Lourenco Vaz Corte-Real

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas

Lourenco Vaz Corte-Real

#274787 | mgeniella | 18 abr 2011 18:04

A 2009 debate focused on the existence of Lourenco Vaz Corte Real, youngest son of Joao Vaz Corte Real. It was led by a Miguel Corte Real. Was there an outcome? My Sao Jorge-related ancestry is at stake.....

Michael
Geniella

Resposta

Link directo:

Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#274829 | SUÃO | 19 abr 2011 14:45 | Em resposta a: #274787

Caro Michael Geniella


Existiram certamente inúmeros "Lourenço Vaz". Agora um Lourenço Vaz Côrte-Real, filho do capitão-donatário, é claro que nunca existiu. É mera toilette/composição de nobiliários tardios.

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#274832 | mgeniella | 19 abr 2011 16:16 | Em resposta a: #274829

So who was Dona Barbara Pereira? My genealogy says she was daughter of Joao Garcia Pereira, who married Lourenco Vaz Corte Real. Any help, direction appreciated.

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#275281 | Miguel M. | 27 abr 2011 19:28 | Em resposta a: #274832

I am a descendant of that Lourenco Vaz; and I have the same problem. I can´t find any reliable information on its relationship with Joao Vaz Corte real. The books of portuguese nobility say nothing about that Barbara pereira as daugther of Joao Garcia Pereira; who apparently had no daughters.

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#275292 | mgeniella | 27 abr 2011 21:34 | Em resposta a: #275281

So are we saying there's no tie to any corte real, and maybe no Barbara Pereira? Can someone help us poor souls out?

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#275304 | Miguel M. | 27 abr 2011 22:14 | Em resposta a: #275292

the only ones that mention Lourenco Vaz, as the son of Joao Vaz Corte Real, are the genealogies of Sao Jorge: Jose Candido da Silveira and Manuel de Azevedo da Cunha. According to the book of Filgueiras Gayo: "Nobiliario de familias de Portugal" and the will of Joao Vaz, That Lourenco did not exist; or he is not mentioned. In addition, Barbara Pereira does not appear in the book of Filgueiras Gayo. So; I do not know if Lourenco really existed or if he is an invention of the genealogist of the islands.
Perhaps, Lourenco was a bastard son of Joao Corte Real; but this is a difficult issue to resolve.

I hope this information help you.

Miguel M.

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#275308 | mgeniella | 27 abr 2011 22:32 | Em resposta a: #275304

It is helpful, and thank you very much for taking the time to answer. As a journalist, and a family historian, the zigs and zags of history are fascinating although at times difficult to understand. Again, thank you.

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#275309 | Miguel M. | 27 abr 2011 22:45 | Em resposta a: #275308

It is a pleasure to help you. I am also a journalist. The history is a fascinating discipline and especially the genealogy, it leads us to unexpected places. To me, from the Rio de la Plata to the Azores Islands. Furthermore, we find relatives, separated in time and geography.

Greetings!!

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#275584 | vandraga | 02 mai 2011 19:29 | Em resposta a: #275309

Dear Miguel and Gienella,
there is a new geneology collection called -genealogias das quatro ilhas, by jorge forjaz and antonio mendes, that is about the families of Pico Faial, S.Jorge, and Flores, the family Garcia pereira is well descirbe there, there are also the Genealogias Ilha terceira, i´ve looked for your Lourenço Vaz Corte-Real and could not find him under the title of corte-Real, or any other lourenço.
best regards
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#275597 | Miguel M. | 03 mai 2011 01:56 | Em resposta a: #275584

Thank you very much Henrique. I did not know the work that you mentioned. It is strange that "Lourenço gate". I do not know why certain genealogists of Sao Jorge unite him to Joao Cortereal. Apparently, they are based on certain processes of nobility, in which several witnesses are named. We need more historical sources about that issue. All contributions are good.

Again; thank you

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#276229 | coviantiga | 11 mai 2011 23:30 | Em resposta a: #274829

Autor: coviantiga [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Miguel
Tenho- o tentado contactar pelo tema "Varonia documentada dos Anadia Paes do Amaral", mas como o tema é de 2009 já não deve estar a ser notificado.Dizia ter por parte materna um "costado" nesses Paes do Amaral.
Tenho suspeitas , que somos da mesma família , pois consegui já recuar até meus 7º Avós , que são LUISA PAES casada com JOSÉ RODRIGUES, no registo dos netos,e JOSÉ RODRIGUES GASPAR, no de outros, ambos de FUNDÕES- SANTIAGO DE CASSURRÃES que tiveram (1 ou vários?) 1 filho , meu 6º Avô, LEONARDO PAES DO AMARAL, que veio casar a Alpedrinha em 19/7/1756 com MARIA JACINTA e o ramo segue até aos meus dias
Já descobri até meu 4º Avô já todos os elementos completos e do 5º e 6º, todos os filhos com alguns já completos até aos nossos dias.
Meu Bisavô ANTÓNIO DE CAMPOS PAES DO AMARAL que era um advogado muito famoso no Fundão recebia em sua casa no Castelejo SEU PRIMO o CONDE DA ANADIA.sempre o ouvi dizer em casa de meus Avós
Há pouco conheci uns primos, que descobri nas investigações, que me vieram visitar, que tinham 1 foto de meu bisavô onde dizia ao fundo CONDE DA ANADIA.
Não sabem explicar, pois já não existe ninguém vivo a quem pudessem perguntar.Tinha anel de brasão que ficou com um neto de que ainda não consigui encontrar descendentes, 1 pergaminho (segundo elas dizem ) e 1 sinete que me trouxeram, onde se vê 1 arvore de copa redonda, com as raízes de fora, de que nada sei.
Por parte de minha 6º Avó encontro MANUEL ANTUNES casado com ISABEL FERNANDES ambos de Mesquitela Mangualde, pais de EUFÊMIA ANTUNES também da mesma terra ,que vem casar a Alpedrinha em 1/6/1698 com JOÃO GONÇALVES CALCETEIRO que são pais de MANUEL ANTUNES DA EUFÊMIA casado com JACINTA MARIA que nasceu em 16/5/1716 e faleceu em 23/8/1742 ambos de Alpedrinha , que são os pais de minha 6º Avó Maria Jacinta nascida em 16/7/1737 e falecida em 1816.
Por sua vez a mãe de minha 6ºAvó é filha de DOMINGUS FERNANDES DAS ÁGUEDAS de S.Jorge da Serra de Lamego e de Teresa Ferreira de Ferreira das Aves (Gasfeiros) que são filhos respectivamente de Gonçalo Fernandes e Maria Gonçalves de Várzea da Serra S.Jorge-Lamego e e esta última filha de Manuel Gomes de Ferreira das Aves e de Filipa Lopes
Será este um dos ramos que procura.
Não consigo ir mais para trás pois os registos de Fundões-Santiago de Cassurrães estão nas mãos de 1 particular em Tondela que não deixa consultar, pelo menos por agora.Se tiver qualquer dado que consiga ligar com os seus, muito agradeço.Se Quiser este ramo atá aos meus dias é só dizer.

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#276230 | coviantiga | 11 mai 2011 23:35 | Em resposta a: #274829

Sem quere carreguei no enviar sem primeiro pedir desculpa de ter interrompido este tema e depois sem enviar
Os melhoeres cumprimentos
M.Alice Campos

Resposta

Link directo:

RE: Lourenco Vaz Corte-Real: apenas mais uma fantasia!

#276233 | coviantiga | 12 mai 2011 00:36 | Em resposta a: #274829

Estou muito cansada e por isso ainda há.... a" 3ºprestação."... Se quiser ligar por mail, é alice.peixeiro@netvisao.pt

Resposta

Link directo:

Henrique: uma pergunta para você

#278007 | Miguel M. | 08 jun 2011 16:04 | Em resposta a: #275584

Gostaria de saber se existe algum documento que comprove os descendentes de Pedro Luís de Sousa do Brasil.
Na genealogia dos açores, se diz quais são os seus descendentes e tambem se diz que ele é filho de um nobre, chamado Fernão Luis de Sousa (Fidalgo filhado del Rey). Talvez você sabe se existe algum documento que comprove esta filiação.
Houve na realidade um Fernão Luis de Sousa?

Eu acho que você vive em Portugal e por essa razão, talvez você tenha mais detalhes sobre esse personagem


Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 16:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen