Almodôvar: Varelas, Mestres, Guerreiros e outros.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Almodôvar: Varelas, Mestres, Guerreiros e outros.

#274537 | jramos | 14 abr 2011 00:13

Caros confrades,

Algum dos confrades sabe alguma coisa desta gente. Os livros paroquiais de Almodôvar já se calaram.
Partilho informação e agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos

João Ramos


1.João Varela, natural de Almodôvar

2.Manuel Varela, natural de Almodôvar. Casou em Almodôvar em 1729, tendo sido testemunhas o Pe André João Guerreiro e o Capitão Diogo Mestre de Brito, com:
3.Perpétua de S. José (ou de Jesus), natural de Almodôvar.

4.António Guerreiro. Casou em Almodôvar em 1703, tendo sido testemunhas Jorge Mestre, fº de João do Rego Boim e o Ldo Manuel Ribeiro, beneficiado da Matriz, com:
5.Catarina Rodrigues Varela.
6.André Mestre, morador na Praça da Palha. Casou em 1as núpcias em 1686 com Maria Guerreiro, tendo sido testemunhas o Capitão-mor João Leitão de Aguiar e Domingos Guerreiro. Casou em 2as núpcias em Almodôvar em 1694, tendo sido testemunhas o Pe João Correia de Brito e João do Rego Boim, com:
7.Maria Sarilha.

8.João Martins, morador na herdade de D. Maria, freguesia de Almodôvar. Casado com:

9.Brites Guerreiro, moradora na herdade de D. Maria, freguesia de Almodôvar.

10.Manuel Rodrigues, morador em Almodôvar. Casou em 1686 em Almodôvar, com:

11.Maria Varela, moradora em Almodôvar.

12.Gaspar Mestre, morador na Rua de S. Sebastião, em Almodôvar. Casado com:

13.Maria Martins, moradora na Rua de S. Sebastião em Almodôvar.

14.Francisco Vaz, morador na Goncinha, freguesia de Almodôvar. Casado com:

15.Bárbara Coelho, moradora na Goncinha, freguesia de Almodôvar.

20. Pedro Estevens, morador em Almodôvar. Casado com:
21. Catarina Fernandes, moradora em Almodôvar.
22. Miguel Mendes, morador na horta do Mouros, freguesia de Santa a Clara-a-Velha. Casado com:
23. Maria Varela, moradora na horta do Mouros, freguesia de Santa a Clara-a-Velha.

Resposta

Link directo:

RE: Almodôvar: Varelas, Mestres, Guerreiros e outros.

#274613 | LSV | 15 abr 2011 03:20 | Em resposta a: #274537

Caro jramos
Interessam-me particularmente os dados que aqui colocou no fórum para um trabalho que estou a ultimar em que todos os dados sobre Guerreiro do Almodôvar são importantes. Se me quiser enviar dados mais específicos para além do esquema que aqui colocou sobre esse seu ramo, muito lhe agradeço. Se preferir envie-os para o meu email luissoveral@sapo.pt. Confrontá-los-ei com o que tenho e quem sabe entroncam nos que estudo.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Almodôvar: Varelas, Mestres, Guerreiros e outros.

#274801 | rafael | 18 abr 2011 22:40 | Em resposta a: #274537

Caro Confrade

Interesso-me muito pelas pessoas aqui mencionadas e vem a propósito referir que minha mulher q.D.h. nasceu em Almodôvar (tEIXEIRA cOLAÇO) e que está ligada tb. a um ramo-Guerreiro Camacho e falta confirmar pertencer a família de apelido-Sarilho, do m. concelho.
No Desembargo do Paço Alentejo e Algarve, na TT. existe a referência a extinção de um Vínculo de Capela ,de uma Maria Sarilha, de Ourique e existe a herdade dos Sarilhos, na freg. de Santa Clara-a-Nova-Almodôvar.
Também tenho fotografia da lápide epigrafada na frontaria da igreja de Santa Clara-a-Nova onde se pode ler( se não foi já apeada) o seguinte:

ESTA CAPELA MANDOU FAZER B ROIZ G.RO ( penso ser Baltazar Rodrigues Guerreiro) E SUA MOLHER CAT. SARILHA -não consigo ler tudo, mas percebo- ACABOU SE NA ERA DE 1600....................


Os meus melhores cumprimentos
Octávio Rafael Guerreiro Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 16:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen