Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património

Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#15894 | ptm | 16 jan 2002 22:22

Peço informações acerca desta casa, que, segundo uns documentos que possuo, pertencia, no início do séc. XVII, aos meus avós em 6.º grau: Manuel Teixeira de Meireles e Maria da Silva.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: CASA DO OUTEIRO, VEADE, CEL. BASTO

#15895 | ptm | 16 jan 2002 22:24 | Em resposta a: #15894

Desculpem, inícios do século XVIII.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#15905 | jaf | 17 jan 2002 01:14 | Em resposta a: #15894

Caro Pedro Teixeira de Morais

Em informação que recebi há uns anos do Engº Rodolfo Dá Mesquita Leal, vejo que, em 1571, Francisco Álvares era senhor da Quinta de S.Silvestre e do Casal do Outeiro (1ª vida) Será a mesma propriedade?
(a informação foi colhida nos manuscritos de D.José de Moura Coutinho, bispo de Lamego)

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#15907 | ptm | 17 jan 2002 08:06 | Em resposta a: #15905

Caro João Amaral Frazão,
não possuo dados que me permitam afirmar se é a mesma propriedade. No entanto, a minha avó, que ainda é viva e tem 96 anos, fala que temos ascendentes da família Dá Mesquita. Relativamente à Casa do Outeiro só tenho estes dados; e sei que o pai de Manuel Teixeira de Meireles, se chamava Gonçalo Teixeira e era Reitor da Igreja de S. Miguel de Linhares, Torre de Moncorvo.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#15910 | magalp | 17 jan 2002 08:37 | Em resposta a: #15894

Caro Pedro Morais

A Casa do Outeiro, freg. de Veade, em Celorico
é pertença dos herdeiros do Engº Ignacio Teixeira Coelho.
Encontra informação bastante completa no ANP/1964. Para além doutras publucações, como Carvalhos de Basto, Livro de Oiro da Nobreza, Fidalgos e Morgados de Vila Real e s/ Termo, etc, etc.
cmptos
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#15964 | ptm | 17 jan 2002 22:28 | Em resposta a: #15910

Caro M. Magalhães,
há pouco tempo, consultei um livro sobre a nobreza do norte, do qual tirei fotocópias mas, imperdoavelmente, não registei o nome, que tem referências à Casa do Outeiro e à família dos ascendentes de Ignacio Teixeira Coelho, mas só até finais de XVIII, inícios de XIX. Não sei se esta família entronca na minha; provavelmente, uma vez que ambas são Teixeira e da mesma casa! Era uma grande coincidência que não fossem! Peço-lhe que, nos livros que refere, se, por acaso, os possuir, verifique se referem os ascendentes de Ignacio T. Coelho, anteriores à sua trisavó Maria José Teixeira de Barros.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16008 | Vasco Jácome | 18 jan 2002 23:22 | Em resposta a: #15964

Caro Pedro Teixeira de Morais

A Casa do Outeiro, em Veade, pertença dos Teixeira Coelho, está no Felgueiras Gayo, ttº de Barros §111 e §112, no Canaes de Figueiredo na árvore 210, com a respectiva continuação nas “Últimas Gerações”.

No entanto, existe outra no ttº de Silvas §66 e ttº de Teixeiras §48.

Mas nem num caso, nem no outro, encontro os seus antepassados que mencionou.

Talvez fosse útil expor aqui os mais remotos que conhece até, pelo menos, meados do séc. XIX. Pode ser que surja alguma pista.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16027 | ptm | 19 jan 2002 15:50 | Em resposta a: #16008

As referências que tenho desta casa estão numa inquirição de genere de 1732 que refere: «(...) Manuel Teixeira de Meireles e de sua mulher Maria Teixeira da Silva moradores na sua quinta do Outeiro, da freguesia de Santa Maria de Veade, vezita de Basto (...)». Deste costado, as gerações que conheço são Gonçalo Teixeira = Sebastiana da Cruz; Manuel Teixeira de Meireles (Veade, Celorico de Basto)= Maria Teixeira da Silva; João Teixeira da Silva (o 1719, Veade, CB)= Maria Luisa Lopes Picado; João Manuel Teixeira da Silva (o1763, Borba da Montanha, CB)= Teresa de Mesquita e Cunha; João Manuel Teixeira e Silva (o1824, Canedo, CB) = Ana Constança de Jesus Cardoso.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16053 | Vasco Jácome | 20 jan 2002 12:12 | Em resposta a: #16027

Caro Pedro Teixeira de Morais

Infelizmente, não consegui encontrar os seus no Felgueiras Gayo. Pelo menos como ligados às referidas Casas do Outeiro.

Sugiro que tente uma pesquisa nos paroquiais no Arquivo Distrital (www.adb.pt).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16261 | ptm | 25 jan 2002 23:03 | Em resposta a: #16053

Caro Vasco Jácome,
peço-lhe que consulte os "Carvalhos de Basto" e me diga se o Gonçalo Teixeira, vol. I, p. 437, e o André Teixeira, vol. III, p. 269; são reitores da Igreja de S. Miguel de Linhares, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, em finais do século XVII/inícios de XVIII.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16274 | vbriteiros | 26 jan 2002 14:59 | Em resposta a: #15894

a genealogia dos senhores da casa do outeiro, desde 1641, vem descrita a págs. 173-177 do vol.2 das "nobres casas de portugal" de antónio lambert pereira da silva.possuo esta obra e na leitura que fiz não encontrei nenhum senhor da casa com os nomes que forneceu.
na casa da boavista que está ao lado desta e são parentes próximos, não encontrei nada. favor notar que há outra casa do outeiro em celorico.
melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16280 | ptm | 26 jan 2002 17:34 | Em resposta a: #16274

Agradeço a sua informação. Por acaso, ontem à tarde informaram-me que existem, pelo menos, três quintas/casas do outeiro: a de cima, a do meio e a de baixo. Eu não sei a que casa pertenciam os familiares que refiro. A única informação que detenho é a constante numa Inquirição de Genere, de 1738, a Manuel Teixeira da Silva, que refere que os seus pais Manuel Teixeira de Meireles e Maria Teixeira da Silva eram da quinta do outeiro. Pergunto-lhe se não tem dados acerca das outras casa do outeiro, de Veade.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16290 | vbriteiros | 26 jan 2002 18:40 | Em resposta a: #16280

só identifiquei uma outra casa do outeiro, mas em britelo, que é outra freguesia de celorico. agora só quando fôr a celorico no verão ou encontrar aqui no porto um elemento da familia teixeira coelho do outeiro-veade.
cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16310 | JCarvalho | 27 jan 2002 04:21 | Em resposta a: #15894

Caro Pdero T.Morais
Em quase todas as freguesias de Celorico de Basto, a que a de Veade pertence, ou nas de Mondim e Cabeceiras de Basto, que lhe são limítrofes existem antigas Casa com a designação do Outeiro.
Uma das mais importantes será sempre a de Veade que já teve dividida em de Baixo, do Meio, e de Cima pertenceu a Teixeiras de Macedo, Teixeiras de Barros, ou há algumas gerações a Teixeiras Coelhos. Houve também o uso conjunto de Meirelles Teixeira Coelho, na Casa do Campo, vindo-lhes esse primeiro apelido pelos ascendentes da Casa de Santo Antonino, em Cabeceiras. Todas continuam, felizmente nas mãos das resp+ectivas famílias. A do Outeiro, nos filhos de Inácio Teixeira Coelho e de sua mulher e prima Maria Teresa Teixeira da Mota, infelizmente falecida há poucos meses e senhora que foi herdeira da Casa do Outeiro, de Vale de Bouro, Celorico; a do Campo, nas de Maria Armanda Meirelles, cunhada do Zé Meirelles, falecido no passado sábado; e a de Stº Antonino, nas de Gonçalo Meirelles ( Pinheiro Torres de Meirelles ).
Quanto á casa do Outeiro de Britelo, também ainda pertence aos Osórios de Aragão, que nela sucederam a sua mãe, Maria Carolina de Moura Coutinho Machado, a quem veio pelos seus ascendentes Álvares Machados.
Quem escreveu alguma coisa sobre estes foi o Cor. Armando Sacadura Falcão em " Pintos Álvares de Carvalho ". Mas é nos Carvalhos de Basto que deve procurar dados sobre os seus ascendentes. A provirem do Outeiro teriam de lá ter saído numa ou duas gerações acima dos que cita. Quando os Senhores da Casa do Outeiro começarama usar o Teixeira, usaram Teixeira de Macedo, Teixeira de Barros até ao Teixeira Coelho. Podem também é ter provindo da Casa do Cabo,em Canedo, ou da de Cerdeiredo, em Veade. O difícil é que quase todas as Casa de Basto usaram o apelido ou as armas dos Teixeiras por os terem entre os seus ascendentes.
Das obras que lhe indicaram onde terá alguma hipótese de os encontrar é nos Carvalhos de Basto ( Apesar de ainda haver muitas linhas a publicar e ter havido outras que não foram muito desenvolvidas, isto é com várias pessoas designadas como s.m.n. ou apenas c.g. )
Dos seus ascendentes que cita os Lopes Picado deve procurá-los entre os da Casa de Telhô e da Arnóia que usaram esse apelido. E pelo lado Mesquita e Cunha, nas Casas da Igreja, de Calvilhe, e do Abelheiro ( de Cima e de Baixo ), em Canedo, ou nas da Igreja e Prado, em S. Romão do Corgo ( esta última recaída, precisamente, na Boavista.
João de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16323 | magalp | 27 jan 2002 20:14 | Em resposta a: #16310

Caro João de Carvalho

Da sua intervenção neste tópico ressalta um óptimo conhecimento das casas de Basto,
das suas gentes e respectivas origens. Referiu e bem, Sacadura Falcão e os Carvalhos de Basto, como boas fontes de informação, mostrando mto. claramente que domina a matéria. Assim, em relação à citada Casa do Campo, cuja multi secular varonia é Carvalho, como bem sabemos, queria perguntar se alguma vez conseguiu estabelecer relação entre Gonçalo Carvalho, c.c. Maria Pinta e Lourenço Martins de Carvalho, mencionado no Nobiliário do Conde D. Pedro, ou Lourenço Carvalho, Senhor das quintas do Campo e do Ribeiro, assim referido nas Inquirições de Dom Diniz, de 1301.
Sacadura Falcão não chega lá. Igualmente, os autores de os Carvalhos de Basto, nada acrescentam ao q. fora já dito e conhecido, inclusivamente nos tombos do Campo, Sto. Antonino (hoje desaparecido, mas q. existia em 1970) e Valinhas.
Poderá o meu caro João Carvalho acrescentar alguma coisa?
Cmptos/Manuel Maria Magalhães.

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16329 | ptm | 27 jan 2002 22:35 | Em resposta a: #16310

Caro João de Carvalho,
agradeço imenso as suas informações! Amanhã, vou tentar encontrar referências às casas que refere. Peço-lhe que leia a mensagem que escrevi neste grupo, no dia 25 e se puder me responda.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16393 | Vasco Jácome | 29 jan 2002 20:08 | Em resposta a: #16261

Caro Pedro Teixeira de Morais

Lamento só agora responder, mas o problema é que os “Carvalhos” estão em casa de meus pais e só hoje tive oportunidade de ir lá.

Em ambos os casos a resposta é negativa: nenhum foi sequer clérigo.

Gonçalo Teixeira (f. em meados do séc. XVI) cc Isméria de Barbosa Mendes, com bastante descendência.

André Teixeira, filho de António Teixeira e m.er Madalena Fernandes, da freg. da Croca, Penafiel, também foi casado e C.G.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#16409 | ptm | 30 jan 2002 14:12 | Em resposta a: #16393

Caro Vasco Jácome,
agradeço imenso a sua colaboração; só tenho pena é que estes dois Teixeira não sejam quem eu procuro! Tenho de tentar junto do ADB ...; pode ser que tenham informações acerca dos reitores de Linhares desta época. Há uma dúvida que se me levanta: a figura de Reitor, em inícios do século, XVII seria unicamente exercida por cónegos!? É que Gonçalo Teixeira teve mulher e filho ...!
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#17295 | ptm | 16 fev 2002 16:43 | Em resposta a: #16329

Caros foristas,
num património eclesiástico, datado de 30 de Maio de 1669, e onde são referidos os bens doados por minha avó em 8.º grau, Maria Gonçalves, viúva de Gonçalo Teixeira, os quais eram pais de Gonçalo Teixeira, reitor de S. Miguel de Linhares, refere que eram do Ligar do Outeiro de Cima. Peço que me digam se têm referências a este lugar e à Casa do Outeiro aí existente.
Pedro teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#17869 | ptm | 01 mar 2002 23:04 | Em resposta a: #17295

Caro José Luís Folhadela,
agradeço a sua amabilidade e mostro-me ao dispor para alguma investigação em que o possa auxiliar! Segundo um investigador com quem falei, relacionado à região de Basto, existiam as quintas do Outeiro de Cima, do Meio e de Baixo. A que procuro é a de Cima.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#19924 | ptm | 22 abr 2002 19:42 | Em resposta a: #16393

Caro Vasco Jácome,
peço-lhe mil desculpas, mas apaguei, sem querer,
a sua mensagem e os attach que me enviou, antes de os ler. Peço-lhe que os envie novamente.
Obrigado.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#19984 | Vasco Jácome | 23 abr 2002 21:11 | Em resposta a: #19924

Caro Pedro Teixeira de Morais

Julgo que deve haver aqui alguma confusão: eu não lhe enviei mais nada além destas 3 mensagens que pode ver aqui.

A menos que seja qualquer coisa de que já não me lembro e peço-lhe então que me refresque a memória.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#19987 | ptm | 23 abr 2002 22:20 | Em resposta a: #19984

Caro Vasco Jácome,
ontem recebi um mail com o seu nome. Como não tinha assunto, nem texto, apaguei-o, pensando que os attach's poderiam ter vírus. Depois é que me lembrei do seu nome, mas já era tarde! Será que o seu computador tem vírus e estão a ser difundidas mensagens sem o seu consentimento. Já aconteceu isso no local onde trabalho.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#20028 | Vasco Jácome | 24 abr 2002 22:06 | Em resposta a: #19987

Caro Pedro Teixeira de Morais

De facto não lhe enviei nada e fez bem em apagar pois isso é realmente muito suspeito.
Aliás, eu próprio também já recebi algumas oriundas de computadores de outros “forenses” (atenção Artur Camisão Soares e Luís Froes, isto é convosco...).

O mais curioso é que eu nem sequer tenho o seu e-mail particular! Nem me parece que conste na lista de alguns que tenho recebido de colegas do fórum.
Enfim, temos de estar atentos.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#20069 | artur41 | 25 abr 2002 20:55 | Em resposta a: #20028

Caro Vasco


Eu tive uma série de problemas com o Outlook; tive que reconfigurar a minha conta. No entretanto talvez tivesse entrado algum vírus: o Norton 2001, que tenho instalado, colocou em quarentena duas mensagens de pessoas, para mim, desconhecidas: estavam infectadas com o W32.
Se causei, involuntáriamente, algum transtorno, peço imensa desculpa!


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#243813 | Cau Barata | 09 nov 2009 17:18 | Em resposta a: #17869

Caros pesquisadores,

Gostaria de obter maiores informações sobre Francisco Teixeira Pinto Coelho (ou apenas Francisco Teixeira Pinto), natural da freguesia de S. Miguel de Carvalho, em Celorico de Basto, que foi casado, por volta de 1802, com Maria Joaquina Coelho de Barros, natural da Freguesia de Santa Maria de Viade.

Não sei se os mesmos pertencem as antigas Casas dos Teixeira de Carvalho, Teixeira de Macedo, Teixeira Coelho ou Teixeira de Barros. Acredito nessa possibilidade e, como alguns pesquisadores, participantes deste fórum, estudam estas casas, vislumbro um resultado bastante positivo em conseguir maiores informações genealógicas daquele casal: ancestralidade, etc.

Melhores Cumprimentos,

Carlos Eduardo (Cau) de Almeida Barata

Resposta

Link directo:

Casa do Outeiro, Veade, Cel. Basto

#408272 | Patrigo | 03 out 2018 17:19 | Em resposta a: #15894

Gostaria de saber a quem pertecence a Casa de Outeiro Celorico de Basto, Veade?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen