regionais, nomeadamente da Associação Desportiva e Cultural de Remelhe.
Casou a 7/7/1979, em Barcelos, com D. Maria Manuela de Faria Limpo Trigueiros, nascida a 24/7/1960, em Barcelos. È filha do Engº José Júlio de Brito Limpo Trigueiros e de sua mulher e prima D. Maria Isabel Leal Limpo de Faria.
Filhos;
1(VI) Dr. João Fernando Trigueiros Sineiro. Nasceu a 11/11/1980, em Esposende. Licenciado em Adminis-tração Pública na Universidade do Minho. Casado com a Dr^ª Celina Caridade Morais, pai de dois filhos Rodrigo e Diogo.
2(VI) Francisco António Trigueiros Sineiro. Nasceu a 27/12/1995, na freguesia de São Lázaro, Braga.

2(V) D. Maria Júlia Vidal Sineiro. Nasceu a 31/3/1959, em Barcelinhos, Barcelos. Funcionária do Ministério da Agricultura.
Casou em Barcelos, com o Eng.º José Carlos Pires Guedes Encarnação, natural de Barcelos, de quem se divorciou.
Filho único:
(VI) João André Sineiro Guedes. Nasceu a 28/2/1985, no Porto.

3(V) José Carlos Vidal Sineiro. Nasceu a 25/12/1962, no Porto. Licenciado em Educação Física.
Casou com D. Maria de Fátima Ausina da Silva, natural de Barcelos.
Filho:
(VI) António Pedro Ausina Sineiro. Nasceu a 27/1/2002, em Braga.
(VI) Afonso Manuel Ausina Sineiro. Nasceu a 7/7/2007, em Braga.

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#414791 | ELIANEGOMES65 | 19 mai 2019 00:39 | Em resposta a: #405297

Bom Noite Jose.

Faz tempo que nao entro aqui, pois meu pai teve um Avc e fiquei sem tempo.
Agradeço muito por esta informação que me passou.

Analisei cada nome ali, só nao encontrei nada sobre o meus Avos que veio para o Rio de Janeiro.
Jose bento Sineiro e Maria Rodrigues de Azevedo Sineiro., .As datas de nascimento do Jose Bento Sineiro nao confere com as que tenho..

Veio também o irmão,
Filho. José Bento Sineiro. nasc. 10.06.1963
Esposa.. Maria Rodrigues de Azevedo Sineiro

pai ..Joaquim Bento Sineiro
mãe ..Florinda Rosa de Carvalho

Tambem veio o irmão.
MANUEL BENTO SINEIRO, CASADO
Esposa. Maria da conceição Esteves Sineiro

Pelo que sabemos os dois vieram casado.de Portugal para o Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#414802 | Jorge Resende | 19 mai 2019 15:20 | Em resposta a: #414791

https://www.myheritage.com/names/maria_sineiro

Decerto que conhece...

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#414803 | Jorge Resende | 19 mai 2019 15:22 | Em resposta a: #273967

https://www.myheritage.com/names/francisca_da%20silva%20loureiro

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#414805 | Jorge Resende | 19 mai 2019 15:51 | Em resposta a: #273967

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php


ELIANE

Presumo que ele tivesse sido de Santo Tirso, Porto, pelo que para saber a data certa em que ele pediu passaporte, deve enviar email para CEPESE (ver contato na net) indicar o nº de ID junto a José Bento Sineiro, tem um ligeiro custo, suponho, e depois com esses dados junto do Arquivo Distrital do Porto pedirá o processo do passaporte dele onde estará certamente um assento de batismo.

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#424991 | esineiro | 18 jun 2020 03:52 | Em resposta a: #405234

Olá Eliane,
Também sou do Rio de Janeiro e sou responsável pela árvore genealógica da minha família (José da Silva Sineiro). Meu avô se chamava Aristides Bento Sineiro e o pai dele, Luiz Bento Sineiro. Pesquisando nas diversas árvores, cheguei ao nome de José Bento Sineiro e os dados dele que você apresentou na sua questão batem com os que eu tenho. Consegui uma foto dele, mas acho que você deve ter mais. Gostaria de obter informações sobre a origem deles e talvez conseguir montar a árvore do ramo Bento Sineiro. Por favor, se tiver conseguido mais informações sobre ele, peço que entre em contato. O endereço da minha árvore é https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-368826451/arvore-genealogica-jose-da-silva-sineiro

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#425052 | ELIANEGOMES65 | 21 jun 2020 13:21 | Em resposta a: #424991

Ola Eduardo

A família sineiro e de Santo Tirso em Portugal.
Minha Avó , Francisca Sineiro, e filha de Jose Bento Sineiro e Maria Azevedo Sineiro.
A família sineiro e muito grande aqui no Rio, falo com alguns familiares em Portugal. Temos um Jazido no cementério do caju da família Sineiro
Eu consegui chegar na origem do meu Bisavós em santo tirso através do Senhor, Hilario Sineiro que e Primo,
Você conhecer algum familiar Sineiro Aqui no Rio?

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#425057 | esineiro | 21 jun 2020 15:50 | Em resposta a: #425052

Olá Eliane,

Sua conclusão de que a família Bento Sineiro é de Santo Tirso bate com minhas pesquisas.
E dentro da ferramenta de busca da minha árvore encontrei informações sobre seu bisavô, José Bento Sineiro, mas jamais consegui estabelecer uma conexão entre ele e o meu avô Aristides Bento Sineiro.
Tenho muitas dúvidas, e por isso acho temos muitas coisas pra conversar que, com certeza, nos ajudarão a montar a árvore genealógica corretamente.
Para iniciar, preciso te enviar uma imagem da pesquisa que fiz por dentro da árvore.
Como posso fazer?
Acho que neste blog aqui não é possível trocar imagens.
Eu preferia trocar mensagens por e-mail, que é mais flexível, porque podemos mandar outros tipos de arquivo.
Vou te enviar mais informações, mas estaremos limitados a texto.
Sentindo-se à vontade, pode enviar mensagem, sem problema.
Meu e-mail é eduardo@sineiro.rio
Obrigado pela preciosa confirmação da origem da família!!

Resposta

Link directo:

História da família Hilário Sineiro Machado (Genealogista)

#425569 | ELIANEGOMES65 | 12 jul 2020 11:51 | Em resposta a: #425057

BOM DIA EDUARDO

ENVIAR UM EMAIL.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 14:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen