Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Pessoas

Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#274362 | facs | 11 abr 2011 16:45

Caros confrades, muito boa tarde, já de algum tempo atraz, ando a tentar pesquisar ancestrais de Antonio José Antunes Sobrinho, e
pensava ser mais facil, com muita pesquisa para um lado e para outro, nada consegui ate agora, acabei por pedir ajuda a um confrade nosso que esta sempre disposto a tudo, mas infelizmente tambem nao teve sucesso ate ao momento, ora como eu estou no a morar no Brasil, não me é possivel fazer pesquisas em Portugal, este meu tio trizavô naseu em 1814 e faleceu em maio de 1905, na Caniçada, se algum dos amigos confrades tiverem algum dado sobre parentes do antes e depois que me contacte, o meu email é franciscocann1arrobahotmailpontocom

com os meus cumprimentos

Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#283463 | PAIVAMANSO | 01 ago 2011 04:58 | Em resposta a: #274362

Caro Francisco, são 4 e meia da manhã aqui em Portugal. Fruto da minha teimosia e do grande prazer que sinto em investigar segredos e mistérios, as vidas e os parentescos de pessoas há muitos anos falecidas, Passei as últimas 6 horas a pesquisar no Google, tentando sempre com novas entradas, até as mais improváveis …… procurando vestígios dos seus Viscondes, o de Nazaré e o de Penedo, aí pelo Brasil em pleno século XIX ……… e numa dessas muitas tentativas, acabo de encontrar um pequeno tesouro, que tenho a certeza o vai deixar cheio de alegria muito em breve. Descobri finalmente o nome, a data da fundação, a localização, o ramo de negócio, os nomes dos sócios, da Empresa que o Visconde de Nazaré fundou no Brasil. Como compreenderá, esta é a porta aberta que há já muito tempo esperava-mos encontrar. Assim que tivermos acesso ao processo da constituição e implantação dessa empresa......deve lá estar o essencial do que lhe falta saber sobre o Bernardo António de Brito Antunes, o irmão dele, os pais …… e muito mais ! Amanhã vou tentar saber onde devemos procurar esse processo, pois gostaria de ser eu a dar-lhe a informação completa. Essa é a única razão porque não lhe digo nada de concreto agora. Não é o Jorge Santos, triste doente e pessimista, de 56 anos de idade, que aqui lhe “fala”…… mas o rapaz alegre e sonhador, de 15 ou 16 anos, que adora investigar no passado, que não resiste em mostrar o seu novo pequeno e insignificante sucesso, porque teima em não morrer dentro de mim. Um Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#283471 | facs | 01 ago 2011 12:27 | Em resposta a: #283463

Amigo Jorge

Nem sabe como como estou satisfeito por ter esta noticia, fico muito feliz por ambos, ha muito que nao o veijo assim tao bem disposto, vou falar ao joao de Abreu dias a contar a novidade, Gostei igualmente de saber que voce se sente um garoto de 15, ou 16 anos e nao uma pessoa triste de 56 anos, valeu a pena, e eu tinha fe que voce iria encontrar o que voce procurava, agora por favor va descansar, pois esta merecida vioria, tem direito a isso
Aguardo as breves Informaçoes que voce ha de encontrar

Valeu a pena fazer me tirar da cama

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#283477 | PAIVAMANSO | 01 ago 2011 14:21 | Em resposta a: #283471

Caro Francisco, aqui vai o seguimento das boas notícias ; Esta é a tal porta aberta que lhe falei.................. Com a devida vénia, este é um extracto do texto do sitio Novo Milénio.inf.br Ao longo dos séculos, as povoações se transformam, vão se adaptando às novas condições e necessidades de vida, perdem e ganham características, crescem ou ficam estagnadas conforme as mudanças econômicas, políticas, culturais, sociais. Artistas, fotógrafos e pesquisadores captam instantes da vida, que ajudam a entender como ela era então.
Um volume precioso para se avaliar as condições do Brasil às vésperas da Primeira Guerra Mundial é a publicação Impressões do Brazil no Seculo Vinte, editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mantida no Arquivo Histórico de Cubatão/SP. A obra teve como diretor principal Reginald Lloyd, participando os editores ingleses W. Feldwick (Londres) e L. T. Delaney (Rio de Janeiro); o editor brasileiro Joaquim Eulalio e o historiador londrino Arnold Wright. Ricamente ilustrado (embora não identificando os autores das imagens), o trabalho é a seguir reproduzido, em suas páginas 996 a 1.008, referentes ao Estado (ortografia atualizada nesta transcrição):
Caro Francisco, entre outras empresas, aparece esta;
B. Antunes & Cia. - Esta importante casa da praça de Manaus foi fundada em 1874 pelo sr. Bernardo Antonio Antunes (visconde de Nazareth) e é filial da conhecida casa do Pará. Os sócios, atualmente, são os srs. João de Brito Antunes, Joaquim Gomes Nogueira, Marinus de Vriés e Luiz Dannu Libo.
A casa B. Antunes é grande importadora e exportadora e também casa armadora e aviadora, recebendo cerca de 1.000.000 de quilos de borracha anualmente. Os seus seringais ficam situados nos rios Ituí e Ati e são servidos pelos vapores Alliança e Massupurú, de propriedade da firma; é também agente dos vapores Sucre.
Mais logo lhe darei mais notícias, agora tenho de ir pintar mais umas paredes cá em casa, porque é urgente. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#283548 | PAIVAMANSO | 02 ago 2011 02:12 | Em resposta a: #283477

Caro Francisco, Tanto investigámos até que conseguimos ! Agora sim, aqui vão os nomes dos pais dos dois irmãos, O Visconde de Penedo e o Visconde de Nazaré, são; Francisco Matias Antunes e Teresa Bernardina Barbosa. Isto é o que consta no registo do livro do cemitério onde está sepultado o António José Antunes Sobrinho, Visconde de Penedo. Falta obter confirmação através da leitura da Certidão de Óbito (que já pedi) e logo que possível, cruzando os dados com a Certidão de Baptismo, que em breve espero pedir. Também creio já saber de quem é o jazigo em que ele foi sepultado, pois consta ser o da Família Pinheiro. Ora a filha dele, a Ilidia Augusta Antunes casou com Manuel José Pereira Pinheiro, que era filho de Jerónimo José Pereira Pinheiro, deste último, por enquanto, ainda não sabemos o nome do pai, mas aposto que terá o apelido composto dos Pereira Pinheiro, até porque o marido da Ilídia Manuel José Pereira Pinheiro teve uma irmã que se chamava Júlia Adelaide Pereira Pinheiro, cá temos novamente o nome de Família bem preservado e mais lhe digo; Deduzo que o Visconde de Penedo faleceu em casa do Genro, porque a freguesia em que nasceu esta Júlia Adelaide Pereira Pinheiro é a mesma daquela onde faleceu o Visconde de Penedo. Isto pode e deverá ser investigado e confirmado e falta saber se o número da Rua dos Capelistas em Braga, ainda é uma casa antiga, que nos permita avaliar se viviam ou não á laia da Nobreza. Acredito que sim, pois não era qualquer Família que se podia dar ao luxo de comprar um jazigo familiar. Caro Francisco, muito mais poderemos estudar, para deduzir e encontrar novas linhas de investigação da sua família…… conte comigo, mas por agora é tudo. Peço desculpa, já me ia a esquecer; O Visconde de Penedo teve como causa da morte, Uma “Lesão Orgânica da Artéria Aorta”. Sugiro que o Francisco proceda ou peça a algum seu parente, que coloque aqui na base de dados do Geneall, os nomes dos pais destes Viscondes, para que deixe de aparecer (Pai N Antunes e Mãe N) ……………… Cumprimentos . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#284672 | PAIVAMANSO | 14 ago 2011 15:59 | Em resposta a: #283548

Caro Francisco, faltou dizer que quando chegar ás nossas mãos o acima referido assento de óbito e depois de confirmados todos os dados que lá deverão constar (esperemos que lá estejam os nomes dos pais do Visconde de Penedo) e sendo irmãos inteiros, logicamente também do Visconde de Nazaré. Só depois , se os nomes forem coincidentes com os que constam no registo do cemitério, estaremos seguros para sugerir a colocação desses dados aqui na base de dados do Geneal. Lá para sexta feira, talvez já tenhamos esse documento connosco. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#284923 | PAIVAMANSO | 17 ago 2011 18:01 | Em resposta a: #284672

Caro Francisco. confirmei hoje por telefone, que esse assento de óbito que tão ansiosamente aguardamos, já foi fotocopiado e chegará dentro de poucos dias. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285077 | PAIVAMANSO | 19 ago 2011 13:12 | Em resposta a: #284923

Caro Francisco, está confirmado. Os nomes dos pais do Visconde de Penedo, são os mesmos, tanto no assento de óbito como no livro dos registos do cemitério onde ele foi sepultado. Este era o mistério para o qual me tinha oferecido para tentar ajudar a desvendar. Missão cumprida. Só tem um “problema” é que gostei muito desta minha pequena vitória e agora quero mais…………por isso, irei tentar “subir”na Árvore de Costados dos Pais destes Viscondes. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285146 | facs | 20 ago 2011 04:35 | Em resposta a: #285077

Jorge depois desta sua vitoria de que eu fico reconhecido e muito grato, estou vendo que o meu amigo tomou uma certa curiosidade em ver ate onde vai a arvore, ja escrevi ao moderador para actualizar a arvore, mas nada consegui ainda, quanto mais alto a arvore for melhor para nos, nao tenho estado presente no geneall, apenas tenho feito a investigaçao dos lobos e do ramo danin no rio de janeiro, como lhe disse e sou homem de palavra temo nos que nos encontrar em portugal, quando eu ai for, Ha um outro assunto que eu queria esclarecer consigo, que é o seguinte: Ha um siyte brasileiro que se chama geneolgia brasileira no rio de janeiro, tem varios pontos deste pais, se quer que eu faça essa sua investigaçao por favor mande me via email o nome da sua parente, por agora é tudo

um grande abraço do seu amigo muito grato
Francisco Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285226 | PAIVAMANSO | 21 ago 2011 04:57 | Em resposta a: #285146

Francisco, na próxima semana, voltarei aos telefonemas e emails necessários para continuar as pesquisas sobre os ascendentes dos seus Viscondes. Deve agora pedir ao moderador para actualizar a árvore, indicando que a sua fonte primária é esse assento de Óbito que já lhe enviei por email. Esse syte brasileiro de Genealogia no Rio de Janeiro é capaz de ser boa ideia. A minha tia Avó chamava-se Maria Alegria Paiva Pereira, nasceu em Chão de Lamas, Freguesia de Lamas, Concelho de Miranda do Corvo em 24 de Julho de 1893 e faleceu no Rio de Janeiro (não sabemos onde) em 4 de Outubro de 1956. Teve 4 filhos que nasceram em Portugal, na freguesia de Lamas, Concelho de Miranda do Corvo, mas não sabemos em que datas, que foram Céu, Afonso, Amélia e Áurea e pelo menos uma outra filha que nasceu no Brasil chamada Stella Maria. Temos muitas fotografias deles todos mas não sabemos em que bairro viviam. Áurea teve pelo menos um filho chamado Fernando. Também a Céu teve pelo menos duas filhas Regina e Elizabeth. Temos várias fotografias dos filhos em 4 estúdios fotográficos diferentes entre os anos de 1935 e 1951 que são; Photo Matera , Foto Rádio-Rio, Foto Infantil Meyer , Photografia Guanabara Rua da Passagem 88 Botafogo- Rio. Talvez sabendo se estes 4 fotógrafos estariam no mesmo Bairro, poderíamos pesquisar nos livros dos cemitérios dessa zona, baseados nos dados de Maria Alegria de Paiva Pereira que era filha de José de Paiva Manso Sárrea de Carvalho e de Maria Emilia Rodrigues dos Santos. Não temos certeza, mas consta que o marido da Maria Alegria de Paiva Pereira era Henrique Pereira. Seria excelente se aparecessem vestígios deles, mas não será nada fácil. Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285572 | PAIVAMANSO | 25 ago 2011 01:18 | Em resposta a: #285226

Caro Francisco, não é por acaso que antes de nós, (pelo menos aparentemente) ninguém tinha encontrado os nomes dos Pais destes Irmãos, o Visconde de Penedo e o Visconde de Nazaré. Melhor dizendo, ninguém aqui no Geneall tinha avançado com essa informação. Vem isto a propósito da notícia que hoje recebi que dá conta de um revés difícil de ultrapassar e teremos de contornar, por outras linhas de pesquisa, para tentar-mos subir nesta Árvore Genealógica. Aqui na base de dados do Geneall, o Visconde de Nazaré, Bernardo António de Brito Antunes consta ter nascido e sido Baptizado na Freguesia de Vila de Frades em 20-08-1833 que como não conheço outra creio ser a do Concelho da Vidigueira do Distrito de Beja. Ora o problema é que foi detectada a inexistência do livro que teria os Baptismos dessa data e que no Arquivo Distrital de Beja e no Arquivo Nacional, nunca foi efectuada a incorporação desse livro. Só agora ao escrever isto me recordo que no AUC, Arquivo Distrital de Coimbra, faltam muitos livros dos Paroquiais de 1871 a 1897 se não estou em erro, entre outros, da antiga Freguesia de Mira, mas afinal, quando ajuda-mos a Sónia, fomos descobrir esses livros na actual Conservatória de Mira. Então, apesar de ter pouca esperança que seja caso idêntico, irei amanhã, por telefone, procurar esse livro na Conservatória da Vidigueira. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285574 | facs | 25 ago 2011 01:41 | Em resposta a: #285572

Amigo Jorge

é Um tiro no escuro mas pode vir a dar certo, seria interessante tambem arranjar os pais da teres bernardina, barbosa Mae dos Viscondes
Abraço Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285665 | PAIVAMANSO | 25 ago 2011 21:15 | Em resposta a: #285574

Caro Francisco, até agora o livro em causa não apareceu e quase certo jamais aparecerá. Nem esse nem muitos outros. Não estão no Arquivo Distrital de Beja nem na Torre do Tombo, nem na Conservatória da Vidigueira nem da de Beja. Na Cúria do Seminário de Beja remeteram para o Arquivo Distrital de Beja. Falei com várias pessoas, algumas adiantaram o que terá sucedido um pouco por todo o País após a Implantação da República,mas pediram segredo. É assunto delicado e assim sendo temos de respeitar. Não se esgotam aqui as nossas linhas de pesquisa. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285669 | facs | 25 ago 2011 21:41 | Em resposta a: #285665

Ola Jorge

E pena que assim seja, mas temos de respeitar o silencio deles, uma vez ser segredo para ninguem se queimar, começo a desconfiar, que nao houve casamento algum, e isso explica muita coisa, como por exemplo os bisnetos nao quererem falar do assunto, na altura , da implantaçao da republica eram proibidos divorcios e segundos casamentos, como tambem ha a hipotese
de haver processo de inquisiçao e nao querer que se saiba,
Quanto ha su pesquisa aqui no Brasil ainda nao tive qualquer resposta , assim que tiver eu a enviarei para si .
um abraço amigo
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285670 | facs | 25 ago 2011 21:42 | Em resposta a: #285669

Ola Jorge

E pena que assim seja, mas temos de respeitar o silencio deles, uma vez ser segredo para ninguem se queimar, começo a desconfiar, que nao houve casamento algum, e isso explica muita coisa, como por exemplo os bisnetos nao quererem falar do assunto, na altura , da implantaçao da republica eram proibidos divorcios e segundos casamentos, como tambem ha a hipotese
de haver processo de inquisiçao e nao querer que se saiba,
Quanto ha su pesquisa aqui no Brasil ainda nao tive qualquer resposta , assim que tiver eu a enviarei para si .
um abraço amigo
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285676 | PAIVAMANSO | 25 ago 2011 22:33 | Em resposta a: #285670

Francisco, não é nada disso, ele terá casado sim. O tal segredo que sugeri refere-se ao facto ou factos que provocaram o desaparecimento de muitos livros de registo de Baptismos, Casamentos e Óbitos no País inteiro e não apenas esse livro de Baptismos de 1833 do Concelho de Vila de Frades. Acresce que em 1853 esse Concelho foi extinto, passando a Vila de Frades a Freguesia e a Vidigueira a Concelho. (espero não estar a cometer aqui algum erro) mas foi essa a informação que colhi hoje. Do casamento procuraremos depois. Vamos seguindo uma pista de cada vez. Cumprimentos, Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285688 | facs | 25 ago 2011 23:47 | Em resposta a: #285676

Jorge, mas assim sendo, como pretende continuar coma pesquisa?, eu sei que o meu amigo tem os metodos proprios se fosse eu já tinha perdido o Norte, talvez tivesses melhor ter ininvestigado o lado Figueiredo primeiramente, outra duvida que se levanta será muito misterio á volta dos Antunes,que nem os meus primos aqui do rio querem comentar, será que os viscondes serão filhos ilegitimos?
São Duvidas que se poem
abraço Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285689 | facs | 25 ago 2011 23:52 | Em resposta a: #285688

Jorge, mas assim sendo, como pretende continuar coma pesquisa?, eu sei que o meu amigo tem os metodos proprios se fosse eu já tinha perdido o Norte, talvez tivesses melhor ter ininvestigado o lado Figueiredo primeiramente, outra duvida que se levanta será muito misterio á volta dos Antunes,que nem os meus primos aqui do rio querem comentar, será que os viscondes serão filhos ilegitimos?
São Duvidas que se poem
abraço Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285692 | facs | 26 ago 2011 00:16 | Em resposta a: #285689

Jorge, mas assim sendo, como pretende continuar coma pesquisa?, eu sei que o meu amigo tem os metodos proprios se fosse eu já tinha perdido o Norte, talvez tivesses melhor ter ininvestigado o lado Figueiredo primeiramente, outra duvida que se levanta será muito misterio á volta dos Antunes,que nem os meus primos aqui do rio querem comentar, será que os viscondes serão filhos ilegitimos?
São Duvidas que se poem
abraço Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285697 | facs | 26 ago 2011 00:51 | Em resposta a: #285692

Jorge, mas assim sendo, como pretende continuar coma pesquisa?, eu sei que o meu amigo tem os metodos proprios se fosse eu já tinha perdido o Norte, talvez tivesses melhor ter ininvestigado o lado Figueiredo primeiramente, outra duvida que se levanta será muito misterio á volta dos Antunes,que nem os meus primos aqui do rio querem comentar, será que os viscondes serão filhos ilegitimos?
São Duvidas que se poem
abraço Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285701 | PAIVAMANSO | 26 ago 2011 01:14 | Em resposta a: #285688

Francisco, temos outra má notícia; Foi hoje efectuada a pesquisa do Baptizado de António José Antunes Sobrinho, Visconde de Penedo, que consta aqui no Geneall como tendo nascido em 1814 na Freguesia da Caniçada de Vieira do Minho, mas esse assento não apareceu, mesmo tendo sido vistos os anos de 1813 a 1815 e sabendo que é o filho de Francisco Matias Antunes e de Teresa Bernardina Barbosa. Neste caso os livros existem e estão disponíveis á consulta no Arquivo Distrital de Braga. Mas a data é que pelos vistos, estará errada. Precisamos ir ver o que dizem exactamente as fontes da ficha pessoal dele aqui no Geneall. « Nobreza de Portugal e do Brasil-Página 123 do 3º volume » e também « Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira na página 970 do 20º volume. Naturalidades e datas, quando erradas, só complicam. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285706 | facs | 26 ago 2011 02:38 | Em resposta a: #285701

Jorge

AS enciclopedias da Nobreza Portugal e Brasil, tenho eu mas esta impossibilitada de me ser remetida pois fiquei com ela em Portugal por esquecimento, Quanto a Enciclopedia Potuguesa e Brasileira essa eu nao tenho, se por um lado esses livros sao importantes , ha um topico chamado vidigal/ Igrejinhas de São Gregório .... e que fala de uns Britos, em 16 e tal, estou com vontade de meter a colherada, e preguntar se por acaso tem alguma coisa que prende aos meus viscondes , mas nao queria avançar sem lhe preguntar o que acha sobre esta ideia, nao va perturbar as suas investigaçoes,

Amigo Nao leve a mal mas é hora de ir descansar

com um abraço amigo
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285730 | PAIVAMANSO | 26 ago 2011 12:03 | Em resposta a: #285706

Francisco, Tenho essas duas Obras a 25 quilómetros de mim, lá longe na Cidade que me viu nascer. Tenho de ir ver o que dizem essas duas páginas, (dessas duas Obras), sobre os Seus Viscondes. Como preciso de ir ao Arquivo Distrital de Coimbra, pesquisar para mim e para o Confrade Filipe Guimarães, vou tentar fazer tudo isso no mesmo dia, em princípio já na próxima semana. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285735 | PAIVAMANSO | 26 ago 2011 12:59 | Em resposta a: #285730

Francisco, as minhas "armas" não são a competência, a inteligência ou os meus conhecimentos sobre estas coisas das Genealogias, mas sim o entusiasmo do principiante, a imaginação do sonhador compulsivo, a persistência do solidário, a sede de um agradecimento anónimo, a vontade de acreditar que mesmo inculto ainda tenho utilidade. Os meus processos de "peudo investigação" não conhecem método, são ideias soltas no meio do caos.......mas ás vezes resultam ! Prepare-se para dentro de 4 ou 5 dias úteis, receber os dados do assento do Baptismo do Visconde de Penedo. Por agora é tudo. Depois explicarei melhor. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285741 | facs | 26 ago 2011 14:31 | Em resposta a: #285730

Boa Tarde para a[i amigo Jorge


Tudo Bem, mas ser[a que nenhum dos confrades tem essas enciclopedias? como por exemplo a Maria David
Abraço Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285751 | PAIVAMANSO | 26 ago 2011 15:51 | Em resposta a: #285741

Caro Francisco, como sabemos, recorro muita a amigos e amigas, no sentido de pedir que me ajudem a ajudar os outros, mas não me sinto bem cada vez que faço isso, porque na realidade não tenho assim tantos amigos e amigas aqui no fórum, pelo que recorro sempre aos mesmos. Um dia, eles irão parar de me aturar, (confesso que alguns e algumas já fizeram isso), até porque eu não sou nada convencional e não escondo o que sinto nem o que penso, mesmo nalguns temas demasiado polémicos, que nem vale a pena agora dizer quais. Acresce que eu vou querer ler tudo, mas mesmo tudo, o que está nessas páginas, dessas duas Obras que são as fontes do Geneall, referentes aos seus Viscondes. Depois, repare, acredito que já estou neste momento, pelo menos um passo á frente da informação que lá consta. Eu quero ver para crer, mas como lhe disse, espero ter muito em breve a fotocópia do assento de Baptismo do Visconde de Penedo. Recordo-lhe que a minha pesquisa nessas duas Obras (essas enciclopédias) visam procurar dados que me permitam pedir os assentos de Baptismo dos seus dois Viscondes......... mas algumas datas, ou naturalidades que lá estão, talvez não sejam exactas. Aguarde uns dias. Preciso de fazer mais uns telefonemas e emails para dar seguimento aos seus e a outros assuntos e aguardar as respectivas respostas. Cumprimentos.Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#285772 | facs | 26 ago 2011 21:28 | Em resposta a: #285751

Amigo Jorge

Nao o estou a pressionar, pensei que este fosse o caminho mais facil e mais rapido, como lhe tenho dito em emails nteriores ,nao ha pressa, só me espanta o silencio dos meus primos cariocas, mas por outro ldo compreendo a posição deles, de darem a estratranhos documentos que possam indicar ancestrais nossos, entao logo nos dias de hoje, atraves do veiculo da internet , que por si só ja e um ramo perigoso

Faço votos para que tenha um bom descanse um bom fim de semana

Um abraço amigo

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#288141 | PAIVAMANSO | 29 set 2011 02:43 | Em resposta a: #285772

Caro Francisco, estou a fazer um levantamento dos tópicos onde ainda continuo a tentar dar ajudas e este seu é um deles. Já trocámos muitos emails desde essa minha última mensagem de 26 de Agosto. desde essa data, já avança-mos muito nestas pesquisas, mas aqui ficam umas palavras para recordar que este nosso tópico continua vivo e se aparecerem os nomes e restantes dados dos avós daqueles irmãos Viscondes, o de Penedo e o de Nazaré, aqui lhos deixarei. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#288145 | facs | 29 set 2011 04:31 | Em resposta a: #288141

Caro Jorge

Espero que esteja melhor da sua coluna, quanto á minha vista ainda estou debelitado, mas ja enxergo melhor, como sabe considero ouma pessoa fora de serie e tenho muita admiraçao por si tentei enviar lhe um email, mas nao o consegui enviar por falta de nternet , obrigado por tudo, nao me esqueço do prometido e do leitao tambem nao , mas isso só para o ano. com um um forte abraço
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#288146 | facs | 29 set 2011 04:31 | Em resposta a: #288141

Caro Jorge

Espero que esteja melhor da sua coluna, quanto á minha vista ainda estou debelitado, mas ja enxergo melhor, como sabe considero ouma pessoa fora de serie e tenho muita admiraçao por si tentei enviar lhe um email, mas nao o consegui enviar por falta de nternet , obrigado por tudo, nao me esqueço do prometido e do leitao tambem nao , mas isso só para o ano. com um um forte abraço
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#288153 | PAIVAMANSO | 29 set 2011 10:03 | Em resposta a: #288146

Caro Francisco, desejo as melhoras da sua vista, assim como melhorei da minha coluna. Tenho pelo Francisco uma especial admiração. O senhor é um homem com um grande coração. Sei que não se esquecerá do prometido, que é ajudar aquele nosso amigo que tanto precisa de nós. Quanto ao almoço de leitão que o Francisco quer pagar na Mealhada, tal como já lhe tinha pedido, prefiro que juntemos os euros dessa despesa, á prenda para o tal nosso amigo. Quando o Francisco vier a Portugal, farei questão de lhe oferecer em minha casa, um almoço de Chanfana, que é um prato típico e famoso ligado á História da região de Miranda do Corvo, que sendo diferente, em nada fica a perder em comparação com a iguaria do Leitão assado. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#292124 | PAIVAMANSO | 01 dez 2011 13:39 | Em resposta a: #288153

Caro Francisco em Agosto já eu dizia que acreditava estar perto de encontrar o assento de Baptismo do Visconde do Penedo, mas tal não se confirmou. Hoje, passados 3 meses, volto a acreditar mas quero ver este outro assento de Baptismo que já pedi e avaliar se de facto estaremos perante o documento que procuramos. Desta vez, aparentemente tudo bate certo, mas o seguro morreu de velho, e convém ver para crer. Espero na próxima semana trazer-lhe aqui a confirmação desta boa notícia. Cumprimentos e desejo das suas melhoras de saúde. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#292816 | PAIVAMANSO | 13 dez 2011 15:09 | Em resposta a: #292124

Caro Francisco, nos últimos 3 dias dediquei-me mais à investigação da Árvore Genealógica dos seus Viscondes e novas pistas, novos factos, nomes, lugares e datas, foram surgindo, nos assentos de Óbito ou de Batismo, nos Livros do Registo das Inumações. É claro que isto não é tão fácil como parece. Foi preciso fazer vários telefonemas, bater a várias portas erradas, antes de se abrirem as portas certas........ Só é preciso ter muito prazer em pesquisar, muito gosto em fazer novas amizades e em ajudar desconhecidos e vibrar com as alegrias que lhes damos. Sempre com o principal contributo, directo ou indirecto dos outros e das outras, confrades e confreiras. É fundamental Cuscar umas centenas de tópicos e aprender com todos, especialmente com aqueles que sabem muito mais do que nós. Depois é só ter um pouco de inteligência (basta um pouco, essa é a minha sorte) e muita imaginação, regada com muita esperança e algum jeito para a dedução lógica. Creio que este syte do GENEALL devia ser divulgado em todas as Associações Culturais Desportivas e Recreativas. Todas as juntas de Freguesia, todas as Conservatórias do registo Civil, todos os Arquivos Distritais. Todos os Quartéis de Bombeiros, da PSP, da GNR. Todas as Escolas, todas as Universidades Séniores deste País, onde muita gente descobrisse o gosto pela Genealogia desde que essas instituições fizessem um acordo simples e acessível de acesso anual, sempre prorrogável, ao GENEALL PLUS. Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Francisco, saí completamente do tema deste seu tópico. Peço desculpa mas já agora tenho de dizer que seria fundamental (na minha modesta opinião) que o acesso a interagir no Fórum (para escrever no Fórum) poderia talvez ser designado como FÓRUM PLUS, custasse 12 euros por ano e as páginas das fichas pessoais só estivessem acessíveis aos aderentes do GENEALL PLUS. Estas medidas drásticas talvez ajudassem a consolidar financeiramente, este syte, mas acompanhadas de forte divulgação do mesmo. Caro Francisco........ Passei-me mas ainda estou a tempo de dizer que recebi ontem o assento do Batismo do Visconde do Penedo ( já tinha encontrado o assento do Óbito) e tive um flasch que me permitiu abrir uma nova linha de pesquisa que hoje resultou numa grande alegria ! Descobri onde foi sepultado o Irmáo dele, o Visconde de Nazaré, e por telefone confirmei que ele foi Batizado onde só ontem deduzi que era uma hipótese credível. Estamos agora a "dois passos" de encontrar o assento do Óbito e o do Baptismo de Bernardo António de Brito Antunes. Espero que os livros estejam nos Arquivos onde é suposto estarem. Quando tiver estes documentos, aqui deixarei os dados. Não o faço já. porque no Livro do registo das inumações, os nomes dos Pais têm diferenças que precisam ser cruzadas e estudadas com o assento do Óbito, o do Baptismo e do Casamento e ainda me falta encontrar esses três documentos. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#292888 | PAIVAMANSO | 14 dez 2011 17:20 | Em resposta a: #292816

Caro Francisco, afinal o Visconde de Nazaré e o Visconde do Penedo não seriam Irmãos mas sim Primos. Os Avós Paternos são os mesmos, mas os Avós Maternos não ! António José Antunes , Pai do Visconde de Nazaré, e Francisco Mathias Antunes, Pai do Visconde do Penedo é que seriam Irmãos ! Por isso é que os nomes "da Mãe deles" não coincidia. Mesmo assim, renovei o pedido de fotocópia do assento do Batismo do Visconde de Nazaré e vamos ver para crer, mas quem no Arquivo me deu esta informação, sabe mais com os olhos fechados do que eu com eles abertos. Caro Francisco, que grande surpresa ! ? Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#292894 | facs | 14 dez 2011 19:03 | Em resposta a: #292888

Amigo Jorge

TEmos aqui pano Para mangas, nao era á toa que a minha prima falava, que qualquer coisa em como o Antonio Jose ser baptizado como sobrinho, nao sei bem a historia mas isso so de gravador de reporter na mao e apanhar os depoimentos nao é á toa de ter de mudar a linhagem de pais para primo
abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#318266 | Trofa | 27 nov 2012 19:31 | Em resposta a: #292816

o Visconde da Nazaré era meu trisavô. Gostava de saber onde foi sepultado e quantos casamentos teve. Eu tenho uma árvore genealógica feita por alguém da família, em que surgem vários filhos do casamento dele com Josefa Ferreira de Brito, e entre eles a minha bisavó Leonor, nascida em Belém de Pará. No entanto alguma da informação existente online só nomeia uma filha do primeiro casamento, e dá um filho, o bisavô do escritor Lobo Antunes, como ilegítimo. Alguém me pode esclarecer? Obrigada, Vanda Meneses Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#318284 | PAIVAMANSO | 28 nov 2012 00:44 | Em resposta a: #318266

Cara Vanda Santos, a Pessoa ideal para partilhar dados sobre o Visconde de Nazaré e o Visconde do Penedo, é o Francisco Cannas Simões. Tudo o que em tempos investiguei foi para Ele e não posso deixar de dizer que descobri onde o Visconde de Nazaré nasceu, onde foi Baptisado, onde Faleceu e onde está sepultado, e isso foi difícil e demorado porque todos os Livros desde os mais antigos e por arrasto também aqui na Base de Dados do Geneall, a naturalidade estava errada. Aliás na Ficha Pessoal do Visconde de Nazaré (fui agora conferir) a Naturalidade continua errada. A verdade é que Ele nasceu no Lugar de Costa da Freguesia de Santo André de Frades, do Concelho de Póvoa de Lanhoso. Por isso ninguém encontrava os documentos das fontes primárias. Encontrados esses e outros assentos,contactei uma Ilustre Senhora que infelizmente entretanto já faleceu, a quem dei informação importante, inclusive a Naturalidade e assentos Paroquiais de Bernardo António de Brito Antunes, além de António José Antunes Sobrinho, e parentes Deles e sugeri que fosse feito um Livro sobre esses Viscondes. Sei que não foi em vão, pois o Viúvo dessa Senhora, Homem não menos Ilustre, e Historiador Conceituado, está a trabalhar nesse Livro em Homenagem à Esposa e a estes Viscondes. Sugiro que a Vanda Santos informe o seu endereço de email, porque tanto o Francisco como eu, temos possibilidade de a ajudar. Posso adiantar que o Visconde de Nazaré faleceu a 28 de Novembro de 1905, ás dez e meia horas da tarde, no 1º andar da Rua Borges Carneiro, na Paróquia de Nossa Senhora da Lapa... e deixou 6 Filhos Maiores...foi sepultado no Segundo Cemitério. Mais concretamente no Jazigo Particular número 1363 do Cemitério dos Prazeres, juntamente com Maria Josefa Ferreira de Brito Antunes, falecida no Pará, e vários outros familiares Deles. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#318292 | PAIVAMANSO | 28 nov 2012 03:48 | Em resposta a: #318266

Cara Vanda, leia por favor a outra mensagem que enviei para si mas ficou fora do sítio certo. Aproveito para informar que curiosamente, recentemente, li uma crónica do Escritor António Lobo Antunes na VISÃO de Julho 2012 onde ELE dizia que o Trisavô, Bernardo António de Brito Antunes, que emigrou para a Amazónia e veio de lá cheio de taco e Visconde de Nazaré, que se saiba não tornou a Portugal. Na altura sorri e senti o desejo de informar o melhor possível o Ilustre Escritor, mas não conheço ninguém do circulo das amizades Dele. Não passo de um simples leitor quase analfabeto, quase ignorante. Sinceramente gostaria muito de ter tempo de vida suficiente para obter o tal Livro que sugeri à Pessoa certa, (e por ELA me foi prometido) e está a ser feito, em Homenagem também a este Visconde. Assumo que sou um inculto, pelo menos da cultura oficial, mas um sentimental e romântico com uma ténue esperança que talvez as pessoas depois de mortas possam sentir-se homenageadas. Por isso, ingenuamente acredito, que seria agradável que o Ilustre Escritor António Lobo Antunes um dia recebesse um exemplar desse Livro, quando Ele for publicado. Esperemos que seja breve. Respeitosamente. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#318293 | Trofa | 28 nov 2012 07:50 | Em resposta a: #318292

Caro Jorge Santos, muito obrigada pela sua resposta e pelas informações. Irei ao Cemitério prestar homenagem a esse trisavô que tanto mimava a minha querida avó, com passeios de charrette e bonecas de Paris :)
Eu também não conheço os Lobo Antunes; fui apresentada ao João, o neurocirurgião, aqui há uns anos e nem creio que ele saiba o meu nome. Espero bem que esse livro seja escrito! Quando for publicado, tentarei fazê-lo chegar ao escritor António.
Estive em Póvoa de Lanhoso este fim de semana passado e foi assim que soube que o meu trisavô era de lá. Tenho documentos da companhia dele no Brasil e fotos, mas muito pouco. Estive numa palestra muito interessante sobre os brasileiros de Torna-viagem e fiquei com os contactos das pessoas que estão a estudá-los e que foram muito simpáticas. Também estive em Frades e falei com o Barão se S. Roque e a família, igualmente muito prestáveis.
Também eu acho este assunto apaixonante e tenho pena de não ter muito tempo livre para a investigação; teria de aprender a fazê-la primeiro, claro. Até hoje estive mais interessada no lado do meu bisavô paterno, o que casou com a minha avó Leonor, filha do Visconde, até porque é mais fácil de pesquisar.
Muito obrigada mais uma vez e se precisarem de mim, por favor contactem-me. O meu mail é meneses.vanda@gmail.com
Vanda Meneses Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#321653 | Pfcc55 | 21 jan 2013 23:08 | Em resposta a: #318266

Cara Vanda,
O meu nome é Pedro Coimbra e não sou um grande entendido nestas coisas da genealogia, sou apenas curioso pela história dos meus antepassados.
Como você, sou descendente do Visconde de Nazareth, via a sua filha Rosa de Brito Antunes, casada com Alfredo José da Silva Cunha, meus Bisavós.
Numa espécie de autobiografia, escrita por esse meu Bisavô, e dedicada ao seu filho, tenho alguma informação que talvez ache curiosa, até porque não é totalmente coincidente com o que está registado no Geneall e com algumas informações que foram trocadas neste fórum.
O Alfredo José da Silva Cunha casou apenas uma vez, com a Rosa Brito Antunes, e, ao contrário do que está registado, não tinha sido casada com a Maria, outra das filhas do Visconde. Além disso, teve um único filho, que foi da Rosa, e que foi o meu Avô Alfredo Antunes da Silva Cunha, que casou com Otília Ramos Pinto, filha do fundador da Casa Ramos Pinto, Adriano Ramos Pinto.
Também o Visconde da Nazareth veio com regularidade passar o Verão a casa da sua filha Rosa e genro Alfredo, na Raza, Mafamude, vila Nova de Gaia, de quem cito, das referidas notas autobiográficas, após descrever um pouco dessas estadias do Visconde: "...Assim se passou algum tempo, até que a morte começou a a entrar na família Nazareth. Começou pelas minhas cunhadas Guilhermina e Maria. Depois o meu sogro, depois o Monteiro, meu concunhado. Todas estas mortes nos abalaram, principalmente a minha mulher. Tocou depois a vez à minha querida esposa que morreu depois dum longo sofrimento que a prostou no leito...". O Visconde, portanto terá tido pelo menos 3 filhas: a Guilhermina, a Maria e a Rosa.
Quanto à empresa do Visconde, no Pará, chamada de B.A.antunes & Ca, entre outras referências, descreve uma sequências de eventos que a terão levado à falência. Cito de novo: "Depois que morreu meu cunhado Monteiro,a casa comercial do Pará começou a cahir. O Camarinha, também sócio da casa morreu pelo motivo da casa. Depois o sócio Nogueira. Depois o sócio Plácido. Enfim a casa faliu..."
Se tiver qualquer informação adicional sobre os descendentes do Visconde da Nazreth, que me permitisse esclareçer, corrigir ou completar esta versão ficar-lhe-ei muito grato se ma enviar para o meu mail pedro.coimbra@trivalor.pt.
Obrigado
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#330147 | facs | 01 jun 2013 15:19 | Em resposta a: #321653

Ola Pedro

Sou descendente do visconde da nazare, pelo João de Brito Antunes certamente poder me a ajudar na construção da nossa arvore,
Com alguns episódios que certamente ouviu contar aos nossos antepassados, o meu email e Francisco.cannas@hotmail.com
A Vanda ainda nao tinha conhecimento do email que lhe tinha escrito fui eu que a chamei a atenção para tal factó
Fico a aguardar notícias suas
Abraco
Facs

Resposta

Link directo:

Ancestrais de Antonio José de Antunes Sobrinho (Visconde de Penedo)

#356310 | PAIVAMANSO | 30 mar 2015 18:44 | Em resposta a: #321653

Caro Senhor Pedro Coimbra

O meu nome é Jorge Santos. O meu nome de utilizador no fórum do geneall.pt é PAIVAMANSO.

Desde que há 7 anos fiquei aposentado por invalidez e a tomar conta de um parente de 99 anos de idade, tenho-me dedicado a ajudar desconhecidos a investigarem a sua (deles) árvore genealógica.

Um desses desconhecidos é o Francisco Canas Simões, a quem ando a ajudar há vários anos sobre a árvore genealógica de Bernardo António Antunes, Visconde de Nazaré (de Belém do Pará) e o primo dele, António José Antunes, que foi o Visconde do Penedo.

Li a intervenção do senhor, naquela mensagem para a confreira Vanda e gostaria de perguntar ao senhor se está disponível para trocar informações e esclarecer dúvidas sobre o que já conseguimos descobrir sobre aqueles Viscondes e muitos outros parentes deles.

Fico a aguardar a sua estimada resposta e agradeço desde já a sua atenção e simpatia.

Cumprimentos

Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 05:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen