Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Património | Regiões

Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#277683 | mcmalvim | 04 jun 2011 16:26

Caros Confrades
Alguém me pode dizer se a Freguesia de Sta Maria de Mourão, existiu no século XIX no Concelho de Montemor-o-Velho?
O meu muito obrigada e os meus melhores cumprimentos

Mcmalvim

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#277684 | tmacedo | 04 jun 2011 16:32 | Em resposta a: #277683

Caro confrade,

Igreja de Santa Maria de Mourão é o nome antigo da igreja matriz de Tentúgal,

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#277738 | mcmalvim | 05 jun 2011 11:51 | Em resposta a: #277684

Exº Sr.
Muito obrigado pela sua informação.
J´a agora explico que a razão de ser da minha pergunta .
Tenho uma certidão de baptismo de meu avô com data de 1881 que refere seu pai, meu 2º avô, como sendo natural da freguesia de Sta Maria de Mourão, concelho de Montemor-o- Velho. área de Coimbra

Tenho outra , do nascimento de meu pai,de 1912 que referindo-se ao seu avô, meu 2º avô , não refere a freguesia mas refere o mesmo concelho e a mesma área.

Os meus cumprimentos e mais uma vez agradeço a sua atenção
A Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#277747 | LProjecto | 05 jun 2011 14:13 | Em resposta a: #277738

Caro A Melo Alvim,

Talvez não represente para si qualquer novidade, mas ainda assim atrevo-me a referir que os registos paroquiais de Tentúgal já se encontram disponíveis para consulta em:

http://etombo.com/paroquia/tentugal.html

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#277756 | mcmalvim | 05 jun 2011 16:07 | Em resposta a: #277747

Caro Confrade.
Obrigado pela informação. Sou mais que "caloiro" nestas andanças... Agora o que me parece é que não será fácil a leitura.
Creio que ouvi falar em "truques"???..."programas"...???
que ajudam. Vou-me informar
Cumprimentos
A Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#277981 | MontDias | 08 jun 2011 10:52 | Em resposta a: #277738

Caro A. Melo Alvim,

Já agora, poderia partilhar connosco quem eram esses seus ascendentes da vila de Tentúgal?

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278056 | RCCORREIA | 08 jun 2011 21:39 | Em resposta a: #277738

Possivelmente a referência não é da freguesia mas da paróquia (mas só vendo).

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278058 | RCCORREIA | 08 jun 2011 21:44 | Em resposta a: #277738

Se decidir ir pesquisar os registos paroquiais online sugiro que comece pelos casamentos de 1880 para trás para ver se encontra o do seu bisavô. Se o seu avô nasceu em 1881 será por ai que deve começar. Para pesquisar pelo baptismo dele o número de livros seria muito mais vasto (a não ser que saiba a idade aproximada dele quando o filho nasceu) mas pode sempre dar-se o caso de não ser dali e apenas ali ter ido casar.

Dê-nos nomes e datas que pode algum de nós já ter vislumbrado qualquer coisa por lá.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278063 | mcmalvim | 08 jun 2011 23:14 | Em resposta a: #277981

Exº Sr.
A minha dúvida estava relacionada com a naturalidade de meu bisavô paterno ,Cândido Alberto de Mello e Alvim pelo seguinte:
Tenho uma certidão de baptismo de meu avô com data de 1881 que refere seu pai,Cândido Alberto de Mello e Alvim como sendo natural da freguesia de Sta Maria de Mourão, concelho de Montemor-o- Velho. área de Coimbra
Tenho outra , do nascimento de meu pai,de 1912 que referindo-se ao seu avô,Cândido Alberto de Mello e Alvim , não refere a freguesia mas refere o mesmo concelho e a mesma área.
Pelo que já me informou um confrade no segundo "mail" desta série, fico com a ideia(?) de houve confusão entre a freguesia de Sta Maria de Mourão a actual igreja matriz de Tentúgal que no passado seri a Igreja de Sta Maria de Mourão, , havendo erro no preechimento da primeira certidão.
Deste meu 2º avô apenas sei o nome e a naturalidade e de que pelo menos teve um filho
Alfredo de Sá Mello e Alvim
Naturalidade - Freguesia de S. Nicolau/Porto
Data do Nascimento: 11/06/1885

Com os melhores cumprimentos,
A Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278067 | mcmalvim | 08 jun 2011 23:30 | Em resposta a: #278058

Cara Senhor.
Muitíssimo obrigado pela ajuda.
Efectivamente deve haver confusãio entre freguesia e paróquia, pois pela gentileza um Confrade soube que a actual Igreja Matriz de Tentúgal era antigamente a Igreja de Sta Maria de Mourão
Já agora aproveito a sua amável sugestão. O que sei do meu 2ª avô é então o seguinte:

Cândido Alberto de Mello e Alvim pelo seguinte:
Certidão com data de 1881 que refere ,Cândido Alberto de Mello e Alvim como sendo natural da freguesia de Sta Maria de Mourão, concelho de Montemor-o- Velho. área de Coimbra

Outra certidão de 1912 que refere ,Cândido Alberto de Mello e Alvim , sem freguesia , mas apenas o concelho de de Montemor-o- Velho. área de Coimbra

Deste meu 2º avô Cândido Alberto de Mello e Alvim apenas sei o nome, a naturalidade e que pelo menos teve um filho:
Alfredo de Sá Mello e Alvim
Naturalidade - Freguesia de S. Nicolau/Porto
Data do Nascimento: 11/06/1885

Com os melhores cumprimentos,
A Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278071 | RCCORREIA | 08 jun 2011 23:49 | Em resposta a: #278067

E o seu avô nasceu onde? No Porto também?
Se assim for é provável que a sua bisavó fosse dai e o casamento deles não fosse em Tentugal mas no Porto.

Assim em TTG temos que pesquisar baptismos de Cândidos de 1864 para trás.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278107 | RCCORREIA | 09 jun 2011 17:35 | Em resposta a: #278067

Sabe a data de batismo deste Alfredo? Não achei no livro de 1885 S. Nicolau/Porto

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278125 | MontDias | 09 jun 2011 21:42 | Em resposta a: #278063

Caro A. Melo Alvim,

Ainda hoje a igreja matriz e paróquia de Tentúgal é da invocação de Santa Maria do Mourão. Era costume, antigamente, alguns párocos tratarem as freguesias apenas pelo nome dos seus orágos o que gerava alguma confusão quando havia mais do que uma paróquia com o mesmo orágo na diocese.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278401 | mcmalvim | 12 jun 2011 21:39 | Em resposta a: #278107

Caro Senhor:
Começo ,por pedir desculpas , mas estado fora e só agora vi o se "mail".
Eu, com a minha ignorância nestes assuntos, não sei se o estou a confundir e a fazer perder o seu precioso tempo.
Do meu avô Alfredo, tenho uma certidão de baptismo.Certidão extraída do assento Nº 85
de S. Nicolau do ano 1882
Alfredo de Sá Mello e Alvim
Naturalidade - Freguesia de S. Nicolau/Porto
Data do Nascimento: 11/06/1881( é difícil ler mas agora com mais cuidado e dando a ler a outros, parece-me 1881 e não 1885)
Baptismo:22/6/1882 na Freguesia de S. Nicolau/Porto
Morte: apenas consigo ler ..dia 28...óbito nº 971....Porto ? de Novembro de 1937
Pais:
Pai -Cândido Alberto de Mello e Alvim
Mãe - Albertina de Sá Pereira Aguilar
Casamentos:
Anna Augusta de Souza Pinto
Filhos :
António Pinto de Sá Melo Alvim
Amélia da Conceição de Sá (?) ou Sousa Melo Alvim
Empregado Público –
Do meu 2º avô Cândido Alberto de Mello e Alvim é que procuro elementos pois apenas sei o nome, a naturalidade que na certidão de baptismo de Alfredo, diz que Cândido é da freguesia de Stª Maria de Mourão, Concelho de Montemor - o - Velho area de Coimbra e na certidão de nascimento de meu pai refere Cândido apenas no Concelho (Montemor) e a área (Coimbra) a mulher Albertina de Sá Pereira Aguilar e que pelo menos teve um filho, o meu avô Alfredo.
Segundo informação de um Confrade, a freguesia de Stª Maria de Mourão , não existiu e pode ter havido confusão com a actual Igreja Matriz de Tentúgal ( era em tempos idos, Igreja Stª Maria de Mourão )
Mais uma vez as minhas desculpas e um grande agradecimento pela sua disponibilidadetenho
A Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278402 | tmacedo | 12 jun 2011 21:59 | Em resposta a: #278401

Caro confrade,

Assento de baptismo n-º 89 da freguesia de S. Nicolau do ano de 1892 (pode ver no etombo)

22.06.1892 baptizado de Alfredo filho legítimo de Cândido Alberto de Melo Alvim, natural de Santa Maria de Mourão (concelho de Montemor o velho) e de Albertina de Sá Pereira Aguilar, natural do Carregal (concelho de Sernancelhe), casados na freguesia da Sé do porto e moradores na rua das Taipas. Neto paterno de Cândido Maximiano de Melo Alvim e de Maria do Ó Teixeira. Neta materna de João Varela do Vale Quaresma e de Francisca de Sá Pereira. Padrinhos Alfredo de Figueiredo Carvalho e Maria José de Sá Pereira Varela. tem ainda à margem averbamento do registo de óbito.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278442 | mcmalvim | 13 jun 2011 15:46 | Em resposta a: #278401

Caro Sr RCCORREIA
Ontem, 20 minutos depois de lhe responder ,recebi um "mail" do Confrade tAntónio Taveira, onde me dá os elementos da certidão de baptismo de meu avô ALFREDO.
Acredito sinceramente que fosse eu a não saber expor o meu "problema", mas o que desejava saber eram os elentos de meu bisavô Cândido Alberto de Mello e Alvim que como disse ontem, é natural do Concelho de Montemor - o - Velho área de Coimbra , havendo a dúvida de a referência à freguesia de Stª Maria de Mourão, numa certidão que possuo, seja confusão com a Igreja onde eventualmente foi baptizado (antiga Igreja Stª Maria de Mourão ,actual Igreja Matriz de Tentúgal .
.
Peço desculpas por estar a incomodar e na eventualidade do meu "problema" ser de dificil solução não se preocupe.
"Estou " na geneAll , há uns três meses e já deu para me aperceber da solidariedade e disponibilidade existente entre os Confrades , mas custa-me saber que está a perder o seu tempo.
Os meus melhiores cumprimentos.
A Melo Alvim

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278446 | mcmalvim | 13 jun 2011 16:10 | Em resposta a: #278402

Caro Sr António Taveira
Agradeço muito o trabalho que teve para me disponibilizar os elementos da certidão de baptismo de meu avô Alfredo.
Ora acontece que acredito sinceramente que fosse eu a não saber expor o meu "problema", mas o que desejava saber eram os elementos de meu bisavô Cândido Alberto de Mello e Alvim , para além dos que estão referidos na certidão de baptismo de Alfredo. Destes , tenho dúvidas que a referência à freguesia de Stª Maria de Mourão, , seja confusão com a Igreja onde eventualmente (?)foi baptizado, (antiga Igreja Stª Maria de Mourão ,actual Igreja Matriz de Tentúgal), pois há dias um nosso Confrade disse-me que a freguesia de Stª Maria de Mourão nunca existiu e há pois uma confusão entre freguesia e Igreja.
.
Peço desculpas por ter gerado esta situação , por estar a incomodar e na eventualidade do meu "problema" ser de difícil solução não se preocupe.
"Estou " na geneAll , há uns três meses e já deu para me aperceber da extraordinária solidariedade e disponibilidade existente entre os Confrades , mas custa-me saber que está a perder o seu tempo comigo.
Os meus melhores cumprimentos.
Os meus melhores cumprimentos Melo Alvim

Nota: Nos dados que teve a gentileza de me enviar só não coincide a data. Eu tenho 1882

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278450 | tmacedo | 13 jun 2011 16:41 | Em resposta a: #278446

Caro confrade;

Em relação à data é erro meu é 1882 e não 1892. Estou convencido que o seu antepassado nasceu em Tentúgal. Já pesquisou os paroquiais de Tentúgal ? O seu bisavô Candido casou na freguesia da Sé do Porto. Já viu qual a naturalidade que lhe é indicada no assento de casamento ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278602 | RCCORREIA | 14 jun 2011 23:53 | Em resposta a: #278401

Caro Alvim

O assento do seu avô é o nº89 e não 85. Nele é confirmado o nascimento em S. Nicolau - Porto em 11.06.1881 (nunca 85 porque não podia ser baptizado em 22.06.1882 antes de nascer...) Faleceu a 28.11.1937 (o que não leu é 28 "do corrente" e a data do averbamento parece 28 ou 29 Nov 1937)

Confirma os pais, que terão casado na Sé do Porto (antes do seu baptismo). Comecei por procurar o registo do casamento em 1880 e 1879 sem sucesso. Irei continuar recuando pois nada se sabe do tempo que mediou o casamento dos pais e o seu nascimento e se houve irmãos antes. O registo deste possibilitará aproximar as datas de pesquisas subsequentes.

O pai Cândido será natural de Tentúgal/MMV/Coimbra baptizado na Igreja de Santa Maria de Mourão (agora matriz de Tentúgal). Procurei-o nos livros entre 1857 e 1864 sem sucesso. Será necessário recuar mais mas o registo de casamento deve dar-nos mais dados pois refere a idade deste na data de casamento e logo facilitar essa tarefa.

A mãe Albertina é dita natural de Carregal/Sernancelhe/Viseu. Aqui sem paroquiais online para procurar. Mesmo assim podemos já limitar a pesquisa de 1836 a 1866.

A minha disponibilidade de pesquisa está neste momento limitada de tempo mas logo que possa irei tentar achar o dito casamento.

Disponha sempre,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278719 | mcmalvim | 15 jun 2011 22:22 | Em resposta a: #278602

Caro senhor
Não sei como lhe agradecer a sua amabilidade.
Quanto ao que me leva a dizer que é Santa Maria de Mourão em Tentúgal a Igreja onde Cândido se baptizou , é o facto de na certidão de baptismo de Alfredo, estar escrito que Cândido é natural da freguesia de Santa Maria de Mourão e pelo que sei nunca existiu essa freguesia. É pois uma dedução, que não sei se é correcta.
Tenho mais os elementos que indico, embora na minha santa ignorância...pense que nada adiantarão
Filhos de Cândido;
Alfredo de Sá Mello Alvim
Elvira de Sá Mello Alvim

1-Cândido era /foi Empregado Público
Esteve presente no Tribunal do 2º Distrito Criminal do Porto - Escrivão do julgamento de D. Mariana Alice de Sá Correia – crime em 30/11/ 1884 em julgamento (net)
2: Albertina de Sá Aguilar residia na Granja/V N de Gaia em 09/04/1912 , data em que nasceu o primeiro filho de Alfredo
Mais uma vez o meu muito obrigado
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278746 | RCCORREIA | 16 jun 2011 02:16 | Em resposta a: #278719

Caro António

Já achei o casamento dos seus bisavós. Em 1874. Abaixo vai uma transcrição.

Agora fazendo 1874-26=1848 temos o ano aproximado para procurar nos paroquiais de Tentúgal e do Carregal os baptismos.

Registo nº 138/1874 do livro de Casamentos da Freguesia da Sé – Porto
“Aos 24.12.1874 nesta freguesia da Sé do Porto e sua Igreja perante mim Henrique da Silva Barbosa, Abade da mesma freguesia, compareceram os contraentes Cândido Alberto de Mello Alvim e D. Anna Albertina de Sá Pereira Aguillar, os quais conheço serem os próprios com Banhos da naturalidade e residências e Portaria de Sua Excelência Reverendíssima e com os mais papeis do estilo correntes, e sem costar de impedimento algum canónico ou civil para este Matrimónio; ele de idade de vinte e seis anos, solteiro, empregado na zona, morador no Largo da Polícia desta Sé natural da freguesia de Tentúgal, Bispado de Coimbra baptizado na mesma e residente no Largo da Policia desta freguesia da Sé filho legitimo de Cândido Maximiano de Mello Alvim natural de Tentúgal, Concelho de Montemor-o-Velho Bispado de Coimbra e de D. Maria do O Teixeira do Valle natural da mesma e ela de idade de vinte seis anos, solteira, proprietária, natural da freguesia de Carregal Bispado de Lamego baptizada na mesma e residente nesta da Sé actualmente ... em Santo Ildefonso filha legitima de João Fonseca Varella natural da Vila de Arouca e de D. Francisca Cândida de Sá, natural da freguesia de Arcozelo, Bispado de Lamego, os quais contraentes se receberam em face da Igeja por palavras de presente e os uni em Matrimónio e por ser tempo proibido não receberam as Bençãos Nupciais, procedendo em todo este acto conforme o que ordena o Sagrado Consílio Tridentino e Constiruição Diocesana; sendo testemunhas presentes Cândido Maximiano de Mello Alvim, pai do contraente e Dona Rita Ricardina de Sá, tia da contraente, solteira, proprietária, moradora na ... da Trindade e aquele empregado público residente no Largo da Polícia, ambos desta Cidade.
E para constar se lavrou em duplicado este assento, que depois de lido e conferido perante os ditos conjuges e testemunhas comigo o assinaram.”

cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278747 | RCCORREIA | 16 jun 2011 02:19 | Em resposta a: #278746

Passaram-me duas palavras que não consegui decifrar (uma talvez seja "Granja" da Trindade) e onde está "costar" deve ler-se "constar".

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278750 | RCCORREIA | 16 jun 2011 02:48 | Em resposta a: #278719

Também já achei o registo de baptismo em Tentúgal

Cândido foi baptizado a 12.06.1848 tendo nascido a 29.05.1848 em Tentúgal

Filiação a já conhecida

Neto paterno de Francisco Manuel de Mello Alvim natural do Brasil e avó incógnita
Neto materno de Sebastião José Teixeira da Rocha, de Tentugal, e de Ana Teixeira do Valle, das Meãs

Menciona os padrinhos moradores na Póvoa de Santa Cristina - Bernardo da Silva ??? e Raquel Teixeira do Valle, casados

é a imagem MMV11-002-0005_m176.tif do livro de baptizados de Tentúgal
Código de referência
PT/AUC/PAR/MMV11/002/0005

Baptismos
Datas

1825/1857

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278788 | mcmalvim | 16 jun 2011 23:01 | Em resposta a: #278746

Caro Rui Correia

Estou imensamente grato pela sua ajuda, pois sem ela nunca conseguiria avançar.
Como já disse, sou um pefeito ignorante nestas "coisas" da genealogia. Assim vou "arrumar" as suas preciosas informações, para depois tentar perceber por onde devo continuar, mas sinceramente, julgo que vou perder toda a "vergonha"e entar em contacto com o Senhor, para me dizer se o caminho é o mais correcto e como devo fazer.
Os meus melhores cumprimentos e mais uma vez muito e muito obrigado.
António

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia em Montemor-o-Velho/Coimbra--- Ajuda

#278791 | RCCORREIA | 16 jun 2011 23:24 | Em resposta a: #278788

Caro António

Esteja à vontade. No que puder (e apesar do meu total amadorismo) não deixarei de o ajudar.

O meu endereço é rui.templar arroba gmail.com


Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 01:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen