Programa construção de árvore genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Programa construção de árvore genealógica

#277495 | cardosodoamaral | 02 jun 2011 06:32

Caros Confrades e Confreiras
Solicitava ajuda no seguinte:
- eu uso o myheritage para apor os nomes da minha família na construção da árvore genealógica, mas com é o basic só leva 250 nomes (cheguei ao fim).
Que outro "programa" com a qualidade deste eu posso fazer download da net gratuitamente, mas em Português?
Que não tenha como é óbvio também limites de aposição de nomes e seja gratuito.
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277500 | mtavares | 02 jun 2011 09:45 | Em resposta a: #277495

Experimente o PAF4 em português ou o PAF5,não tem limites.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277501 | cardosodoamaral | 02 jun 2011 09:56 | Em resposta a: #277500

Caro Confrade Luis
Grato pela resposta
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277502 | mtavares | 02 jun 2011 10:06 | Em resposta a: #277501

Adelino:
Eu tenho cá o Familytreebuilder 5.1 (grátis) com cerca de 1400 pessoas e funciona. De qualquer modo prefiro o PAF4, ou o Master Genealogist (que não é grátis) e é o mais completo,embora não seja de fácil utilização.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277507 | cardosodoamaral | 02 jun 2011 10:44 | Em resposta a: #277502

Caro Confrade Luis
Grato pela pronta resposta.
Já registei e vou seguir o conselho de fazer o download do PAF4.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277508 | LProjecto | 02 jun 2011 10:44 | Em resposta a: #277501

Caro Adelino Cardoso do Amaral,


Compreendo-o. Com o decorrer do tempo e, considerando a evolução do nosso estudo, dada a quantidade de informação que vamos recolhendo, começará a tornar-se difícil organizar os dados. Depressa tomaremos consciência da necessidade de utilizarmos um recurso que nos facilite a empreitada e nos proporcione um fácil acesso à informação. Actualmente já existem na Internet vários programas para armazenamento e tratamento de informação genealógica, no entanto poucos permitem a adaptação do idioma para português.

Sugiro a consulta ao Top Ten (alguns destes softwares disponibilizam versões gratuítas, com inúmeras aplicações e que, numa primeira fase, poderão constituir uma boa opção).

Ao longo dos vários anos que tenho dedicado à genealogia, já testei vários softwares e, pela simplicidade, facilidade de utilização, gratuitidade, agradibilidade do design e eficácia, recomendo os seguintes:

PAF 4.0 (Personal Ancestral File - versão em português) - disponibilizado pelos Mormons, gratuíto, que permite o armazenamento de uma elevada quantidade de informação sem se tornar demasiado pesado, embora denote uma certa falta de eficácia na forma como processa os elementos multimédia.

Para fazer o download basta preencher um pequeno formulário (parece que ninguém chateia depois) e escolher para download a versão 4.0 (multilingue). A instalação também é relativamente fácil.

Legacy 7.5 Family Tree Standard Edition - versão freeware (gratuíta) - Com um leque significativo de aplicações e recursos, nomeadamente do que respeita à elaboração de gráficos, armazenamento de elementos multimédia, registo das fontes, etc. Não existe ainda disponível uma versão do Legacy em português, mas ainda assim considero-o de fácil utilização, mesmo para quem não domina muito bem o inglês. Sabe-se que existe uma equipa constituída por um grupo de voluntários a trabalhar na tradução do Legacy para português, mas parece que a fase da tradução dos ficheiros "help" está a atrasar o processo. Talvez com a ajuda de mais voluntários, experts em inglês e informática, fosse possível ultrapassar tal impasse).

http://www.legacyfamilytree.com/InternationalLegacyVersions.asp

Importa ainda referir que qualquer deste programas (PAF ou Legacy) permite, posteriormente, a exportação dos dados (em formato GEDCOM) para outro programa, ou seja, se um dia mais tarde considerármos que o programa já não satisfaz o nosso propósito poderemos exportar os dados que fomos inserindo ao longo do tempo para um outro programa, a maior parte das vezes sem perder informação.

Actualmente, ainda utilizo os dois softwares. Utilizo o PAF 4.0 quando pretendo consultar dados de forma rápida, sem grandes pormenores, sem a preocupação da associação de imagens. É menos pesado do que o Legacy, embora menos atraente do ponto de vista gráfico. Utilizo o Legacy 7.5 Deluxe Edition (versão paga) como software principal, com armazenamento de imagens, indicação de fontes, etc, etc...

Entendo, no entanto, que as diferenças entre a versão Standard e a Deluxe não justificam (para principiantes) a aquisição da segunda.

Existem no mercado outras opções igualmente interessantes, as quais já forma explanadas em vários tópicos e caracterizadas por vários confrades, nomedamente o TMG (The Master Genealogist) e o Family Tree Maker. Confesso que ando a equacionar a possibilidade de adquirir este último. Em relação ao TMG, pessoalmente considero-o bastante completo, com inúmeros recursos e opções, mas demasiado técnico. Será, com efeito, excelente para quem pretende explorar todas as vertentes do armazenamento de informação genealógica. Sei que os confrades João Cordovil Cardoso e Ricardo Charters de Azevedo utilizam há vários anos o TMG e parecem satisfeitos, como poderá testemunhar nos vários tópicos que abordaram este assunto. Eu, muito sinceramente, não aconselho este software a principiantes.

Já testei também o Family Historian, que considero no geral bastante interessante, mas que também possui algumas limitações, nomedamente em relação à elaboração de relatórios. O preço também não se apresenta nada convidativo.

Mas, no seu caso, optaria pelo PAF4, pelo menos numa primeira fase... e depois, quando considerasse que o mesmo já não satisfazia os meus propósitos, logo me debruçava sobre outras hipóteses.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277511 | cardosodoamaral | 02 jun 2011 11:16 | Em resposta a: #277508

Caro Confrade Luís Projecto Calhau
Grato por tudo.
Parece-me que a opção mais viável e escolhida por vários confrades é o PAF 4.
Vou seguir a sugestão.
O FTB do myheritage realmente é "pequeno" para tanta informação que possuo, e só vou numa fase que considero pouco adiantada, ou seja, explorei somente um dos apelidos que se entronca na minha família e os mais significativos são pelo menos quatro, opinião minha.
Mais uma vez grato por tudo.
Saudações cordiais.
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277517 | cardosodoamaral | 02 jun 2011 12:18 | Em resposta a: #277511

Caro Confrades
Já agora pergunto: caso eu use o PAF 4, posso transportar o que já tenho no FTB do myheritage para lá?
A operação é complicada?
Desde já agradeço a paciência dos Confrades e Confreiras.
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277523 | mtavares | 02 jun 2011 13:21 | Em resposta a: #277517

Adelino:
Claro que sim.O FTB pode gerar um ficheiro GED.
Assim no Menu ficheiro escolha Exportar.
No Paf importa o dito ficheiro e pronto.E é rápido
luis

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277525 | mtavares | 02 jun 2011 13:24 | Em resposta a: #277523

A vantagem que tem o PAF 4 é que gera relatórios redigidos (numa linguagem um bocado estranha) editáveis no Word, embora não tão completos como o TMG.

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277554 | cardosodoamaral | 02 jun 2011 17:34 | Em resposta a: #277525

Caro Confrade Luis
Algo correu mal, ou seja, exportei do FTB para o PAF, mas as notas que eu escrevi em alguns meus familiares não foram "transportadas". É assim ou algo correu mesmo mal?
Entretanto, já "restaurei" de novo o FTB e já o visualizei com tudo o que tinha introduzido de "notas e factos".
Será que no PAF não existem tais "aplicações"?
Grato
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277558 | mtavares | 02 jun 2011 18:51 | Em resposta a: #277554

Penso que deve ter havido algum problema com a escolha de opções antes da exportação. Mas, também estou a falar um bocado de cor,pois sempre transferi ao contrário,i.e. do PAF para o FTB ou TMG e as anotações e fotos passam...
luis

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277575 | hbanha | 02 jun 2011 21:24 | Em resposta a: #277558

Caros Confrades

Penso que existe aqui um erro de interpretação. O programa do My Heritage não apresenta qualquer limite no numero de dados a inserir. Agora se quiser publicar o projecto na internet aí sim existe um limite na versão gratis de 250 individuos. Segundo creio os outros programas gratis aqui referidos também não oferecem a possibilidade de publicar os projectos na net.

Melhores cumprimentos,
Henrique de Meo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277591 | chartri | 02 jun 2011 23:23 | Em resposta a: #277575

Caros confrades
Eu uso o The Master Genealogist e apresento-o na net com o Second Site (ver por exemplo em www.familiasdeleiria.com).
è um programa muito bom e profissional e que permite (quando o dominamos) molda-lo ao que pretendemos.
No entanto lembro que os programas de genealogia NUNCA transferem todos os dados de uns para os outros. A base de dados o seu estado elementar (nomes, ncf e locais) sim, mas as notas ou bibliografia são difíceis de exportar/importar ente programas. Por isso a escolha de um bom programa é muito importante.
A questão se existe em língua portuguesa ou não, não me parece relevante, pois as palavras nos menus são sempre as mesmas. e compreensíveis por um leigo em línguas. Por outro lado quase todos os programas permitem uma acção de mudança de lingua.
Por último lembro que quase todos os programas permitem fazer o download dele à borla e testa-lo durante um m~es. Foi o que fiz has uns 4 anos. e estou satisfeito com o que tenho
Atenção a listas de comparação de programas pois são feitas por vendedores e não nos dão uma boa comparação
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277635 | JCC | 03 jun 2011 18:34 | Em resposta a: #277558

Apenas para confirmar o que disse o confrade Ricardo Charters de Azevedo.

Uso o The Master Genealogist há bastantes anos, tenho mais de 5000 individuos com as respectivas fontes, notas, acontecimentos diversos, etc (literalmente tudo o que me apeteceu).

Publico na net, faço livros, árvores com as gerações que me apetecer, etc.

Não o deixaria por nada. Relembro o que já foi dito: a escolha inicial é importante pois nunca é possível passar tudo de uns programas para outros. Também neste caso o TMG pode importar dados em formato original de outros programas o que minimiza estes problemas.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Programa construção de árvore genealógica

#277637 | vabopi | 03 jun 2011 19:28 | Em resposta a: #277635

Sou também utilizador dedicado do TMG. É completíssimo, muito versátil e nunca me deu qualquer problema.
Como é natural, exige alguma aprendizagem, pelo que não o recomendaria a um utilizador meramente ocasional.
Mas para o verdadeiramente interessado em genealogia, o TMG é uma referência.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

Programa construção de árvore genealógica

#404201 | Faustus | 15 jun 2018 19:39 | Em resposta a: #277495

Boa tarde, gostaria de saber se alguém sabe onde eu encontro o software PAF versão 4, acabei perdendo meu programa em mudanças e a versão 5 não tem suporte á lingua portuguesa.

Agradeço qualquer ajuda para voltar a usar a versão 4 multilingual

Tenho guardados meus arquivos paf e ged feitos há alguns anos atras.

Obrigado
Faustus

Resposta

Link directo:

Programa construção de árvore genealógica

#413951 | Mar2006 | 16 abr 2019 15:20 | Em resposta a: #404201

Caro Faustus
Aconteceu-me exactamente a mesma coisa que descreve. Um problema no laptop fez limpar todo o software que tinha instalado, inc o PAF4.
Tenho os meus dados numa base de dados num disco externo. Conseguiu resolver o seu problema? Como fez?
Antecipadamente muito obrigado pela sua resposta
Mer2006

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 05:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen