Origem do apelido Exposto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origem do apelido Exposto

#274830 | Exposto | 19 abr 2011 16:04

Boa Tarde!
Gostava de saber qual a origem do apelido Exposto?

Cumprimentos

Isilda Exposto

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274831 | shadlan | 19 abr 2011 16:14 | Em resposta a: #274830

Boa tarde,

Muito provavelmente será descendente de alguém que foi exposto da roda.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274834 | Exposto | 19 abr 2011 16:27 | Em resposta a: #274831

Obrigada . pela brevidade da sua resposta.
O que quer dizer exposto na roda??? como assim...
Cumprimentos
Isilda

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274835 | Conde | 19 abr 2011 16:59 | Em resposta a: #274834

Criança abandonada na Roda da Misericórdia e criada pelas esmolas da Santa Casa por amas e não perfilhada por qualquer dos pais. Resultam várias vezes de incestos, ou de filhos de pessoas casadas em que um dos conjuges não pode saber o que se passa, ou de religiosas ou religiosos,ou similar. A boa notícia é que todos temos avós filhos de pais incógnitos. Em genealogia o exposto é normalmente o fim da linha.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274857 | Alegre | 19 abr 2011 23:42 | Em resposta a: #274830

Cara Isilda

O seu apelido não deve ser exposto mas sim exposta

é frequente encontrar nos registos de baptismo registos do tipo: Fulano exposto ou exposta na roda da entrada desta vila

A roda era tal qual o nome sugere uma roda centrada num eixo vertical colocado numa porta e portanto só se via metade dela ( a do lado de fora ) . A criança era colocada na parte exterior da roda que ao ser movimentada colocava a criança do lado de dentro para ser recolhida

Actualmente podem ainda ser vistas rodas nomeadamente na cidade do Porto

Igrejas eram sitios usuais de rodas

De um exposto não se conhecem ascendentes

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274860 | rgmatos | 20 abr 2011 00:16 | Em resposta a: #274857

Caríssimos,

Uma pergunta nessa área. Sobre filhos de mães solteiras.

Em alguns assentos de baptismo estão presentes os nomes dos avós. Em outros apenas o nome da mãe. Haveria algum critério? Talvez a idade da mãe?

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274861 | mtavares | 20 abr 2011 00:20 | Em resposta a: #274857

Isilda:
Há exposto na roda,mas também há crianças deixadas à porta de pessoas e nos registos que tenho visto às vezes são deixados escritos em que é mencionado o nome com que a criança deverá ser baptizada, como há objectos que estão com ela.
Permita-me discordar dos meus confrades. Pode ser possível vir a conhecer-se a identidade dos progenitores...Raramente,claro.
luis

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274862 | mtavares | 20 abr 2011 00:24 | Em resposta a: #274860

Ricardo:
As constituições do Arcebispado de Braga proibia expressamente de mencionar os avós de pais não casados,contudo muitas vezes estão no baptismo...
Existem situações em que são mencionados os pais e não apenas as mães, mas durante o séc 19 é corrente serem mencionados ambos.
luis

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274964 | rgmatos | 21 abr 2011 18:34 | Em resposta a: #274862

Luis,

Muito obrigado pela reposta. Felizmente era uma proibição nem sempre cumprida...

Eu encontrei um baptismo de 1741 com o nome de um avó ou avô. O mais comum era vir o nome do avô? Só viria o nome da avó caso a mesma também fosse solteira e isso seria dito claramente?

Parece Sarafina Martins... Primeiro do lado direito. Se for o avô é Serafim, naturalmente.

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004668930.004668930_00218

Obrigado novamente,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#274976 | mtavares | 21 abr 2011 23:30 | Em resposta a: #274964

Ricardo:
Parece-me Sarafina Martins,de facto. Podia dar-se o caso de a avó ser igualmente solteira, mas isso deveria constar. Mas os padres fartavam-se de se esquecer se assentar factos...alguns dos quais importantes. Uma das coisas que me deixa de cabelos em pé é quando nos baptismos apenas referem o nome do pai...
Já tem com que se entreter...vá pela avó para trás que a freguesia deve ser pequena depois tente o óbito da Serafina que pode aparecer,entretanto casada.
cumprimentos
luis
(De facto fantástica esta dica que nos deram...ando por esses livros do distrito de Braga)

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#275013 | maria 49 | 22 abr 2011 17:46 | Em resposta a: #274976

Respondendo também à questão do exposto; pelo que sei muitas crianças eram deixadas na roda não em abandono, mas porque a familia estava em situação de miséria temporária, por doença ou calamidade e, neste caso deixavam a criança com um sinal, que seria identificativo com outro igual, que exibiam quando a viessem levantar. Esta modalidade era muito usada. A Santa Casa, por exposições já feitas sobre o tema deve guardar muitos desses sinais respeitantes a crianças com menos sorte porque os pais nunca vieram.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#275017 | rgmatos | 22 abr 2011 19:22 | Em resposta a: #275013

Obrigado Luis!

Luis e Maria,

Ainda nessa área, uma curiosidade. Criança "deixada à porta" de alguém. Seria uma indicação de que o pai deste inocente era morador do local?

Na seguinte medida. A mulher engravida. O homem, por impossibilidade ou porque não a quer, não se casa. A mãe da criança, então, se vinga e deixa a criança para a família do progenitor cuidar. Não parece razoável?

Outra coisa, sobre dotes. Qualquer um poderia deixar um dote para qualquer mulher? Ou havia um critério mínimo? Porque eu encontrei uma filha de mãe solteira que recebeu um dote de um cidadão.

Comentário feito no registro à esquerda.

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004668930.004668930_00212

O mesmo comentário. Feito à esquerda do registro de casamento.

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004668930.004668930_00348

Se for o pai da cidadã, eu avanço mais um pouco!

Abraços, boa Páscoa e boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Exposto

#275018 | NISGM | 22 abr 2011 19:26 | Em resposta a: #275017

Nunca vai conseguir saber. Os desígnios dos humanos são insondáveis. Essa criança é o fim da linha.

atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen