Afonso de Castro - Governador de Timor

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas | Títulos

Afonso de Castro - Governador de Timor

#277873 | pacguerra | 07 jun 2011 02:25

Boa Noite.

Muitos confrades fizeram estudos sobre a Família Castro. Gostaria de saber se alguem sabe os Ancestrais de AFONSO DE CASTRO, nascido em Lamego a 11/01/1824, casou em 1865 com Virginia Cañet Y Moral de Castro. Foi Governador de Timor de 1859-1863, Governador Civil do Funchal em 1870 e Governador Civil de Angra do Heroísmo de 1881-1883.

Este senhor é meu trisavô e se algum dos confrades tiver alguma informação agradeço.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Alexandre Santos de Castro Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#277879 | fertelde | 07 jun 2011 04:12 | Em resposta a: #277873

Estimado Paulo Alexandre:
Têm-o bastante fácil: dirija-se ao Arquivo Distrital de Lamego, ou do Distrito de que depende Lamego, e solicite o assento de batismo do seu trisavô, indicando a data de nascimento e o nome dos pais dele, ou, porque nâo, também pode solicitar o assento de casamento, em que vai aparecer o nome e naturalidade dos pais dele, e dela... eu faria esta última pesquisa.

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#277898 | google | 07 jun 2011 13:20 | Em resposta a: #277873

Boas tardes

Afonso de Castro era filho natural de Joaquim de Castro da Fonseca e Sousa, morgado da Casa das Brolhas em Lamego.Desconheço o nome da mãe.Sei que tinha mais irmãos, um deles de nome Henrique. Eu descendo do meio-irmão Macário de Castro.
Existem vários apontamentos biográficos,v.g. Enciclopédia Luso Brasileira, Notáveis de Lamego(edição da Câmara M. de Lamego), etc sobre a vida e obra. Enquanto Governador de Timor fez publicar um trabalho muito interessante e exaustivo sobre as Possessões Portuguesas na Oceania.

A sua família está no Genea ?

Fico ao dispor para mais informações

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#277899 | Samuel C O Castro | 07 jun 2011 13:37 | Em resposta a: #277873

Prezado Paulo Alexandre,

Sim, tenho os ancestrais de seu trisavô Afonso de Castro, cujas referências encontrei nas obras DBP, vol A-C, pg 725 (Dicionário Biográfico Parlamentar 1834 – 1910, Vol A-C , Direcção de Maria Filomena Mónica, Ed da Assembleia da República, Lisboa, Jan 2004. ISBN : 972-671-120-7) e AML, vol III, pg 303 (Anáis do Município de Leiria - João de Cabral - a 2ª revista e aumentada -, 3º Volume, edição da CMLeiria, Leiria, 1993. Não possuo as obras mencionadas e já não sei onde as localizei na NET, inclusive não consigo revê-las.

Tenho ele como filho de Joaquim de Casto da Fonseca e Sousa (ou Joaquim de Castro Osório) e de Luísa Pinheiro de Aragão (ou Luísa Dionísia de Aragão, Luísa de Aragão) - NFP, vol VIII, Pinheiro, $7, N15-16 e, vol X, Vascondelos, $24, N23 - OMC, pg 72 (Os Meus Costados - Francisco Carlos de Azeredo Pinto Melo e Leme - Edição do Autor, 1ª Edição
Porto, 1960), estando aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=186685 .

Neto parterno de Pedro da Fonseca e Castro (ou Pedro Afonseca de Castro, Pedro da Fonseca Osório de Castro) e de Antônia Luísa Pereira Coutinho de Vilhena e Menezes (ou Antônia Luísa Pereira de Vilhena, Antônia Pereira Coutinho) e demais no Geneall.

Gostaria muitíssimo de ver esse interessante ramo expandido em minha base dos Castros, se puderes fazer a especial gentileza de fornecer-me a descendência dele, para o meu e-mail que estou lhe disponibilizando via Geneall, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#277901 | Samuel C O Castro | 07 jun 2011 13:55 | Em resposta a: #277898

Prezado Luis,

Sua informação confirma o que indiquei ao colega Paulo.

Sobre o Henrique de Castro - Me consta que "frequentou a Faculdade de Direito em Coimbra".

Os descendentes do Macário também constam em minha base. Peço-lhe o favor de indicar-me se seu nome está aqui no Geneall e qual link para acesso, para eu ver se já consta na referida base.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#277902 | Samuel C O Castro | 07 jun 2011 13:59 | Em resposta a: #277898

Prezado Luís,

Complementando a mensagem anterior, peço-lhe o favor de reportar em seu tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=263721

Muito obrigado. Abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#277919 | google | 07 jun 2011 16:39 | Em resposta a: #277901

Prezado Samuel

O meu nome completo é Luis de Castro Cancella de Abreu e consto do Geneall.

O citado Afonso de Castro não consta no Geneall nesta família Castro (Castro da Fonseca Pereira Coutinho) e não descende do casal que aqui consta mas tão só do Pai Joaquim. Este Joaquim de Castro da Fonseca e Sousa consta aqui também,noutra sala, mercê de uma pergunta de outro confrade nosso sobre quem seria a pessoa que está enterrada no cemitério de Nice. Com efeito, Joaquim e seu filho Macário viveram fora de Portugal algum tempo, durante as guerras civis à volta de 1830 e por aí (Vêm citados nas memórias do Marquês de Fronteira que os encontrou algures na Toscânia, em Lucca) e Joaquim vem a morrer em Nice.
Há uma interessante descrição deste Joaquim e da Casa das Brolhas,em Lamego, num livro "Portugal and Galiza" do Earl Carnavron também desta época. Este lord inglês, antepassado do descobridor e financiador do túmulo de Tutankhamon, fez um relato interessantíssimo do Portugal dessa época, que percorreu incógnito, tendo sido aliás preso a meio da jornada. De vez em quando estes livros aparecem nalguns alfarrabistas e leilões de livros lisboetas e penso que nas primeiras edições o autor não vem identificado. O último Lord de que tive notícia, era um dos íntimos da Raínha Isabel II de Inglaterra.(Morreu recentemente) Possuidor de um magnífico castelo tem a sua biblioteca e arquivo aberta ao público e foi um grande entusiasta do campo e da paisagem ingleses.

Fico ao dispor

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#277929 | Samuel C O Castro | 07 jun 2011 17:58 | Em resposta a: #277919

Prezado Luís de Castro Cancella de Abreu,

Muito obrigado pelas informações.

O tal Joaquim consta em nas seguintes salas: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=36217 e http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=254076 . Creio tenha sido dessa última que extraí as referências que citei ao colega Paulo.

Referindo-me à sua bisavó Maria do Carmo Callado e Castro, por acaso descobriste a ascendência dela? Terá ela ligação com algum dos casais que citem em minha mensagem de 21.9.2010, no tópico aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=263721 ?

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#277970 | pacguerra | 08 jun 2011 02:04 | Em resposta a: #277902

Caro Samuel

Já enviei os dados que possuo para o seu email.

Cumprimentos

Paulo Alexandre Santos de Castro Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Castro - Governador de Timor

#278097 | Samuel C O Castro | 09 jun 2011 15:01 | Em resposta a: #277970

Prezado Paulo Alexandre,

Muito obrigado pelo envio dos dados.

Enviei um anexo para seu e-mail e se por acaso tiveres dados complementares e puder fazer a gentileza de informar, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 21:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen