Padre Miranda Mendes (cónego)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Padre Miranda Mendes (cónego)

#276486 | trigueira44 | 16 mai 2011 17:25

Procuro informações acerca do meu avô Miranda Mendes que era padre (cónego) que não conheci.
Nem sei bem o local onde foi pároco, mas talvez em Gouvinhas, em Sabrosa. Covas do Douro, etc. Nem sei o seu nome próprio. Morreu entre 1955-1965. Estes dados são de facto muito vagos, mas será que alguém me pode dar uma dica?

Muito obrigada.
MM

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#276507 | HRC1947 | 16 mai 2011 22:21 | Em resposta a: #276486

Amiga Confrade;
Desculpe mas assim não vamos lá. Concerteza que se fizer um esforço, poderá valorizar mais a sua solicitação.
Ficamos todos a aguardar
Cumprimentos

ANA SIMÔES

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#276515 | MCNN | 16 mai 2011 23:04 | Em resposta a: #276486

Boa noite

Encontrei esta informação no site do Arquivo Distrital de Vila Real, que eventualmente será do seu interesse.

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/FAM/FTH/D-I-C/002/711
- Título
Carta
- Datas
Santa Cruz do Douro, 1931/05/01
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
Papel; 174 x 127 mm; 2 f.
- Nome do produtor
MirandaMendes, pe.
- Âmbito e conteúdo
Miranda Mendes, pe., agradece a [Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem] a oferta da sua conferência "A Crise na Agricultura", tecendo algumas considerações a respeito dela.
- Localização
Cx 07
- Idioma/Escrita
Português


Trata-se aparentemente de uma carta escrita em 1931 por um Padre Miranda Mendes, que residiria em Santa Cruz do Douro.

Talvez se trate do seu avô.

Espero ter ajudado

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#276538 | trigueira44 | 17 mai 2011 12:01 | Em resposta a: #276515

Exmº Senhor Mário César Navarro

Fico-lhe muito grata por esta preciosa pista que me dá.
Baseada nela, e esperançada, vou continuar!

Mais uma vez muito obrigada
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#276539 | MCNN | 17 mai 2011 12:14 | Em resposta a: #276538

Cara Manuela

Se pesquisar no google por "cónego António Joaquim de Miranda Mendes" (ponha assim entre aspas), aparecerá um link para o que eu creio que será um trabalho escolar.

De acordo com o referido trabalho, o cónego António Joaquim de Miranda Mendes seria o Presidente da Câmara Municipal de Baião em 1909/1910.

Tanto quanto julgo saber, Santa Cruz do Douro faz parte do concelho de Baião.

Não sei se é a mesma pessoa ou não, e nem sei se pela idade poderia ser o seu avô, mas aqui lhe deixo mais esta pista.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#276557 | trigueira44 | 17 mai 2011 15:52 | Em resposta a: #276538

Caro Senhor Mário César Navarro

Mais uma vez lhe agradeço esta segunda pista!

Do que eu descobrir (o que certamente ainda vai demorar) lhe darei conta!

Com os melhores cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#301789 | luciahelena | 03 abr 2012 19:18 | Em resposta a: #276486

Olá trigueira44

Sou bisneta do Cónego Miranda Mendes, que também não conhecí. Mas meu pai, chegou a ir a Portugal, a Freguesia SantaCruz do Douro, nos anos 60 e testemunhou a sua morte que segundo me contaram aconteceu quando o padre já fazia 91 anos.
A hostória que me contaram os parentes é a seguinte: O referido padre teria tido 3 filhos: duas meninas e um menino (meu avô paterno). Uma das meninas chamava-se Alice e a outra não me lembro (seriam minhas tias avós). Todos os filhos foram com a mesma mulher, cujo sobrenome era Pereira Carvalhau. Assim o padre registrou os filhos colocando o nome do meio da mãe (Pereira) no final dos nossos sobrenomes (onde deveria estar o nome da familia paterna) e colocou o seu nome final no meio do nosso nome: nascendo uma família Mendes Pereira que nada tem haver com a familia tradicional de Lisboa. Meu avô como era muito parecido com o pai padre foi mandado para o Brasil com apenas 12 anos de idade para a casa de uma tia que, entretanto, o criou como sendo adotado por ser bastardo.
Meu avô casou no Brasil e foi pai de um filho único: Odir Mendes Pereira, meu pai.
Será que somos parentes? Eu sou brasileira mas tenho cidadania portuguesa pois além de neta de portugueses, meu pai se casou com uma portuguesa de Aveiro. Vivo intensamente a minha dupla cidadania e divido a minha vida entre Brasil e Portugal (terra que amo muito).
Estou indo agora em maio de 2012 a Portugal e pretendo visitar a tal freguesia onde o Cónego teria passado toda a sua vida.
Se achares que podemos ser parentes, responda essa mensagem com urgência
Com os meus melhores cumprimentos e esperanças
LHMP

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#301795 | f4b2 | 03 abr 2012 19:38 | Em resposta a: #301789

Cara lúciahelena

Estive a pesquisar o Anuário de Portugal de 1909,cito:

- ANTÓNIO JOAQUIM MIRANDA MENDES - Abade em Santa Cruz do Douro(Baião),em 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#301803 | luciahelena | 03 abr 2012 20:27 | Em resposta a: #301795

Obrigada João Barroca

Mais uma pista... mas parece que o nome dele não era esse e sim, António Francisco Miranda Mendes.
Meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#301956 | trigueira44 | 05 abr 2012 17:34 | Em resposta a: #301789

Cara Lúcia Helena
Fiquei agradavelmente surpreendida com esta sua mensagem que agradeço.
Antes de mais, e a fim de não haver confusões nos parentescos, deixe-me esclarecer que verifico que a Lúcia Helena pertence à geração a seguir à minha, ou seja, está ao nível das minhas filhas. Eu tenho 67 anos. Sou neta do cónego Miranda Mendes. A Lúcia Helena é bisneta.
Na verdade tudo leva a crer que somos realmente parentes, e não muito afastadas, a não ser que tenha havido dois cónegos “Miranda Mendes” (o que não é muito provável!), um de nome próprio “António Joaquim” e outro “António Francisco”, e então não estamos a falar da mesma pessoa.
Se apesar desta diferença (a esclarecer) estivermos a falar da mesma pessoa, então o seu pai é neto do cónego Miranda Mendes tal como eu, portanto o seu pai e eu somos primos direitos por via paterna: temos o mesmo avô, embora de avozinhas diferentes – o seu avô e o meu pai eram irmãos - com mães diferentes, mas filhos do mesmo pai.
De resto, tudo quanto me relata na sua mensagem coincide com as minhas informações, excepto o nome próprio do cónego Miranda Mendes, que, segundo as minhas pesquisas, era de facto António Joaquim (e não António Francisco).
Pontos coincidentes das suas e minhas informações:
- Lugares onde viveu o cónego: Santa Cruz do Douro e Baião
- O modo de registo dos filhos: tal como aconteceu com o seu avô, (filho do cónego), também o meu pai (filho do cónego), de nome “Manuel Mendes de Carvalho” teve o seu sobrenome, com o nome do cónego no meio e o da mãe no fim.
- A data do falecimento: (na década de 60)
- Era do meu conhecimento que na data do falecimento ele viveria com uma filha (seria uma das irmãs do seu avô?...)
Mais uma informação que adiciono:
- Entre 1909/1910 o presidente da Câmara Municipal de Baião era:
Cónego António Joaquim Miranda Mendes.
Baião é o concelho a que pertence a freguesia de Santa Cruz do Douro.
Será que continuamos a falar da mesma pessoa? Não pode ser tudo coincidências…
E agora pergunto-lhe, se o seu pai esteve perto do avô quando ele faleceu na década de 60, em Santa Cruz do Douro, não terá nenhuma recordação ou fotografia dele?
Se tiver mais alguma informação para me dar, eu agradeço. Farei o mesmo pelo meu lado.
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#302158 | luciahelena | 08 abr 2012 03:00 | Em resposta a: #301956

Cara Manuela
Sim, eu tenho fotos dessa época, estão no álbum feito por meu irmão, Odir Mendes Pereira Filho, filho de Odir Mendes Pereira (meu pai) e neto de Francisco António Mendes Pereira. Estás a me dizer que o cónego teve mais de uma amante? Uma já seria grande heresia, duas é muito mais do que Eça de Queiroz poderia imaginar... Estarei providenciando o escaneamento dessas fotos para te enviar.
Além disso poderíamos apelar para a loja do cidadão e pedir a busca de certidões nos dois nomes: António Francisco e António Joaquim, ambos Miranda Mendes e ver o que achamos. O que pensas sobre isso? Eu tenho 55 anos e meu irmão 60. Será que a tal filha de quem falas, era nossa tia?
Como posso ter um contato mais estreito consigo? Não devemos deixar e-mails nestas mensagens.
Um grande abraço, cheio de esperanças
Lúcia Helena

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#302159 | luciahelena | 08 abr 2012 04:17 | Em resposta a: #302158

Cara Manuela
Entrei em contacto com o meu irmão e ele me passou as seguintes informações:
1o) O nome de nosso bisavô que temos conhecimento é Cónego António Miranda Mendes (eu imaginei que ele havia trocado também o primeiro nome composto com o meu avô), não há nas anotações da minha avó a palavra "francisco" ou "joaquim". Há apenas "António Miranda Mendes", foi confusão minha que acabei por imaginar que ele havia também trocado o primeiro nome do filho invertendo com o dele.
2o) A filha que estava ao lado dele quando ele morreu chamava-se Alice D´Almeida Miranda (sobrenome do marido), casada com José Maria D´Almeida Miranda. Este casal teve 4 filhos: António Manuel DÁlmeida Miranda, Maria Cira D´Almeida Miranda, Maria Dulce D´Almeida Miranda e Orlando D´Almeida Miranda. Além desta filha e do meu avô, o conégo seria pai de uma menina que morreu ainda infante, de quem não sabemos o nome, apenas pelo codinome Micas. Todos os filhos foram criados em Penafiel, para não viveresm perto do trabalho do pai. Mais tarde, já velho, ele procurou Alice, e contou toda a verdade. Alice então, já casada, passou a tomar conta da saúde do pai.
Estou providenciando as fotos para te enviar
Um abraço
Lúcia Helena

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#303123 | trigueira44 | 16 abr 2012 23:08 | Em resposta a: #276557

Caro Senhor Mário César Navarro

Como pode ir verificando através deste fórum, as suas preciosas informações estão a dar frutos. Já estou a descobrir parentes no Brasil, por via do cónego António Joaquim Miranda Mendes! Isto é fantástico! Fico-lhe muito agradecida!
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#303125 | trigueira44 | 16 abr 2012 23:18 | Em resposta a: #301795

Caro Senhor João Barroca

Informou a Lúcia Helena sobre o Padre António Joaquim de Miranda Mendes sobre o que pesquisou no seu anuário de 1909, onde consta que ele era o abade de Santa Cruz do Douro (Baião).
Mais: conforme informação dada pelo seu colega Mário César Navarro, e que tive oportunidade de confirmar, em 1909 o presidente da Câmara Municipal de Baião também era ele: cónego António Joaquim de Miranda Mendes. Aqui fica a informação para a Lúcia Helena.

Grata e os melhore cumprimentos
Trigueira44
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#303429 | trigueira44 | 19 abr 2012 10:49 | Em resposta a: #302158

Cara Lúcia Helena

O meu e-mail é:
Se puder e quiser enviar-me as fotos prometidas eu agradeço muito.
Quando eu tiver o seu e-mail envio-lhe um esquema(árvore), com os parentescos já esclarecidos entre nós. Embora incompleto, já dá alguma noção...
Fico a aguardar o seu contacto.
Um abraço e muito obrigada.
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Padre Miranda Mendes (cónego)

#303430 | trigueira44 | 19 abr 2012 10:51 | Em resposta a: #302159

Cara Lúcia Helena

o meu e-mail é manuela.leiroz@gmail.com

Um abraço
Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 06:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen