Ajuda para descobrir ascendente marquês

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Títulos

Ajuda para descobrir ascendente marquês

#274172 | JoaoFern | 06 abr 2011 19:40

Queria solicitar a gentileza de me ajudarem com uma pesquisa que estou a fazer.A minha família é natural de Lamego, e reza a história da mesma de que esta deriva de uma marquesa e de um padre. Esse padre, que se não me engano, era de Almacave, ou da Igreja ou do Mosteiro das Chagas, e essa marquesa vivia na região(Vila Real, Lamego, por aí perto,cerca de 5 léguas de distância no máximo), estava a namorar com o padre às escondidas, visto que este, sendo filho de um fidalgo inimigo do pai da marquesa, tinha ido para o seminário precisamente por causa desse amor.A marquesa nunca chegou a receber o título, visto ter morrido primeiro que o pai. O apelido do padre seria Teixeira(não tenho certezas, mas se for, um dos filhos chamar-se-ia Abílio Augusto Teixeira e se não for, seria Maria da Conceição,casada com o anterior), e teve um ou mais filhos da marquesa. Sei que os descendentes desses filhos são a família Ribeiro de Almeida, os meus avós. Sendo que tudo isto se passou na primeira metade do Século XIX(talvez até finais do Séc. XVIII) e que a neta deste casal era Antónia Teixeira Ribeiro, nascida em 7 de Maio de 1900, casada com Belarmino Ribeiro de Almeida, nascido a 29 de Julho de 1891, e que Antónia viveu parte da sua vida no Brasil, agradecia que, apesar da informação ser pouca e um pouco confusa, dessem atenção a esta pesquisa e que me ajudassem a atingir o meu objectivo, que é saber o título do marquês.
Esta é uma pesquisa muito importante para mim e para a minha família e tenho-me empenhado muito nela.
Muito Agradecido. João Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir ascendente marquês

#274177 | chartri | 06 abr 2011 23:33 | Em resposta a: #274172

Caro João Fernandes

Ela não era Marqueza pois como diz não aceitou o título. Talvez tivesse como primeiro nome "Marquesa", o que era habito na altura

Sobre o que forneceu veja: Antónia Teixeira Ribeiro em : http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=437790
e o barão da Vila Seca (não era Marquez, mas Barão) em: http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=1656

sobre os Teixeira Ribeiro veja em : http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=teixeira+ribeiro&s_type=per_search.php

Tenha em atenção que muitas das histórias de família estão fabuladas , i e tem um fundo de verdade, sim, mas a "história" não é exactamente essa
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir ascendente marquês

#274294 | JoaoFern | 10 abr 2011 10:36 | Em resposta a: #274177

Agradeço imenso a sua ajuda, mas infelizmente está incorrecta, pois o pai de Antónia era Abílio Augusto Teixeira e a mãe chamava-se Maria da Conceição. Se me pudessem ajudar, agradecia imenso.




Obrigado,
João Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 20:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen