Brasâo de armas

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Brasâo de armas

#275264 | fertelde | 27 abr 2011 14:29

Estimados.

Gostaria que me ajudassem a encontrar as armas atribuida a:

Diogo Álvares Leite, n.c. 1530, tirou brasão de Armas a 05.02.1551, foi capelão do Duque de Bragança e,Abade de Parada de Gerez

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275530 | vandraga | 01 mai 2011 20:35 | Em resposta a: #275264

Caro Fernando

procurei nos 2 volumes das cartas de brazão de armas , de nuno borrego, e não encontrei nada,
existe um Diogo leite cabral, mas pela data n me parece que seja o mesmo

com os melhores cumprimentos

HMG

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275539 | JCC | 02 mai 2011 00:05 | Em resposta a: #275264

Caro Fernando

Encontrei no Arquivo Heraldico Genealogico, de Sanches de Baena, a referencia a uma carta passada em 1551 a Domingos Alvares Leite (creio que faltam alguns apelidos).

Procurei todos os que têm apelido Leite, mas não há mais nessa data.

Aparece na "Gente d'Algo" de Arnão Metello, uma referência a um Diogo Álvares Leita mas nada terá ver com este já que é citado como colateral de antepassados deuma outro armigerado.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275552 | fertelde | 02 mai 2011 12:59 | Em resposta a: #275530

Estimado HMG:

Obrigado, mas já agora se me pode facilitar as armas deste Diogo Leite Cabral, agradecia. É que o tenho naminha base de datos com a sua ascendencia.-

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275553 | fertelde | 02 mai 2011 13:02 | Em resposta a: #275539

Estimado João Cordovil Cardoso:

Pode facilitar-me o que vem escrito sobre Diogo Álvares Leite e Domingos Álvares Leite?
Agradecido de antemâo,

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275556 | RCCORREIA | 02 mai 2011 14:19 | Em resposta a: #275553

Caros Fernando e João

Existiu um Domingos Álvares Leite, que foi Comendador de S. Pedro de Babe (Bispado de Miranda) na Casa de Bragança entre 1607 (quando tomou posse da comenda) e 1631 (quando faleceu).

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275559 | RCCORREIA | 02 mai 2011 14:58 | Em resposta a: #275556

Com o mesmo nome achei ainda

> o Desembargador do Duque de Bragança (possivelmente será o mesmo) D. João - HGCRP Vol 6 p. 242

> alguém que toma as ordens do Evangelho em Arraiolos em 1632

> um Capitão que serviu em Mazagão e para o qual Ruy de Sousa pede mercê à rainha em 1562

PT-TT-CC/1/105/122
Documento Simples
Carta de Rui de Sousa de Carvalho expondo à rainha D. Catarina os serviços que o capitão Domingos Álvares Leite tinha feito em Mazagão e na fortificação do seu quartel e baluarte, pedindo a Sua Alteza atendesse ao seu grande merecimento. 09/06/1562

Não sei se ajuda.

Cumprimentos
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275565 | vandraga | 02 mai 2011 15:57 | Em resposta a: #275552

Diogo leite cabral, natural da vila de arouca, comarca de lamego filho legitimo de antonio tavares e de sua mulher D.Mécia de berredo, natural da cidade de lamego, neto paterno de gonçalo teixeira e de maria tavares e neto materno de manuel cabral de castelo-branco, juiz dos orfãos de propriedade da dita cidade, e de sua mulher maria cardoso coelho, os quais ditos seus pais e avos foram pessoas ilustres e fidalgos da casa de sua magestad etc, foi juiz josé inacio de arouche e escrivão joão velho
armas escudo esquartelado, tavares, teixeira, cabral castelo-branco, sem indicação de data

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275659 | JCC | 04 mai 2011 00:12 | Em resposta a: #275553

Caro Fernando

Vou tentar fazê-lo amanhã
Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275674 | fertelde | 04 mai 2011 10:12 | Em resposta a: #275659

Estimado Joâo Cordovil Cardoso:

Obrigado, cá fico esperando.-

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275676 | fertelde | 04 mai 2011 10:36 | Em resposta a: #275565

At: Vandraga:

Ok, obrigado pela transcriçâo.

Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275677 | fertelde | 04 mai 2011 11:00 | Em resposta a: #275556

Caro Rui Correia:

E sabemos de quem era filho este Domingos Álvares Leite?

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275713 | RCCORREIA | 04 mai 2011 18:02 | Em resposta a: #275677

Caro Fernando

A carta referida não o diz. Apenas refere a ida deste Domingos para Mazagão em Março de 1561 com Ruy de Sousa.

No F. Gaio em Leites está um Diogo Leite filho de Álvaro (donde possivelmente Álvares) Sr de Quebrantões que seria vivo na data que procura.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275717 | fertelde | 04 mai 2011 18:48 | Em resposta a: #275713

Caro Rui:
Sim, esse Diogo Álvares Leite o tenho apontado, filho de Álvaro Leite, morgado de Quebrantões e neto de Álvaro Anes Leite e de Filipa Borges...

Tenho a Domingos Leite, irmâo de Diogo Álvares Leite e, possivelmente, pelas datas será o mesmo de Mazagâo.-

Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275759 | JCC | 05 mai 2011 00:46 | Em resposta a: #275553

CAro Fernado Telde

Segue então o resumo. Trata-se das cartas 590 e I (da Bibliteca de Évora), descruitas por Sanches de Baena:

590 – Domingos Alvares Leite de Chaves, natural de Chaves, filho legitimado de Domingos Álvares Leite de Chaves, abade da igreja de S. Tomé da Parada; neto de Álvaro Annes Leite de Chaves e bisneto de outro do emso nome, alcaide do castelo de Monforte e Rio-livre; trisneto de Pedro Esteves Leite de Chaves….esquartelado – I Chaves, II Leite e assim os contrários. Diferença filete preto em contabanda elmo de prata aberto e guarnecido de oiro, paquife de oiro vermelho prata e verde, timbre 2 chaves em aspa.-16/9/1551


I - Trata-se da carta de armas de Alberto Leite Pereira, passada em 1744.Estabelece uma longa genealogia e diz, a certo ponto: sétimo neto de outra Leonor Alvares Leite,…, irmã de Vasco Leite que foi valido do Senhor D. João V,…, e é o progenitor dos Leites da Madeira, dos quais é chefe Luis Diogo Leite Pereira Botelho de Vasconcelos, fidalgo rico e poderoso de Angra, irmão de Diogo Álvares Leite, de quem procedem os Leites de Guimarães e Trás os Montes,…. E irmão de Álvaro Leite senhor de Quebrantões e do morgado da Gaia pequena, cuja casa possui hoje Diogo Francisco Leite Pereira e também seu irmão Vasco Leite…..


Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275762 | fertelde | 05 mai 2011 02:19 | Em resposta a: #275759

Caro João Cordovil Cardoso:

Mais uma vez o meu agradecimento. Por acaso poderia scanear-me essas armas e enviar-me para o meu correio?

Melhores cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Brasâo de armas

#275768 | JCC | 05 mai 2011 09:09 | Em resposta a: #275762

Caro Fernado Telde

As armas não stão iluminadas mas apenas descritas.

As primeiras já mandei a descrição, quanto às segundas logo que possa enviar-lha-ei também.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 01:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen