Família Leite - Vila do Conde

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Família Leite - Vila do Conde

#274726 | EstevesMS | 17 abr 2011 16:29

Caros Colegas,

Possuo os seguintes dados de António Leite:
António Leite, natural de São João Baptista, Vila do Conde, nascido a 31 de Julho de 1731, filho de António da Costa Craveiro e Rosa Maria Leite, ambos naturais de São João Baptista, Vila do Conde.

Que informações podem os colegas acrescentar?

Haverá alguma relação de parentesco com Margarida da Costa Craveiro, casada com Tomás da Gama Osório de Melo Coutinho, já presentes na base de dados do Genea?

Os melhores cumprimentos,
EstevesMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#274777 | Ajc.oliveira | 18 abr 2011 16:16 | Em resposta a: #274726

Caro confrade

Remeto-lhe os dados que, de momento, posso disponibilizar.
A data de nascimento do seu Antº Leite não está correcta: os pais têm 2 Antónios, um nascido a 31-07-1732 (e não 1731), outro nascido a 04-07-1739. O seu António Leite terá nascido em 1739.

Casamento dos pais:
21-07-1731*Antº Costa Craveiro, f Mel Costa Craveiro, e Teresa Teixeira, VCD + Rosa Mª Leite, f João Antº Torres, e Cna Leite, VCD (casamento em VCD)

filhos do casal:

1. 05-08-1732*Antº f Antº Costa Craveiro, e Rosa Mª Leite, r R Cais, pp Rdo Antº Frz Vilas Boas, R S Luzia, e Úrsula Gomes, R Torre, n 31-07-1732
2. 22-01-1734*Mª f Antº Costa, e Rosa Mª, r R Cais, pp João Antº Ferrás, e Ana Antª, Regufe, n 19-01-1734
3. 16-12-1735*Mel f Antº Costa Craveiro, e Rosa Leite, r R Cais, pp Gabriel Glz, Regufe, e Rosa Fca, cc Mel Costa, n 14-12-1735
4. 09-07-1739*Antº f Antº Costa Craveiro, e Rosa Leite, pp Antº Lopes Paiva, e Mª Luís, solteira, n 04-07-1739
5. 09-02-1741*José f Antº Costa Craveiro, e Rosa Mª Leite, r R Cais, pp Antº Couto Leão, e Mna Silva Figueiredo, S João Foz, por seu procurador Dos Varela Barca, S João Foz, n 02-02-1741

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#274792 | EstevesMS | 18 abr 2011 20:33 | Em resposta a: #274777

Caro confrade Alberto Oliveira,

Muito agradeço a sua generosidade. Sem querer abusar dos seus préstimos, peço-lhe que, quando lhe for possível facultar mais desenvolvimentos nos antepassados de António Leite, tenha a bondade de me actualizar esta informação.

Muito obrigado,

EstevesMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#276832 | EstevesMS | 21 mai 2011 19:23 | Em resposta a: #274726

Caros Companheiros,

Tendo em conta as datas fornecidas pelo confrade Alberto Oliveira, procurei junto do Arquivo Distrital do Porto, através da sua vertente on-line e obtive o registo de casamento de António da Costa Craveiro com Rosa Maria Leite, que partilho [http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=46941&FileID=_1945759].

Posto isto, procurei recuar mais algumas gerações e julgo tê-lo conseguido. Contudo, estou a ter algumas dificuldades em compreender o que está escrito nos registos que encontrei.

Casamento de Manuel da Costa Craveiro com Teresa Teixeira: [http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=46941&FileID=_1945384]

Casamento de João António (Torres?) com Catarina Leite: [http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=46941&FileID=_1945488]

Gostaria com isto de pedir ajuda na leitura destes textos e ainda reforçar o pedido inicial de mais informações relativas aos antepassados do casal aqui referido.

Desde já muito agradecido,

Os melhores cumprimentos,

EstevesMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#276843 | Ajc.oliveira | 21 mai 2011 22:45 | Em resposta a: #276832

Caríssimo

aqui vai a transcrição do assento de casamento de Manuel da Costa Craveiro e de Teresa Teixeira. Apesar da falta de pontuação, entende-se:

"Aos 08-05-1698, dadas as denunciações na forma do sagrado Concílio Tridentino nesta igreja matriz e, presença do cura Domingos Afonso Navais se recebeu Manuel da Costa Craveiro filho legítimo de António da Costa e de sua mulher Maria Fernandes da Rua da Bajoca viúvo que ficou de Helena Correia filha de Francisco da Costa já defunto e de sua mulher Maria Correia com Teresa Teixeira filha de Bento Gonçalves já defunto e de sua mulher Mariana João da Rua da Lage todos desta Vila testemunhas frei Gaspar Barbosa de Sá e Manuel Salvadores Darmas e pelo Reverendo prior não poder assinar assinou o padre cura."

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#276844 | Ajc.oliveira | 21 mai 2011 23:06 | Em resposta a: #276832

Casamento de João António com Catarina Leite

Aos 18-03-1709 dadas as denunciações na forma do sagrado concílio tridentino e Constituição deste arcebispado em presença de mim o padre Manuel da Silva Ferreira encomendado desta igreja se receberal João António pescador filho de António João lavrador e de sua mulher Ana Luís da aldeia de Regufe desta freguesia e Catarina Leite viúva que ficou de Manuel Gonçalves pescador da Rua da Torre e filha de Manuel Domingues e de sua mulher Maria Leite lavradores da freguesia de São Salvador de Árvore do bispado do Porto. Testemunhas o Reverendo Belchior Pinheiro Troncoso da Rua da Fraga e o Reverendo Manuel Coelho da Silva sacristão da Rua de São Bartolomeu e o capitão Gaspar Barbosa de Sá da Rua da Lage e muita parte do povo desta vila.

cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#276851 | EstevesMS | 22 mai 2011 01:03 | Em resposta a: #276844

Prezado Alberto Oliveira,

Estou-lhe muito agradecido pelas suas publicações.

Se por um lado creio que com trabalho conseguirei prosseguir a investigação no ramo Costa Craveiro através dos registos disponibilizados online pelo Arquivo Distrital do Porto, é com tristeza que observo que dificilmente conseguirei continuar a investigar o lado Leite, pelo qual tenho especial carinho, tendo em conta que o site pelo qual me tenho guiado não tem a hiperligação activa para a freguesia de Árvore [http://etombo.com/paroquia/Árvore.html].

Infelizmente, à medida que vou recuando no tempo os documentos vão me parecendo cada vez mais complicados de perceber, pelo que desconfio que tenho uma longa aventura pela frente.

Reforço a gratidão à atenção que me tem disponibilizado.

Os melhores cumprimentos,

EstevesMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#276882 | EstevesMS | 22 mai 2011 20:08 | Em resposta a: #276851

Actualizo:

De facto, o link acima mencionado não funciona porque tem um acento, contudo, retirando o acento do A e já com ele funcional, não consegui encontrar os registos pretendidos na freguesia de Árvore, possivelmente devido à dificuldade que tenho encontrado para perceber o que lá está escrito...

Continuei também a procurar na freguesia de Vila do Conde e não encontrei registo de casamento de António da Costa com Maria Fernandes, talvez também devido ao problema já referido... O mais próximo das minhas pretensões que terei encontrado terá sido um casamento, que ainda assim não estou certo que seja o que realmente procuro. Refiro-me a [http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=46939&FileID=_1945276] onde do lado direito se encontra o casamento de Bento (não estou certo se será Gonçalves) com Maria João, pese embora a informação que tenho graças à simpatia do confrade Alberto Oliveira indicar Mariana e não Maria...

Conseguirei ainda assim recuar mais algumas gerações ou esta será uma missão impossível?

Os melhores cumprimentos,

EstevesMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#279515 | rgmatos | 26 jun 2011 00:04 | Em resposta a: #276844

Caro Alberto Oliveira,

O senhor teria alguma informação sobre famílias da Freguesia de Geme? Há um Matheus João de Sampaio de lá que se casou em 24/05/1627 com uma Anna Gonçalves em Esqueiros, e por ali tiveram seus filhos e faleceram.

Pelo que li aqui no fórum o senhor tem uma pesquisa muito grande sobre Vila Verde. Ela está em algum site?

Qualquer pista é bem-vinda!

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#287130 | EstevesMS | 12 set 2011 20:18 | Em resposta a: #279515

Prezados confrades,

Retomo este tópico em busca de novas informações sobre a referida família.

Tenho tido imensas dificuldades em recuar mais do que aquilo que já havia conseguido com a ajuda do senhor Alberto Oliveira, na medida em que não encontro os registos que pretendia através do etombo (por não ter grande experiência na leitura deste tipo de registos, vai-se tornando cada vez mais complicado perceber o que está escrito e posto isto não consigo identificar os indivíduos que pretendo), nem tenho como me deslocar ao Arquivo Distrital do Porto.

Agradecia então qualquer ajuda que me permitisse recuar mais algumas gerações, tantas quanto possível.

Os melhores cumprimentos,
EstevesMS

Resposta

Link directo:

RE: Família Leite - Vila do Conde

#287286 | EstevesMS | 14 set 2011 20:19 | Em resposta a: #287130

Caros Confrades,

Solicito auxílio para decifrar o seguinte registo de modo a compreender se o casamento de Bento Gonçalves com Maria(na(?)) João será o que já foi falado neste tópico, isto é, se serão os pais de Teresa Teixeira:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=46939&FileID=_1945276

Os melhores cumprimentos,
EstevesMS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 00:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen