Castelejo/Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Castelejo/Fundão

#275983 | luisjrm | 08 mai 2011 12:07

Caros Confrades
alguem tem conhecimento do apelido Frade nesta povoação ou alguma informação mais que queira ou possa partilhar !
Tenho um antepassado de seu nome Antonio Rodrigues Frade filho de Pedro Gregorio e de Brites Rodrigues que tera nasc. antes de 1757, este casa na Igrejinha (Evora ) em 1675.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#276833 | luisjrm | 21 mai 2011 19:44 | Em resposta a: #275983

........

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277177 | luisjrm | 27 mai 2011 20:44 | Em resposta a: #276833

................

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277207 | agp | 28 mai 2011 13:53 | Em resposta a: #275983

Caro Luís,

Não me leve mal, mas acho que devia esclarecer as datas que indica. Há qualquer coisa que não deve bater certo.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277211 | luisjrm | 28 mai 2011 14:42 | Em resposta a: #277207

Caro Confrade
tem razão a data que referi esta errada o referido Antonio Rodrigues Frade foi baptizado antes de 1655, filho de Pedro Gregorio e de Brites Rodrigues.Obrigado por esta chamada de atenção.
O confrade tem alguns dados sobre os mesmos ?
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277219 | agp | 28 mai 2011 16:34 | Em resposta a: #277211

Caro Luís,

O Pedro Gregório que procura casado com Brites Rodrigues deve ser este:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2015541

Não tenho ascendentes do casal e só sei que tiveram a Guiomar Rodrigues, a que consta na base de dados do Geneall. O marido desta Guiomar, Manuel Francisco, é dado como sendo do Castelejo.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277222 | luisjrm | 28 mai 2011 17:21 | Em resposta a: #277219

Caro Antonio
Obrigado pela vossa resposta, sobre o mesmo pedi ja a tempo ao arquivo distrital uma certidão de nascimento do ref. Antonio Rodrigues Frade (filho do Gregorio/e Brites) em Castelejo e foi me dito que não fora encontrado.
Este ""Antonio"" casou na freguesia da Igrejinha (Evora) a 27-6-1675 com Isabel Rodrigues filha de João Pereira e de Maria Rodrigues naturais de Arraiolos, e curiosamente apareceu varias notas nas margens dos livros paroquiais acerca de Uma resolução da casa da India e da Mina , em todos os baptismos dos filhos do casal ja citado e tambem no casamento, temtei no ANTT mas não foi possivel porque parte dos documentos ref.a casa da Mina não estao disponiveis. Sobre o mesmo o Confrade não tem conhecimento se a referida Guiomar Roiz tem alguma nota da ref casa da India e da Mina, e ja agora a ref. Freguesia do Barco / Covilha fica portanto perto de Castelejo ?
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277241 | agp | 28 mai 2011 22:07 | Em resposta a: #277222

Caro Luís,

As freguesias do Barco e do Castelejo são muito próximas, apesar de pertencerem a concelhos diferentes.

Sobre a freguesia do Barco estou muito mal documentado. Mas há dois ou três confrades que estudaram os livros desta freguesia e que decerto o ajudarão. Experimente, por exemplo, pedir ajuda no tópico "Família Gouveia do Barco, Galizes, Loriga, Paúl, S. Gião, Vide, etc.."

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277243 | luisjrm | 28 mai 2011 22:28 | Em resposta a: #277241

caro Antonio,
agradeço novamente, vou aceitar a sugestão e ver nesse topico se e possivel avançar neste apelido,
e possivel que o Pedro Gregorio /Brites Roiz sejam os mesmos, pelas datas e dada a proximidade de castelejo e de
Barco.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277567 | luisjrm | 02 jun 2011 19:44 | Em resposta a: #277241

Caro Confrade Antonio G. Pereira
peço desculpas de o estar a maçar novamente mas por acaso no registo de baptismo de sua Guiomar Roiz filha de Pedro Gregorio / Brites Roiz ha algum averbamento na margem sobre o Juizo da India e da Mina.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277569 | agp | 02 jun 2011 19:59 | Em resposta a: #277567

Caro Luís,

Não descendo dessa Guiomar, nem nunca li o respectivo assento de baptismo. Não sei por isso responder à sua pergunta.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277573 | luisjrm | 02 jun 2011 20:16 | Em resposta a: #277569

Caro Antonio
eu entendi que o ref. Pedro Gregorio era vosso antepassado,obrigado pela resposta.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277580 | agp | 02 jun 2011 22:04 | Em resposta a: #277573

Caro Luís,

Pedro Gregório não é meu antepassado, mas teve um neto de nome Simão Francisco que se casou com Paula Fernandes Geada irmã da minha antepassada Catarina Esteves Geada.

Quem descende de Pedro Gregório, e do casal Simão Francisco / Paula Fernandes Geada, é um grande amigo meu, o Doutor Joaquim Candeias da Silva.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Castelejo/Fundão

#277605 | luisjrm | 03 jun 2011 11:15 | Em resposta a: #277580

Caro Antonio
desculpe não ter respondido ontem ,agradeço mais uma vez a atenção que me dispensou, ja pedi aqui no forum alguma ajuda ou imformação sobre o mesmo mas ate ao momento não tive qualquer retorno, vou aguardar por isso pode ser que atravez do Arquivo de Castelo Branco consiga mais alguma imformação.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 mai 2024, 21:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen