Genealogia de familia Cardoso do Amaral

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#274723 | cardosodoamaral | 17 abr 2011 14:29

Caros Confrades
Para que possa dar continuidade à minha genealogia exponho o seguinte, pedindo se alguém tenha conhecimento nesta matéria:e me ajude
- No arquivo distrital de Viseu, já fizeram esta pesquisa, mas não encontraram o registo de assento de Luís Peixoto da Silva (sei que mais tarde tirou uma licenciatura e tinha o título de DR., que consta da registo de assento de baptismo de seu filho João Peixoto da Silva Menezes Alarcão, nascido na freguesia de Sabugosa, como seu Pai). Presumo que seu Pai (por falta de visibilidade na respctiva certidão) tenha o mesmo nome e sua Mãe era Ana Francisca

Grato
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#274769 | PAIVAMANSO | 18 abr 2011 14:30 | Em resposta a: #274723

Caro Adelino Amaral, se Luís Peixoto da Silva se doutorou, terá sido na Universidade de Coimbra ? Aproximadamente em que data ? Tem consigo o assento de batismo do filho dele, João Peixoto da Silva Menezes Alarcão……. que nasce em que data? Tem ou consegue obter o assento de casamento deste filho ? Ele só teve este filho ? Na minha modesta opinião, para que alguém o possa tentar ajudar, precisa das respostas a estas e outras perguntas. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#274788 | cardosodoamaral | 18 abr 2011 18:24 | Em resposta a: #274769

Caro Jorge Santos
Na certidão de nascimento de João Peixoto da Silva Meneses Alarcão diz que se batizou em 17 de Novembro de 1793, mas nasceu a 10 de Novembro do mesmo ano, em Sabugosa. Nessa mesma certidão diz que os País são Luis Peixoto da Silva ( de título Doutor) e Maria Delfina Pinto Meneses Castelo Branco, ele natural da Vila de Sabugosa e ela natural da freguesia e Vila de S. Miguel de Outeiro.
è tudo quanto eu sei.
Pedi ao Arquivo distrital de Viseu o assento de nascimento e casamento de Luis Peixoto da Silva com Maria Delfina Pinto Meneses Castelo Branco e disseram que não tinham os livros desses mesmos assento do anos de 1771 a 1810, logo torna-se complicado "andar para tràs", por isso recorro a este meio na esperança de encontrar alguém que saiba .
E´tudo quanto sei ou que presumo saber
Grato pela atenção
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#274790 | cardosodoamaral | 18 abr 2011 20:15 | Em resposta a: #274788

Caro Jorge Santos
Não sei se Hoão tinha mais irmãos e muito menos onde se doutorou seu Pai. É o que consta na certidão.
Posso facultar tal documento, mas só o posso enviar para o seu mail.
Mais uma vez grato
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#274848 | cardosodoamaral | 19 abr 2011 21:54 | Em resposta a: #274788

Caro Jorge Santos
Vou reformular o texto atrás escrito para que se perceba melhor.
João Peixoto da Silva Meneses Alarcão nasceu a 10 de Novembro de 1793, na Vila de Sabugosa, concelho de Tondela, distrito de Viseu. O batismo foi efetuado em 17 do mesmo mês e ano.
Os seu País eram Luís Peixoto da Silva (Doutor, escreveu isto porque por vezes pode ser um pormenor importante e não o título em si, conforme consta no registo de nascimento de João seu filho), natural da Vila de Sabugosa e sua mulher Maria Delfina Pinto Menezes Castelo Branco, natural da freguesia e Vila de S. Miguel de Outeiro. Os seus avós paternos são Joaquim (?) Luis peixoto da Silva (na certidão é indecifrável tal nome, logo atuei por exclusão de partes), ambos naturais da Vila de Sabugosa e seus avós maternos são José Filipe Castelo Branco (Doutor) e de sua mulher Antónia Joana de Teixeira Peixoto, naturais da cidade de Viseu, freguesia da Sé deste Bispado de Viseu.
Pedi ao Arquivo Distrital de Viseu o assento de nascimento de Luis Peixoto da Silva e de casamento com Maria Delfina Pinto Meneses Castelo Branco e disseram que não tinham os livros desses mesmos assento do anos de 1771 a 1810, logo torna-se complicado "andar para tràs", por isso recorro a este meio na esperança de encontrar alguém que saiba, ou que seja da família (essa era ouro sobre azul) .
Além do confrade Jorge, caso algum dos confrades se interesse pelo assunto ou saiba de mais alguma situação atinente a este caso, estou disponível a enviar o registo de nascimento do João, mas para isso preciso do respectivo mail.
Grato pela atenção
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#274903 | Pedro França | 20 abr 2011 20:04 | Em resposta a: #274848

Caríssimo:

Peço desculpa por estar a intrometer-me neste tópico mas não pude deixar de tropeçar na questão "Luís Peixoto da Silva", de Sabugosa, ser ou não "Dr." eis a questão.
Pois, percorri os verbetes de actos e graus da UC e descobri um Luís Peixoto da Silva, formado em Leis a 15.06.1769, natural de Sabugosa, e filho de outro do mesmo nome. Como a frequência do curso é anterior à reforma pombalina de 1772, a certidão de idade não se encontra nas séries pós-reforma. Daí que tenhamos de nos limitar ao que diz o verbete, com base nos dados retirados das matrículas e dos actos e graus.

Espero ter ajudado.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#274973 | cardosodoamaral | 21 abr 2011 22:06 | Em resposta a: #274903

Caro Confrade Pedro França
Antes de mais grato pela informação que poderá tornar-se (com a devida certeza que é) preciosa, mas já lá irei.
Quando entrei no Forum e me dirigi ao Caro Confrade Jorge Santos em particular, foi porque, o próprio me questionou com situações pertinentes, às quais eu à posteriori penso ter dado resposta.
Agradeço e agora sim, a sua intervenção foi altamente profícua e até benéfica para o meu estudo genealógico. Apesar de o meu apelido ser Cardoso do Amaral, mas a minha trisavô paterna Maria Emília Peixoto de Meneses Alarcão (possuo certidão de nascimento e de casamento), era filha de João Peixoto da Silva Alarcão (possuo somente certidão de nascimento) e por sua vez neta de Luís Peixoto da Silva (não tenho documentação/certidão porque a solicitei e como resposta vinda do ADVIS, disseram que os registos de nascimento e casamento entre os anos de 1771 a 1810 da Vila de Sabugosa, não se encontravam no mesmo e a existirem poderão estar em lugar incerto).
Por este motivo recorro e muito bem ao Forum.
Aproveito a oportunidade e rogo-lhe que me ajuderespondendo se assim o entender a algumas questões, sem antes explicar que sou leigo na matéria (mas com alguma sorte), portanto, sobre este assunto de genealogia possuo alguma ignorância livresca e outras.
1 - Como é que chegou ao nome de Luis Peixoto da Silva;
2 - Os verbetes e graus da UC de que fala o que são?
3 - Que tipo de pesquisas efectuou?
4 - Posso aceder a esse sítio tal e qual o Car Confrade?
São estas e outras das perguntas que gostaria de ver respondidas, se assim o entender, com o intuito de me intrusar nesta arte/ciência que é o trilho da genealogia.
Arte porque, os próprios "manuscritos" para se poder interpretar e decifrar são "obra".
Penso que não estarei a violar os preceitos e atitudes relativamente ao funcionamento no Forum.
Posteriormente e no Forum entrarei em contato com o Caro Confrade, mas deixo aqui o meu mail cardosodoamaralarrobagmailpontocom.
Grato uma vez mais,reiterando que foi proficua tal informação, deixando-me com o "bichinho" de continuar.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#274977 | Pedro França | 22 abr 2011 00:27 | Em resposta a: #274973

Caríssimo:

Olhe, não tem nada de mais.
Foi pelo facto de o confrade ter referido que o Luís Peixoto da Silva teria sido Dr. que me disponibilizei a indagar acerca do mesmo no fundo da Universidade de Coimbra existente no AUC.
Ora, os livros de matrículas e de actos e graus (vulgo exames e graus académicos) têm os respectivos assentos levantados e transcritos em verbetes que reunem o percurso académico dos estudantes da UC. Os verbetes estão ordenados alfabeticamente. Assim, por Silva, lá apanhei o resto do nome e há apenas um verbete com o nome de Luís Peixoto da Silva nos actos e graus onde está a paternidade (só o nome do pai), a naturalidade e os graus académicos obtidos no curso frequentado.
É claro que pode consultar os originais e isso porque esta documentação não está digitalizada como acontece com os assentos paroquiais. Essa consulta é feita obrigatoriamente na sala de leitura do AUC. Os verbetes de que falei atrás estão ordenados alfabeticamente entrando-se pelo último nome (apelido) e dispostos em gavetões, cujos móveis se encontram alinhados na sala do catálogo, contígua à de leitura.

E pronto, creio que isto já dá para responder às suas questões.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#275009 | cardosodoamaral | 22 abr 2011 16:08 | Em resposta a: #274977

Caro Confrade Pedro França
Grato por tudo.
Escrevi-lhe para o seu mail. Achei-o numa das conversas.
Peço desculpa por o utilizar. Espero que não me leve a mal.
Respeitosos cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#275106 | cardosodoamaral | 24 abr 2011 23:06 | Em resposta a: #275009

Renovo na esperança de que alguém me possa ajudar.
Contei com a ajuda preciosa do confrade Pedro França.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#275734 | cardosodoamaral | 04 mai 2011 21:56 | Em resposta a: #275106

Caro Confrade Pedro França
Sendo para mim um constrangimento estar a contatá-lo, porque sei que tem os seus afazeres, mas gostaria de perguntar se por um acaso teve disponibilidade de procurar no AUC o Doutor José Filipe Castelo Branco, natural de Viseu, sogro do Doutor Luís Peixoto da Silva (formado em 15.06.1769).
Grato pela atenção.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia de familia Cardoso do Amaral

#275775 | PAIVAMANSO | 05 mai 2011 13:35 | Em resposta a: #275734

Caro Cardoso do Amaral, Por várias razões, já não me sinto capaz de continuar a tentar ajudar ninguém. Peço desculpa. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 20:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen