Aos Pesquisadores do Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Aos Pesquisadores do Fundão

#276674 | MariaDavid | 19 mai 2011 12:21

Pedido dirigido aos pesquisadores do Fundão

Por dificuldades em prosseguir com a minha investigação sobre alguns dos ancestrais oriundos do Fundão (ou dados como naturais do Fundão, pelo assento de baptismo de uma neta em 15.10.1804), dado que esse mesmo registo de baptismo está pouco claro e a dita neta surge em diversos documentos com apelidos distintos, venho solicitar a eventual colaboração dos frequentadores deste Forun para este nome:

Henrique Pereira da Silva casado com Ana Jacinta.

Se alguém já se deparou com estes nomes e tiver qualquer dado que me permita avançar, por favor, agradeço toda a ajuda.

Henrique Pereira da Silva parece ser o avô materno da criança baptizada em 15.10.1804. O Fundão tem muitos Pereira da Silva mas ainda não consegui encontrar o dito Henrique.

Com os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276696 | f4b2 | 19 mai 2011 17:03 | Em resposta a: #276674

Cara Maria David


Li o seu pedido de colaboração e de ajuda sobre os nomes Henrique Pereira da Silva e Ana Jacinta.
Neste Forum existe alguma informação sobre os Pereira da Silva,veja todos os tópicos na familia de ANTÓNIO PESSOA de AMORIM NAVARRO, quase de certeza vai encontrar alguma ajuda.


Os melhores cumprimentos

João Barroca
Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276705 | f4b2 | 19 mai 2011 19:35 | Em resposta a: #276674

Cara Maria David

Está á venda no tópico Livraria do Geneall um livro de Maria de Lurdes Brázio Tavares Monteiro cujo título é:
- "A Mais Honrada Aldeia do Reino",na parte da familia Pereira e Cunha á muitas referências sobre os Pereira da Silva.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276706 | MariaDavid | 19 mai 2011 20:00 | Em resposta a: #276705

Caro João Barroca

Os meus sinceros agradecimentos pela sua pronta resposta.
Efectivamente, eu já li o tópico em referência mas não aparece ninguém relacionado com os meus.
Quanto ao livro, fico muito grata pela sua sugestão.

Os meus cumprimentos
Maria

PS: Vou continuando a aguardar outros eventuais contributos, embora sem grande esperança. Nesta história de ajuda, não tenho tido sorte com os nomes que apresento aqui.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276707 | f4b2 | 19 mai 2011 20:23 | Em resposta a: #276706

Cara Maria David

Lembrei-me de ir ver uma pequena brochura de 8 pg. de José Germano da silva Pereira e Cunha que ele publicou em 1870 com o título de"Notícia Histórica"sobre a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, e na última página é referida como benfeitora em 1806 uma ANNA JACINTHA ROSA.
Não sei se será a mesma Ana Jacinta ?

Com os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276711 | manuelr | 19 mai 2011 21:46 | Em resposta a: #276674

Olá, Maria David

Será o que segue abaixo? Como sabe elas tinham frequentemente 3 nomes próprios.

Henrique Pereira da Silva casou no Fundão em 09-10-1766 com Rosa Jacinta filha de Domingos Penteado e de Maria Jacinta.
Era filho de Manuel Pereira da Silva e de Rosa Maria Soares.

Um beijo
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276718 | MariaDavid | 19 mai 2011 23:53 | Em resposta a: #276711

Olá, Manuel Rolão, boa noite!

Obrigada pela sua resposta. Efectivamente, o meu Henrique Pereira da Silva foi casado com uma Rosa Jacinta que, a serem os mesmos, a sua preciosíssima ajuda "salvou a honra do convento"!!!!!
Vou estabelecer outros pontos de relação e caso bata certa esta sua informação com os meus dados, fico com o problema resolvido!

Estou ainda em Castelo Branco mas devo partir para Lisboa talvez domingo, regressando aqui na próxima quarta feira. Acha que vai estar por cá na altura? Gostava de trocar ideias consigo. Se não for agora, depois do dia 20 de Junho, pois vou estar fora do país de 7 a 19.

Forte abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276720 | MariaDavid | 20 mai 2011 00:00 | Em resposta a: #276707

Caro João Barroca

Foi muito útil essa sua última informação mas terei que investigar se corresponde à mesma pessoa.
Sabe, o problema reside na ausência de livros e o único apontamento que tenho é do baptismo de uma neta. Como não tenho possibilidade de confirmar através dos assentos paroquiais respeitantes aos pais, terei que andar às apalpadelas através dos avós e conseguir algumas confirmações através de processos do TSO, caso os haja sobre esta gente.

Uma vez mais o meu sincero bem-haja!
maria

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276727 | manuelr | 20 mai 2011 02:37 | Em resposta a: #276718

Olá Maria David

Vou para Castelo Branco no Domingo e devo lá ficar até ao fim do mês. A ver se é desta que nos encontramos lá.

Um beijo
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276728 | manuelr | 20 mai 2011 02:41 | Em resposta a: #276718

Da rosa Maria Soares tenho até ao 4º avô.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#276733 | MariaDavid | 20 mai 2011 09:29 | Em resposta a: #276728

Bom dia, Manuel Rolão.

Só vi agora os seus últimos post, pois ontem deitei-me mais cedo que o habitual. Essa é para mim uma boa novidade, 4ª avós para a Rosa Maria Soares! Fico com a secreta esperança que se trate, efectivamente, da minha antepassada.

Sabe, aquele velhinho problema que tenho com a tal Rosália de Alpedrinha, embora tudo aponte para que se trate de uma descendente dos Tassalhos, "ainda" não se conseguiu encontrar o assento de casamento com o dito Francisco Henriques, o que inviabiliza toda e qualquer certeza. Por enquanto, são meras hipóteses.
No assento de casamento do filho, Francisco Henriques aparece como oriundo de S.Tiago, Belmonte. Mas no registo de baptismo desse mesmo filho, é dado como nascido na Covilhã, assim como no seu próprio assento de óbito. Já revirei os livros da frente para trás e de trás para a frente e nem sinais dele e...dela! Outro mistério, nesta família cheia de mistérios! Mas o encanto da genealogia está aqui mesmo, na resolução dos enigmas.

Uma boa novidade (à partida)para quem investigue Sabugal: Afinal, segundo uma técnica do Arquivo da Guarda, aqueles registos que não se encontram, quer em Livros originais quer em microfilme, "alguns "podem estar ainda em certas igrejas. Da Urgueira, por exemplo, há iatos de tempo que minam qualquer investigação. Aqui ficam os dados:

Baptismos:
1793-1859
Casamentos:
1731-1811
Óbitos:
1789-1809

Nem a TT nem o Arquivo Distrital da Guarda têm assentos correspondentes a estes anos. No entanto, foi-me ventilado que talvez estejam na Aldeia de Stº António. Vou entrar hoje em contacto com o presidente da Junta da dita para que me diga quem é o pároco e a melhor forma de o contactar.

Quando voltar na quarta-feira, dou-lhe uma telefonadela, a ver se poderemos encontrar-nos na 5ª ou 6ª.
Beijinho

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#323427 | MariaDavid | 18 fev 2013 21:27 | Em resposta a: #276706

Boa noite, caro João Barroca

Revisitei este tópico pois tenho novidades a propósito da matéria que aqui coloquei e não só.
Como estudioso e bom investigador que é, gostaria de saber a sua opinião sobre um assunto que se liga ao Fundão e Alpedrinha.

Encontrei num mic. de S.Paulo da Covilhã, local inesperado para mim, um assento de baptismo de Francisco (19.07.1756), filho de Manuel Pereira da Silva (n:Covilhã) e Rosália Caetana (n:S.Miguel, Lisboa), neto paterno de Diogo Pereira da Silva (n:Covilhã) e Maria Mendes (n: Monsanto) e neto materno de Francisco Henriques Flores (n: Fundão) e Leonor Maria (n:Monsanto).

O lado de Francisco Henriques Flores está razoavelmente desenvolvido por mim, a propósito de outras ligações familiares. Todos os irmãos têm processos do TSO e um deles, Simâo Henriques, diz que o irmão Francisco Henriques Flores está casado em Alpedrinha com uma mulher de lá a quem não sabe o nome.

Ora num assento de baptismo de um meu tetravô, esse meu antepassado (António, nascido em 12.09.1784)aparece como filho de Francisco Henriques (n:Covilhã), neto paterno de Manuel Pereira (n:Covilhã) e de Rosália Maria (n:Alpedrinha). Acontece que uns tempos atrás, encontrei um registo de casamento de um tal Manuel Pereira da Silva com Clara Maria, em que se refere que é o segundo casamento da parte dele e o primeiro da parte dela, pois anteriormente havia sido casado com uma tal Rosália Caetana, filha de Francisco Henriques Flores e Leonor Maria. E também encontrei o baptismo de um Francisco (n:19.07.1756 em S.Paulo, Covilhã), filho de Manuel Pereira da Silva e de Rosália Caetana.

Acontece que já revirei todos os assentos de Alpedrinha para localizar o baptismo da minha Rosália Maria e o seu casamento com Manuel Pereira, sem sucesso. A única Rosália encontrada com probabilidade de ser a minha ancestral pertence a um grupo familiar, os Tassalhos, onde ao longo de gerações não aparece um único processo do TSO, o que me deixou alerta pelo facto de toda a minha família ter passado pela Inquisição e verificarem-me excessivos casos de endogamia ao longo de gerações.

As questões que lhe ponho são:
1 . Pensa que a tal Rosália Caetana possa ser a minha Rosália Maria, pelos dados que lhe apresento?

2 . Tem, na sua base de dados, alguma Rosália Caetana a casar com Manuel Pereira da Silva?

3 . No registo de baptismo de Francisco, diz que a mãe, Rosália Caetana foi baptizada em S.Miguel de Lisboa, vivendo em Alpedrinha. Os elementos parecem encaixar?

Qualquer informação que me possa dar é extremamente útil para eu prosseguir com este ramo. A ser verdade que Rosália Maria é a mesma Rosália Caetana, o lado paterno dela estaria já feito, ficando por avançar com o lado materno, através da dita Leonor Maria, casada com Francisco Henriques Flores.

Se encontrar algum assento de casamento, agradeço o grande favor de mo comunicar. É desesperante andarmos às voltas sem vislumbrar uma saída.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

PS: Não tenho passado por Castelo Branco pois estou a tomar conta da minha neta de 8 meses, senão já lhe teria telefonado ou aparecido no Fundão.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#323438 | MariaDavid | 19 fev 2013 00:18 | Em resposta a: #276707

Boa noite, caro João Barroca

Revisitei este tópico pois tenho novidades a propósito da matéria que aqui coloquei e não só.
Como estudioso e bom investigador que é, gostaria de saber a sua opinião sobre um assunto que se liga ao Fundão e Alpedrinha.

Encontrei num mic. de S.Paulo da Covilhã, local inesperado para mim, um assento de baptismo de Francisco (19.07.1756), filho de Manuel Pereira da Silva (n:Covilhã) e Rosália Caetana (n:S.Miguel, Lisboa), neto paterno de Diogo Pereira da Silva (n:Covilhã) e Maria Mendes (n: Monsanto) e neto materno de Francisco Henriques Flores (n: Fundão) e Leonor Maria (n:Monsanto).

O lado de Francisco Henriques Flores está razoavelmente desenvolvido por mim, a propósito de outras ligações familiares. Todos os irmãos têm processos do TSO e um deles, Simâo Henriques, diz que o irmão Francisco Henriques Flores está casado em Alpedrinha com uma mulher de lá a quem não sabe o nome.

Ora num assento de baptismo de um meu tetravô, esse meu antepassado (António, nascido em 12.09.1784)aparece como filho de Francisco Henriques (n:Covilhã), neto paterno de Manuel Pereira (n:Covilhã) e de Rosália Maria (n:Alpedrinha). Acontece que uns tempos atrás, encontrei um registo de casamento de um tal Manuel Pereira da Silva com Clara Maria, em que se refere que é o segundo casamento da parte dele e o primeiro da parte dela, pois anteriormente havia sido casado com uma tal Rosália Caetana, filha de Francisco Henriques Flores e Leonor Maria. E também encontrei o baptismo de um Francisco (n:19.07.1756 em S.Paulo, Covilhã), filho de Manuel Pereira da Silva e de Rosália Caetana.

Acontece que já revirei todos os assentos de Alpedrinha para localizar o baptismo da minha Rosália Maria e o seu casamento com Manuel Pereira, sem sucesso. A única Rosália encontrada com probabilidade de ser a minha ancestral pertence a um grupo familiar, os Tassalhos, onde ao longo de gerações não aparece um único processo do TSO, o que me deixou alerta pelo facto de toda a minha família ter passado pela Inquisição e verificarem-me excessivos casos de endogamia ao longo de gerações.

As questões que lhe ponho são:
1 . Pensa que a tal Rosália Caetana possa ser a minha Rosália Maria, pelos dados que lhe apresento?

2 . Tem, na sua base de dados, alguma Rosália Caetana a casar com Manuel Pereira da Silva?

3 . No registo de baptismo de Francisco, diz que a mãe, Rosália Caetana foi baptizada em S.Miguel de Lisboa, vivendo em Alpedrinha. Os elementos parecem encaixar?

Qualquer informação que me possa dar é extremamente útil para eu prosseguir com este ramo. A ser verdade que Rosália Maria é a mesma Rosália Caetana, o lado paterno dela estaria já feito, ficando por avançar com o lado materno, através da dita Leonor Maria, casada com Francisco Henriques Flores.

Se encontrar algum assento de casamento, agradeço o grande favor de mo comunicar. É desesperante andarmos às voltas sem vislumbrar uma saída.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

PS: Não tenho passado por Castelo Branco pois estou a tomar conta da minha neta de 8 meses, senão já lhe teria telefonado ou aparecido no Fundão.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#327817 | ggomes | 22 abr 2013 15:39 | Em resposta a: #323427

Cara MAria David,

Voce tem alguma coisa sobre familia Da Silva originaria de Peraboa (Covilha) ?

Obrigado
Melhores cumpirmentos
Germain Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#328125 | MariaDavid | 27 abr 2013 12:54 | Em resposta a: #327817

Boa tarde, Germain Gomes

Desculpe a demora em responder-lhe mas só agora foi possível.

A sua pergunta é muito vaga. Como sabe, Peraboa está quase metida na Covilhã. Por outro lado, Silvas na Covilhã há aos montões! Eu própria tenho antepassados Silvas, de várias origens e de várias épocas. Falar-se em família Silva é errado. A sua pode nada ter a ver com a minha.

Gostava de o ajudar mas para isso preciso que me dê elementos concretos, quem são os seus Silvas, datas, etc.

Vou aguardar o seu contacto.
Bom fim de semana!

maria

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#328138 | ggomes | 27 abr 2013 18:03 | Em resposta a: #328125

Cara Maria David,

Vai ai dados que o senhor António G. Pereira (AGP) deum me :
"
O seu António da Silva Caixinha nasceu a 1.6.1790 no Alcaide, filho de Francisco da Silva e Maria dos Reis, ambos em 2º matrimónio, neto paterno de Manuel Gonçalves Caixinha e de Isabel da Silva e materno de Manuel Antunes e Maria Pomba, todos do Alcaide exceto Isabel da Silva, que é da Peraboa.

Por sua vez, Francisco da Silva que casou com Maria dos Reis, nasceu a 7.9.1761 no Alcaide, filho de Manuel Gonçalves Caixinha e de Isabel da Silva, neto paterno de Manuel Gonçalves e Maria Giraldes e materno de Manuel da Silva, da Peraboa, e Maria Antunes, da Fatela.

Tenho ainda nota de um José, filho de Manuel Gonçalves (Caixinha) e Maria Giraldes, nascido a 21.12.1713 no Alcaide, neto paterno de Manuel Gonçalves e Maria Nunes e materno de Maria Antunes Pinta.

Mas posso dizer-lhe que o Manuel Gonçalves Caixinha casado com Isabel da Silva teve pelo menos um irmão e uma irmã. A irmã chamava-se Isabel Geraldes Caixinha que teve vários filhos de um Paulo Fernades. O irmão chamava-se José Geraldes Caixinha e casou com Mariana de Oliveira e depois com Maria da Silva, esta irmã da Isabel da Silva.
"

Tenho un registo de Isabel Da Silva em Lisboa pronto a vir pra França ... mas e muito caro ( mais de 10€) para levantar no correio .... entanto esto a espera d'otras respostas do Torre do Tombo para que eles enviam o correio.

Cara Maria David ... muito obrigado pela resposta.
Melhores Cumprimentos.

Germain Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#328154 | MariaDavid | 27 abr 2013 22:51 | Em resposta a: #328138

Caro Germain Gomes

Li a sua mensagem e passo a transcrever algo qua não entendi:
"O seu António da Silva Caixinha nasceu ...". Parece estar a referir-se a algum pedido meu, o que não corresponde à verdade.

Penso que estes dados serão dirigidos a outra pessoa que não eu, pois nenhum dos nomes que menciona me dizem respeito nem estou à procura deles. Terá feito confusão com outra Maria, aqui do Forun? De qualquer modo, as pessoas mencionadas, pelo facto de não pertencerem à minha árvore genealógica, não constam da minha base de dados.

Da minha base de dados, tenho:
- Maria da Silva, natural de Celorico da Beira, filha de Manuel Gomes e Ana da Silva, casada com Manuel Nunes Henriques, nascidos nos finais do séc.XVII.

- Maria da Silva, filha de António da Silva Góis e Isabel de Morais, também dos finais do sèc.XVII e com origem em Vila Nova Foz Côa.

- Maria da Silva, natural de Vila Nova Foz Côa, também dos finais do sèc.XVII, filha de Manuel Henriques da Silva e de Maria da Silva.

- Maria da Silva, também natural de Vila Nova Foz Côa, filha de Francisco Rodrigues e de Francisca Maria Rodrigues, princípio séc.XVII.

- Maria da Silva, natural de Melo, meados do séc. XVII, casada com António Fernandes, de Maçal do Chão.

Se precisar de alguma informação mais, contacte-me pois estarei disponível para o ajudar dentro das minhas possibilidades.

Boa noite e os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#328156 | ggomes | 27 abr 2013 23:33 | Em resposta a: #328154

Cara MAria David,

Para diser verdade, e exercicio dificil para mi de escrever portuguese, antao no mesagem que escrivei antes so fiz copia de um messagem que o senhor António G. Pereira escreveo me.....

A saber que que minha pesquisa e sobre o ramo Silva de Peraboa com :

António da Silva Caixinha nasceu a 1.6.1790 no Alcaide, filho de Francisco da Silva (7.9.1761 naceu no Alcaide) e Maria dos Reis, ambos em 2º matrimónio, neto paterno de Manuel Gonçalves Caixinha (de Alcaide) e de Isabel da Silva (de Peraboa que naceu cerca de 1720) que tinha uma irmae chamada Maria da Silva (penso que sera mais nova que Isabel Da Silva)

Mas os meus dados sao so escritos em papel e ainda nao fiz um bom arvore genealogico ....

Desculpa me de vos dar os meus dados assim brutos ....
Pensava que voce tinha Ramo Da Silva em Peraboa ....

Melhores cumprimentos e obrigado pela voça resposta e tempo que teve para responder.
Germain Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#342159 | mhbranco | 07 fev 2014 23:19 | Em resposta a: #323427

Boa noite

Um ano depois da publicação e pesquisando no fórum encontro este tópico.

Os meus quintos avós da Covilhã são:

- Francisco Henriques de Carvalho casado com Rosa Caetana Dias(?). O filho, José Jacob de Carvalho, casou no Fundão em 22/11/1811 com Maria Raquel de Paiva, da Covilhã;

- José Henriques Pinheiro casado com Rosa Jacinta de Paiva - a filha é a Maria Raquel de Paiva, referida anteriormente.

Tenho a certidão de casamento de José Jacob de Carvalho com a Maria Raquel de Paiva e por aí fiquei. As pesquisas levaram-me para outros ramos familiares, mas os cristãos-novos estão no meu próximo objectivo.

Nos vossos trabalhos já se cruzaram com estes meus antepassados?

Com os melhores cumprimentos

Helena Branco

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#342182 | MariaDavid | 08 fev 2014 13:42 | Em resposta a: #342159

Cara Helena Branco

Nenhum dos nomes que mencionou estão na minha base de dados. Contudo, "cheira-me" que os antepassados dos seus quintos avós possam estar entroncados com a minha gente, algures entre 1600 e 1700. Isso seria muito interessante para si (pois tenho bastantes nomes já investigados e para mim, que veria alargado o meu leque de ligações). O ano de 1811 está muito próximo no tempo e daí não poder dar-lhe, de momento, qualquer ajuda. Caso continue as suas investigações, vá colocando aqui o que apurar pois terá mais facilidade de encontrar contributos.

Desde já lhe adianto que os apelidos Paiva e Carvalho constam da minha ancestralidade, mas mais para trás no tempo.

Cumprimentos e sempre disponível

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aos Pesquisadores do Fundão

#342198 | mhbranco | 08 fev 2014 18:16 | Em resposta a: #342182

Cara Maria David

Tenho lido, com muito interesse, as suas participações no fórum. Talvez ainda venhamos a descobrir algum antepassado em comum.

Tenho feito pesquisas de todos os ramos dos meus filhos: lado paterno e materno. No que diz respeito aos Arquivos Distritais de Lisboa e Coimbra foi onde tenho "avançado" com mais facilidade - já estou em meados do século XVII. Castelo Branco tem sido mais difícil, sobretudo a freguesia de Álvaro, onde um incêndio destruiu parte dos Registos. Quando me dedicar mais a Castelo Branco voltarei a dar notícias.

Grata pela sua pronta resposta.
Cumprimentos
Helena Branco

Resposta

Link directo:

Aos Pesquisadores do Fundão

#410836 | tavguinu | 30 dez 2018 12:51 | Em resposta a: #328154

Cara Maria,

acerca de "- Maria da Silva, natural de Vila Nova Foz Côa, também dos finais do sèc.XVII, filha de Manuel Henriques da Silva e de Maria da Silva."

Consegui mais que os trisavós paternos da Maria da Silva ?
MANUEL HENRIQUES c. com FRANCISCA (ou BRITES) DA SILVA.

Melhores cumprimentos,

Nuno Tavares

Resposta

Link directo:

Aos Pesquisadores do Fundão

#443338 | jliberato | 25 set 2022 17:40 | Em resposta a: #276674

https://geneall.net/pt/forum/190989/arvore-de-costados-de-raul-da-costa-goncalves-da-freguesia-de-sao-martinho-de-sintra/#a443275

Caros confrades,
Venho chamara a atenção para este tópico que lancei e que interessa aos pesquisadores do Fundão.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 11:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen