nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#276050 | f4b2 | 09 mai 2011 15:45

Caros amigos
Ao escrever estes nomes de Proença a Nova e Sobreira Formosa o meu único intuito é o de ajudar as familias destas duas localidades a encontrar algumas das suas origens .
Com base nalguns documentos que possuo dos anos de 1846 e 1847 das guerras da patuleia e onde estes nomes são referidos , a maioria pagamentos em dinheiro ( impostos de guerra ) .
Vou então mencionar mais alguns desses nomes :
- José Gregório Freire - Alferes Ajudante
- Manuel Rodrigues Thomé
- Silvano Maria Fonseca - Repartidor da Câmara
- António Cardoso Coelho - Estanqueiro ?
- José da Costa e Silva - Escrivão de Proença a Nova
- Francico gonçalves - Estanqueiro - Proença a Nova
- José Inácio Raposo - Lugar da Capela do Infante
- Joaquim Cardoso - Capela do Infante
- Domingos da Cruz Boim - Recebedor de Proença a Nova e Sobreira Formosa
- Firmino de Sequeira Teixeira Manso - Comandante das Forças Populares de Sobreira Formosa

Por agora deixo mais estes nomes , espero que vos ajudem nas vossas pesquisas

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#276053 | LProjecto | 09 mai 2011 15:58 | Em resposta a: #276050

Caro João Barroca,

Sou um dos frequentadores deste fórum que manifestam especial interesse pela gente de Sobreira Formosa, pois a minha bisavó era natural dessa localidade. Estou, por isso, absolutamente receptivo à partilha de elementos sobre indivíduos de Sobreira Formosa e arredores.

Sugiro, todavia, que concentremos a informação num único tópico. Reparei que já lançou mais que um tópico sobre o mesmo assunto, aliás, tal como eu o devo ter feito por inúmeras vezes desde que participo neste fórum, mas sendo com os erros que aprendemos, atrevo-me humildemente a deixar-lhe essa sugestão.

Pode consultar as várias mensagens trocadas sobre Sobreira Formosa, por exemplo, em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=243020

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#276054 | f4b2 | 09 mai 2011 16:03 | Em resposta a: #276050

Peço desculpa da minha falta de experiência , devido a esse facto não escrevi para o forum e lançei mais uma mensagem com o mesmo nome (nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa ).

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#276097 | LProjecto | 10 mai 2011 12:35 | Em resposta a: #276054

Caro João Barroca,

Ora essa... não precisa de pedir desculpa. Tal como referi, tratou-se de uma mera sugestão para que a informação não se disperse em vários tópicos. Agrada-me o facto de surgirem mais interessados no estudo das famílias de Sobreira Formosa. O João também tem ascendência nessa zona?

Disponho de vários elementos provenientes dos registos paroquiais mais antigos dessa freguesia, pelo que se eu puder ser útil, disponha.

Ainda tenho familiares, relativamente próximos, nessa localidade, nomeadamente no Pucariço, de apelido Diogo - com origem num antepassado chamado Diogo Fernandes (se não estou em erro, pois estou a escrever de memória).

Na monografia de Proença-a-Nova, que provavelmente conhecerá, da autoria do Pe. Manuel Alves Catarino (irmão do meu trisavô Joaquim Alves Catarino) encontra também alguma informação sobre indivíduos de Sobreira Formosa.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#276108 | jaferro | 10 mai 2011 14:39 | Em resposta a: #276097

Caro Confrade Luís Projecto Calhau,

Como também descendo de Catarinos e de Álvares/Alves, do século XVIII, com origem em Catarina Francisco Álvares, b.24.04.1749, Silvares, Fundão, pergunto-lhe - por curiosidade - se conhece a ascendência dos seus "Alves Catarino"?

A referida Catarina deu lugar a um ramo que ainda hoje mantém o apelido Catarino.

O interessante - que deve ser apenas coincidência - é que uma das filhas desta minha 6ª avó, ficou com o nome de Maria Alves, b.01.06.1775, Silvares, Fundão e os irmão, com o apelido Catarino!

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#276127 | f4b2 | 10 mai 2011 18:24 | Em resposta a: #276097

- Caro Srº Luis Projecto Cálhau


- Ao mencionar estes nomes de Proença a Nova e de Sobreira Formosa não é por ter ascendência nessa zona, mas sim pelo partilhar da informação que possuo, pois tenho vários documentos dos anos de 1846 e 1847 onde esses nomes são referidos.
Penso que de alguma forma ao dar conchecimento dos nomes estou a ajudar os descendentes na sua pesquisa e ao mesmo tempo a tirar algumas duvidas sobre os diversos cargos cargos que esses seus familiares exerceram.
Vou deixar então os últimos nomes que consegui identificar nos documentos:


- José Garcia Correia - Administrador das Sarzedas ?
- Joaquim Sequeira
- Francisco Sousa Teixeira Manso
. Maria Gertrudes
- Francisco Gonçalves
- Manuel Lourenço Serrano - Vereador da Câmara
- Francisco Rodrigues - S. Domingos
- Manuel António Cardoso - Escrivão - Proença a Nova
- João António Cardoso - Adminitrador de Proença a Nova
- António Maria de Mascarenhas - Comandante das Forças Nacionais da Certã
- Joaquim Luis Tavares - Escrivão da Administração

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#276135 | LProjecto | 10 mai 2011 19:38 | Em resposta a: #276127

Caro João Barroca,

Agradeço, mais uma vez, a partilha e o seu contributo para o estudo das famílias de Sobreira Formosa, tanto mais que parece fazê-lo sem a intenção de, em contrapartida, receber informação adicional sobre os indivíduos que referiu.

E, por favor, deixe para lá o (Sr.) pois, por norma, neste espaço virtual de convívio e partilha dispensamos esse tipo de tratamento mais formal. Que não lhe pareça mal a observação mas, já agora, não me acentue graficamente o apelido pois que o mesmo nunca dessas forma foi acentuado.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#294404 | mhcfonseca | 10 jan 2012 12:37 | Em resposta a: #276108

Boa Tarde,

O meu nome é Helena Catarino Fonseca, e a minha família é de proença-a-nova, JAFERRO seria possivel dar-me mais informações sobre essa Catarina Francisco Alvares e os seus descendentes? é dela que supostamente descendem os catarinos? Ando a tentar descobrir o mais possivel..


obrigado
Helena Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#294405 | LProjecto | 10 jan 2012 13:27 | Em resposta a: #294404

Prima Helena,

Recordo que no tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260265

deixei em tempos informação sobre a origem dos nossos "Catarinos". Trata-se, de facto, de uma Catarina que passou o apelido "Catarino", mas não aquela mencionada pelo confrade Ferro.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#294407 | mhcfonseca | 10 jan 2012 13:34 | Em resposta a: #294405

Caro Luis,

Obrigado, eu recordo-me e tenho na arvore, pensei que fossem informaçoes mais detalhadas.
Por acaso desde 2009 descobriu mais alguma coisa sobre o ramo catarino?

Obrigado
Helena Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#294415 | LProjecto | 10 jan 2012 14:13 | Em resposta a: #294407

Cara Helena,

Na verdade, nunca mais pesquisei sobre essa linha de Proença-a-Nova, pois a necessidade de deslocação à TT não facilita em nada a tarefa. Tenho acertado algumas pontas de Sobreira Formosa, por ter comigo microfilmes que em tempos comprei. Suponho que a Helena também não tenha investigado mais nada desde essa data...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#294438 | abivar | 10 jan 2012 20:19 | Em resposta a: #276050

Caro João Barroca,

Julgo ter identificado uma das pessoas da lista que amavelmente nos disponibilizou; a minha Mulher tem um ascendente de Sobreira Formosa chamado António Cardoso Coelho Salça, casado nessa freguesia a 13/8/1806 com Maria Genoveva de Mendonça (filhos respectivamente de Francisco José Cardoso Salça e Bárbara Maria da Cruz e de Francisco Rodrigues da Cruz e Genoveva de Mendonça, e o noivo neto paterno de António Cardoso Coelho); tenho mais elementos genealógicos. Seria possível saber mais concretamente qual o teor do documento referindo de António Cardoso Coelho? Evidentemente pode ser um homónimo, mas se o "meu" tiver casado com cerca de 25 anos teria 65 em 1846, bem a tempo de ser referido nessa época; é claro que poderia ser um filho ou outro parente...

Muito obrigado e os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#294456 | f4b2 | 10 jan 2012 23:27 | Em resposta a: #294438

Caro António Bivar

Passo a citar o referido documento datado de 3 de Agosto de 1847,passado pelo Escrivão do Concelho de Sobreira Formosa,José Ribeiro Boim:

- Recebi do Snr.António Cardoso Coelho Estanqueiro na Sobreira Formosa,trez recibos,hum de treze mil e seis centos réis,outro de quatro mil e oito centosreis,e outro de mil e duz entos réis;que tudo perfaz a quantia de dezanove mil e seis ce ntos réis;cuja quantia lhes foi extorquida por trez vezes,á força das armas.Sobreira Formosa 13 de Julho de 1847= Silvano Maria Ferreira =

Está conforme Admªº do Conº. de Sobrª.Formosa 3 de Agosto de 1847

O Escr. d'Admªº
José Ribeiro Boim


Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#294458 | abivar | 10 jan 2012 23:35 | Em resposta a: #294456

Caro João Barroca,

Na ascendência da minha Mulher também aparece um José Ribeiro de Boim, nascido a 20/7/1796 em Sobreira Formosa (Penafalcão); o escrivão da administração poderá ser ele (teria 51 anos em 1847); é curioso esse documento em que ambos os nomes são referidos. Muito obrigado pela transcrição.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: nomes de pessoas de proença a nova e sobreira formosa

#294494 | jaferro | 11 jan 2012 20:40 | Em resposta a: #294404

Caro Confrade Helena Fonseca,

Como refere o confrade Luís Projecto Calhau, a família Catarino, de Silvares, Fundão, teve a sua origem em Catarina Francisco Álvares, b.24.04.1749, Silvares, Fundão. Esta situação é habitual, pois acontece com diversos nomes próprios, que passam para apelido nas seguintes gerações e não correspondem a nenhuma ligação genealógica.

Todavia, pode ser uma excelente pista se ocorrer em simultâneo e num determinado contexto histórico-geográfico. Noutro caso, também em Silvares, por exemplo, o apelido Martinho nasce com o Padre Martinho João Clemente e com o seu sobrinho Martinho Pereira, filho da Maria Pereira, irmã do referido Padre.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen