Familia Pereira Bravo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Pereira Bravo

#15867 | luis gomes | 16 jan 2002 16:14

A familia pereira bravo à qual eu pertenço é uma familia antiga de angola que foi originada por um português, capitão-mor marcos pereira bravo, que foi para Angola no ínicio ou meio do século 19.
gostaria de saber dados relativos aos ascendentes de marcos pereira bravo, bem como seus descendentes e aparentados.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#73514 | amtf | 20 set 2004 20:20 | Em resposta a: #15867

Caro confrade,

A sua mensagem já tem algum tempo. Não sei se ainda anda aqui pelo Fórum...

Travei recentemente conhecimento com um Avô, de sua graça Luís Pereira Bravo, nascido na 1ª metade do séc. XVIII na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo da Villa das Caldas. Mudou-se para Lisboa, onde casou, na freguesia de Nossa Senhora das Mercês, com Joana Baptista do Sacramento.

Deixo aqui a anotação porque talvez, entretanto, alguém tenha colhido notícias destas gentes.

Cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#225555 | Natalia Sarmento | 04 abr 2009 21:44 | Em resposta a: #15867

Caro Luis,

Procuro descendentes de:

Albino Augusto da Silveira Pereira Bravo,
casado com Lucília Teixeira Sarmento, Angola 26.11.1905, filha de Serafim Teixeira Sarmento (Vila Real) que tiveram uma filha:
Camila Teixeira Sarmento da Silveira Pereira Bravo Angola, Sanza-Pombo (Uige) 19.05.1929.
Se não estou em erro, Albino Augusto da Silveira Pereira Bravo era Chefe de Posto na Estacão de Caminhos de Ferros de Sanza Pombo naquela época.

Obrigada.
Natália Sarmento (Natália_sarmento@yahoo.fr)

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#298626 | Lourdes39 | 01 mar 2012 15:13 | Em resposta a: #225555

Boa tarde.
Exª Srª Natália Sarmento

É com muito prazer que lhe escrevo, pelo que tenho pesquisado sobre as minhas raízes, apercebi-me que a senhora também tem algo em comum comigo., Vendo no que escreveu no forum as seguintes frase que abaixo vão escritas:(
Camila Teixeira Sarmento da Silveira Pereira Bravo Angola, Sanza-Pombo (Uige) 19.05.1929.
Se não estou em erro, Albino Augusto da Silveira Pereira Bravo era Chefe de Posto na Estacão de Caminhos de Ferros de Sanza Pombo naquela época.)

Eu sou descendente dos Pereira Bravo em Angola, meu bis-avõ era capitão mor cujo o 1º nome não tenho, mas de certeza que era Pereira bravo, foi para Angola num navio em que ele era o capitão acho se não estou em erro no sec. 19, em que la formou família no kuanza-norte (golungo-alto) dos quais um dos filhos era o meu avô José Pereira Bravo, que posteriormente formou família em que teve 3 filhos Felix Pereira Bravo, Paulina Pereira Bravo e Casímiro Pereira Bravo este ultimo meu pai.
Sei também k é uma família enorme eu e muitos estamos interessados em saber mais sobre os nossos ascendentes e gostaria que se a senhora nos podesse ajudar nesse sentido...

A Família Pereira Bravo em Angola agradece...

Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#298629 | Lourdes39 | 01 mar 2012 15:34 | Em resposta a: #15867

Boa tarde.
Exº Sr Luís Gomes

É com muito prazer que lhe escrevo, pelo que tenho pesquisado sobre as minhas raízes, apercebi-me que a senhor também tem algo em comum comigo., Vendo no que escreveu no forum as seguintes frase que abaixo vão escritas:
(A familia pereira bravo à qual eu pertenço é uma familia antiga de angola que foi originada por um português, capitão-mor marcos pereira bravo, que foi para Angola no ínicio ou meio do século 19.
gostaria de saber dados relativos aos ascendentes de marcos pereira bravo, bem como seus descendentes e aparentados.)

Eu sou descendente dos Pereira Bravo em Angola, meu bis-avõ era capitão- mor cujo o 1º nome não tenho, mas de certeza que era Pereira Bravo, foi para Angola num navio em que ele era o capitão, acho se não estou em erro no sec. 19, la formou família no kuanza-norte (golungo-alto) dos quais um dos filhos era o meu avô José Pereira Bravo, que posteriormente partiu para malanje ex:(Duque de Bragança) hoje calandula ou pedras negras de calandula, formou família em que teve 3 filhos Felix Pereira Bravo, Paulina Pereira Bravo e Casímiro Pereira Bravo este ultimo meu pai.
Sei também que é uma família enorme eu e muitos como eu, estãos interessados em saber mais sobre os nossos ascendentes gostaria que se o senhor nos podesse ajudar nesse sentido...

A Família Pereira Bravo em Angola agradece...

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Familia Pereira Bravo

#303593 | Lourdes39 | 20 abr 2012 19:33 | Em resposta a: #15867

Boa Tarde.


Ao que me parece caro Senhor, o capirão-mor Marcos Pereira Bravo é e foi o 1º e o que originou a família EM Angola, sendo assim senhor Luís Gomes , eu sou uma descendente do mesmo em Angola o meu avô: José Pereira Bravo, casado com Josefa Ambrosio , meu pai era o 3º filho deles Casímiro Pereira Bravo, sei também que meu avô teve muitos outros filhos que hoje faz uma grande enormissima família do qual sou bisneta e neta.



Até Breve espero que tenha ajudado

Resposta

Link directo:

Pereira Bravo (A quem interessar)

#303595 | PP | 20 abr 2012 19:58 | Em resposta a: #303593

Caros confrades,

Se interessar a alguém, aqui ficam alguns dos dados que tenho. Desculpem o facto do relatório estar na língua inglesa.
Cumprimentos, PP.

Ancestors of António Pereira BRAVO

Generation 1

1. António Pereira BRAVO, son of José Carlos Pereira BRAVO and Luísa Rosa TEIXEIRA was born on 01.07.1753 in Favões, Marco de Canaveses, Porto, Portugal.

António Pereira BRAVO was baptized on 09.07.1753 in Igreja de São Paio de Favões, Favões, Marco de Canaveses, Porto, Portugal.

Generation 2

2. José Carlos Pereira BRAVO. He married Luísa Rosa TEIXEIRA.

3. Luísa Rosa TEIXEIRA.

Luísa Rosa TEIXEIRA and José Carlos Pereira BRAVO had the following children:

1. i. António Pereira BRAVO, son of José Carlos Pereira BRAVO and Luísa Rosa TEIXEIRA was born on 01.07.1753 in Favões, Marco de Canaveses, Porto, Portugal.

ii. Caetano Pereira Bravo de Vasconcelos OSÓRIO, son of José Carlos Pereira BRAVO and Luísa Rosa TEIXEIRA was born on 01.09.1748 in Favões, Marco de Canaveses, Porto, Portugal.

Caetano Pereira Bravo de Vasconcelos OSÓRIO was baptized on 07.09.1748 in Igreja de São Paio de Favões, Favões, Marco de Canaveses, Porto, Portugal.

Generation 3

4. Carlos Pereira BRAVO. He married Mariana Leonarda de SOUSA.

5. Mariana Leonarda de SOUSA.

Mariana Leonarda de SOUSA and Carlos Pereira BRAVO had the following children:

2. i. José Carlos Pereira BRAVO. He married Luísa Rosa TEIXEIRA.

ii. Caetana.

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Bravo (A quem interessar)

#303601 | Lourdes39 | 20 abr 2012 21:12 | Em resposta a: #303595

Boa noite

Muito grata pela informação caro PP

Gostaria de saber Marcos Pereira Bravo de quem era filho?



Antenciosamente ate breve

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#305301 | luís miguel gomes | 08 mai 2012 15:20 | Em resposta a: #303593

Cara Lourdes39

A minha mãe Lucilia Pais do Amaral nasceu no Golungo Alto e é filha de António Pais do Amaral ( nascido em Vila Ruiva, Portugal ) e de Maria Rosa Pereira Bravo.
A minha avô é descendente do tal capitão-mor Marcos Pereira Bravo, conhecido como " O matenda ".
Ela também é aparentada da familia Bravo da Rosa.
Luis Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#305310 | aeiou2 | 08 mai 2012 16:57 | Em resposta a: #225555

Há um Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa,Geologia, Manuel Teixeira Sarmento da Silveira Pereira Bravo,irmão da Camila e da Maria do Rosário ambas com geração

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#310059 | Lourdes39 | 12 jul 2012 12:00 | Em resposta a: #305301

Caro Luís Miguel Gomes


Obrigado pela informação, pelo que me consta que os Pereira Bravo foram os que deram origem a todos outros Bravos em Angola a partir do Golungo.

Neste momento preocupa-me saber mais sobre a descendência do Capitão-mor Marcos Pereira Bravo(esposa, e filhos)para melhor situar onde fica meu Avô.....


Atenciosamente...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#311338 | Lucilia Bravo | 05 ago 2012 11:59 | Em resposta a: #225555

Bom dia,
desconheço quem seja Natália Sarmento mas permitam-me uma correcção sobre a minha familia , nomeadamente os meus avós paternos:

Albino Augusto da Silveira Pereira Bravo e Lucília Teixeira Sarmento, Angola 26.11.1905, filha de Serafim Teixeira Sarmento (Vila Real) tiveram 3 filhos:

Camila Teixeira Sarmento da Silveira Pereira Bravo
Maria do Rosário Teixeira Sarmento da Silveira Pereira Bravo
Manuel Teixeira Sarmento da Silveira Pereira Bravo

Obrigada
Lucilia Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#311359 | Manuel Bravo | 05 ago 2012 21:20 | Em resposta a: #310059

A Familia Pereira Bravo não é originária de Angola, mas sim do Norte de Portugal nomeadamente da região de Resende, Cinfães S. joão de Fontoura, Baião ( minha avó Maria Delfina Cochofel). Alguns elementos da familia emigraram para Angola durante os Sec. XIX e XX. Foi o caso do meu pai Albino Augusto da Silveira Pereira Bravo que casou com Lucilia Teixeira Sarmento Bravo ( Vila Real filha de Serafim Teixeira Sarmento da casa de S. Lourenço - Vila Real) essa sim natural de Nóqui (Angola). Desse casamento nasceram 3 filhos : Camila Manuela, Maria do Rosário e Manuel.
O Professor Catedrático de Geologia da Universidade Nova de Lisboa sou eu. A ascendencia desta familia está descrita em várias publicações tais como " Carvalhos de Basto" " Monografia do Extinto Concelho de Sanfins da Beira" de autoria de Manuel de Castro Pinto Bravo " Arvore Genealógica da Ascendencia de João Pereira de Almeida Bessa de Vasconcelos" " Portocarreros do Palácio da Bandeirinha" autoria de Manuel Abranches de Soveral, etc.
Do meu casamento com Maria Fernanda Botelho Ruas Abrantes de Sarmento Bravo nasceu minha filha Lucilia Eduarda Abrantes Bravo ( médica psiquiátrica) mão do meu neto Luis Maria Abrantes Bravo de Lemos Macedo.
Aqui deixo estes esclarecimentos a quem possam interessar.
Ao dispôr para qualquer outro esclarecimento que eu saiba.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#311718 | Lourdes39 | 11 ago 2012 15:32 | Em resposta a: #311359

Boa Tarde

Caro Manuel Bravo

Venho por este já algum tempo a pesquisar sobre a minha descendência , pelo que tenho conhecimento meu bisavó era um Capitão-Mor diz-se que chamava-se Marcos Pereira Bravo,que por sua vez foi Para Angola entre o sec.xix e xx que se instalou-se no Norte de Angola mais propriamente Kuanza-Norte(Golungo-Alto).

Gostaria de saber se pelos seus conhecimentos sobre essa Familia me pode confirmar quem era e o nome verdadeira e sua oringem.

Eu neta de José Pereira Bravo, que era fazendeiro na área do café no Golungo-Alto e filha de Casímiro Pereira Bravo filho mais Novo deste, daí estou interessada em saber mais sobre minha ascendência.

Obrigado pela Atenção

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#311752 | Manuel Bravo | 11 ago 2012 23:11 | Em resposta a: #311718

Cara Loudes,
Compreendo o seu interesse em pretender obter informaçºoes sobre o seu antepassado. Gostaria imenso de a poder ajudar mas a única coisa que julgo saber provém do que meu falecido Pai às vezes dizia, que um parente de apelido Pereira Bravo (Marcos...?) teria emigrado para Angola onde se fixou na região do Golungo Alto tendo aí dado origem a um extenso ramo de família com apelido PEREIRA bRAVO.
Talvez consultando a vasta bibliografia existente sobre a família destes apelidos possa obter o esclatecimento que pretende. Alguma dessa bibliografia já deixei indicada na minha anterior mensagem.
Cumprimentos amistosos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#311754 | f4b2 | 11 ago 2012 23:27 | Em resposta a: #311752

Caro Manuel Bravo

Cito livro " As Ordenanças e as Milicias em Portugal " de Nuno Gonçalo Pereira Borrego pags.311 e 312:

- ANTÓNIO PEREIRA BRAVO - Marco de Canavezes / Alpendurada Capitão de Ordenanças do Couto de Alpendurada e anexas,Concelho de Benviver VII/I/1760,pag.311
Freguesia de Sande X/VI/1776,pag.312

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Bravo

#311756 | Manuel Bravo | 11 ago 2012 23:54 | Em resposta a: #311754

Caro joão Barrocas,
Muito obrigado pela informação bibliográfica que me enviou e que vou procurar consultar.
Poderá também ser util a Lourdes39
Cumprimentos
Manuel Bravo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Pinto Bravo

#330379 | Bernardo Pinto Bravo | 04 jun 2013 18:53 | Em resposta a: #311756

Prezado Manoel, gostaria de saber a origem da minha Familia, sou brasileiro e tataraneto do almirante Manoel Pereira Pinto Bravo, que lutou na guerra do Paraguai e foi o primeiro historiador da marinha brasileira, inclusive publicando um livro. Acredito pertencer a Familia na qual o senhor se refere. Se puder me ajudar agradeço desde já. O senhor sabe se algum ramo da familia veio para o Brasil? Um abraço aqui do Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Pinto Bravo

#330382 | Manuel Bravo | 04 jun 2013 19:19 | Em resposta a: #330379

Prezado Bernardo .pelos apelidos de seu tetravô haverá certamente ligações familiares. .para o Brasil Contudo lamento informá-lo que nada sei desse ilustre almirante. Houve uma parte da família que emigrou para o Brasil (minha avó( Maria Delfina Cochofel Bravo e filhos) no principio do século XX, após a implantação da República em Portugal.
Lamento não poder esclarecer melhor mas de certeza que há um parentrsco entre as nossas famílias.
Um abraço aqui de Portugal.
Manuel Pereira Bravo

Resposta

Link directo:

Familia Pereira Bravo

#361570 | NicolauBravoKabedi | 18 set 2015 19:40 | Em resposta a: #298626

Boa noite,

Chamo-me Nicolau da Silva Bravo Kabedi, achei super interessante este site e o topico por ser descendente desta mesma família, através de perguntas feitas a minha tia mais velha e somando aos dados recolhidos deste comentário, consegui ficar a saber que a minha arvore genealógica materna proveniente dos Pereira Bravo descreve-se assim:

sou filho de Fernanda Sara de Sousa Bravo, filha de José Fernando Segundo Bravo(assimilado, funcionário dos caminhos de ferro), filho de Matias Celestino Pereira Bravo (latifundiário) , filho de Casimiro Celestino Pereira Bravo filho de José Pereira Bravo que por sua vez foi filho do patriarca da família em Angola de nome Marcos pereira bravo.

Resposta

Link directo:

Familia Pereira Bravo

#381000 | ILDA | 14 mai 2017 15:18 | Em resposta a: #311338

Natália Sarmento (19.02.1954), neta de Serafim Teixeira Sarmento (Casa de São Lourenço -18.5.1881, filho de Alexandre Teixeira Sarmento (8.5.1852). O meu pai Augusto Teixeira Sarmento (Sanza-Pombo, Angola, 14.05.1921) era irmão de Lucília Teixeira Sarmento Bravo (26.11.1905). Camila Teixeira Sarmento da Silva Pereira Bravo e Manuel da Silveira de Vasconcelos Pereira Bravo , filhos de Lucília são, por conseguinte, sobrinhos do meu pai e meus primos.

Resposta

Link directo:

Familia Pereira Bravo

#385421 | Gilberto Mota Veiga | 17 out 2017 00:40 | Em resposta a: #298629

Boa noite Sra. Lurdes,

Eu sou Neto de Paulina Pereira Bravo, a mesma teve 2 filhos no anos 30/40, fico feliz em saber sobre a ascendência dos pereira bravo em Angola, no golungo alto, terra do meu pai,


Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Familia Pereira Bravo

#424085 | jmv88 | 10 mai 2020 23:24 | Em resposta a: #303595

Muitíssimo obrigado. O seu post foi de imensa ajuda para a minha árvore geneológica, pois eu descendo de António Pereira Bravo e estava a ser difícil encontrar datas.
Se alguém precisar de ajuda em relação à linhagem Pereira Bravo em Portugal é só dizer.

Resposta

Link directo:

Familia Pereira Bravo

#437377 | MACHADO ADILSON | 03 nov 2021 10:23 | Em resposta a: #311718

Boa tarde.
Exª Srª Lourdes


Eu sou bisneto de ANTÓNIO GUALDINO PEREIRA BRAVO e neto de MARIA ANTÓNIO GUALDINO PEREIRA BRAVO, AMBOS natural de (C)Kwanza Norte, Município GOLUNGO ALTO.

Há muito que procuro pelos meus ascendentes, felizmente encontrei esta plataforma, onde tenho estado a encontrar informações cada vez mais comuns.

Gostaria muito conhecer de onde e de quem sou originário.

Resposta

Link directo:

Familia Pereira Bravo

#437378 | MACHADO ADILSON | 03 nov 2021 10:28 | Em resposta a: #424085

Saudações de acordo ao fuso horário.

Preciso de ajuda em relação à linhagem Pereira Bravo em Portugal.

Eu sou bisneto de ANTÓNIO GUALDINO PEREIRA BRAVO e neto de MARIA ANTÓNIO GUALDINO PEREIRA BRAVO, AMBOS natural de (C)Kwanza Norte, Município GOLUNGO ALTO.

Há muito que procuro pelos meus ascendentes, felizmente encontrei esta plataforma, onde tenho estado a encontrar informações cada vez mais comuns.

Gostaria muito conhecer de onde e de quem sou originário.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 20:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen