Ajuda leitura assento de casamento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda leitura assento de casamento

#275923 | Campos Henriques | 07 mai 2011 15:38

Agradeço a quem tiver a ingrata tarefa de ler o seguinte assento de casamento:

Coimbra - Penela - Espinhal
Livro Misto de 1574-1759

http://193.137.201.198/pesquisa/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=43294

mo437.TIF folha 324 assento de casamento que consta desta folha
Os meus sinceros agradecimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275925 | evieira | 07 mai 2011 16:09 | Em resposta a: #275923

Presumo que se refira ao primeiro casamento da folha.

"Aos vinte de julho de setecentos e um recebi em face da igreja com testemunhas presentes a Domingos Mendes com Catarina Luis ambos viuvos e moradores no casal das relvas."

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275928 | Campos Henriques | 07 mai 2011 16:35 | Em resposta a: #275925

Agradeço a atenção.
Penso não ser esse o assento que refiro.
A folha a que me refiro Espinhal - Penela - Coimbra (LIVRO MISTO de 1574-1759), m0437.TIF, fólio 324 tem apenas a continuação do assento do fólio 323V e o assento que eu gostava que me fosse lido.
Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275929 | roz | 07 mai 2011 16:52 | Em resposta a: #275928

Caro/a Campos Henriques

Sera' esta a pagina a que se refere?
http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=2412&NodeID=_194925

Eu tao pouco consigo ler mas com a ligacao 'a pagina relevante talvez seja mais facil que os varios peritos deste forum o possam ajudar.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275930 | JLCM | 07 mai 2011 16:59 | Em resposta a: #275929

Parece-me estar lá, embora com dúvidas, esta súmula:

Em 19 de Janeiro de 611 recebeu-se João Rodrigues, filho que ficou de Manuel Rodrigues Forte(?) e de sua mulher Maria Rodrigues, dos Fetais Cimeiros, com Maria dos Anjos, filha que ficou de José Rodrigues e de sua mulher ...(?) João, do lugar dos Cancelinhos(?) da freguesia de Santa Eufémia da vila de Penela.

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275933 | Campos Henriques | 07 mai 2011 17:30 | Em resposta a: #275930

Muito obrigado
Campos

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275934 | Campos Henriques | 07 mai 2011 17:31 | Em resposta a: #275929

Muito obrigado
Campos

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275935 | MariaDavid | 07 mai 2011 17:32 | Em resposta a: #275923

Caro confrade

Na referência que apresenta, eu só detectei assentos de óbito. Pode ser mais explícito, para que o possa ajudar?
O endereço que deixou, a imagem 324 só mostra óbitos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275938 | Campos Henriques | 07 mai 2011 18:02 | Em resposta a: #275935

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=2412&NodeID=_194925
è a folha que está neste endereço. Folha do lado direito

Assento no fólio do lado direito (324) < m0437 TIF

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275939 | MariaDavid | 07 mai 2011 18:16 | Em resposta a: #275938

Caro Confrade

De acordo com a minha percepção do referido assento, parece-me o seguinte:

"Em os sete dias do mês de janeiro de mil setecentos e onze, recebem em face da Igreja...(tal, tal, tal...)o Padre Vicente da Gama deste lugar de minha licença a Manuel Fernandes filho de António Fernandes e de sua mulher Maria João da Loucainha (?) com Maria fernandes filha de Manuel Filipe e de sua mulher Isabel Fernandes das Bajancas (?) fundeiros destas Francisco fernandes e Manuel Fernandes do mesmo lugar da Loucainha e Manuel Simões e Filipe Mateus do mesmo lugar das Bajancas e Serafina dos Santos mulher de Simão Mendes das Bajancas........(tal, tal, tal) e por ser verdade fiz este assento a cinco era ut supra.
O Cura......"


Esta foi a minha leitura e penso que retirei o essencial mas com assentos difíceis, nunca se sabe. Aguardarei que outros confrades ajudem para que todos possamos "melhorar" a nossa forma de decifrar estas letras "demoníacas". Lol

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#275940 | Campos Henriques | 07 mai 2011 18:34 | Em resposta a: #275939

Cara confrade
Os meus sinceros agradecimentos
Campos

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276000 | JLCM | 08 mai 2011 18:10 | Em resposta a: #275940

Lembro que foi solicitada a leitura de um assento da folha 324, o que eu procurei fazer deduzindo tratar-se do primeiro nela existente. A transcrição que agora aqui vejo ter sido feita por Maria David refere-se a um assento feito na folha 323 verso.

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276007 | Campos Henriques | 08 mai 2011 19:27 | Em resposta a: #276000

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=2412&NodeID=_194925
è a folha que está neste endereço. Folha do lado direito

Assento no fólio do lado direito (324) < m0437 TIF

O pedido que fiz foi relativamente a este assento. Fiquei relativamente desiludido porque a transcrição que me foi feita não correspondia ao que esperava.
Vou tentar novamente
Muito obrigado pelo alerta
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276009 | Campos Henriques | 08 mai 2011 19:37 | Em resposta a: #276007

Caro confrade

O que tenho tentado encontrar é um casamento de Francisco Rodrigues com Mauricia Rodrigues. Tenho como referencia uma filha (que terá sido a primeira) que nasceu em Espinhal (Outeiro de Santa Luzia) em 07/09/1714.
Não consegui ainda localizar, talvez por falta de experiência e porque alguns assentos são de muito dificil leitura.
Caso me possa ajudar ficaria muito agradecido.
Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276011 | Campos Henriques | 08 mai 2011 20:03 | Em resposta a: #276000

Caro confrade

O que tenho tentado encontrar é um casamento de Francisco Rodrigues com Mauricia Rodrigues. Tenho como referencia uma filha (que terá sido a primeira) que nasceu em Espinhal (Outeiro de Santa Luzia) em 07/09/1714.
Não consegui ainda localizar, talvez por falta de experiência e porque alguns assentos são de muito dificil leitura.
Caso me possa ajudar ficaria muito agradecido.
Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276013 | JLCM | 08 mai 2011 20:45 | Em resposta a: #276011

Tendo em conta os últimos elementos fornecidos, posso assegurar-lhe que entre as folhas 324 (ano de 1712) e 335 (23 de Dezembro de 1714) não consta o assento de casamento de Francisco Rodrigues com Maurícia Rodrigues. Pelo menos a título de curiosidade, registo que nas folhas 330v-331 (ano de 1713) se encontra o assento de casamento de Manuel Rodrigues com Maurícia Francisca.

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276023 | MariaDavid | 08 mai 2011 23:38 | Em resposta a: #275940

Caro confrade

Pela forma como respondeu, acreditei que eu mesma tinha interpretado o assento correcto. Como vi agora pareceres contrários, e desconhecendo se já tem o seu problema resolvido, agradeço que me diga se ainda precisa de ajuda.

Lamento se não pude corresponder às suas expectativas mas continuo à sua disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276045 | Campos Henriques | 09 mai 2011 14:42 | Em resposta a: #276023

Cara Maria David

Agradecendo a sua disponibilidade, boa vontade e paciência agradecia a leitura do assento de baptismo que consta no endereço abaixo.
Trata-se do 2.º assento do lado esquerdo de Mauricia. Basta-me o nome da mãe que se for Maria CAMPOS seria para mim um grande alivio. Se nao terei que continuar a pesquisa.


http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=2415&NodeID=_196004

Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276062 | jataide | 09 mai 2011 18:17 | Em resposta a: #276045

Caro Confrade,

Leio Francº. de Paiva/Mª.Correia. Mas no Espinhal há ligações entre os Correias e Campos. Veja 1686 C(tif 415).

Cpts
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276070 | Campos Henriques | 09 mai 2011 19:28 | Em resposta a: #276062

Cara confrade
Agradeço mas ainda não encontrei o caminho certo.
A familia Campos, a que pertenço, tiveram a sua origem em Espinhal.
Estão identificados os meus 6.º avós - Francisco Rodrigues e Mauricia Rodrigues.
Já identifiquei os filhos nascidos no lugar de Outeiro de Santa Luzia - Espinhal:

1714-09-07 – Josefa Maria
1717-10-03 – Josefa
1721-02-16 – Maria
1724-05-12 - José Rodrigues (meu 5.º avô e um dos seus filhos seria Campos, António José de)
Identifiquei ainda:
1739-01-15- Óbito de Francisco Rodrigues no lugar de Outeiro de Santa Luzia
1753-05-18 – Óbito de Maurícia Rodrigues no lugar de Outeiro de Santa Luzia

Estou com grande dificuldade em localizar o casamento do Francisco e da Mauricia, o que me impede de chegar aos assentos de batismo por falta da filiação, uma vez que já identifiquei diversos Franciscos e pelo menos três Mauricias em Espinhal.
Qualquer ajuda que me possa prestar será valiosa e muito agradecido ficarei.
Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276074 | MariaDavid | 09 mai 2011 20:47 | Em resposta a: #276011

Caro confrade

Lamentavelmente, só agora cheguei a casa e vi a sua mensagem. Abri-a de imediato e, pela observação que fiz, não é o nome que está à espera.

A data do assento, segundo a minha leitura, é de treze de abril de seiscentos e oitenta e três, trata-se efectivamente de uma Maurícia mas os pais parecem-me ser Francisco de Paiva e sua mulher Ana Correia.

Pode ser que apareçam outras leituras.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276503 | jataide | 16 mai 2011 22:02 | Em resposta a: #276070

Caro Campos Henriques,

Por mero acaso, encontrei na freguesia dois casamentos de dois Matos da Valada de Serpins, Lousã, que são objecto da minha pesquisa há já algum tempo. Fiz uma uma leitura rápida dos assentos, para tomar algumas notas sobre eles e ao mesmo tempo fui anotando sobre os padrinhos dos seus ascendentes. Não sei se já os seguiu, mas uma vez que não encontra o casamento, ou há assentos em falta ou o casamento foi celebrado noutra freguesia, o que é comum quando a noiva é de outra localidade.
A sua Mauricia é madrinha com Filipe Simões de outra Mauricia (Manuel Fernandes X Maria da Paz do Outº.) (1720 62/63), haverá quase de certeza relação familiar ou de grande proximidade, pelo que julgo que talvez convenha segui-los.
Encontrei do Filipe Simões (*1683(312) casamento 450.1715 fº de André Fernandes X Maria Simões do cabo da vila com Mª. de Campos (Antº.Roiz Coimbra X Mariana de Campos)
TT Antº. de Castro Sarmento e Mª. Luísa X José dos Santos, Ana Moreira X Manuel Simões Alfaiate
A Mª Luísa e o José Santos são também padrinhos de baptismo de dois dos seus antepassados o que julgo ser relevante para a pesquisa.
Os pais da Maria de Campos- Antº.Roiz é fº. de António Tomás das Relvas e Mariana Roiz filha de António de Campos casamento em 1687 (416). Refiro que a Maria de Campos algumas vezes está por Maria Roiz, pelo que suponho que a Mariana Roiz poderá eventualmente estar por Mariana de Campos, não estão referidas as mulheres no assento nem testemunhas. Aliás, o visitador chama atenção para este facto e também pela falta de indicação, no caso dos viúvos, de 2º casamento.

O José dos Santos casa em 1703 (428) é fº. de Manuel (ou talvez Antº.) e de Maria da Ribeira do Rocha(?)
e a Maria Luísa é filha de Manuel Fernandes Moreira. No baptismo da sua antepassada Maria, o pai Francisco vai por Fernandes, não sei se é apenas erro. O padrinho Manuel Antunes Custódio é fº de Manuel Antunes e de Maria dos Santos (casamento com Catª.Domingues de Santa Luzia) esqueci-me de anotar a data e respectiva referência.

Enquanto pesquisava Pinas de Santa Eufémia, encontrei Mauricia fª. de Luís Aires de Figueiredo do ou de Pessoa e Maria dos Santos (Vila 70-1692) PP Dºs Gomes da Boiça fº de Manuel João, quanto a estes a leitura da freguesia foi brevíssima e apenas sei que já baptizavam um filho José em 1676 (152).

Eu não tenho ascendência nestas freguesias, tenho sim, em Lagarteira/Ansião mas para as datas os paroquiais não se encontram disponibilizados, no entanto, algures num futuro próximo, voltarei a pesquisar estes paroquiais, porque tenho perdidos no Alentejo(Avis) uns Pinas que se ligam por casamento a dois filhos de um Pedro de Matos de Serpins,
e esta freguesia, pelo que vi, é uma boa hipótese de trabalho. Quando isso acontecer, se encontrar algo de interesse para si, contacto-lo-ei.

Cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276514 | Campos Henriques | 16 mai 2011 23:03 | Em resposta a: #276503

Cara Manuela
Muito sensibilizado com o trabalho que teve para me fornecer todos estes dados que irei explorar.. Compreenda que a minha experiencia não é muita facto que me levou a descurar os padrinhos. Vamos ver o que consigo.
Agradecia apenas me informasse se todos os dados que me forneceu se referem à freguesia de Espinhal.
Mais uma vez os meus sinceros agradecimentos
Obrigado
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276525 | Campos Henriques | 17 mai 2011 00:33 | Em resposta a: #276503

Cara Manuela
Eventualmente a solução poderia estar no assento de batismo da Josefa Maria nascida em 7/9/1714 e 1.ª filha do casal.
As testemunhas terão vindo de fora, talvez terra de origem da Mauricia. Mas parece-me que do assento só constam os nomes e não haverá referencia a localidades.
Será possivel confirmar?

Neste endereço:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=2417&NodeID=_196230


Cumprimentos
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276537 | Campos Henriques | 17 mai 2011 11:38 | Em resposta a: #276503

Cara Manuela
Desculpe estar sempre a incomodar.
Uma das testemunhas no batismo de Josefa Maria, 7/9/1714 (32) é Josefa Freire de Miranda mulher do Desembargador Luis Magalhães de Brito.
No Geneall PLus, ao qual não tenho acesso, consta um Luis Magalhães Brito Azevedo casado com uma Josefa freire de Miranda Vasconcelos. Como será possivel obter as suas naturalidades ou local de residência?
Penso que, eventualmente, esta seja a solução para o local de casamento do Francisco e da Mauricia.
Cumprimento
Campos Henriques

Resposta

Link directo:

RE: AJUDA LEITURA ASSENTO DE CASAMENTO

#276618 | jataide | 18 mai 2011 15:52 | Em resposta a: #276537

Caro Campo Henriques,

Com as pressas esqueci-me de lhe referir os Mirandas. O casamento do Bernardo Pereira da Silva (o genro referido no assento) está em 1714 salvo erro no Espinhal (não encontro a anotação, lembro-me que casaram no ano do nascimento da Josefa), julgo que é de Lisboa e casa por procuração mas terá que confirmar. Talvez fosse útil, tentar saber com quem casaram as Josefas, e se na realidade são duas ou se a primeira faleceu.

Luís Magalhães Brito Azevedo - poderá pesquisar online NFP (F.Gayo) "Pereiras da Silva" de Tomar vol. XI pag 353
"Senhor do Morgado de Tomar e Espinhal"

Todas as informações são do Espinhal com excepção da Mauricia (Luís Aires X Maria dos Santos) que está na Vila (Santa Eufémia.

Disponha.
Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 07:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen