Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Genética

Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278000 | fxcct | 08 jun 2011 15:16

Segundo Roy Baumeister, no seu livro "Is There Anything Good About Men", apenas 33% dos nossos antepassados são homens (ou 67% são mulheres). Isto porque, segundo o autor, 80% das mulheres do passado procriaram (tiveram pelo menos um filho/a), enquanto que apenas 40% dos homens deixaram descendência. Ainda segundo o autor, isto faz com que os a probabilidade de uma mulher do passado ter deixado descendência até aos dias de hoje é o dobro da probabilidade para um homem da mesma época.

O autor utiliza este facto para explicar a natureza comportamental dos machos da nossa espécie, embora as implicações para o estudo da genealogia possam suscitar debate.

Resposta

Link directo:

RE: Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278095 | JCC | 09 jun 2011 14:46 | Em resposta a: #278000

Como me parece óbvio não pode ser isso que o autor diz.

De cacto cada um de nós tem, seguramente, um pai e uma mãe, como aliás acontece com todos os nossos antepssados.

Deste modo não pode restar qualquer dúvida sobre o facto que cada um de nós tem tantos antepassados homens como antepassados mulheres.

Outro assunto, completamente diferente, é analisar se de uma dada mulher (ou homem) descendem muitas os poucas pessoas, ou, o que é o mesmo, qual o nº de individuos diferentes que existem nos nossos antepassados.

No texto original:

"The first big, basic difference has to do with what I consider to be the most underappreciated fact about gender. Consider this question: What percent of our ancestors were women?
It’s not a trick question, and it’s not 50%. True, about half the people who ever lived were women, but that’s not the question. We’re asking about all the people who ever lived who have a descendant living today. Or, put another way, yes, every baby has both a mother and a father, but some of those parents had multiple children."

In http://www.psy.fsu.edu/~baumeistertice/goodaboutmen.htm

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278101 | mtavares | 09 jun 2011 16:00 | Em resposta a: #278095

Bizarro raciocínio...

Resposta

Link directo:

RE: Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278140 | queirojg | 10 jun 2011 11:05 | Em resposta a: #278095

Caro João,

Não é preciso ter em conta as repetições? Se os números estiverem certos, encontraremos nos nossos antepassados duas vezes mais repetições masculinas do que femininas.

Um abraço.

JGQueiró

Resposta

Link directo:

RE: Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278145 | joão pombo | 10 jun 2011 13:17 | Em resposta a: #278095

Caros Confrades,

Confesso que inicialmente fiquei um pouco baralhado, mas estou com o João Cordovil Cardoso: 50% dos meus antepassados são homens e 50% são mulheres.
Parece-me que só pode ser assim...ou não?

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278150 | mtavares | 10 jun 2011 13:38 | Em resposta a: #278145

Caros:
De início achei bizarro,mas depois lembrei-me de uma coisa: Tenho dois casais (por acaso na mesma linha geracional) que se repetem,um por 4 e outro por 3 vezes. Uma vez que há segundos e terceiros casamentos, esse tese iria nesse sentido, só que é preciso prová-la,não é?
cumprimentos a todos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278231 | JCC | 10 jun 2011 23:47 | Em resposta a: #278140

Caro José Gabriel

Claro quie o implexo é importante, mas a palavra chave é "diferentes". O nº de antepassados varões tem de ser igual ao das senhoras.

Mas se estivermos a falar de antepassados diferentes o caso muda de figura. Aí, sim, o seu número já pode ser diferente e é isso que diz o artigo citado. Ou, o que é o mesmo, que descendemos de um número de homens diferentes que é diferente (menor segundo ele) do número de mulheres diferentes.

Abraços

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278257 | fertelde | 11 jun 2011 13:05 | Em resposta a: #278000

Está claro que sem sabermos a que época se refere o autor, a conclusâo pode ou nâo ser aceite. Se nos remontamos à época dos machos dominantes, em comparaçâo com outras espécies de simios, entâo o autor pode ter razâo...
Para épocas posteriores, parece-me que a conclusâo estaria equivocada.-

Resposta

Link directo:

RE: Apenas um terço dos nossos atepassados são homens.

#278438 | fxcct | 13 jun 2011 15:38 | Em resposta a: #278145

Caro João Pombo,

Não necessariamente.

Imagine uma sociedade fictícia de 200 pessoas (100 H + 100 M). Todas as mulheres procriam mas só um homem é escolhido para dar a sua semente. Para que este exercício mental seja o mais simples possível, imagine que cada mulher tem apenas um nado vivo com probabilidades iguais de ser rapaz ou rapariga, e que todos chegam à idade de procriar.

Na segunda geração, cada pessoa tem o mesmo pai (são todos meios irmãos) e uma mãe diferente. Repete-se o processo e na terceira geração cada pessoa tem o mesmo pai e o mesmo avô, e uma mãe diferente. A população mantém-se em 200 pessoas.

Na décima geração, cada pessoa tem 9 antepassados homens (contando nove gerações de antepassados), e 512 antepassados mulheres (contando as mesmas nove gerações).

Este exemplo imaginado apenas serve para ilustrar que matematicamente (ou biologicamente) é possível que a consanguinidade masculina pode ser muito superior à feminina. Talvez seja verdade que 50% dos seus antepassados sejam homens, mas segundo o autor mencionado, isso é pouco provável.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Correcção

#278440 | fxcct | 13 jun 2011 15:41 | Em resposta a: #278438

Caro João Pombo,

Para que a sociedade imaginária mantenha a população estável ao longo das gerações, cada mulher teria que ter dois filhos e não apenas um. Mea culpa.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen