Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#276850 | hmartins | 22 mai 2011 00:17

Procuro informação genealógica (ou indicações a documentos a ele respeitante, como inquirições de génere, por exemplo) relativa aos antepassados do padre José Martins, coadjutor na paróquia de Nossa Senhora d'Assumpção da freguesia de São Vicente da Beira, Castelo Branco, à data de 31 Dez 1899, natural desta freguesia.

Terá possivelmente sido também pároco em Peroviseu e/ou ainda sido mais tarde director do (ou pelo menos pertencido ao) Seminário de Cernache de Bonjardim.

Obrigado por qualquer ajuda que possam facultar.

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#276863 | f4b2 | 22 mai 2011 13:44 | Em resposta a: #276850

Caro Martins

Não sei se alguns dos nomes que vou indicar terá sido antepassado do Padre José Martins,mas deixo-lhe os nomes:

- Bonifácio João de Brito Coelho de Faria - Administrador do Concelho de S.Vicente da Beira em 1847
- Francisco António de Macedo - Recebedor do Concelho
- J. Silvestre Nogueira
- José da Conceição
- António Nunes Franco Machado
- José Nunes Geraldes
- António Fernandes Lipo
- Carvalho de Maria
- António Gonçalves Carvalhão
- Francisco Rebelo de Albuquerque
- João Serrinha
- José Januário Raposo

Todos estes nomes são dos anos de 1846 e 1847

Padre Pires Antunes - 1891
Paroco João Fernandes de Santiago - 1909
Coadjutor António Bonifácio da Silva - 1909
Padre José Antunes David dos Reis - Professor em 1909

Os melhores Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#276904 | hmartins | 23 mai 2011 11:56 | Em resposta a: #276863

Caro João Barroca,
obrigado pela sua resposta.

De facto nenhum dos nomes se enquadra como antepassado do Padre José Martins. Continuarei com a esperança que alguém me consiga disponibilizar alguma informação.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#277031 | f4b2 | 25 mai 2011 16:12 | Em resposta a: #276850

Caro Martins

Não sei se é a mesma pessoa,tenho uma referência a JOSÉ MARTINS do Ano de 1909 como sendo o Pároco da Freguesia de Lavacolhos,Concelho do Fundão.
Espero que ajude.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#277064 | f4b2 | 25 mai 2011 22:16 | Em resposta a: #277031

Caro Martins

Num livro sobre a igreja do Fundão é mencionado o nome do Padre JOSÉ ANTÓNIO MARTINS,como tendo sido assassinado em 1834,devido ao facto de ser Miguelista.
Poderia ser familiar de JOSÉ MARTINS,ambos foram Padres.

Com os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#277074 | hmartins | 25 mai 2011 23:45 | Em resposta a: #277064

Obrigado pelas informações que prestou.
Aquele que refere ter sido assassinado em 1834 não será pois aquele que procuro terá nascido (pelas minhas contas) durante a década de 1860, em princípio. Já o que refere ser pároco em Lavacolhos, poderá ser sim, a data é aceitável, mas não tenho qualquer informação sobre ele ter (ou não) passado por essa paróquia.

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#277076 | hmartins | 25 mai 2011 23:55 | Em resposta a: #277074

Segundo as minhas investgações preliminares o padre José Martins será:
- filho de Francisco Martins (do Tripeiro, S. Vicente da Beira) e Maria Barbara (do Mourelo, S. Vicente da Beira)
- neto paterno de Jose Martins (do Barbaído, Freixial do Campo) e Joanna Maria (do Tripeiro, S. Vicente da Beira)
- neto materno de Jose Rodrigues Bartolomeu (do Mourelo, S. Vicente da Beira) e Barbara Maria (de Rochas de Baixo, Almaceda).
Não tenho datas excepto por aproximação (daí a década de 1860 para o seu nascimento e década de 1890 para o início do seu sacerdócio).
Também determinei que (rezam os antigos) a capela do Mourelo, S. Vicente da Beira, terá sido mandada construir pelo seu pai Francisco Martins para que o Padre José Martins pudesse celebrar a eucaristia na aldeia, no início do seu sacerdócio.

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#283391 | hmartins | 31 jul 2011 10:41 | Em resposta a: #277076

Venho renovar este meu pedido.

- Entretanto obtive conhecimento empírico que o Padre José Martins terá falecido em Peroviseu no ano de 1935 (ou muito próximo). Alguém terá a lista dos párocos desta freguesia?

- O Padre José Martins andou no Colégio de São Fiel e era amigo do Nobelado Egas Moniz. Terão frequentado este estabelecimento no mesmo período.

- Onde poderei encontrar as inquirições de génere, tendo em consideração que São Vicente da Beira (freguesia de nascimento deste padre) pertence ao Bispado da Guarda?

- É exequível soliitar a uma CRC (neste caso seria do Fundão) a pesquisa de um assento de óbito sabendo-se apenas o ano de óbito?

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#283408 | f4b2 | 31 jul 2011 12:42 | Em resposta a: #283391

Caro hmartins

O CRC do Fundão, sabendo o local e a data aproximada do óbito têm até agora,sempre que necessito,procurado o que se pretende.

Cumprimentos

João Barroca - Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#293364 | Pedro França | 24 dez 2011 02:32 | Em resposta a: #283391

Caro hmartins:

Há uma pessoa que não é navegante do fórum mas costuma presenciar o cruzamento de informações que por aqui vão chegando. Essa pessoa tem manifesta vontade em contactá-lo pessoalmente pois tudo indica que ambos tên assuntos em comum a tratar e do interesse, pois, de ambas as partes.
Essa pessoa, de seu nome - David Guerra - escreveu-me, enviou-me um mail, e deste vou só transmitir as partes da mensagem que não encerram nada de pessoal para nós:

"Prezado Pedro França.

(...) Assim, passados estes anos venho maçá-lo novamente. Não estou registado no Geneall mas vou vendo o forum e, para minha surpresa, há alguns meses um confrade que assina como hmartins aparece a pedir ajuda quanto a informações sobre um padre... que foi meu tio bisavô e a casa onde viveu e morreu em Peroviseu ainda nos pertence.
Procurei por mais rubricas lançadas por esse confrade e, para meu espanto, ele vem a pedir ajuda na identificação de um casal que consta numa fotografia,... e, esse casal são os meus avós maternos.
Estou portanto perante alguém que é parente.
Queria então pedir-lhe se poderia contactar o confrade - hmartins - e dar-lhe o meu e-maii e pedir-lhe que me contacte, ou então dar-me-á ele o seu mail e eu contactá-lo-ei. (...)."

Pois, o e-mail deste seu parente, David Guerra, é como segue:
davidguerra@sapo.pt

Agora, estejam à vontade. A minha parte está feita.

Abraço e boa continuação
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Padre José Martins, São Vicente da Beira, Castelo Branco

#293367 | hmartins | 24 dez 2011 11:56 | Em resposta a: #293364

Caríssimo,

muito obrigado pela informação que me facultou. Fiz já o contacto com o seu amigo David Guerra, através do mail que aqui indicou.

Com os votos de um Santos Natal,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 01:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen