Apelido Toucinho de Estremoz

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Apelido Toucinho de Estremoz

#274334 | luisjrm | 11 abr 2011 01:18

Caros confrades
ja algum tempo que me deparei com este apelido "Toucinho " nos meus costados , de inicio julguei tratar-se de uma
alcunha mas depois verifiquei que não seria o caso. O primeiro deste nome aparece em Estremoz mais concretamente na freguesia de santo andre ,onde o casal Domingos Martins Toucinho e Tereza Maria batizam pelo menos 7 filhos .
Destes filhos so consegui encontrar o casamento de Manuel Martins Toucinho ( bat. a 24-2-1716-S. Andre / teve como padrinhos Pedro Pereira de Barros e Francisca mª. ) casou a 13-2-1741 em Campo-Maior com Maria da Gama Durão
filha de João de Deus Durão e de Mª.dos Santos, são testemunhas do casamento Diogo da Cunha Sottomaior e Martinho Passanha da Guerra . O filho deste casal ja nasc. em Evora e por aqui tambem se casa.
Se alguns dos comfrades tiver mais algumas informaçoes ,serão sempre bem vindas .
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#274356 | luisjrm | 11 abr 2011 14:42 | Em resposta a: #274334

complementandoos dados ja ref. anteriormente sobre o batismo dos restantes filhos do casal Toucinho ; 1º- Antonio a 20-1-1701-padrinho o tenente de cavalos antonio viegas correia ; 2º-maria -30-11-1703-padrinho o capitão domingos cordeiro , rendeiro da comenda ,o 3º-isabel-8-7-1706 -padr. bartolomeu murteira pinto e sebastiana martins , 4º-maria -6-11-1708 -padrinho o conde de unhão e maria roiz , 5º thomazia -15-9-1710-padr. thome de vila nova e andre pais de sande , 6º-joão a 16-6-1713-padrinho por procuracão miguel mascaranhas e maria henriques .
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#274357 | rafael | 11 abr 2011 16:03 | Em resposta a: #274334

Caro Confrade

Este seu apelido encontra-se tb. no B.xo Alentejo ,nomeadamente nos registos paroquiais mais antigos de Almodôvar.Tive um aluno, hoje médico,com esse apelido e que,infelizmente, nesse tempo não tinha os poucos conhecimentos genealógicos que presentemente tenho para o informar que -TOUCINHO-estou a falar da região mencionada será corruptela de-TONCINHO-que aos poucos se alterou para-Toucinho- pensam alguns genealogistas derivado de João Toncin-homem nobre de Beja (sécXV),há quem apresente outros dados, mas BEM documentados e isso é que é o mais importante.No concelho de Almodôvar há o grande latifúndio da herdade dos -TOUCINHOS (tONCINHOS) que pertenceu ao D.António (eu possui um monte,hoje do meu filho mais velho, de onde se vê as ruinas a cerca de 3kms em linha recta, do solar onde viveu o referido D.António, pessoa de fino trato que estudou em Inglaterra, sei mais algumas coisas;porém, não é este o lugar para tal), irmão do morgado Lino,mas agora fico por aqui
Todavia, ainda este ano é provável sair a público uma obra onde aparecem alguns -TONCINHOS.
Trabalho de grande envergadura ( estou desejando que ele apareça publicado )que, devido ao seu autor grande genealogista e idóneo, virá dar luz a muito que se foi embrulhando sem grandes explicações e que será um valioso documento para os estudiosos de famílias alentejanas e não só.Desculpe não apresentar o autor.

Cumprimentos amigos,do
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#274364 | luisjrm | 11 abr 2011 17:01 | Em resposta a: #274357

Caro confrade
agradeço a informação que aqui quis partilhar sobre o mesmo por isso antes de mais os meus agradecimentos .
O facto e que este mesmo apelido não aparece em mais nenhuma freg. de estremoz (cidade ) bem como nas muitas freg. de evora , inclusive em algumas freg. de portalegre , mais concretamente em campo maior .E portanto possivel
que possa estar associado a cidade de beja , e ao ref. luis ""toucin"",tudo e possivel !.
Vou aguardar pela referida obra que fez o favor de mencionar , E que lhe solicito o favor de me imformar se possivel.

atenciosamente
luis

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#274373 | rafael | 11 abr 2011 18:38 | Em resposta a: #274364

Caro confrade

A obra ainda não foi publicada e Deus queira que não demore muito.Sobre o seu autor seria incorrecto eu dizer quem é.O que posso dizer é que é um distinto genealogista.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#274420 | luisjrm | 12 abr 2011 16:24 | Em resposta a: #274373

Caro confrade
fico a aguardar a publicação e mais uma vez os meus agradecimentos .
Cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#274447 | luisjrm | 12 abr 2011 21:03 | Em resposta a: #274334

caros confrades
completandos os dados sobre o apelido Toucinho , Domingos Martins Toucinho ( filho do ref. Manuel Martins Toucinho / Maria da Gama Durão ) foi bat. a 13-7-1756 na Se de Evora foi seu padrinho Antonio da Silva Laboreiro ,casou 1º vez com Maria de Caceres e a 2º com Maria dos Anjos a 25-8-1779 , test. Domingos Martins Claro e Francisco Antonio Rego de Albuquerque e Castro .O ref. Domingos faleceu aos 78 anos ( 25-6-1834) e foi sepultado na Se.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#275895 | luisjrm | 06 mai 2011 23:05 | Em resposta a: #274447

caros confrades
tive conhecimento de mais uma linha deste apelido "Toucinho" na Vila de Nisa e referida no ""livro de Linhagens da vila de Nisa""dos Autores Felipe Carita e João Carita .
Que começa com Manuel Dias Toucinho filho de Rodrigo Afonço e de M.ª Fernandes que se casou com Isabel Dias filha de M.Fernandes Moutinho e de Mª.Semedo, e que se desenvolve por varias gerações .
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#275907 | FLMF | 07 mai 2011 01:14 | Em resposta a: #275895

Caro amigo,

e o amigo Rafael sabe que os Guerreiro são TONCIN!...

FLMF
CARCAVELOS/ALMODÔVAR

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#275913 | luisjrm | 07 mai 2011 12:02 | Em resposta a: #275907

Caro Confrade
não sei se o Sr. Rafael sabe !.., o que o amigo afirma , isso tera de ser o proprio a responder se entender .
Os Guerreiro que o Sr. menciona são de Extremoz ?
Tambem tem apelido ""Toucinho"" nos vossos antepassados ?
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#275917 | FLMF | 07 mai 2011 13:28 | Em resposta a: #275913

Caro sr. Luís:

eu, sem me ter exprimido em código, estou certo que o Sr. Rafael me entendeu bem na minha entrada neste assunto a passar-se em Almodôvar. Passar bem.
FLMF

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Toucinho de Estremoz

#275920 | luisjrm | 07 mai 2011 14:22 | Em resposta a: #275917

Caro Confrade
agora e que me aprecebi sem querer por causa desta vossa intrevenção , do topico"" Figueredo de Mascaranhas , Faro "",e ao verificar os nomes dos padrinhos de bat. em Extremoz de João ( ja ref. neste topico ) de 16-6-1713 , filho do mencionado Manuel Martins Toucinho / Tereza Maria , obeservei que aparece Padrinho por Procuração Miguel Mascaranhas . Por acaso o Sr. tem alguma informação sobre este nome ?
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

Apelido Toucinho de Estremoz

#407746 | GP Porto | 17 set 2018 16:59 | Em resposta a: #274334

Boa tarde caro compadres,

Encontrei um casamento em 1776 na Covilhã em que o noivo é filho de um José da Silva Toucinho, originário da mesma vila. Se alguém tiver interesse ou mais informação sobre este ramo familiar gostaria de ser contactado.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Apelido Toucinho de Estremoz

#408229 | joao-1940 | 01 out 2018 22:12 | Em resposta a: #274334

Caros confrades:
Tenho um antepassado,Tristão da Silva,(Santo André,Estremoz,1740),casado com Maria Joaquina(Matriz da Covilhã,1742),cuja data de casamento desconheço.
Vem isto a propósito desta Maria Joaquina ser neta de Diogo Nunes Toucinho e de Maria Teresa,já defuntos em 1741,quando do casamento de sua filha,Maria Teresa,com Bento Rodrigues Marques(Santa Maria,Estremoz,1711),na Matriz da Covilhã em 15-11-1741.Já alguém interessado nos Toucinhos se cruzou com este Diogo ?
Agradeço,desde já, qualquer informação.
João António Tristão Vão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen