Certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Certidão de nascimento

#275156 | Jaqueline2011 | 26 abr 2011 02:28

Necessito de uma grande ajuda, estou procurando a Certidão de Nascimento do meu avó que era Portugues para que eu possa dar início ao processo de nacionalidade portuguesa do meu pai e depois a minha. O que sei de concreto é que ele( Joaquim Bento da Paixão) nasceu em Coimbra em 15 de dezembro de 1900 e casou-se com minha vó aqui no Brasil mas não fez a averbação do casamento em Portugal. Preciso saber onde está a certidão dele. Aguardo ajuda. Obrigada
Jaqueline

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#275169 | paribas | 26 abr 2011 11:28 | Em resposta a: #275156

Contacte-me por email:

paribasarrobahotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#275190 | Jaqueline2011 | 26 abr 2011 16:15 | Em resposta a: #275169

Por favor alguem pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#275300 | MCNN | 27 abr 2011 22:04 | Em resposta a: #275156

Cara Jaqueline

Atendendo à data de nascimento do seu avô, muito provavelmente o seu assento de baptismo estará já no Arquivo da Universidade de Coimbra.

De onde é que tirou a informação de que ele nasceu em Coimbra ? Do seu assento de casamento ? Do seu assento de óbito.

Se for esse o caso, ele deverá ser natural do concelho de Coimbra. O problema é que o concelho de Coimbra tem muitas paróquias, pelo que pode ser difícil encontrar esse assento.

Existem muitos livros paroquiais do concelho de Coimbra já disponibilizados para consulta online. Infelizmente, ainda não abarcam o ano de baptismo do seu avô.

Finalmente, o seu avô foi muito provavelmente baptizado apenas como Joaquim (ou, na melhor das hipóteses, como Joaquim Bento). Torna-se pois imprescindível saber o nome dos pais dele pois, como deve calcular, o número de crianças baptizadas em 1900 e 1901 com o nome de Joaquim na cidade de Coimbra deve ter sido muito elevado. Sem saber o nome dos pais não se pode ter a certeza de qual dos baptizados com o nome de Joaquim corresponde ao seu avô.

Por acaso encontrei na net uma informação sobre a concessão em 1940 da naturalização a um "Joaquim Bento da Paixão, natural de Portugal, nascido a 13 de Dezembro de 1900, filho de Sebastião da Paixão e de Joaquina de Jesus, casado, residento do Estado do Rio de Janeiro".

Trata-se do seu avô ? São esses os pais dele ?

Um abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#275322 | Jaqueline2011 | 28 abr 2011 02:42 | Em resposta a: #275300

Caro Mario,

Informo que os dados que o Sr. encontrou são verdadeiros, meus bisavós são Sebastião da Paixão e Joaquina de Jesus. Como posso ter acesso a este documento? Será que através dele consigo saber maiores detalhes sobre o meu avô? Como por exemplo a freguesia em que ele nasceu?
Fiquei feliz com o resultado de sua pesquisa, desde já o agradeço e aguardo notícias.
Um abraço

Jaqueline M Bento

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#275392 | MCNN | 28 abr 2011 23:34 | Em resposta a: #275322

Olá Jaqueline

A informação que encontrei na net sobre o seu avô está neste link:

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2387718/dou-secao-1-07-08-1940-pg-10

Não creio que adiante muito sobre a naturalidade do seu avô.

No que diz respeito a encontrar o assento de baptismo do seu avô, e partindo do princípio que ele nasceu no concelho de Coimbra, só lhe falta mesmo saber em que freguesia ele nasceu.

Sabe a data presumível de nascimento e sabe o nome dos pais dele. Pela data de nascimento, ele foi baptizado em 1900 ou em 1901.

Não sei se o Arquivo da Universidade de Coimbra fará essa busca sem que lhes seja dita em que freguesia o seu avô nasceu. Tenho muitas dúvidas que o faça.

A sua alternativa será pois pedir a alguém que procure isso por si no Arquivo da Universidade de Coimbra (eu não me ofereço, pois moro em Lisboa), ou então aguardar que os livros de baptismos de 1900 e 1901 da cidade de Coimbra fiquem disponíveis para consulta na internet.

Repare que se está a partir do princípio que ele nasceu no concelho de Coimbra. Caso ele tenha nascido no distrito de Coimbra, a situação complica-se muito mais.

Já agora, de onde é que tirou a informação de que ele era natural de Coimbra ?

E sabe se o seu avô teve irmãos ou irmãs ? Em caso afirmativo, sabe como se chamavam ? E sabe se eram mais novos ou mais velhos de que o seu avô ?

E sabe alguma coisa mais sobre os seus bisavós (para além do nome) ? Sabe de onde eram naturais ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de nascimento

#275833 | Jaqueline2011 | 06 mai 2011 01:01 | Em resposta a: #275392

Caro Mario

Meu pai me falou que meu avô era de Coimbra mas não sabe de qual Freguesia . E meu avô tinha um irmão chamado Jose Bento da Paixão que tambem morava aqui no Brasil mas não sabemos se era mais velho e não temos contato com ninguem de sua parte. Meu pai nasceu em 1933 então acredito que meu avô já morava aqui desde jovem. Não sei se isso ajuda na procura mas até o momento é o que tenho.
Eu tenho a Certidão de Casamento dos meus avós do Brasil.Para averbar essa certidão em Portugal eu só posso fazer na Freguesia em que meu avô nasceu ou eu posso averbar em qualquer outro Cartório? Onde eu poderia fazer isso? Muito obrigada por estar tentando me ajudar.
Um abraço.
Jaqueline

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen