Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Património | Pessoas

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#278002 | quinta.sal | 08 jun 2011 15:30

08.06.2011

Procuro Descendentes de :
FRANCISCO JOSÉ MOREIRA ( natural de Lisboa-Portugal ) Casado com Antónia Joaquina Roseira
que foram POVOADORES ( em 1806 ) de terras em SÃO JOÃO DE MARCOS - RIO CLARO ( no Rio de Janeiro - Brasil)
Foi grande fazendeiro e em 1834 casou sua Filha Perpetua Augusta Moreira com Gaspar José Vianna .
Gostaria também de saber o nome e localização da SUA FAZENDA .
Agradeço respostas para < iberolider@gmail.com>

João Roberto Queiroz
Viana do Castelo - Portugal

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#278179 | MRaposo | 10 jun 2011 16:55 | Em resposta a: #278002

Caro João Roberto Queiroz,
Um bom caminho será procurar no Almanak Laemmert, que foi publicado e está na rede entre 1844 e 1889 em http://www.crl.edu/brazil/almanak. No índice, há um setor por ordem alfabética, onde estão relacionados os Municípios. Clica-se sobre o número da página que corresponde a São João do Príncipe, que era o município cuja vila se denominava São João Marcos, e aparecem os nomes das pessoas mais importantes de cada freguesia. São João do Príncipe tinha três, a de São João Marcos (vila), a de São José da Cacaria ou do Bom Jardim e a de Passa-Três. Infelizmente, o volume Província, que tem essas informações, não existe nas primeiras edições do Laemmert, mas em 1851 encontrei em S. João Marcos um Antonio Moreira de Araújo. Nesse ano, a única freguesia de S. João do Príncipe com informações é essa. Mas em 1855 há entre os fazendeiros na freguesia da vila a viúva de Bernardo José Vianna e na freguesia de Passa-Três a também fazendeira Theodora Moreira da Silva. Vale procurar também no município de Rio Claro. Vi lá, em 1855, alguns Moreira, inclusive um Joaquim José Moreira. Boa sorte! Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#278195 | quinta.sal | 10 jun 2011 18:40 | Em resposta a: #278179

10.06.2011

Prezado Marco Raposo

Estou muito grato pela sua preciosa ajuda .
Vou investigar pelas directrizes que me deu .

Se em qualquer altura tiver necessidade de elementos do norte de Portugal
estarei ao seu inteiro dispor .

João Roberto Magalhães Queiroz
Quinta das Salinas - Darque - Viana do Castelo - Portugal

Resposta

Link directo:

JOAQUIM JOSÉ MOREIRA c.c. GERTRUDES MARIA DE CAMARGO anos iniciais de 1800. São Paulo.

#305150 | Peña Rey | 06 mai 2012 23:51 | Em resposta a: #278179

Estou procurando mais informações sobre JOSÉ JOAQUIM MOREIRA que foi casado com Gertrudes Maria de Camargo . Há uma assento de batismo de uma filha deles, GERTRUDES MOREIRA em São Paulo/Centro em 20 de janeiro de 1816. Pela informações que tenho hoje, a Gertrudes filha era muito provavelmente irmã do meu quarto avô, JOÃO ANTONIO MOREIRA que viveu no Paraná entre os municípios de União da Vitória, Campo Largo e Ponta Grossa. João Antonio Moreira era casado com Maria Marques da Annunciação, natural de São Paulo. Apreciaria muito intercambiar sobre esta família e agradeço antecipadamente pela atenção
Em Viana do Castelo tenho um amigo que não conheço pessoalmente mas está entre as pessoas que mais considero dentre todas que conheço: Fernando Lourenço.
Sinceramente grato,
Clovis Pena
Curitiba/Brasil.
clovispena@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305203 | MRaposo | 07 mai 2012 15:44 | Em resposta a: #278195

Caro João Roberto Queiroz,
Estive ausente desta página algum tempo, só agora vejo sua mensagem.
É sempre um prazer ser útil, conte comigo. Por coincidência:
1) Não sei se já disse que minha avó materna nasceu em São João Marcos, mais exatamente na freguesia de S. José da Cacaria, ou do Bom Jardim;
2) Minha 4ª avó paterna, Maria Teresa do Nascimento, nasceu na freguesia de Santa Maria de Azias, em Ponte da Barca, Viana do Castelo, filha de João Rodrigues e Felícia Rosa. Não sei o ano do nascimento, mas sua primeira filha no Brasil nasceu em 1808.
Saberia o Confrade onde os livros de Ponte da Barca do fim do século XVIII podem ser consultados pela Internet?
Saudações,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305215 | quinta.sal | 07 mai 2012 18:50 | Em resposta a: #305203

07.05.2012

Caro Marco Raposo

Li a sua mensagem , que agradeço.
Continuo à procura de elementos sobre a família de Francisco José Moreira .
Ele veio por volta de 1806 na leva de colonisadores e vem na lista da Casa Real
como lhe tendo sido cedidos terrenos em S. João Marcos .
A sua filha Perpetua Moreira casa em 1836/1838 com meu Tio Bisavô Gaspar José
Vianna ( o apelido original era Gaspar José Martins ,natural de Viana do Castelo )
tendo, quando adquiriu as Comendas se N. Srª. de Vila Viçosa ( Portuguesa ) adotado
o nome Gaspar José Vianna . Foi comerciante , importante, na Rua Direita , nº 63 no
Rio de Janeiro entre 183o (?) e 1860.
Por volta de 1860 a sua mulher Perpetua morre e ele regressa definitivamente a
Portugal. Não tiveram filhos.
Sobre o pai desta - Francisco José Moreira - já investiguei no Almanak Laemmert e
nada encontrei , pois as datas que me interessam são anteriores a 1844/1889 .

Sobre a sua 4ª. Avó paterna , Maria Teresa do Nascimento - Stª. Maria de Azias , Ponte
da Barca . Veja se consegue datas mais concretas.
O Arquivo Distrital de Viana ( engloba o Distrito e portanto Ponte da Barca ) ainda não está
informatizado . Nas datas anteriores a 1800 os livros são pouco legiveis .
No entanto se me der datas eu farei pessoalmente uma busca.
Meu Em. < iberolider@gmail.com>

Cumprimentos amistosos
aguardando as suas noticias
João Roberto M. Queiroz
Darque - Viana do Castelo

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305297 | MRaposo | 08 mai 2012 14:31 | Em resposta a: #305215

Caro João Roberto Queiroz,
Não sei se já lhe disse que a cidade de São João Marcos desapareceu, demolida para a ampliação de uma represa e uma hidrelétrica nos anos de 1940. Certamente por isso, seus livros paroquiais tomaram rumo desconhecido, existindo alguns poucos que não abrangem o período em consideração. Nem os registros de minha família Freitas consegui descobrir.
Verifiquei no Almanak Laemmert de 1858 que Gaspar José Vianna, ou Martins, não consta da relação de negociantes estrangeiros no Rio de Janeiro nesse ano. Percebi também que no endereço dele (Rua Direita, 63), quem se encontra estabelecido é Howden, Newlands & Cia., como se poderá ver em http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1858/00000522.html.
A Rua Direita (hoje Primeiro de Março) era o centro dos negócios no Rio de Janeiro do século XIX, onde ficavam as casas comerciais mais importantes do Império. Ao lado do número 63, no 61, estava Guilherme Fox que, como Howden e Newlands, devia ser inglês.
Vamos ver se consigo bolar mais alguma coisa.
Cordialmente,
Marcos.

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305299 | MRaposo | 08 mai 2012 14:46 | Em resposta a: #305215

Caro João Roberto,
Loo depois de enviar minha última postagem, voltei ao Laemmert e, na edição de 1854, página 408, encontrei o Gaspar José Viana com três condecorações, estabelecido na Rua Direita, 62 e com a indicação de que se achava na Europa. Veja em http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1854/00000412.html.
As três condecorações são a brasileira da Ordem de Cristo, no grau de Cavaleiro, e as portuguesas da Ordem de São Tomé e Espada, grau de Cavaleiro, e da Ordem de Nª Sª da Vila Viçosa, grau de Comendador (os símbolos estão informados na página http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1854/00000029.html).
Como se vê, ele retornou à Europa antes do que se pensava.
Cordialmente,
Marcos.

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305307 | quinta.sal | 08 mai 2012 16:25 | Em resposta a: #305297

07.05.2012

Caro Marcos Raposo

Em 1851 o Gaspar José Vianna tem , desde 1838 ( ? ), na Rua Direita nº 62 um armazem de " Secos e molhados por atacado " , referido na Lista de Armazens ( pag. 591 ) . Esse Armazem foi vendido em 1859 a Frias ( Juan ) , não sei para que negócio ( Consignações ? ) .
Igualmente tem de sociedade com seu irmão João ( que faleceu solteiro com cerca de 65 anos em 1858 ) o comercio de
fazendas " Vianna & Irmão , Ldº. " na Rua da Quitanda ,115 em 1846 e que passou mais tarde para a Rua dos Ourives
nº 91 e teria terminado em 1858 quando este , João , faleceu.
O Francisco José Moreira , vem na lista dos primeiros Povoadores de Terras concedidas por sesmarias , na primeira
página com a data de 1806.
A filha deste , Perpetua Augusta Moreira ( Vianna depois do casamento ) casa no mês de Janeiro de 1834 , no Cartório de João Manoel Gonçalves na Ilha do Governador , e com confirmação da Diocese e Padre José Marques Simões da Silva Feijó , creio que da Paróquia da N. Srª. da Candelária , para onde foram viver . Não sei se para o mesmo edificio
do Comercio do Gaspar ( R. Direita nº 62 ) que , penso já existiria nessa data .

Cumprimentos amistosos
João Roberto

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305327 | MRaposo | 08 mai 2012 18:56 | Em resposta a: #305307

Caro João Roberto,
Estive revendo São João Marcos e nada existe quanto a livros paroquiais. No Laemmert, como disse, apenas um Manoel José Vianna, em 1849, fazendeiro (pág. 143). Procurei no município vizinho de Itaguaí e encntrei diversos Moreira, mas pelo que entendi o Francisco José Moreira não teria deixado descendentes lá.
Se Perpétua Augusta Moreira casou-se na Ilha do Governador com o Gaspar, é difícil compreender que haja sido em cartório, pois nessa época católicos só se casavam na igreja. Em todo caso, creio que a jurisdição eclesiástica da Ilha do Governador fosse da paróquia de Santa Rita, no Centro do Rio de Janeiro, vizinha à da Candelária.
Como não sabia desse casamento na Ilha do Governador, pesquisei a freguesia da Sé (Sacramento), também no Centro, mas lá nada encontrei, desde 1833 até 1839.
Os livros de Santa Rita estão em rede no FamilySearch em https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Fapi.familysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2F11571383%3Fcc%3D1719212, mas há um erro incrível nisso tudo: é que aí não é possível encontrar os livros de matrimônio de Santa Rita, pois eles estão - por incrível que pareça - entre os da freguesia do Sacramento (Sé), coisa que só descobri por acaso. Portanto, é preciso acessar https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14179-20985-46?cc=1719212&wc=11576422 para ver o livro de Santa Rita que começa em 1835, onde possivelmente estará a confirmação do casamento de Perpétua.
Desejo-lhe muito boa sorte (vai precisar) nessa pesquisa. E continue contando comigo.
Cordialmente,
Marcos.

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305432 | JJLourenço | 09 mai 2012 16:49 | Em resposta a: #305203

Caro Marcos Raposo

Maria Teresa – nasceu a 27 de Dezembro de 1776
filha de João Rodrigues x Felicia Maria
moradores no lugar da Villa desta freguesia de Azias
neta paterna de António Rodrigues x Pascoa Fernandes
neta materna de Miguel Pires x Maria Teresa

Melhores cumprimentos,
JJLourenço
lourenco.jj@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305464 | MRaposo | 09 mai 2012 23:03 | Em resposta a: #305432

Magnífico, JJLourenço!
Muito obrigado pela informação. Seria possível dizer qual a fonte? Será o assento de batismo da Maria Teresa? Prefere que conversemos por e-mail?
Fico muito agradecido,
Atenciosamente,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305465 | JJLourenço | 09 mai 2012 23:16 | Em resposta a: #305464

Caro Marcos Raposo,

Contate-me para o meu e-mail. Tenho muitas outras informações sobre os antepassados da sua Maria Teresa.

Cumprimentos,

JJLourenço

Resposta

Link directo:

Procuro descendentes de Fazendeiro Francisco José Moreira - de S. João Marcos- Rio Claro ( Rio Janei

#305487 | MRaposo | 10 mai 2012 00:42 | Em resposta a: #305465

Caro JJ Lourenço,
Segue e-mail hoje.
Abs,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 02:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen