Fernão de Magalhães aquece ! Agora é a confraria queirosiana

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Fernão de Magalhães aquece ! Agora é a confraria queirosiana

#277030 | tmacedo | 25 mai 2011 15:14

Caros confrades

Fui informado pelo confrade Ricardo Charters da intervenção da Confaria Queirosiana (ao que chegámos) na questão magalhânica, talvez por obra de um qualquer Acácio.

Refere o seguinte a propósito da minha publicação:
"Fernão de Magalhães “aquece” ....Entretanto no passado dia 4 de Maio houve na Casa do Infante no Porto, uma palestra pelo Eng.º António Taveira em que este mostrou a casa onde, segundo deduziu, terá vivido o pai de Fernão de Magalhães, logo que o filho poderá ali também ter nascido. Num pequeno opúsculo que publicou sobre o assunto, intitulado Fernão de Magalhães “o do estreito” de Santa Maria da Sé do Porto e em que afinal alude a muitas das ligações do navegador e sua família a Vila Nova de Gaia, como não é historiador e não estudou convenientemente a história da região, confundiu Gaia com Vila Nova e levou o assunto até à Casa de Campo Bello, que é em Gaia, por não saber que os Cernaches também tinham propriedades em Vila Nova, perto do «lugar de Rui de Magalhães»...."

Nada dizem a propósito da célebre "viela do Magalhães", tão publicitada neste forum mas nunca localizada nem documentada.

Enviei ao autor da notícia a seguinte mensagem, esperando resposta:

Ex.mo Senhor
J. A. Gonçalves Guimarães
Mesário-mor da Confraria
Recebi a mensagem abaixo do eng.º Ricardo Charters. Nela fazem-se diversas considerações sobre uma publicação minha a propósito de Fernão de Magalhães. Como me parece que quem o fez não leu a citada a publicação, se não certamente não diria o que disse, pedia-lhe que me desse uma direcção para mandar um exemplar ao autor do comentário.
Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 set 2024, 03:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen