Família Alvim

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Família Alvim

#276371 | mcmalvim | 14 mai 2011 20:04

Caros Confrades.
Posso considerar fiável que Leonor de Alvim que casou em 2ª núpcias D. Nuno Álvares Pereira, 2º condestável de Portugal, Isabel de Alvim e Joana de Alvim foram filhas de João Pires de Alvim e de Branca Pires Coelho.?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família ALVIM

#276390 | S.João de Rei | 15 mai 2011 00:44 | Em resposta a: #276371

MARTIM Pires de Alvim tem dois filhos…JOÃO E JOANA Pires de Alvim, que casam com dois irmãos, BRANCA Pires Coelho e JOÃO Esteves Coelho, respectivamente.
Do casamento de JOÃO ALVIM, nasce LEONOR que casada com Nun´Alvares Pereira, são progenitores de AFONSO, o 1º duque de BRAGANÇA.
Do casamento de JOANA ALVIM, nasce ALDONÇA que casada com Diogo Gonçalves de Azevedo, senhor de Castro e Vasconcelos, e que são progenitores de LOPO Dias de Azevedo, o 1º Senhor de S. JOÃO DE REI .
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Família ALVIM

#276411 | mcmalvim | 15 mai 2011 14:32 | Em resposta a: #276390

Obrigada pela resposta. De qualquer modo, a minha dúvida subsiste, porque o que eu queria saber exactamente é se Leonor de Alvim, Isabel de Alvim e Joana de Alvim são efectivamente irmãs e filhas dos mesmos pais, tal como consta na Genall.net:

"João Pires de Alvim

* c. 1320+ c. 1359

Pais

Pai: Martim Pires de Alvim
Mãe: Margarida Pires Ribeiro

Casamentos

Branca Pires Coelho * c. 1330

Filhos
•Leonor de Alvim * c. 1360 Vasco Gonçalves Barroso D. Nuno Álvares Pereira, 2º condestável de Portugal
•Isabel de Alvim * c. 1355 Fradique Lopes Fradique
•Joana de Alvim Martim Fernandes de Teixeira"

baseado nas fontes

LMP-vol. 1-pg. 489

NFP-vol. I-pg. 318 (Alvins)

NFP-vol. IV-pg. 380 (Coelhos)

NFP-vol. IX-pg. 81 (Ribeiros)

PL-vol. III-pg. 10 (Coelhos)

Resposta

Link directo:

Violante Alvim

#285280 | S.João de Rei | 21 ago 2011 21:05 | Em resposta a: #276411

Enganei-me na filiação de Nun’Alvares perfeitamente conhecida…portanto a filha é que casa com Afonso!
É no entanto curioso que na linhagem de S. João de Rei, a filha do 2º senhor, João Lopes de Azevedo, Violante Alvim, vai “buscar” o apelido á sua avoenga Joana Pires de Alvim referida na minha mensagem anterior e mãe de Aldonsa Coelho, por sua vez sua bisavó.
Violante que fica com o senhorio de Ponte de Sor, pertença anterior do seu tio, Lopo de Azevedo, que o perde por estar ao lado de D. Pedro em Alfarrobeira.
Violante casa com Vasco Fernandes de Lucena, o primeiro “Lucena” a chegar a Portugal…
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Violante Alvim

#285311 | mcmalvim | 22 ago 2011 11:07 | Em resposta a: #285280

Obrigada pela resposta. De qualquer modo, a minha dúvida subsiste, porque o que eu queria saber exactamente é se é credível a paternidade que a Geneall nos apresenta sobre Isabel de Alvim e Joana de Alvim.
Se não é correcto atribuir a paternidade de Isabel e Joana de Alvim a João Pires de Alvim, de quemdescendem elas?
Cumprimentos

"João Pires de Alvim

* c. 1320+ c. 1359

Pais

Pai: Martim Pires de Alvim
Mãe: Margarida Pires Ribeiro

Casamentos

Branca Pires Coelho * c. 1330

Filhos
•Leonor de Alvim * c. 1360. Vasco Gonçalves Barroso. D. Nuno Álvares Pereira, 2º condestável de Portugal
•Isabel de Alvim * c. 1355. Fradique Lopes Fradique
•Joana de Alvim Martim .Fernandes de Teixeira"

baseado nas fontes

LMP-vol. 1-pg. 489

NFP-vol. I-pg. 318 (Alvins)

NFP-vol. IV-pg. 380 (Coelhos)

NFP-vol. IX-pg. 81 (Ribeiros)

PL-vol. III-pg. 10 (Coelhos)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 12:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen