Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#276694 | mcmalvim | 19 mai 2011 16:28

Caro Dr Pedro França
O nome de Cândido Maximiano de Mello e Alvim, é referido no livro , Relações e Índices Alfabético dos Estudantes Matriculados na Universidade de Coimbra em diversos anos;
1º ano jurídico 1825/26
2º ano jurídico -1826/27
3º ano de cânones -1827/28
4º ano de cânones -Em 1834/35
5º ano de cânones
No citado livro que está digitalizado na “net” consigo também saber que o pai se chamava Francisco Manoel de Mello e Alvim e que Cândido Maximiano de Mello e Alvim residiu , na rua do Borralho nº 130 e no Palácio dos Confusos nº 137.

Será que é possível dentro das suas disponibilidades, saber mais deste meu familiar para além do nome do pai e das casas em que viveu em Coimbra enquanto estudante?
Como estou a dar os primeiros passos neste "campo", no caso de sua impossibilidade será que pode fazer o favor de me dar pistas (onde e como fazer ) para encontrar o que desejo?
Cumprimentos
Mª Conceição de Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277142 | Augusto Tavares | 27 mai 2011 09:52 | Em resposta a: #276694

EX.ma Senhora,

Tenho conhecimento de que Cândido Maximiano de Mello e Alvim foi casado com D. Maria da Rocha e que em 1857 morava no Porto. Eu descendo de um irmão de sua mulher. Como é que ele é seu familiar? Por que linha/ ramo?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277331 | mcmalvim | 30 mai 2011 22:11 | Em resposta a: #277142

Exª Senhor
Começo por pedir desculpa por só agora responder, mas em viagem não há computador, não há net e evitam-se ao máximo telefones....... e só hoje regressamos a casa.
Quanto a Cândido Maximiano de Mello e Alvim, dir-lhe-ei que é 3º avõ do meu marido (eu sou Melo Alvim por casamento).
Para além do que é referido na nossa menssagem a que teve a gentileza de responder, pouco mais sabemos, pois só agora com a aposentação e essencialmente como passatempo resolvemos tentar saber algo da família. Mas podemos informar que numa certidão que temos do baptismo do avô de meu marido com data de 21/06/1881, Cândido Maximiano de Mello e Alvim foi casado com Maria do Ó Teixeira. Será que é um outro ou houve outro casamento?
De Cândido Maximiano de Mello e Alvim, sabemos que nasceu em Tentúgal/Coimbra que, pelo menos, teve um filho nascido em Montemor-o-Velho/Coimbra chamado Cândido Alberto de Mello Alvim, mas que viveu e trabalhou no Porto e estava profissionalmente ligado à Justiça.Este, por sua vez, teve pelo menos um filho, Alfredo de Sá de Mello Alvim, nascido no Porto. Era professor e teve 5 (?) filhos. Um deles foi pai de meu marido, António Pinto de Sá de Mello Alvim, também nascido no Porto. Um dos seus filhos é António Alberto Allen de Melo Alvim, meu marido, também nascido no Porto.
Gostaríamos de lhe fornecer mais dados...mas, neste momento, pouco mais sabemos. Pensamos que se descobrirmos algo mais de Cândido Maximiano de Mello e Alvim nos arquivos da Uiversidade de Coimbra... poderemos avançar mais um pouco.
Por agora não o maçamos mais, Esperamos a bondade de uma sua resposta e ficamos ao seu dispor para outras informações.
Já agora, se desejar utilizar o telefone, o nosso nº é o 236 000 428.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Maria e António de Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277337 | f4b2 | 30 mai 2011 23:41 | Em resposta a: #277331

Caro Antonio de Melo Alvim

Chamou-me a atenção no Fórum o nome Melo Alvim,de facto do ano de 1909 vi as seguintes referencias:

- PEDRO LEITE PEREIRA de MELLO ALVIM - 2ºOfficial da Repartição de Fazenda Central - Rua Gomes Freire,162 - Porto

- JOÃO LEITE PEREIRA de MELLO ALVIM - 3º Official da Repartição da Fazenda Central - Rua Saraiva Carvalho,61 - Porto

- JOSÉ GONÇALVES PEREIRA ALVIM - Professor - Rua do Sol,37 - Porto

- ANTÓNIO BRANDÃO PEREIRA DE MELLO - Tentugal ( Montemor-o-Velho )-Juizo de Paz

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277361 | mcmalvim | 31 mai 2011 14:55 | Em resposta a: #277337

Caro João Barroca
Muito grato pelas suas informações, mas sem querer ser maçador não me consegue informar onde / como viu as referências datadas de 1909 ?
Os meus melhores cumprimentos
A de Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277364 | f4b2 | 31 mai 2011 15:15 | Em resposta a: #277361

Caro A de Melo Alvim

Não é maçador informar onde vi estas referências,tenho um Anuário de 1908/1909 e outro de 1944 de todos os Concelhos do País e onde são referidos todos os nomes e profissões existentes em Portugal e Ex.Colónias,tenho Anuários de nomeações de militares de 1822 a 1879,tenho um vasto Espólio da Guerra da Patuleia 1846/1847 e muitos mais documentos de consulta.
Penso que se puder ajudar as pessoas o faço de boa vontade ,eu tenho esses elementos ,apesar de recentes, nalguns casos ajudam e isso para mim é gratificante ser útil.

Os melhores cumprimentos

João Barroca
Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277370 | Maria Montoya | 31 mai 2011 16:21 | Em resposta a: #277364

ATT mcmalvim,
Se pesquisar no Forum o nome de Jose Urbano Leite Pereira de Mello e Alvim encontrara alguns antepassados deste meu Tio que era natural do Porto. Pode ser que tenha alguma relacao com os seus e assim juntará mais elementos aos que vai adquirindo.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277373 | abribas | 31 mai 2011 16:40 | Em resposta a: #277364

Caro João Barroca
Aproveitando-me da boleia, não terá alguma coisa no anuário de nomeações de militares sobre o Major Rodrigo António Leite de Morais, falecido a 28.10.1832 em Trancoso?
E da Patuleia, ou no referido anuário, não terá algo sobre Nicolau José Alves Ferreira Pinto Vilar, ou sobre o irmão deste, Constantino, que fizeram parte do exercito libertador?
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277376 | f4b2 | 31 mai 2011 16:45 | Em resposta a: #277373

Caro António

Prometo que logo á noite com calma irei verificar o que me pede se encontrar algum dos nomes eu enviarei esses dados

Com os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277378 | small | 31 mai 2011 17:03 | Em resposta a: #277364

Caro João Barroca

Pesquiso a Familia Campos Beltrão, caso encontre alguma referência agradeço.
Obrigada pela ajuda e boa vontade, para mim e tenho a certeza que para todos os intervenientes deste Fórum também é muito gratificante a sua disponibilidade.

Melhores cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277379 | Maria Montoya | 31 mai 2011 17:04 | Em resposta a: #277337

Caro João Barroca,
Aproveitando a sua oferta de ajuda, gostaria de o contactar por email, se poder ser, e enviar-lhe vários nomes dos meus antepassados que foram Capitães e Majores de cavalaria, infantaria ou outra arma???? que não sei, mas talvez através do anuário se consiga obter mais informacões.
Também gostaria de saber se o António Brandão Pereira de Mello que refere, se trata do meu quarto avô que nasceu a 26 de Abril de 1745 em Montemor-o-Velho (creio que na Quinta da Malta na Carapinheira) ?
Através do etombo tenho conseguido obter as certidões de baptismo mas o ano de 1745 não está ainda digitalizado.
O meu email, caso o possa sobrecarregar com o meu pedido, é: elopez@iol.pt
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277385 | f4b2 | 31 mai 2011 17:54 | Em resposta a: #277378

Cara Stella

Posso verificar se encontro alguma refrência á familia Campos Beltrão,mas tem que me indicar a naturalidade dos vários ramos da familia para ser mais fácil consultar.

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277401 | f4b2 | 31 mai 2011 21:04 | Em resposta a: #277379

Cara Maria Montoya

Tenho alguns nomes que talvez lhe interressem:

- FRADIQUE LOPES de SOUSA ALVIM - Coronel Agregado do Regimento de Mílícias de Viseu em 6 de Maio de 1822

- JOSÉ AUGUSTO LEITE PEREIRA de MELLO -Capitão do Regimento de Mílicias da Maia em 21 de Agosto de 1822

- PEDRO LEITÃO PEREIRA de MELLO - Capitão do Regimento de Infantaria 18 em 1 de Setembro de 1822

- JOÃO AGOSTINHO PEREIRA de MELLO - Tenente das Mílicias de Aveiro em 21 de Agosto de 1822

- JOSÉ BRANDÃO PEREIRA de MELLO - Capitão das Milicias de Coimbra em 21 de Agosto de 1822

- NAREIZO ANTÓNIO VIDAL PEREIRA de MELLO - Tenente do Regimento de Milicias de Aveiro em 31 de Outubro de 1822

Espero que ajude

Os meus cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277413 | mcmalvim | 31 mai 2011 22:48 | Em resposta a: #277364

Caro João Barroca

Estou muito agradecido pela sua simpatia e disponibilidade.
Como estou a dar os primeiros paços em genealogia ....estou a aprender e a tentar organizar-me. Assim, sempre que precisar da sua colaboração não hesitarei
Os meus melhores cumprimentos
António A A de Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277414 | Maria Montoya | 31 mai 2011 22:49 | Em resposta a: #277401

Att Joäo Barroca,
Muito obrigada pela sua preciosa ajuda e disponibilidade. Sou bisneta do José Brandao Pereira de Mello e ainda não consegui descobrir a data de nascimento. O que tenho é uma certidão de casamento realizado em S. Sebastião do Espinhal em 29 de Setembro de 1856. Ora entre 1822 e 1856 vão 34 anos. Que idade teria ele em 1822, para ser já Capitão?
Será que encontra no Anuário ou noutros dos seus livros, os seguintes:
José Maria de Brito, natural de Évora e que já era Major reformado (de que arma?) em 22 de Fevereiro de 1872
Miguel da Costa Quaresma - capitão (de que arma?) nascido em 6 de Abril de 1774 em Vilarinho da Lousã
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277416 | mcmalvim | 31 mai 2011 22:53 | Em resposta a: #277370

Exª Srª Maria Montoya

Grato pela sua informação.

Os meus melhores cumprimentos
António A A de Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277417 | Maria Montoya | 31 mai 2011 22:57 | Em resposta a: #277414

Att Joao Barroca,
Esqueci-me ainda deste meu bisavó - Bartolomeu Goncalves Coelho, que serviu creio como Capitão nas Milicias do Principe Perfeito (?). Não tenho comigo os dados relativos a ele mas em 5 de Setembro de 1875 nasceu-lhe uma filha na Ajuda/Lisboa.
Mais uma vez obrigada.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277439 | small | 01 jun 2011 12:24 | Em resposta a: #277385

Caro João

António Duarte Campos Beltrão, natural de Odemira, exerceu advocacia em Lisboa, pelo menos.
Francisco Eduardo de Campos Beltrão, nasceu em Braga, interessa-me sobretudo o período de tempo entre 31/1/1891 e 5/10/1910, período em que foi compulsivamente afastado do exército. (Residia em Braga e Guimarães a partir de 1909)

Tibério César de Campos Beltrão, Braga

Francisco de Campos Beltrão, nasceu em Grandola, era cirurgião mor e faleceu em Bragança em 4/9/1837, fez parte dos oficiais que acompanharam o Conde de Vimioso na fuga para Espanha, durante as guerras liberais.

Eduardo de Campos Beltrão, pai de Francisco e Tibério, natural de Lisboa, mas residiu em Braga, Viana do Catelo, Coimbra.

Espero ter ajudado. Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277440 | f4b2 | 01 jun 2011 12:26 | Em resposta a: #277417

Cara Maria Montoya

Ainda não pesquisei o último nome que me enviou, mas verifiquei os outros e o que vi foi o seguinte:
- JOSÉ MARIA - Segundo Tenente Ajudante do 3º Regimento de Artilharia em 14 de Fevereiro de 1860
Á muitos Josés Marias mas nenhum é BRITO .

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277447 | f4b2 | 01 jun 2011 16:04 | Em resposta a: #277373

Caro António

Não consegui ainda ver referencias ao Major Rodrigo António Leite de Morais, mas vou deixar alguns nomes que podem ter interesse para si:

- JOAQUIM JOSÉ de MORAES - Alferes do Regimento das Mílicias da Figueira em 20 de Fevereiro de 1822

- JOSÉ DIOGO de MORAES - Sargento do Regimento de Milicias de Braga em 4 de Julho de 1822

- FRANCISCO MANUEL MORAES - Capitão do Regimento de Milicias de Moncorvo em 17 de Julho de 1822

- FRANCISCO XAVIER de MORAES - Tenente Coronel do Regimento de Milicias de Chaves em 17 de Julho de 1822

- ANTÓNIO JOSÉ de MORAES - Capitão do Regimento de Milicias de Bragança em 17 de Julho de 1822

- FRANCISCO da SILVA FONSECA MORAES - Major Capitão das Milicias de Castello Branco em 9 de Dezembro de 1822

- ANTÓNIO VICTORINO de MORAES - Capitão do Regimento de Milicias de Miranda em 1 de Setembro de 1822

- HENRIQUE MANOEL de MORAES - Ajudante do Infantaria 13 em 2 de Setembro de1822

Espero que tenha algum seguimento com estes nomes

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277453 | abribas | 01 jun 2011 17:27 | Em resposta a: #277447

Caro Confrade João Barroca,
Muito obrigado pela disponibilidade encontrada.
Do Major Rodrigo António Leite de Morais (*3/2/1780 Lordelo do Ouro), que está aqui no geneall em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=288369 , tenho informação de que seria Capitão de Infantaria do 1º Regimento do Porto em 1814, e sei que faleceu em Trancoso em 1832 não sei em que circunstancias, nem sei de que lado alinhava.

Quanto aos Pinto Vilar, que pesquiso também, sei que estiveram com o exercito libertador em 1832, e que o Constantino (*1802,+1865) no jornal "O Nacional" de 18 de Novembro de 1846, é citado como Administrador do Concelho de Sabrosa e comandante de forças populares Patuleias.
Mais uma vez obrigado,
António

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277478 | Maria Montoya | 01 jun 2011 23:51 | Em resposta a: #277440

Att João Barroca,
Conforme me diz, há muitos Josés Marias mas nenhum Brito, infelizmente a informacão enviada não é do meu José Maria pois o mesmo é referido como Major reformado na certidão de baptismo da neta - Sé Nova wm Coimbra realizado em 25 de Marco de 1872.
Dar-me-à uma ideia onde poderei pesquisar dados sobre o mesmo?
Muito obrigada pela sua ajuda.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277483 | f4b2 | 02 jun 2011 00:24 | Em resposta a: #277478

Cara Maria Montoya

Ainda continuo a minha pesquisa, são vários livros a consultar,no entanto anotei mais dois nomes :

- ANTÓNIO MARIA de BRITO - Licença de trinta dias para uso interno das águas das Caldas da Rainha na sua origem ao Capitão do Batalhão de Caçadores 5,é concedida llicença por motivo de moléstia.
- JÚLIO CÉSAR FERREIRA QUARESMA - Sargento Graduado Aspirante a Official no Regimento de Cavallaria 4 em 30 de Julho de 1860.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277566 | f4b2 | 02 jun 2011 19:42 | Em resposta a: #277414

Cara Maria Montoya

Finalmente tenho uma novidade para si,em 11 de Março de 1861 JOSÉ MARIA de BRITO era Tenente Graduado no Regimento de Infantaria 16.

Espero que possa dar seguimento ao que deseja com este novo dado.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277648 | mcmalvim | 03 jun 2011 22:41 | Em resposta a: #277142

Ex Sr Augusto Tavares
Peço desculpa por o incomodar mas posso acrescentar em relação a Cândido Maximiano de Melo Sousa e Alvim que sendo natural de Tentúgal e filho de Francisco Manuel de Melo e Alvim.saiu bacharel formado em Cânones a 25.05.1836,pela Universidade de Coimbra.
Nesta informação que recebi da U C, referem-no como sendo Sousa...mas a naturalida e o nome fdo pai
é igual à informação que tinha anteriormente.
Cumprimentos
António de Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277656 | f4b2 | 03 jun 2011 23:38 | Em resposta a: #277439

Cara Stella

Nas minhas pesquisas apenas encontrei um nome BELTRÃO,passo a citar:

O Posto, e situação do official declarado na relação refere-se ao estado em que se achava em 1812 e proposto para a condecoração da CRUZ o Alferes do Regimento de Mílicias de Villa Real, BERNARDINO de SENNA BELTRÃO.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277667 | roz | 04 jun 2011 10:44 | Em resposta a: #277566

Caro Joao Barroca

Ja que se ofereceu para ajudar, queria pedir-lhe o favor de ver se encontra Joao Gualberto de Sa' Carneiro que foi escrivao da Mesa Grande da Alfandega de Lisboa no sec. XIX e se ha' alguma informacao sobre ele.

Desde ja obrigada pela sua atencao.
Com os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277680 | mcmalvim | 04 jun 2011 16:19 | Em resposta a: #277364

Caro Sr João Barroca
Como sei que gosta de ajudar, não resisti a incomodá-lo.
De Cândido Maximiano de Melo Sousa e Alvim, ou Cândido Maximiano de Melo e Alvim, sei que saiu bacharel formado em Cânones a 25.05.1836, sendo natural de Tentúgal e filho de Francisco Manuel de Melo e Alvim.
Será que poderei ter algum conhecimento da sua profissão e onde a exerceu?
Grato pela sua atenção
Os meus melhores cumprimentos
A de Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277689 | Augusto Tavares | 04 jun 2011 17:49 | Em resposta a: #277331

Ex.mos Senhores,

Muito agradeço a v. resposta.
Penso que se trata, de facto, da mesma pessoa. Também a minha avó que era irmã de D. Maria da Rocha era natural de Tentúgal e usava o apelido Teixeira da Rocha. Fico contente por ver que, em pouco tempo, já conseguiram bastante informação sobre estes vossos antepassados.
Eu, por acaso, tenho um livro sobre estudantes da Universidade de Coimbra naturais do Brasil onde é referido o tal Dr. Francisco Manuel de Melo e Alvim, natural de Mariana, Brasil, onde terá nascido por volta de 1787. E em buscas na internet também encontrei um Dr. Francisco Manuel de Melo Sousa e Alvim, professor de Filosofia em Mariana, Brasil em 1794 e que pode, portanto, muito bem ser pai do anterior e avô paterno do Cândido Maximiano.

Com certeza que já receberam alguma mensagem sobre a eventual hipótese de este site fantástico vir a encerrar... todos precisamos de colaborar porque de facto aqui se presta um grande serviço ao país. A única forma de ajudarmos é subscrevendo o geneall plus que dá acesso a áreas restritas do site. Vejam as condições de subscrição e subscrevam se puderem...

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277691 | f4b2 | 04 jun 2011 18:14 | Em resposta a: #277667

Cara M.Rosário

Não tenho,ainda,qualquer indicação sobre o nome que me pediu, mas tenho outras referências que lhe podem interessar e cito:
- Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra em 17 de Outubro de 1822.
- Por decreto de Sua Magestade de 27 do mês passado -Trens.
Tenente do Batalhão de Caçadores nº 11 - ANTÓNIO ALVES de SÁ CARNEIRO

- Major JOSÉ PAULINO de SÁ CARNEIRO -Major do Regimento de Infantaria nº 6 em 10 de Fevereiro de 1860
- Tenente-Coronel no Batalhão de Caçadores nº 4 e nos Regimentos de Infantaria nºs 1 e 5

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#277755 | mcmalvim | 05 jun 2011 15:59 | Em resposta a: #277689

Ex.mo Senhor

Imensamente grato pela sua amabilidade e disponibilidade. Uma das coisas que de certa forma me está a surpreender é que entre os utilizadores deste site existe uma enorme solidariedade uma grande vontade de ajudar, valores que, no meu entender (posso estar enganado) são cada vez mais raros no nosso país. Também por isso, já subscrevemos o serviço geneall plus e tem valido a pena, apesar de ainda não termos explorado todas as potencialidades do site.
Relativamente ao livro sobre estudantes da Universidade de Coimbra naturais do Brasil, foi um bom auxiliar e é uma pista. Pena é que não tenha as datas da sua passagem por Coimbra, mas …não se pode ter tudo.
Na net descobri que no livro “Repertório Geral ou Índice Alfabético das Leis Extravagantes do Reino de Portugal”, publicado por Manuel Fernandes Thomáz aparece o nome de Francisco Manoel de Mello e Alvim, referido como subscritor. É outra pista que tenho, que também vou tentar explorar, mas também ainda não sei como , pois estou a dar os primeiros passos nesta área
Quanto a Cândido Maximiano , vou tentar descobrir se teve mais do que um filho.
Termino, agradecendo mais uma vez as suas informações e, se me permite, ir-lhe–ei dando conhecimento do que descobrir, pois julgo que, assim, me poderá ajudar ainda mais.

Cordiais saudações.
A Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#278869 | mcmalvim | 17 jun 2011 22:28 | Em resposta a: #277689

Caro Sr Augusto Tavares
Efectivamente, Francisco Manuel de Mello Alvim é natural do Brasil segundo a Certidão de baptismo de Cândido Alberto de Mello e Alvim, filho de Cândido Maximiano de Mello Alvim.
Cândido Alberto, foi baptizado em Tentúgal Concelho de Montemor-o-Velho Bispado de Coimbra e tal como o pai e a mãe D. Maria do Ó Teixeira do Valle ( Valle, não costa nas Certidões que eu já tinha), também nasceu em Tentúgal Concelho de Montemor-o-Velho Bispado de Coimbra.
Os pais de Maria do Ó , eram, Sebastião José Teixeira da Rocha, de Tentugal, e avô Ana Teixeira do Valle, das Meãs.
Agora, se não fosse muito o incómodo, será que me pode dar o Título, Autores e Editores do livro de estudantes da Universidade de Coimbra naturais do Brasil onde é referido Francisco Manuel de Melo e Alvim ?
É que pelo que me disseram na U C, o conhecimento de outros alunos poderá ajudar a “chegar” ao Francisco.
Os meus cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#278878 | RCCORREIA | 17 jun 2011 23:03 | Em resposta a: #277370

Cara Maria

Possivelmente serão parentes (também relacionados com Mellos Alvins de Viana referidos no Felgueiras Gayo) até pela ligações a Tentúgal/Póvoa de Santa Cristina.

Abraço
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#278879 | RCCORREIA | 17 jun 2011 23:05 | Em resposta a: #277331

Cara Maria e António
Caro Augusto

Julgo que a esposa seria Maria do O Teixeira da Rocha, donde o Maria da Rocha, referido e não outra pessoa, Mas isso tem que ser conferido.

Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Patuleias

#278880 | RCCORREIA | 17 jun 2011 23:17 | Em resposta a: #277691

Caro João Barroca

Andando por aqui a tentar dar uma ajuda aos Alvins vi a sua informação sobre Patuleias que me interessa.

Tive pelo menos um antepassado madeirense que andou por lá. Será que é referido nos seus papeis?

João Correia, n. Funchal desembarcou no Mindelo, julgo que sendo então alferes. Terminou Major e comandante da Praça de Portimão.

Haverá também alguma referência ao filho
Francisco Correia http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1208973 ?

Este chegou ao posto de brigadeiro, tendo sido Comandante em Chaves antes de se aposentar.

Obrigado
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Patuleias

#278904 | f4b2 | 18 jun 2011 12:31 | Em resposta a: #278880

Caro Rui C Correia

Estive a pesquisar os livros Militares que possuo,de 1812 a 1822 e anotei vários Corrêas,mas não vi o que pretende.
Se quiser envio-lhe os nomes dos outros Corrêas?
Ainda me falta ver outros anos,vou continuar a procurar.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Patuleias

#278911 | RCCORREIA | 18 jun 2011 16:10 | Em resposta a: #278880

O que tenho é o que vai abaixo. Os militares são o filho e neto do primeiro referido neste texto

João Pedro Correia, natural de Madalena do Mar, baptizado nas Canhas, dito filho de pais incógnitos.
Casou 14.02.1795 em Câmara de Lobos , com Marta Luísa Rodrigues, filha de João Rodrigues e Antónia Luísa (casado em CL em 1751), neta paterna de João Rodrigues e Domingas Gonçalves (casados no ECL em 1719), bisneta paterna de Manuel Rodrigues e Maria, neta paterna de avô incógnito e ? Gomes, filha de António Moniz e Úrsula das Virgens (casados em 1697 na Ponta do Sol)

Tiveram em 1799 em S. Pedro/Funchal João Pedro de Azevedo Correia que em 16.11.1817 casa em S. Pedro com Maria Helena (de Jesus) do Nascimento, filha de Manuel Rodrigues de Freitas e Clara Maria Nóbrega dos Santos (casados em 1793) neta paterna de Antº Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues e Domingas, e Mariana Rosa, neta materna de António Gomes Nóbrega e Maria dos Santos.

Esteve entre os Bravos do Mindelo. Integrou-se na Infantaria fazendo carreira que terminou como Major. Cavaleiro da Real Ordem de S. Bento de Aviz . Faleceu em 01.07.1866 sendo já viúvo e deixando três filhos vivos dos cinco que teve, sendo então Comandante da Praça de VN Portimão.

Um dos filhos foi Francisco de Azevedo Correia, n. no Funchal 29.11.1829 que seguiu as pisadas do pai na carreira militar sendo reformado como Brigadeiro-General. Medalha de Prata de classe de comportamento exemplar, Cavaleiro e Comendador da Real Ordem de S. Bento de Aviz.

Casou com Constança Dolores Perianes Dominguez, nascida em Vila Nova de Castellejos, Huelva, filha de Manuel Perianes e Inêz Tomásia Dominguez.

Tiveram sete filhos (Inês, 1853, Júlia, Constança Dolores, duas filhas cujo nome desconheço, Francisco e Ilydio d’Aquino)

Resposta

Link directo:

RE: Patuleias

#278912 | RCCORREIA | 18 jun 2011 16:19 | Em resposta a: #278904

João Corrêa

Envolveu-se nos acontecimentos políticos de 1828 na Ilha da Madeira. Em 1932, juntou se às milícias, fugindo da Madeira para Porto Santo e dali para os Açores no Brigue Conde de Vila Flor. Fez as campanhas militares por D. Pedro IV e recebeu por isso a Medalha das Campanhas (3 anos).

Assim o contavam os seus descendentes e ao que parece confirmam F. Silva e C. Meneses no Elucidário Madeirense (vol. I pgs. 330 e sgts.) abaixo

"Bravos do Mindelo. Numerosos foram os madeirenses que se bateram pela causa da liberdade na longa e cruenta guerra civil que terminou com a convenção de Évora Monte, assinada a 26 de Maio de 1834, mas desses beneméritos, muitos dos quais fizeram parte da expedição de 7:500 homens com que D. Pedro desembarcou nas praias do Mindelo no dia 8 de Julho de 1832, apenas chegaram até nós os nomes dos
seguintes:

João Correia. Foi mais tarde alferes de infantaria 5.

António Teixeira Dória . Só prestou serviço como oficial de marinha. (há relações familiares também com este)

Dos trinta e quatro liberais cujos nomes ficam mencionados, cremos que só os dezassete ou dezoito primeiros fizeram parte da expedição de 7:500 bravos com que D. Pedro desembarcou nas praias do Mindelo no dia 8 de Julho de 1832. Com relação aos restantes, nenhumas provas temos de que se incorporassem na referida expedição, embora saibamos que foram também soldados devotados da liberdade, pela qual combateram durante toda a campanha ou grande parte dela. Cerca de cem madeirenses desembarcaram com D. Pedro em Portugal, tendo muitos deles, talvez a maior parte, perdido a vida nos campos de batalha.

A 4 de Abril de 1832 foi a ilha do Porto Santo ocupada por uma força de 60 praças, sob o comando do capitão Bento José de Oliveira, vinda dos Açores no brigue de guerra Conde de Vila Flôr e na escuna Terceira, e no dia 7 aportou á mesma ilha a fragata D. Maria II, trazendo a seu bordo o almirante Sertorio, o general Luiz da Silva Mousinho de Albuquerque, o deão da Sé do Funchal, Januario Vicente Camacho, e outros constitucionais.
A ocupação durou até 25 de Maio, embarcando a referida força nesse dia para os Açores, acompanhada de 104 voluntários que tinham fugido da Madeira para o Porto Santo a fim de se incorporarem nas tropas que D. Pedro estava organizando para combater a rude tirania de D. Miguel.
Elucidário Madeirense"

Militar de carreira, passando pelos regimentos nº 5, nº 11 e nº 15, reformou-se em 27.07.1858 no posto de major de infantaria, e tendo em 02.01.1863 tomado o cargo de Governador da Praça de Guerra de 2ª classe de Vila Nova de Portimão.

Foi condecorado com o grau de Cavaleiro da Real Ordem de S. Bento de Aviz.

João Pedro faleceu em Vila Nova de Portimão em 1.07.1866, sendo já viúvo e deixando três filhos vivos, dos cinco que houve no casamento.

Resposta

Link directo:

RE: Patuleias

#278913 | RCCORREIA | 18 jun 2011 16:21 | Em resposta a: #278912

Francisco de Azevedo Correia, nasceu em S. Pedro – Funchal em 29.11.1829 e seguiu as pisadas do pai na vida militar.

Assentou praça em 01.04.1846, passou a alferes em 21.02.1865, tenente 19.04.1871, capitão 30.10.1877, major 21.07.1886, tenente-coronel 29.05.1891 e coronel em 28.08.1894. Retirou-se sendo Comandante do Regimento de Infantaria nº 19 (Chaves), tendo antes passado por numerosos quartéis.

Foi viver depois para Coimbra onde faleceu em 28.05.1896.

É citado no livro “Generais Portugueses”) e

Recebeu a medalha de prata da classe de comportamento exemplar.

Foi ainda agraciado com o grau de Cavaleiro e depois o de Comendador da Real Ordem de S. Bento de Aviz.

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#278954 | mcmalvim | 18 jun 2011 23:14 | Em resposta a: #278879

Caro Rui Correia
No Registo do Casamento Cândido Alberto Alberto filho de de Cândido Maximiano e Maria do Ó, que teve a amabilidade de me enviar e que mais uma vez agradeço, refere " D. Maria do O Teixeira do Valle"
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#278962 | RCCORREIA | 19 jun 2011 01:28 | Em resposta a: #278954

Veja que o pai era Teixeira da Rocha e a mão do Valle. Os apelidos usados pelas pessoas eram muito variáveis e já achei a mesma pessoa com apelidos diferentes em registos dos filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#278991 | Augusto Tavares | 19 jun 2011 12:31 | Em resposta a: #278869

Caros Confrades,


Trata-se do seguinte livro:

Francisco de Morais (Ministério da Educação e Saúde – Biblioteca Nacional), "Estudantes Brasileiros na Universidade de Coimbra (1772-1872)", Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1943

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#279012 | mcmalvim | 19 jun 2011 17:27 | Em resposta a: #278962

Boa tarde Rui
"Tou" sempre a aprender....
Obrigado
António

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#279013 | mcmalvim | 19 jun 2011 17:28 | Em resposta a: #278991

Boa tarde
Muito obrigado
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#279036 | roz | 19 jun 2011 20:20 | Em resposta a: #277691

Caro Joao Barroca

Primeiro que tudo as minhas desculpas por nao ter ainda agradecido a sua resposta mas ha' tempos que o Geneall nao me avisa das respostas e o topico "passou-me".

Muito obrigada pelas referencias enviadas. Os nomes em si nao me dizem nada mas estarao relacionados com ele ou pelo menos a familia. Irei ver que mais encontro sobre eles.

Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Cândido Maximiano de Mello e Alvim,

#285421 | mcmalvim | 23 ago 2011 17:40 | Em resposta a: #277142

EX.mo Senhor Augusto Tavares
Antes de mais peço desculpa pelo tempo que lhe vou tomar e pelo pedido que vou fazer
Em tempos “falámos” a propósito de Cândido Maximiano de Mello e Alvim casado com D. Maria da Rocha.
Agora, como continuo a tentar passar o meu tempo de aposentado às “voltas” com os ascendentes e como já tenho o essencial de Cândido, pensei em saber algo mais de sua mulher. Então lembrei-me que o Sr. poderia ter alguma informação que me pudesse ajudar.
Com os meus cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 03:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen