Nomes de Pessoas de Proença a Nova e Sobreira Formosa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Nomes de Pessoas de Proença a Nova e Sobreira Formosa

#275868 | f4b2 | 06 mai 2011 16:21

Esta é uma mensagem que pode interessar a várias pessoas de Proença a Nova e Sobreira Formosa, pois tenho vários documentos de 1846 e 1847 onde são mencionados os seguintes nomes :
- José Ribeiro Boim - Administrador de Sobreira Formosa
- José Ribeiro da Cruz
- José da Silva Coimbra - Comandante das Forças Populares ( Patuleia )
- Padre Manuel Rodrigues dos Reis
- Joaquim José de Almeida - Recebedor
- Francisco José Rodrigues - Adminitrador de Sarzedas
- Bernardino Lopes - Administrador do Concelho 1847

Por hoje deixo estes nomes que espero ajudem a clarificar um pouco o universo das pessoas que viveram nesta época.



João Barroca .

Resposta

Link directo:

RE: Nomes de Pessoas de Proença a Nova e Sobreira Formosa

#275871 | abivar | 06 mai 2011 18:56 | Em resposta a: #275868

Caro João Barroca:

A minha Mulher tem ascendentes de Sobreira Formosa, entre os quais dois com o nome José Ribeiro da Cruz (um nascido a 2/12/1822, casado a 13/6/1852 com Ana Genoveva de Mendonça, e o pai homónimo casado a 21/2/1821 com Sebastiana Alves, ou Ribeira), sendo o mais novo avô paterno do avô materno da minha Mulher, e um José Ribeiro de Boim casado a 20/7/1796, o qual era ascendente materno (bisavô) de Teresa Ribeiro, mãe do referido avô materno da minha Mulher. Tenho alguma ascendência destas pessoas, mas quase nenhuns dados biográficos, pelo que me interessaria certamente ter ideia do conteúdo desses documentos, agradecendo-lhe desde já a disponibilidade para partilhar estas informações; pelo meu lado também terei muito gosto em partilhar os dados que recolhi acerca da referida ascendência.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Nomes de Pessoas de Proença a Nova e Sobreira Formosa

#275897 | hmrb | 06 mai 2011 23:24 | Em resposta a: #275871

Caro confrade

Os meus ascendentes maternos têm o apelido Ribeiro e eram naturais do Conselho de Proença-a-Nova.
Tem alguma coisa mais sobre eles?


João Domingues, natural de Esfrega, Sobreira Formosa, Proença-a-Nova, casado com Maria Ribeira natural das Fórnias.


Filhos:

Isabel Ribeira natural de Chão do Galego, casada com António Domingues, filho de Manuel Fernandes Mouro e de Maria Domingues natural de Chão do Galego.


Filhos deste casal:

Maria Ribeira nascida a 21 Outubro de 1819 em Sobreira Formosa
Joana Ribeira nascida a 29 Outubro de 1821 em Chão do Galego.
Francisco Dominguesnascido a 2 de Fevereiro de 1824 em Chão do Galego.
Isabel Ribeira nascida a 9 Dezembro de 1826 Chão do Galego.
Rosália Ribeira nascida a 31 Julho de 1832 em Chão do Galego.


Rosália Ribeira casou com Manuel Afonso, filho de Manuel Afonso e Luísa Maria Farinha e tiveram a
Maria Ribeira nascida a 26 Setembro de 1868 em Oleiros, Isna e morreu a 30 Novembro 1957 na Isna. Casou com José Simão, filho de Manuel Simão e Joana Nunes, nascido a 15 Fevereiro de 1860 na Folga e morreu a 13 Outubro de 1937 na Folga, Oleiros.


Com os melhores cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Nomes de Pessoas de Proença a Nova e Sobreira Formosa

#275912 | abivar | 07 mai 2011 11:28 | Em resposta a: #275897

Cara Hermínia,

Ainda que eu tenha duas Marias Ribeiras em épocas próximas das que indica, não nascem nas datas referidas; assim uma nasce a 31/12/1829 em Penafalcão, filha de Luis Ribeiro de Boim e Maria Ribeira e outra está aqui na base de dados do Geneall: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1166924 . Quanto aos outros nomes não encontro coincidências com o que eu tenho.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Nomes de Pessoas de Proença a Nova e Sobreira Formosa

#275950 | hmrb | 07 mai 2011 21:54 | Em resposta a: #275912

Caro confrade

Muito obrigado mas as Marias que menciona não são de facto as minhas. Porém derivado ao apelido Ribeiro é provável que haja alguma ligação ainda que afastada. Se porventura se cruzar com alguma delas agradeço-lhe a sua ajuda.


Cumprimentos,

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 17:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen