Inicio da árvore

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Inicio da árvore

#276146 | MluisaBorges | 10 mai 2011 23:24

Sou neta de Henriqueta da Silva casada com José Henriques e nas décadas de 50; 60 e 70 viviam em Penude de Baixo. Sei que o meu avô era de Almacave. A minha mãe nasceu em 11 de Novembro de 1920.
Será que alguém me pode ajudar? Os dados que possuo são muito escassos.
Sei que existe em Lamego um filho de um dos primos da mãe, este conhecido por Freitas e já falecido. Sendo que o primo a que me refiro é Arquitecto e tem o nome de Virgilio. Teve um irmão de Nome António (Toninho) que na década de 60 era alferes e morreu na Guiné, nunca tendo aparecido o seu corpo.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio da árvore

#276180 | MontDias | 11 mai 2011 13:56 | Em resposta a: #276146

Cara MluisaBorges,

Para iniciar as suas pesquisas terá de se dirigir ao Arquivo Distrital de Viseu, de que Lamego faz parte, e pedir os livros de registos paroquiais da freguesia de Almacave. Os seus avós nasceram, muito provavelmente, nos últimos anos do século XIX, ou já nos inícios de 1900.
Melhor ainda, seria ir primeiro ao Registo Civil pedir uma fotocópia não certificada do casamento desses seus avós (que hão-de ter casado cerca de 1920) e nela já irá encontrar os seus bisavós. Depois, já poderia passar à fase do Arquivo Distrital de Viseu, para encontrar os registos de baptismos, tendo já os nomes dos pais dos seus avós, o que lhe facilitará mais a procura.

Bom trabalho.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio da árvore

#276216 | MluisaBorges | 11 mai 2011 21:14 | Em resposta a: #276180

CaroTiago Monteiro Dias,
muito obrigada pelo seu conselho. Irei segui-lo religiosamente. A minha navegação neste fórum é insipiente, mas, sou regida pela vontade de vencer o que faz com que não desista à primeira. Tendo notícias lhas transmitirei uma vez que foi o meu 1º esteio. Reitero os meus agradecimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio da árvore

#276217 | NISGM | 11 mai 2011 21:24 | Em resposta a: #276216

Cara Luísa Borges,

Aqui no site encontra informação bem resumida acerca da melhor forma de proceder.

http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

Se navegar um bocado pelos vários menus de certeza que evitará essa insipiência. Para familiares nascidos após a implantação da República encontrará informação nas conservatórias do registo civil do concelho onde nasceram, sem necessidade de se deslocar aos distritais e mergulhas nos livros paroquiais.

Note ainda que as fichas individuais dos oficiais do Exército já falecidos podem ser encontradas no Arquivo Histórico Militar.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio da árvore

#276218 | NISGM | 11 mai 2011 21:26 | Em resposta a: #276217

Ou seja, deve começar por pedir uma certidão de nascimento da sua mãe, no concelho onde ela nasceu, para coligir idades aproximadas, nomes e localidades dos avós paternos e maternos dela.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio da árvore

#276219 | MontDias | 11 mai 2011 21:29 | Em resposta a: #276216

Cara MluisaBorges,

Desejo-lhe bom trabalho. Siga esse esquema que vai ver que recua na sua ascendência "enquanto o Diábo esfrega um olho"!!!
1º - Registo Civil (fotocópia não certificada)
2º - Arquivo Distrital de Viseu (onde terá de ir forçosamente, porque os seus avós nasceram antes de 1911).

Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Inicio da árvore

#276221 | KIROMA | 11 mai 2011 21:48 | Em resposta a: #276146

Cara confrade Luisa

De acordo com a minha experiência na execução de Árvores Genealógicas deverá fazer o seguinte:
- Saber onde nasceu e data aproximada do nascimento do seu avô. Eu costumo dar uma margem de alguns anos. Ou seja, supondo que não sabe a data e ano certo do nascimento e falecimento do seu avô. Faça as contas, como se ele tivesse morrido com 90 anos - 1920 - portanto, ter nascido a cerca de 1830. Dirá então, às Conservatórias respectivas que as datas prováveis do seu nascimento de F......... está entre 1810 e 1840. Ou 1800 e 1850. Isto aplica-se a todos os membros da familia.

Nos tempos mais remotos, as pessoas por norma viviam, casavam e morriam nos lugares onde tinham nascido. No entanto, isto não é um facto generalizado.

Os Assentos de Nascimento, Casamento e Certidões de Óbito, costumam ter os nomes dos pais e o lugar onde nasceram. Alguns assentos até têm os nomes dos avós

Cumprimentos.

J. Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Inicio da árvore

#276222 | MluisaBorges | 11 mai 2011 21:58 | Em resposta a: #276221

OH! estou entusiasmadíssima com esta força.
Bem haja.
Maria Luísa Borges

Resposta

Link directo:

RE: Inicio da árvore

#276268 | MluisaBorges | 12 mai 2011 19:47 | Em resposta a: #276222

Olá a todos. Não podia deixar de informar que com o vosso auxilio e a celeridade do crc.lamego já possuo dados para obter os documentos quer da mãe quer dos avós maternos. Irei danod notícias quando sair do inicio do túnel. Obrigada uma vez mais. Maria Luísa Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 09:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen