Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias | Informática

Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#277052 | MCNN | 25 mai 2011 20:50

Boa noite

Reparei hoje que o Arquivo Distrital de Lisboa já disponibiliza, para consulta online, alguns livros relativos ao Governo Civil de Lisboa, nomeadamente no que concerne a registos de passaportes.

Assim, no site:

digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt

se escolherem Pesquisa Avançada, activarem a box "com representação"(digital) e se, no campo Código de referência, colocarem:

PT/ADLSB/AC/GCL/H-D

clicando em Pesquisar são apresentados já 55 livros, relativos a Registos de Passaportes (24 livros, de 1839 a 1949), a Registos de Vistos em Passaportes (22 livros, de 1914 a 1944) e a Registos de Vistos em Passaportes Estrangeiros (9 livros, de 1856 a 1950).

Boas pesquisas


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#277085 | fertelde | 26 mai 2011 03:35 | Em resposta a: #277052

Estimado Mário César Navarro:

É de agradecer ter dado esta noticia. Os brasileiros terâo uma boa oportunidade para investigar.-

Cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#277101 | Manitu | 26 mai 2011 14:17 | Em resposta a: #277052

Caro Confrade
Mário César Navarro

Excelente notícia que nos dá.
E que pesquisa tenho que fazer para encontrar o destino que teve o meu bisavô, pois sei, pelo que se diz, que faleceu em Lourenço Marques, ou algures em Moçambique, talvez pelo ano 1922.
Será um trabalho enorme, pois nem sequer sei quando partiu.

Mais uma vez agradeço a informação.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#277126 | rgmatos | 26 mai 2011 21:34 | Em resposta a: #277052

Amigo Mário César,

Ótima notícia. Este brasileiro aqui vai procurar alguns nomes. Antes, contudo, vou fazer o download do livro inteiro. É bem mais simples e prático!
Eu só tenho que descobrir a chave para colocar no DownloadThemAll.

Melhores cumprimentos e boa sorte,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#277139 | rgmatos | 27 mai 2011 00:05 | Em resposta a: #277052

Amigo Mário César,

Uma pergunta, cuja resposta pode ser óbvia: quem está nesses livros? Todo cidadão que retirou um passaporte? Ou apenas quem o tirou em Lisboa?

Cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#277183 | MCNN | 27 mai 2011 23:53 | Em resposta a: #277139

Amigo Ricardo

Nesses livros constam os registos de passaportes pedidos em Lisboa.

Os livros de registos de passaporte do Porto também já estão disponibilizados no site do Arquivo Distrital do Porto.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#277332 | Klo | 30 mai 2011 22:16 | Em resposta a: #277183

Caros Confrades,
Alguem saberia diozer se os livros de registros de passaportes em Coimbras se encontram digitalizados?
Obrigada
Clotilde

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#279397 | clover779 | 24 jun 2011 08:00 | Em resposta a: #277332

Estimada Clotilde,

os de Coimbra, infelizmente, ainda não estão disponíveis on-line.

Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#279697 | Gennison | 28 jun 2011 17:21 | Em resposta a: #277052

Bom dia caro amigo Mário


Será que este tipo de arquivo digitalizado também encontra-se no arquivo distrital de Vila Real?

Se alguém souber, por gentileza avise.


Grato

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#279725 | MCNN | 28 jun 2011 22:52 | Em resposta a: #279697

Boa noite amigo Wellington


Os livros digitalizados dos pedidos de passaporte ainda não estão disponíveis para consulta online no Arquivo Distrital de Vila Real.

Mas deixe-me que lhe diga na minha humilde opinião que, no que diz respeito aos passaportes, o Arquivo Distrital de Vila Real tem algo muito mais importante do que as imagens do livro.

O site desse Arquivo permite pesquisar, entre outras coisas, quem pediu passaporte (pesquisa por nome e/ou paróquia de nascimento e/ou ano de pedido, etc, etc, etc). E isso não encontramos, tanto quanto é do meu conhecimento, em mais nenhum site de nenhum outro Arquivo Distrital.

E, tanto quanto julgo saber, a informação que existe registada e que é já consultável no site do ADVRL deve corresponder à quase totalidade da informação do registo de pedido de passaporte. Eventualmente não conterá alguns dados pessoais (estado civil, altura, etc) e, para os registos a partir de certa altura do século XX, faltará provavelmente a fotografia.

Mas nada nos impede de, após identificarmos algum pedido de passaporte que nos interesse, pedirmos ao ADVRL a cópia dessa informação utilizando para o efeito a referência que o site indica.

Espero ter esclarecido a sua dúvida

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#279744 | Gennison | 29 jun 2011 11:34 | Em resposta a: #279725

Caro amigo Mário

Agradeço suas informações, que serão de plena utilidade com certeza.

Na realidade, tenho o registro do pedido do passaporte como se segue:

Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1645/931
Cota original
485
Título
Registo de passaporte
Datas
Vila Real, 05/02/1912
Nível de descrição
Documento Simples
Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
Âmbito e conteúdo
Requerente: José Ribeiro
Idade: 34 anos
Lugar: Fermentões
Freguesia: Paços
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Helena de Jesus (esposa, 36 anos), Manuel (filho, 10 anos) e Benedicta
Anunciação (filha, 4 anos)
Destino: Brasil
Localização
F. 233v
Idioma/Escrita
Português


Gostaria de saber uma coisa mais. O Sr. acredita haver mais alguma informação que eu possa obter além destas prestadas?, pois para o momento, estou coletando o máximo de informações para o arquivo de minha árvore genealógica.

Fico grato mais uma vez por sua gentileza e atenção.


Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280381 | yararocha | 02 jul 2011 08:19 | Em resposta a: #277052

Boa noite!
Estou à procura da certidão de registro de nascimento de meu avô, que teria ocorrido em 11/11/1895, em Vergada, Mozelos, Aveiro. Já contatei o registro Distrital de Aveiro, mas não encontraram o registro. Disem que deve ter sido em outra localidade.
Sei que os pais eram Beatriz Rita da Conceição e José Ferreira da Rocha. O Registro diz que sem a localidade, não é possível pesquisar apenas pelos nomes dos pais e data de nascimento.
Pensei em procurar o navio em que ele teria chegado ao Brasil. Não tenho tido sucesso no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e nem no Museu do Imigrante de São Paulo/Brasil.
Pensei, então, em procurar os registros de passaporte do Porto, já que ele poderia ter saído de lá. A questão é: é possível fazer o download dos livros? Sim, porque a pesquisa de arquivos digitais demanda tempo e método...
Também tentei na paróquia da aldeia, Vergada, onde ainda tenho parentes, segundo me informou o pároco, que acho que não devam ter nenhum registro desse parente que veio para o Brasil há tantos anos...
Por onde posso continuar minha busca?

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280398 | MCNN | 02 jul 2011 11:08 | Em resposta a: #280381

Olá Yara

Encontrei dois pedidos de passaporte do Porto relativos a duas senhoras que aparentam ser irmãs do seu avô:

Ermelinda Ferreira da Conceição
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56784&FileID=_2474390

Maria Ferreira da Conceição
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56618&FileID=_2432437

Nos dois pedidos elas dizem que são da Feira e que os pais se chamavam José Ferreira da Rocha e Beatriz Rita da Rocha.

Acontece que Santa Maria da Feira é o concelho, pelo que estes pedidos de passaporte não identificam a paróquia onde elas foram baptizadas. Aliás, muito raramente os pedidos identificam as paróquias onde as pessoas tinham nascido, quase sempre limitavam-se a dizer o concelho de onde eram naturais.

Mozelos é, de facto, uma paróquia de Santa Maria da Feira. Caso se confirme que estas duas senhoras são irmãs do seu avô, tudo aponta para que Santa Maria da Feira seja o concelho correcto.

Se o seu avô não foi baptizado em Mozelos, deve ter sido numa paróquia vizinha. O único problema é que Mozelos faz fronteira com cerca de 8 paróquias, a saber:

Argoncilhe
Sanguedo
Fiães
Lourosa
Santa Maria de Lamas
Paços de Brandão
S. Paio de Oleiros
Nogueira da Regedoura

E estas são apenas as paróquias de Santa Maria da Feira que fazem fronteira com a de Mozelos. Santa Maria da Feira tem muitas mais ...

Na ausência de melhor opção, creio que o melhor será ir procurando em cada uma destas paróquias.

Já agora, acabou por não dizer como é que o seu avô se chamava.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280483 | MCNN | 03 jul 2011 13:13 | Em resposta a: #279744

Amigo Wellington

Se se está a referir a este pedido de passaporte, tenho a confessar-lhe que não sei.

Presumo que, para essa data, o Arquivo Distrital de Vila Real não disporá de processos de pedido de passaporte, pelo que eventualmente a informação que possuem deve limitar-se ao registo do pedido de passaporte.

Como nunca vi nenhuma cópia dos livros de registo de passaportes de Vila Real, não sei que informação é que continha. E, tanto quanto julgo saber, os livros de registo de passaportes não eram iguais em todos os Distritos,

Se reparar nos do Porto, eles continham a filiação, a idade, a altura, etc, etc.

Já os de Lisboa são muitissimos mais pobres em termos de informação que recolhiam.

Parece-me que os livros de registo de passaporte de Vila Real dessa época devem ficar no meio.termo. Não devem conter a filiação porque, caso a contivessem, decerto que a teriam recolhido e colocado para consulta no site( à semelhança do que acontece para pedidos de passaporte de Vila Real mais recentes).

Mas o melhor será mesmo pedir ao Arquivo que lhe enviem a cópia da página desse livros de pedidos de passaporte.

Envie-lhes toda a informação que consta no site sobre esse pedido que eles enviam-lhe essa página do livro.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280567 | yararocha | 04 jul 2011 00:28 | Em resposta a: #280398

Prezado Mauro!
Depois que mandei o e-mail é que me dei conta da omissão,rs! Meu avô se chamava Armido Ferreira da Rocha e Ermelinda e Maria eram suas irmãs! Tinha até me esquecido delas. Engraçado, que minha bisavó se chamava Beatriz Rita da Conceição, não sabia que ela tinha o mesmo sobrenome do marido ( naquela época não não se usava, não é?)
Na mensagem que me mandou a servidora do cartorio distrital de Aveiro, ela me disse ter procurado em Mozelos e Argoncilhe, mas não encontrou o registro de meu avô.
deveria procurar, então, nas demais? Será que o cartório faria isto? Me pareceu que não tem muito interesse em ficar investigando...
Vc. acha que vale a pena escrever de novo ao Registro Distrital do Aveiro?
Muito obrigada pela resposta!

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280568 | yararocha | 04 jul 2011 00:33 | Em resposta a: #280398

Prezado Mauro!
Depois que mandei o e-mail é que me dei conta da omissão,rs! Meu avô se chamava Armido Ferreira da Rocha e Ermelinda e Maria eram suas irmãs! Tinha até me esquecido delas. Engraçado, que minha bisavó se chamava Beatriz Rita da Conceição, não sabia que ela tinha o mesmo sobrenome do marido ( naquela época não não se usava, não é?)
Na mensagem que me mandou a servidora do cartorio distrital de Aveiro, ela me disse ter procurado em Mozelos e Argoncilhe, mas não encontrou o registro de meu avô.
deveria procurar, então, nas demais? Será que o cartório faria isto? Me pareceu que não tem muito interesse em ficar investigando...
Vc. acha que vale a pena escrever de novo ao Registro Distrital do Aveiro?
Muito obrigada pela resposta!

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280570 | yararocha | 04 jul 2011 00:38 | Em resposta a: #280567

Desculpe! É ARMINDO FERREIRA DA ROCHA. Além de Maria e Ermelinda, ele teve os irmãos: Olímpia, Violeta, Alberto, Antonio, Joaquim, Benjamim, Manuel...
O padre de Vergada disse que todos os arquivos paroquiais "foram roubados à República de 1910". Significa que os registros foram transferidos para os cartórios distritiais, não? Principalmente os registros de mais de cem anos...

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280577 | MCNN | 04 jul 2011 01:19 | Em resposta a: #280570

Cara Yara

Em princípio os livros paroquiais da época em que nasceu o seu avô estão no Arquivo Distrital de Aveiro.

À primeira vista, a melhor solução passa por ir pedindo ao Arquivo Distrital de Aveiro para ir procurando, paróquia a paróquia, o assento do seu avô. Faça um pedido de cada vez, e utilize a página que eles possuem no site para esse efeito. Uma vez que o seu avô nasceu em Novembro de 1895, deve pedir ao Arquivo para procurar o baptismo em 1895 e em 1896, pois ele pode só ter sido baptizado em 1896.

Mas tem ainda outra possibilidade, e que passa pelo Arquivo Distrital do Porto.

Essas duas irmãs do seu avô pediram passaportes em 1928 e em 1930. É muito provável que, associado a cada um desses pedidos de passaporte, exista um processo. Com um bocado de sorte, esse processo pode conter uma certidão de baptismo (ou uma transcrição da mesma) que identifique qual a paróquia em que elas foram baptizadas.

Muito provavelmente, o seu avô terá sido baptizado na mesma paróquia em que as irmãs o foram.

Assim, pode experimentar contactar o Arquivo Distrital do Porto, e pedir-lhes para localizarem os processos de passaporte. Forneça-lhes, para cada uma das irmãs do seu avô, o nome, a filiação, a data em que foi pedido o passaporte e o nº de registo. Isso deve bastar para eles localizarem o processo de passaporte (caso exista, mas atendendo às datas em que foram pedidos os passaportes, as chances de existirem processos parecem-me boas).

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280578 | yararocha | 04 jul 2011 01:23 | Em resposta a: #280398

Olá de novo!
desculpe mandar as informações assim truncadas. É que já escrevei prá tanta gente, que estava pensando em desistir!
Meu avô dizia ter nascido em Vergada, Concelho de Santa Maria da Feira. Estive na casa em que ele teria nascido e que ainda existia, em 1998, quando a visitei.
Ocorre que perdi todos os contatos com os parentes daí e só existe o documento de estrangeiro ( modelo 19) de meu avô, onde se lê Vergada, como o local de nascimento. Ocorre que o Registro Distrital de Aveiro diz não ter encontrado o registro de Armindo Ferreira da Rocha, nascido em Vergada, em 9 ou 11 de novembro de 1895, filho de José Ferreira da Rocha e Beatriz Rita da Conceição. Ele teria vindo para o Brasil, pela primeira vez, com 16 anos ou 17 anos, 1911 ou 1912, desembarcando no Rio de Janeiro. Depois, ele retornou a Portugal, por volta de 1921 e retornou para cá em 1923, acho, e nunca mais saiu do Brasil. Aqui, casou-se com uma prima-irmã ( filha de um irmão de sua mãe, acho, Joaquim Leandro Cardoso).

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280586 | Gennison | 04 jul 2011 11:39 | Em resposta a: #280483

Caro amigo Mário.

Acredita que eles possam enviar-me uma cópia por e-mail?

Será que o mesmo pode ser feito para os assentos que tenho levantado?

Sabe informar se há custos para esta solicitação?

Se houver custos, será que pode ser efetuado por cartão de crédito de bandeira internacional?


Sei que em algum momento, deixarei de te incomodar com tanta inexperiência de minha parte.

Mais uma vez grato,


Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280592 | catwhelhou | 04 jul 2011 14:41 | Em resposta a: #277052

Link fantástico, precioso! Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280614 | coviantiga | 04 jul 2011 20:15 | Em resposta a: #277052

Caro confrade
Primeiro que tudo quero agradecer a informação .Porém depois de procurar o que me interessava sem sucesso , onde acha que poderei procurar mais?. Necessitava saber para poder orientar uns factos acontecidos na minha família em que ano terá ido para o Brasil 1 Tia Avó acompanhada do marido . Sei que casou em 1910 no Fundão, e em 1913,1915 e 1917 já os 3 filhos nasceram no Brasil.Era Maria Eugénia Leal de Campos e o marido José Mário Antunes.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280651 | MCNN | 05 jul 2011 00:37 | Em resposta a: #280586

Amigo Wellington

Claro que eles podem enviar-lhe as cópias que solicitar. Nalguns casos sei que enviam por email, mas não sei se noutros casos não enviarão por correio tradicional.

Julgo que os custos habituais para as cópias não certificadas não devem exceder 1 euro por página.

A última vez que pedi algo ao Arquivo Distrital de Vila Real paguei por transferência bancária. Eles fornecem IBAN e BIC/SWIFT, pelo que julgo que poderá fazer uma transferência bancária internacional.

Vai-me desculpar a pergunta, mas sabe como fazer o download das imagens dos livros paroquiais do Arquivo Distrital de Vila Real ? Eu pergunto isso porque manifestou o desejo de solicitar cópia dos assentos que tem encontrado, e isso creio que o conseguirá com o simples download das imagens.

Finalmente, não tenho problemas em perguntar o que quiser. Se eu souber a resposta, cá estarei para responder.

Um abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280670 | Gennison | 05 jul 2011 11:29 | Em resposta a: #280651

Caro Amigo Mário César Navarro.

O Sr. está sempre a me surpreender, pois o fato de ter meios para baixar as imagens dos arquivos de Vila Real era para mim algo impossível, pois nunca soube como fazê-lo, se puder ajudar-me neste processo serei mais uma vez grato, pois irá acelerar o processo de buscas que realizo, uma vez que as buscas tenho feito somente nas horas vagas no trabalho, e se possuir os arquivos, poderei realizar as consultas com mais calma em casa. Digo isso pois estou atualmente sem internet em casa.

Ansioso por uma resposta, antecipo meus agradecimentos,

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280777 | MCNN | 05 jul 2011 21:51 | Em resposta a: #280670

Amigo Wellington


Bem me estava a parecer que não sabia fazer o download das imagens do ADVRL.

Para fazer o download de páginas avulso, é muito simples.

Tomemos como exemplo este registo de José Ribeiro, filho de Maria de Jesus.

O link para a página é este:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023_m0106.jpg

Agora, para fazer o download da imagem, basta pegar nesse link e APAGAR tudo o que fica entre iViewer (inclusive) e galleries (exclusive)

Ficará pois com o seguinte endereço:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023_m0106.jpg

Se colocar este link no browser, verá que ele abre a imagem. Depois é só clicar com o botão direito do rato e fazer o save da imagem.

No que diz respeito a fazer o download de livros completos do ADVRL, eu pessoalmente nunca o fiz.

Mas pelos vistos há quem o tenha feito com sucesso. Veja este tópico que fala nesse assunto.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=277695

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280784 | MCNN | 05 jul 2011 23:25 | Em resposta a: #280614

Boa noite

Se está à procura dos pedidos de passaporte desses seus familiares, e tendo eles casado no Fundão, eventualmente deverá procurar essa informação junto do Fundo do Governo Civil de Castelo Branco, o qual está depositado no Arquivo Distrital de Castelo Branco.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280796 | coviantiga | 06 jul 2011 00:20 | Em resposta a: #280784

Boa Noite
Muito obrigada pela sugestão.Irei tentar junto do Arquivo.Nem me lembrei pois no site havia muitos de 1910 e seguintes e pensei que naquela altura seris só em lisboa que os podiam pedir.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#280815 | Gennison | 06 jul 2011 12:24 | Em resposta a: #280777

Bom dia Caro Mário César Navarro.


Estou maravilhado com sua ajuda, e já estou a estudar o meio pelo qual o pessoal têm feito os downloads de livros inteiros.

Mais uma vez grato.

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#289532 | NBA | 19 out 2011 08:45 | Em resposta a: #277052

Caros colegas,

Alguém me sabe informar da eventual existência e localização actual dos registos de vistos em passaportes estrangeiros, passados em Lisboa para o período de 1863 a 1870. Não constam nos resultados de pesquisa dos fundos existentes no ANTT, incluindo o do Governo Civil de Lisboa...
CUmprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#289605 | duardobh | 20 out 2011 13:17 | Em resposta a: #280398

Olá Amigos do Fórum,
Estou tentando localizar os dados do meu avô paterno
Antonio Augusto Pereira (filiação Francisco Antonio Pereira e Lucinda da Glória) todos de póvoa de varzim.
O que sei é que ele Morreu logo após o casamento com minha avó (de Sanfins do Douro – dela eu consegui todos os dados, nascimento e etc)
Casaram-se no Brasil, moravam em Niterói e vieram na leva de emigrantes do início do século XX (ela chegou ao Brasil em 1914 com 16 anos e casou-se pouco tempo depois, gerando meu pai Walter Pereira Machado)
Se alguém puder me ajudar os dados que disponho são:
Antonio Augusto Pereira (filiação Francisco Antonio Pereira e Lucinda da Glória) todos de póvoa de varzim)
Sinceramente agradecido.
Eduardo Henrique Soares Machado
eduardomachado@mp.mg.gov.br

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#292401 | Ricardo S. Almeida | 06 dez 2011 21:12 | Em resposta a: #280381

Olá Yara.

Você sebe me informar, se todos os portugueses que chegaram ao Brasil antes de 1870 tinham que necessariamente desembarcar no Rio de Janeiro? Ou em outro porto como por exemplo na Bahia?

É que meu bisavô que desembarcou no Brasil neste período, se fixou na Bahia, e gostaria de saber se porventura o mesmo teria chegado no Rio, e depois pra Bahia.

Caro possa me informar, muito obrigado também pela atenção.
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#292403 | yararocha | 06 dez 2011 21:36 | Em resposta a: #292401

Olá, Ricardo!
Andando atrás dos registros de meu avô, que veio para o brasil muito mais tarde do que o teu, descobri que no Museu nacional do Rio de Janeiro há registros, listas de passageiros que desembarcarm no Rio de Janeiro. Sei que há coisas bem antigas. Talvez vc. pudesse começar por lá...
Esse pessoal deste site sabe muito.
Conseguiram achar para mim registros de passaporte de minhas tias avós, que vieram prá cá em 1930.
Minha resposta pode não te ajudar, mas continue no site que o pessoal é cobra no assunto.

Resposta

Link directo:

RE: Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#292407 | Ricardo S. Almeida | 06 dez 2011 22:28 | Em resposta a: #292403

Muito obrigado pela preciosa informação.
Vou procurar; mais uma vez te agradeço pela atenção e apoio.
Abraços.
Ricardo

Resposta

Link directo:

Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#350121 | lauragouvea | 11 set 2014 21:02 | Em resposta a: #279725

Olá, Mário.
Peço dizer-me se no Tombo posso achar os passaportes de Santarém e Aveiro, e tn onde achar as Fichas Consulares de Qualificação, expedidas pelo Consulado do Brasil em Lisboa.
Grata.

Resposta

Link directo:

Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#386031 | denisemsoares | 30 out 2017 17:25 | Em resposta a: #277052

Boa tarde!!
Eu achei o registro de passaporte do meu avô graças à sua publicação, inclusive tenho o passaporte dele em mãos. Esse documento serve para a minha mãe obter a cidadania portuguesa dela?
O passaporte dele está registrado no Livro 16 e foi emitido em 11/09/1925
Não tenho a certidão de nascimento dele que é de 1906.
Ele nasceu em Vila Chã do Monte/São João de Tarouca/Tarouca/Viseu
Poderia me dar uma orientação?
Agradeço muitíssimo por sua boa vontade em ajudar as pessoas!!
Obrigada!

Resposta

Link directo:

Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#386032 | denisemsoares | 30 out 2017 17:46 | Em resposta a: #277052

Boa tarde novamente.
Bem, voltando ao post anterior, há no Arquivo Distrital de Viseu, o registro abaixo, porém, quando entro em busca avançada e coloco o código de referência PT/ADVIS/NOT/NSUL02/011/0027, não aparecem os documentos digitalizados (pelo que entendi são 27 documentos). Saberia me dizer como tenho acesso à esse conteúdo?
Mais uma vez, muito obrigada.
Att. Denise

DOCUMENTOS RESPEITANTES AOS LIVROS DE NOTAS

NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Unidade de instalação Unidade de instalação
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/ADVIS/NOT/NSUL02/011/0027
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1905-06-14 A data é certa a 1906-07-25 A data é certa
DIMENSÃO E SUPORTE
1 mç.
EXTENSÕES
1 Maços
ÂMBITO E CONTEÚDO
Documentos respeitantes ao livro de notas n.º 936/46 do tabelião João Baptista da Costa, do 2.º Oficio Notarial de Sul.
COTA ATUAL
cx. 2 n.º 7
IDIOMA E ESCRITA
Português

Resposta

Link directo:

Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#386033 | MCNN | 30 out 2017 17:47 | Em resposta a: #386031

Boa tarde

O que necessita é da certidão de batismo do seu avô.

Como se chamava o seu avô ? E como se chamavam os pais dele ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Livros de Registos de Passaportes de Lisboa já disponíveis para consulta online

#410039 | SarahDavid | 29 nov 2018 00:13 | Em resposta a: #386033

Olá Mário!
Se você puder me ajudar, agradeceria muitíssimo!

Procuro informações sobre David Lopes da Silva, Ognélia Lima da Silva( criança), Amélia Lima da Silva que vieram de Lisboa para Belém do Pará anos depois de 1983. São meus ascendentes portugueses falecidos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 08:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen