Família Pereira de Figueiredo

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Família Pereira de Figueiredo

#277425 | sandrafig | 01 jun 2011 00:56

Gostaria de ajuda para encontrar a origem da família em Portugal.

Meu avô se chamava Antonio Pereira de Figueiredo e nasceu em Trás-os-Montes (não sei exatamente onde).

Era filho de: Pio de Figueiredo e Silveria Pereira de Figueiredo.

Provavelmente veio para o Brasil entre 1930-1949.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#277452 | NISGM | 01 jun 2011 17:21 | Em resposta a: #277425

leia http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236 e verá que precisa de juntar mais elementos para poder procurar. ao menos os locais exactos de nascimento precisa de obter. em http://www.anmp.pt/anmp/pro/mun1/mun101w2.php?dis=17 e http://www.anmp.pt/anmp/pro/mun1/mun101w2.php?dis=04 tem acesso às divisões administrativas de Trás-os-Montes mas verificará que dentro daquilo a que se chama concelhos ainda existem freguesias e é nestas freguesias que tem de procurar os seus parentes

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#277458 | sandrafig | 01 jun 2011 18:53 | Em resposta a: #277452

Obrigada,

Eu já iniciei uma pesquisa aqui no Brasil no arquivo nacional para conseguir mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#277461 | NISGM | 01 jun 2011 19:41 | Em resposta a: #277458

sem locais de nascimento (freguesias) e datas muito aproximadas só muito dificilmente avançará. Se reparar os concelhos de Trás-os Montes são perto de 30 e como cada um deles tem muitas vezes para cima de uma dezena de freguesiais isso implica que teria de procurar os livros de umas centenas de freguesias.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278573 | sandrafig | 14 jun 2011 20:56 | Em resposta a: #277461

Obrigada pelas suas valiosas informações.

Através do Arquivo Nacional obtive cópia de alguns documentos do meu avô. Em um deles ele cita "Beira Alta", e em outro "Eiras de Castelo". Também consegui a data de nascimento exata, caso ele tenha declarado a data correta (30/09/1900). Através do google não localizei Eiras de Castelo, talvez tenha outro nome. Caso alguém tenha alguma informação, ficarei muito agradecida.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278583 | sandrafig | 14 jun 2011 22:10 | Em resposta a: #278573

Pesquisando no google cheguei aos seguintes dados, que parecem fazer sentido:

Região: Norte
Sub-Região: Alto Trás-Os-Montes
Concelho: Chaves
Freguesia: Eiras
Povoado: Castelo

Só não sei qual a conexão com Beira Alta...

Cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278591 | f4b2 | 14 jun 2011 23:14 | Em resposta a: #278583

Cara Sandra

Não sei se vai ajudar,mas existem três Freguesias com o nome Eiras,em Chaves,Coimbra e Arcos de Valdevez.
Pesquisei nos anuários de 1908/1909 e 1943/1944 os nomes que mencionou,e não encontrei qualquer referência,mas só em Chaves pesquisei FIGUEIREDO(S),passo a citar:

- JOÃO de FIGUEIREDO - Director do Hospital Militar de Chaves(Major-Médico)-1908

- LUIS de FIGUEIREDO - Depósito da Companhia dos Tabacos em Chaves - 1909

Os melhores Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278592 | sandrafig | 14 jun 2011 23:18 | Em resposta a: #278591

Prezado João,

Muito obrigada pela sua estimada ajuda. Nos documentos do meu avô aparece a data de nascimento 30 de setembro de 1900. Viajou para o Brasil em 1912, não tenho a data precisa. Como posso pesquisar nesses anuários?

Meus cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278598 | f4b2 | 14 jun 2011 23:39 | Em resposta a: #278592

Cara Sandra

Estes Anuários são como as actuais páginas Amarelas, não sei de quantos em quantos anos eram editados,neles constam os nomes e profissões de portugal e Ex. colónias,mas nem todos os nomes eram referênciádos,é uma questão de sorte,pois depêndia muito do conhecimento da pessoa que informava localmente.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278656 | sandrafig | 15 jun 2011 13:47 | Em resposta a: #278583

Continuando minhas pesquisas e compartilhando os resultados aqui, já que pode ser útil a outra pessoa que busca informações como eu.

O CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE - CEPESE, possui banco de dados de pesquisa de emigração para o Brasil.
http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

Localizei uma emissão de passaporte para Pio de Figueiredo de Molelos (Tondela), mas para conseguir pesquisar mais informações (data, n.º de passaporte, destino no Brasil, idade, profissão, filiação, acompanhantes, estado civil, etc.) para comprovar se era meu bisavô, é necessário fazer contato por email e pagar pela pesquisa, o que não sei se conseguirei à distância. Sigo aguardando resposta. Nada encontrei com o nome do meu avô, que veio ao Brasil ainda criança (11 ou 12 anos). Seria essa a conexão com Beira Alta?

Caso alguém saiba como efetuar buscas em outros arquivos dessa localidade (Molelos / Tondela) agradeço pela ajuda.

Meus cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278671 | NISGM | 15 jun 2011 16:54 | Em resposta a: #278573

mas que documentos são esses? pediu aquilo a que chamam certidões de completo teor sobre ele? em que circunstâncias se refere a Beira Alta e Eiras de Castelo

atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278695 | sandrafig | 15 jun 2011 19:35 | Em resposta a: #278671

Nuno, esse é um quebra-cabeças que preciso decifrar.

Obtive cópia de documentos do meu avô no Arquivo Histórico Nacional do Rio de Janeiro. Em um desses documentos, em "naturalidade" aparece "Portugal (Beira-Alta)", e em outro documento de registro de estrangeiro em "País" aparece "Eiras de Castelo", rasurado em seguida para "Portugal". Portanto, são apenas pistas que tento seguir agora nas minhas pesquisas, onde procuro encontrar um significado para esses lugares.

Meus cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278696 | NISGM | 15 jun 2011 19:51 | Em resposta a: #278695

Sandra,

Mas que documentos são? Pelo que outros brasileiros dizem as certidões de registo civil brasileiro (casamento e óbito) de teor completo deverão ser mais elucidantes do que isso. De qualquer forma, eu para já apontaria a Chaves e à conservatória de registo civil local. Não existem outros parentes, irmãos, por exemplo, de seu avô, cuja documentação possa procurar?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278701 | f4b2 | 15 jun 2011 20:10 | Em resposta a: #278695

Cara Sandra

Estive a pesquisar Tondela e existem alguns nomes FIGUEIREDO,se quiser posso transcreve-los.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278715 | sandrafig | 15 jun 2011 22:04 | Em resposta a: #278696

Caro Nuno,

São documentos referentes ao registro de estrangeiro. Em 1939 todos os estrangeiros que moravam no Brasil precisaram se recadastrar. Na certidão de casamento dele não consta a cidade ou freguesia, apenas o país de origem, e não tenho a certidão de óbito. Desconheço outros parentes que vivam no Brasil, e os filhos já são falecidos.

Cordialmente,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278716 | sandrafig | 15 jun 2011 22:06 | Em resposta a: #278701

Caro João,

agradeço se você puder repassar as informações.

Cordialmente
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278721 | NISGM | 15 jun 2011 22:30 | Em resposta a: #278715

Sandra,

De acordo com o que tenho lido noutros tópicos (não percebo grande coisa da lógica da pesquisa nos arquivos brasileiros tirando o que tenho lido aqui), diz-se que a certidão de casamento de inteiro teor (não poder ser a simples que não traz essa informação) conterá as freguesias e concelhos dos noivos, independentemente do seu local de nascimento.

Acho por isso que devia pedir a certidão de casamento de seu avô, bem como a de óbito e ver o que lá vem dito. Ajudava a ficar com um cenário mais completo. Atenção, repito, que são as certidões de inteiro teor e não apenas as simples.

Esgotada essa busca, com a totalidade da informação, começaria então a preocupar-me com arquivos portugueses, de contrário terá pela frente uma busca difícil e muito provavelmente infrutífera.


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278725 | f4b2 | 15 jun 2011 22:50 | Em resposta a: #278716

Cara Sandra

Vou citar:

- GUILHERME de FIGUEIREDO PEREIRA - Professor em Lageosa(Tondela) - 1909

- DELFINA de FIGUEIREDO - Professora em Lobão(Tondela) - 1909

- CONCEIÇÃO de FIGUEIREDO - Modista em Tondela - 1908

- ANNIBAL de FIGUEIREDO - Secretário da Administração do Concelho de Tondela - 1909

- ANNIBAL FIGUEIREDO e IRMÃO - Proprietários do Jornal "Folha de Tondella" - 1909

Como pode verificar poderá, eventualmente,haver ligações?
Também poderá pesquisar o Jornal.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278733 | MCNN | 16 jun 2011 00:26 | Em resposta a: #278695

Cara Sandra

Queria sugerir-lhe que fizesse um scan a esse documento em que aparece "Eiras do Castelo" posteriormente rasurado para "Portugal".

Depois de fazer o scan, coloque-o num desses servidores de imagens que para aí há e ponha aqui o link para podermos ajudá.la a ler esse documento.

Não tem de ser o documento todo. Basta a parte em que vem "Eiras do Castelo"

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278740 | sandrafig | 16 jun 2011 01:11 | Em resposta a: #278733

Caro Mauro,

Agradeço pela sua ajuda. Coloquei nos links abaixo parte dos documentos que citei na mensagem acima.

http://flickr.com/gp/sandrafigueiredo/99324A
http://flickr.com/gp/sandrafigueiredo/wW1Xiy

Cordialmente,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278743 | sandrafig | 16 jun 2011 01:44 | Em resposta a: #278740

Segue o resultado da busca a passaporte. Não encontrei em nome do meu avô, mas encontrei alguém com o mesmo nome do meu bisavô. Recebi a informação que o passaporte naquela época era familiar (1912). Num dos registros acima do meu avô aparece também o sobrenome "de Jesus" riscado no nome da mãe, notei que o nome da mãe desse "Pio de Figueiredo" também possui "de Jesus". Mas tudo pode ser apenas coincidência.

http://flickr.com/gp/sandrafigueiredo/bSj810

Cordialmente,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278744 | sandrafig | 16 jun 2011 01:46 | Em resposta a: #278725

Caro João,

Muito obrigada. Não consigo identificar ligações, mas quem sabe com o andamento da minha pesquisa.

Meus cumprimentos
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278745 | sandrafig | 16 jun 2011 01:49 | Em resposta a: #278721

Caro Nuno,

Obrigada por esse alerta, eu desconhecia haver um modelo de certidão mais completo que o outro.

Na cópia que possuo não aparece freguesia e concelho, vou ao Cartório saber se existe mais alguma informação disponível.

Meus cumprimentos,

Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278773 | MCNN | 16 jun 2011 19:53 | Em resposta a: #278740

Olá Sandra

Pensava que esses documentos eram manuscritos, mas afinal são dactilografados.

Não há pois muitas dúvidas sobre o que está escrito. A única coisa diferente é que penso que está escrito "Eiras de Castelo" e não "Eiras do Castelo".

A que terra isso corresponderá na Beira Alta ? Creio que a nenhuma.

Presumo que o seu avô estava presente quando esse documento foi dactilografado. Devem ter perguntado ao seu avô donde ele era natural, ele terá respondido, e quem estava à máquina de escrever dactilografou o que pensou ter ouvido, tendo imediatamente a seguir emendado e escrito Portugal.

Que terra seria essa cujo som era parecido com Eiras de Castelo ? E na Beira Alta ? A única que me ocorre é Figueira de Castelo Rodrigo, mas tenho muitas dúvidas ...

Mas, para já, queria falar-lhe sobre o registo que encontrou no CEPESE.

Eu já tinha visto esse registo, mas não o considerei porque a Sandra tinha dito que o seu avô era de Trás-os-Montes ...

O que eu acho que a Sandra pode desde já fazer é indagar se o seu avô nasceu ou não em Molelos. Afinal de contas, Molelos fica na Beira Alta, e o nome Pio de Figueiredo não é um nome muito habitual.

A fim de saber se os baptismos de Molelos estavam ainda na Conservatória do Registo Civil de Tondela ou se já estariam no Arquivo Distrital de Viseu, consultei a página do Arquivo e o que eu vi não me convenceu completamente.

Assim, a página do Arquivo diz que possuem todos os baptismos até 1896, e ainda o ano de 1904. Nada diz sobre onde param os baptismos de 1897 a 1903.

Sendo assim, telefonei hoje para o Arquivo Distrital de Viseu e eles confirmaram-me que a informação que consta do site está desactualizada. Eles possuem os baptismos de Molelos até 1910.

Sendo assim, o que eu aconselho a Sandra a fazer desde já é ir a esta página do Arquivo Distrital de Viseu:

http://www.ad-viseu.com/937.php

Preencha com os dados que conhece (nome do seu avô e dos pais, data possível de nascimento), e peça para procurarem na freguesia de Molelos, concelho de Tondela. Peça uma fotocópia simples.

Se estiver lá eles informam-na.

Se não estiver lá, eles também a informam, e a Sandra pode encaminhar os seus esforços noutra direcção.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#278774 | sandrafig | 16 jun 2011 21:09 | Em resposta a: #278773

Caro Mario César.

Muito obrigada por toda ajuda que estou recebendo, com certeza está sendo de grande valia. Meu avô já está falecido, e os familiares não sabem os detalhes da sua família em Portugal. O que se sabe é que ele dizia que era nascido em "Trás-os-Montes".

Através desse quebra-cabeça que se montou, imaginei que com posse dos documentos do meu avô o datilógrafo copiou os dados do seu pai (meu bisavô) Pio de Figueiredo, este sim poderia ter nascido em Molelos, Beira Alta. Mas conforme você mesmo afirmou são apenas suposições...

Seguindo seu conselho, preenchi a ficha e enviei hoje mesmo ao Arquivo Distrital. Vou aguardar qualquer informação com ansiedade.

Por fim, agora sei porque tantos estudam genealogia. Apesar do trabalho muitas vezes de "achar uma agulha no palheiro", qualquer avanço é de grande satisfação.

Coloco-me à disposição para qualquer ajuda que se faça necessária.

Cordialmente,
Sandra Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#279250 | sandrafig | 22 jun 2011 03:21 | Em resposta a: #278774

Caros Senhores,

Fiz contato com o Arquivo Distrital de Viseu e aguardo resposta.

No Brasil, consegui através do site dos Mórmons a cópia do registro de casamento dos meus avós em 1935, mas infelizmente não consta nada além de natural de "Portugal".

Quanto ao CEPESE, me solicitaram pagamento de 10 euros através de vale postal dos CTT (serviço postal portugues?) para o CEPESE em Porto. Não imagino como fazer esse pagamento do Brasil, alguém poderia me dar uma sugestão?

Meus cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#279251 | sandrafig | 22 jun 2011 03:30 | Em resposta a: #279250

Em tempo: o CEPESE me informou que a solicitação de passaporte foi feita em 1904. Como meu avô veio para o Brasil em 1912, pode ser a mesma pessoa.

Meus cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#279252 | sandrafig | 22 jun 2011 03:32 | Em resposta a: #279251

Digo, não a mesma pessoa, e sim a mesma família (no caso, meu bisavô).

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#279278 | sandrafig | 22 jun 2011 13:42 | Em resposta a: #279252

Recebi agora a resposta do Arquivo Distrital de Viseu com a data de nascimento de Pio de Figueiredo, mesma filiação que consta no CEPESE: 1875. As datas estão compatíveis com a idade de meu avô e com a data de imigração (1912).

No entanto, não encontraram nenhum filho chamado Antonio nascido entre 1899 e 1901.

Continuo as buscas, quem sabe encontro algo sobre o meu avô no detalhamento dos dados do CEPESE.

Com os melhores cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#279426 | sandrafig | 24 jun 2011 19:27 | Em resposta a: #278773

Caro Mario,

Tenho boa notícias!

Recebi agora contato do Arquivo Distrital de Viseu e eles encontraram o registo de meu avô em Castelões, o que de algum modo explicaria o "Eiras de Castelo". Eu nem tenho como agradecer a ajuda recebida. Comecei minha procura há cerca de um mês, e já ter uma resposta sei que é muito difícil. Espero que sirva de estímulo a todos que como eu buscam informações sobre seus antepassados.

Novamente gostaria de agradecer, e fico à disposição caso precise de algo.

Meus melhores cumprimentos,
Sandra Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#279450 | sandrafig | 24 jun 2011 23:01 | Em resposta a: #279426

A propósito, pesquisei a região e encontrei um povoado chamado Eiras de Castelões, em Castelões, Tondela.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#279571 | MCNN | 26 jun 2011 19:25 | Em resposta a: #279426

Olá Sandra

Fico muito feliz por ter encontrado o assento do seu avô.

Castelões é uma paróquia que faz fronteira com a de Molelos.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#282286 | sandrafig | 20 jul 2011 02:30 | Em resposta a: #279571

Prezado Mário,

Sem a ajuda que recebi aqui no fórum seria bastante difícil eu ter localizado os registos. Sou muito grata a todos que colaboraram com a minha pesquisa!

Recebi do Arquivo Distrital de Viseu a cópia dos livros com o nascimento do meu avô e dos meus bisavós, além do casamento dos meus bisavós.

Gostaria de saber como faço para conseguir o equivalente no Brasil a uma segunda via da certidão de nascimento do meu avô e de casamento dos meus bisavós, já que só tenho a cópia das páginas dos livros.

Com os melhores cumprimentos,
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#293732 | Raquelmfes | 01 jan 2012 14:02 | Em resposta a: #277425

Ola, eu sou neta do Alberto Pereira de Figueiredo que era filho da Silveria Pereira de Figueiredo e do Piu, gostaria de saber os meus familiares.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#293780 | sandrafig | 02 jan 2012 01:05 | Em resposta a: #293732

Olá, será que o seu avô seria irmão do meu avô Antonio Pereira de Figueiredo? Qual o local de nascimento do seu avô e o ano?

Abraços
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#293814 | Raquelmfes | 02 jan 2012 19:29 | Em resposta a: #293780

Ah desculpe enganei-me os pais do meu avô, eram Raul e Edite, por acaso nao tem conhecimento de ninguem com estes nomes?

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#293889 | facs | 04 jan 2012 00:53 | Em resposta a: #278774

Ola Sandra

O Mario Cesar Navarro, é um grande Genealogista, assim como todos os confrades e confreiras, inclusive este nosso amigo, ja me ajudou indirectamente atraves de outro confrade, aí em Portugal. Ja ouvi dizer que todos os Figueiredos sao Familiares uns dos outros, a mi duvida é esta sera que o seu bisavo se de Figueira ou S.Joao de Pesqueira?

Cumprimentos
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#304058 | AAF | 25 abr 2012 14:09 | Em resposta a: #278725

Caro João Barroca,

Relativamente às pessoas que descreve na sua mensagem de 15-06-2011, com origem em Tondela, tem indicação da sua ascendência?

Cumprimentos,

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#304068 | f4b2 | 25 abr 2012 18:17 | Em resposta a: #304058

Caro António Franco

Não tenho nenhuma indicação quanto á ascendência das pessoas que referi,pois citei o Anuário de Portugal desse ano,1909.
Gostava de poder ajudar mais,mas a não ser que alguns dos ascendentes destas pessoas tenha sido militar,pois tenho vários anuários de 1822 a 1870,então se tiver algum nome poderei verificar.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira de Figueiredo

#304075 | AAF | 25 abr 2012 18:55 | Em resposta a: #304068

Grato pelo seu cuidado.

António Franco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 06:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen