RE: Famílias de Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Famílias de Portalegre

#1591 | alentejo | 08 jan 2001 12:04

Bom dia!!!

Como através deste fórum tenho recebido alguns pedidos de inclusão na mailing list do trabalho que preparo juntamente com Gonçalo de Mello Guimarães, pareceu-me oportuno deixar algumas indicações sobre o mesmo.
De forma bastante sumária adianto que o trabalho em referência consistiu na leitura, aditamentos e actualização duma genealogia que se encontra na BNL, sob o título "Livro das Famílias desta cidade de Portalegre", datado de 1740 e da autoria de Manuel da Costa Juzarte de Brito. Aborda o mesmo cerca de 20 famílias dessa região (Acciaiolis, Andrades, Britos, Barros, Costas, Castel-Branco, Juzartes, Paes, Velezes, Vasconcelos, Fonsecas, Sousas, Tavares, etc).
Oportunamente será enviada uma memória descritiva do mesmo (costam da mailing list os descendentes das famílias abordadas, os membros da Associação Portuguesa de Genealogia e do Instituto Português de Heráldica).
Qualquer pedido de inclusão na mesma pode ser dirigido para o seguinte email: nuno.borrego@clix.pt

Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#1606 | NISGM | 09 jan 2001 22:28 | Em resposta a: #1591

perdoar-me-ão a boleia mas já deixei aqui no fórum algumas questões quanto a famílias de Portalegre (Garção freguesia de s. salvador da aramenha, concelho de marvão, distrito de portalegre e Tavares da freguesia de ribeira de nisa, concelho de portalegre, distrito de portalegre) mas não obtive muitas respostas.
uma vez que andam às voltas com Portalegre não seria possível que conhecessem a existência de publicações sobre os apelidos que cito e sobre a sua existência em portalegre?
Embora Garção seja um apelido não muito comum, os que encontro serão aparentemente ou de lisboa ou de portalegre (onde atingem razoável densidade. 112 na cidade).
Haverá ligação entre os de Lisboa (salema garção,mayer garção, etc.)e os de Portalegre?

que relação existirá entre o lugar da Portagem, concelho de Marvão e o povoamento do distrito de portalegre?
esta localidade serviu para entradas massivas de espanhóis judeus em 1492 (não era castelo de vide quase judeu?) e poderá ter servido para entrada de espanhóis cristãos.
embora seja sempre referida ou a origem francesa de Garção ou a alcunha não poderemos ter, junto à raia( e eventualmente não só), o aportuguesamento do espanhol Garzón?
estou ainda em fase demasiado precoce das minhas investigações, para poder dar uma resposta (se é que a conseguirei alguma vez dar), mas gostava de saber se já alguém se dedicou a este tema.

quanto aos tavares é das tais coisas. a ribeira de nisa é colada a portalegre e por volta de 1820 o meu tetravô usava o nome. dois filho e uma neta vieram, com certeza, também a usá-lo.
ignoro, para já, ligações aos do livro do juzarte de brito.

NISGM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#1607 | rafael mião | 10 jan 2001 09:09 | Em resposta a: #1591

Meu caro amigo
Só ontem consegui aceder ao computador,pois um acidente cerebral afectou-me os olhos,graças a Deus vou melhor.Há certo tempo pedi a reserva de 1 exemplar e agora a inclusão na mailing list.Estou desejando de receber o seu trabalho.Um Bom ano,acrescido a um bom começo de século e milénio.Um abraço Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#1611 | alentejo | 10 jan 2001 12:42 | Em resposta a: #1606

Caríssimo,

Para o referido estudo consultámos concretamente as famílias (ou linhas se preferir) tratadas pelo autor do mss, embora para isso tenhamos compulsado centenas de livros paroquiais e outra documentação, quer no Arq. distrital de Portalegre quer no IAN/TT.
Existem Garções na zona de Portalegre desde, pelo menos, o séc. XVI quando começam a aparecer nos paroquiais, mas a ligação destes aos de Lisboa não sei se existe.
Nessa região existiram algumas comunidades judaicas, sendo a maior a de Castelo de Vide, e poderá no IAN/TT aceder aos processos daqueles que foram condenados ou acusados, existindo para além desses processos os Cadernos dos Promotores, onde estão lançadas denúncias que não passaram disso.
Quanto aos Tavares costumo dizer que, na região de Portalegre e juntamente com os Velezes, são "mato" e provavelmente muitos haverá que nenhum sangue dessas famílias possuem e se o possuem a ligação é dificil, por serem ramos que perderam a sua nobreza antes do séc. XVI e fazer "entroncamentos" no alentejo antes desse período é muito complicado, mas não impossivel.
De qualque forma sugiro-lhe que "esgote" os paroquiais, e os desse bispado são bastante razoáveis, onde devem assentar toda a investigação.
Em relação a publicações, sei que existem algumas coisas publicadas, nomeadamente na revista "Cidade de Portalegre", de que é director o Prof. António Ventura, docente na Faculdade de Letras; bem como outros trabalhos que encontrará numa livraria junto ao Arquivo, nessa cidade.
Com pena de não ter sido de mais utilidade, aceite os meus cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#1612 | alentejo | 10 jan 2001 12:48 | Em resposta a: #1607

Caro Amigo

Desejo-lhe rápidas melhoras. O seu nome estava já inserido na dita relação. Votos de um 2001 cheio de prosperidades para si e toda a família. Um forte abraço,

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#1652 | NISGM | 11 jan 2001 18:35 | Em resposta a: #1611

Caro Nuno Borrego,

Grato pelas informações prestadas vou aproveitá-las para aumentar um bocado os temas "Tavares de Ribeira de Nisa, Portalegre" e "Garção" aqui no Fórum.
Bem sei que as ligações anteriores ao séc. XVI não são possíveis ou, alternativamente, são muito complicadas.
De qualquer forma não pensava conseguir ligar os Tavares aos de Riba-Douro. Já é bom se os conseguir ligar a outras famílias lá do sítio, com ou sem sangue dos Tavares primordiais, com seja com outros apelidos ou sem eles.
quanto aos garções gostava de saber se alguém os documentou e confirmar possibilidades e hipóteses pessoais, ainda sem buscas muito sistematizadas, de que falo acho que bastamente, no tema próprio.


sem mais,
atentamente
NISGM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#1682 | atni | 13 jan 2001 17:24 | Em resposta a: #1591

Estando interessado em familias de apelido RASQUILHO, e sabendo que no distrito de Portalegre (Nisa,Amieira do Tejo, por ex.) este apelido é usado, perguntava-lhe se nas suas investigações já o terá encontrado e em caso afirmativo, se me poderá fornecer alguns elementos.
Agradecido
atni

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#1685 | alentejo | 13 jan 2001 21:27 | Em resposta a: #1682

Esse apelido na família q estudei (Lobão Tello) foi assumido por serem proprietários da Herdade da Rasquilha, no termo de Arronches. Usam hoje, ainda, Telo Rasquilha. É provável que noutras zonas do distrito existam famílias de apelido Rasquilho.
Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#1820 | JPL | 19 jan 2001 22:15 | Em resposta a: #1591

Caros amigos,

Se me permitirem, terei imenso gosto em entrar na vossa discussão. Julgo possuir algo que vos deva interessar. Um parente meu, publicou um livro com uma tiragem de apenas 100 exemplares, intitulado Uma Família da Beira Baixa, onde tem imensas informações acerca da minha família. Aqui são citados inúmeras vezes, além dos apelidos já referidos por vós, os Pestanas Goulões, Sousas Brancos, Telles de Carmona, Salgueiro Vaz, São Payos Caldeiras Alcoforados, Fonsecas e Eças, Semedos,, etc.
Quanto a Tavares, é lá mencionado um António Nogueira de Tavares (O Velho), que terá vivido no séc. XVI me Nisa, donde descende um dos ramos da minha família.
José Pedro Pestana Pinho Leão
j.leao@oninet.pt
Terei imenso gosto em partilhar esta informação convosco.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#2006 | Sousa-Tavares | 31 jan 2001 13:16 | Em resposta a: #1820

Boa Tarde, já tenho enviado várias mensagens em diversos temas do fórum sobre este assunto. Vários familiares meus possuem propriedades (hoje arruinadas e abandonadas) em Chãs-de-Tavares. Este familiares não têm qualquer ligação com a terra em causa, mas o facto de essas propriedades virem a passar de pessoa em pessoa há várias gerações leva-me a pessar que as origens do nosso apelido estejam aí. Segundo sei, é exactamente daquela terra que provém o nome Tavares. Assim sendo, poder-se-á supôr que os nossos Tavares serão os originais? Ou será uma coincidência, dado que será provavelmente um apelido muito usado na região?

H. de Sousa Tavares
hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#2193 | JPL | 13 fev 2001 23:54 | Em resposta a: #2006

Convido-vos a visitar a minha homepage que tem alguma informação acerca da família Tavares. Os descendentes de João Pires que terá vivido no início da Nacionalidade, unem-se à família Tavares por volta de 1500.

http://homepage.oninet.pt/205mbj

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#2241 | António Forjó | 18 fev 2001 22:04 | Em resposta a: #1591

1

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7387 | amrr | 24 jul 2001 00:45 | Em resposta a: #1591

Caro Nuno Borrego

A sua obra já foi editada?

Cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7390 | alentejo | 24 jul 2001 01:23 | Em resposta a: #7387

Caro Arlindo,

Estou a trabalhar nele a tempo inteiro, pelo que sairá até final do ano, houve algumas linhas que se resolveu inserir visto serem completamente desconhecidas. Houve também questões logísticas que atrasaram a saída, que já foram resolvidas.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7395 | tuxa | 24 jul 2001 09:12 | Em resposta a: #7390

parabens!
gosto do nível deste forum ... e podem crer que tenho aprendido imenso (sim... claro! sou neófita)

Como estudam Portalegre, gostaria de saber se por acaso se cruzaram com uma família FARINHA parece que da freguesia de Nossa Senhora da Assunção, Proença-a-Nova, Portalegre.
O individuo que conheço é Joaquim farinha provavelmente nascido entre 1882 e 1862.
Bem hajam
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7422 | JPL | 24 jul 2001 22:28 | Em resposta a: #7390

Caro Nuno Borrego,

Deve-me achar um verdadeiro maçador, mas realmente a sua generosidade tem sido suficiente para eu me permitir a mais este abuso. Vou almoçar na próxima 5ª feira dia 26/7, com um parente meu afastado Prof. Duarte Pignatelli. Promet~-lhe levar elementos acerca dos Cunha Pignatelli da Beira Baixa que possuia. Acontece que com a formatação que fiz ao meu disco duro, perdi essa informação. O que lhe peço, e´que caso possua algo acerca dos cunha Pignatelli me envie por favor.

Mais uma vez, muito obrigado,

Zé Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7425 | alentejo | 24 jul 2001 23:10 | Em resposta a: #7422

Caro Zé Pedro,

Os únicos elementos que tenho sobre Cunha Pignatelli é a descendência, actualizada, do casal que segue. Se tiver interesse envio-lhos para o seu email.

Cumprimentos

Nuno Borrego
D. MARIA JOSÉ DA FONSECA ACCIAIOLI DE AVILLEZ OLIVEIRA, nasceu em Odemira a 16-XI-1907. Casou a 07-XI-1929 com JOSÉ MARIA MARROCOS FREIRE FALCÃO DA CUNHA PIGNATELLI, nascido em Belmonte, a 08-XII-1902 e falecido em Idanha-a-Nova a 19-VI-1981, filho de Joaquim Guilherme da Cunha Pignatelli e de sua mulher D. Maria Emília Marrocos Fajardo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7429 | JPL | 24 jul 2001 23:26 | Em resposta a: #7425

Meu Caro Nuno Borrego,

Bem haja pela informação, acho que já poderá ser uma grande ajuda.

Zé Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7483 | JPL | 25 jul 2001 21:37 | Em resposta a: #7425

Caro Nuno Borrego,

Se não fôr uma grande maçada, agradeço-lhe que me envie então a descendência do referido casal.

Obrigado,

Zé Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7616 | rodolffo | 30 jul 2001 03:37 | Em resposta a: #7483

Oi pessoal, meu nome é Rodolffo e sou brasileiro.
Estou a procura do registro de Nascimento de meu Bisavô. Seu nome era João Mamede Júnior, e segundo minha vó ele veio ao Brasil e morou no Rio de Janeiro, depois no Espírito Santos e por fim em Alagoas.
O único documento que temos dele é a Carteira de Trabalho, onde consta o ano de chegada ao Brasil - 1982, e a data de nascimento - 25/12/1975.
Segundo minha avó, ele era Alentejano, e fazendo minhas pesquisas descobri que existe uma tal serra de São Mamede em Portalegre, próximo à Marvão.
Dizem que era comum se adotar o nome da região de Nascimento.
Tenho também o nome dos Pais dele: Joaquim Francisco Mamede e Joaquina A. da Cruz.
Alguém pode me ajudar?

Atenciosamente,

Rodolffo M. de C. M. dos Santos
mail: rodolffo_santos@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#7753 | pjm | 06 ago 2001 12:15 | Em resposta a: #7483

Visitei a sua homepage, e estranhei a inexistência de referência às seguintes familias de Portalegre: Velez; Caroço; Murta; Casqueiro;Meira.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8562 | anaerandio | 03 set 2001 17:10 | Em resposta a: #7753

¿Me podrias decir en que pagina conseguiste informacion sobre el apellido VELEZ? Obrigado Ana
anaerandio@mixmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8611 | pjm | 04 set 2001 10:51 | Em resposta a: #8562

Faço referência a Velez porque são de Portalegre e são da minha familia. Não tenho mais informação sobre as origens, sendo que se supõe que tenham vindo de Espanha. Se tiver mais informações, agradeço desde já.

Cumprimentos

pjm

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8630 | anaerandio | 04 set 2001 16:27 | Em resposta a: #8611

yo he llegado hasta el padre de mi bisabuelo (sobre el año 1850), que era Velez, y era nacido en San Lorenzo de Portalegre.

que significa "Coelho" porque a mi bisabuela en los documentos, cuando aparece como difunta siempre le ponen como apellido "Coelho" en vez del suyo.
sabrias decirme la direccion del hospital de Misaricordia. Obrigado Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8683 | pjm | 05 set 2001 15:46 | Em resposta a: #8630

Coelho não tem nada a haver com Velez. São sobrenomes distintos. O numero de telefone da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre é 351 245 309560.

Cumprimentos
pjm

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8730 | anaerandio | 06 set 2001 09:53 | Em resposta a: #8683

gracias por el numero de telefono, pero prefiero dirigirme por escrito porque no habrlo portugues.
ana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8746 | anaerandio | 06 set 2001 16:14 | Em resposta a: #8683

hola, como dices que eres de Portalegre, te voy a dar datos sobre mi familia a ver si la conoces.
El padre de bisabuelo era Jacinto Velez Bravo, natural de Portalegre. Uno de sus hijos, mi bisabuelo era Jose Velez Bravo que vivio en Fortios y murio en Portalegre, en el Hospital de la misericordia. Mi abuela Ana Velez nacio en Fortios y mi padre Jose Velez también. Mi abuela por lo que averiguado hasta ahora tuvo 2´hermanas y un hermano (muerto siendo bebe) y una de estas Maria Rosa Velez se caso y tuvo por lo meno un hijo que yo sepa.
He estado este mes de Agosto una semana en Portalegre consiguiendo los Certificados en la Conservatoria, y el Sr. Conservador que dijo que por alli pasa mucha gente y que Velez debe haber pocos porque el no conoce a ninguno.
Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8750 | pjm | 06 set 2001 17:36 | Em resposta a: #8746

Ana, eu não sou de Portalegre, sou de Lisboa, a parte da minha familia de nome Velez é que é de Portalegre. Velez Caroço diz-te alguma coisa ? É um nome muito conhecido em Portalegre...

Cumprimentos
pjm

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8751 | alentejo | 06 set 2001 18:29 | Em resposta a: #8746

Pode prosseguir as investigações no Arquivo Distrital de Portalegre.Tente fazer o pedido através de carta, a direcção é:

Arquivo Distrital de Portalegre
Palácio Barahona
Largo Serpa Pinto
7300 Portalegre

O Conservador de Portalegre deve ter poucos conhecimentos sobre essa região. Os Velezes estão espalhados por todo o concelho de Portalegre e limítrofes, ainda que o apelido hoje não seja muito usado, no séc passado eram aos milhares, basta espreitar os paroquiais.

Essa família chegou a Portalegre na 2ª metade do séc. XIV, o ramo que mais se notabilizou foi o dos Condes de Avilez, que até ao séc. XVIII usou vilez. Será impossivel ligar todos os Velezes aos primeiros, muitos descendem de escravos, linhas bastardas, etc.

Tente enviar o pedido ao Director do Arquivo, ou então contratar os serviços de genealogistas prfofissionais que existem nessa zona, bastante capazes aliás.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8788 | anaerandio | 07 set 2001 10:39 | Em resposta a: #8750

hola, en ninguno de los documentos que tengo me aparece el apellido"caroco". Además, como los hijos tienen solo los apellidos del padre casi siempre se repiten los mismos apellidos durante generaciones. Yo no concozco personalmente a nadie en Portalegre, ya que mi abuela se vino a España con mi padre muy pequeño y como ella murió muy joven no hemos tenido nunca contacto con nadie allí, ni siquiera mi padre. Todo lo que he averiguado es a base de marear a los funcionarios de los juzgados, que por cierto, tienen bastante paciencia porque no hablo portugues y a veces nos cuesta entendernos. Lo que si me parece mal es que cobren tanto dinero por las fotocopias de los registros. Aqui es gratis.
Otra cosa, como no encontraba la fecha de defunción de mi abuela, me fui a Fortios que es ahi donde vivia, yo antes habia buscado en la guia telefonica el apellido de ella"MEIO TOSTAO" y en este pueblo habia bastantes. Pues resulta que el Presidente de la Freguesia, estuvo llamando por telefóno y nadie era de su familia, igual es que eran desconfiados y no querian saber nada pero me extraño ya que durante generaciones esta familia era de este pueblo.¿no te parece raro?

Adios, Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8790 | anaerandio | 07 set 2001 10:50 | Em resposta a: #8751

Hola,Nuno.
Agradezco tu respuesta. Gracias por la dirección del Archivo, pero la verdad es que prefiero conseguir las cosas personalmente, asi que el próximo verano volveré a ir por allí. Además tengo el problema añadido que no se de fechas, entonces hasta ahora lo que he hecho es mirar uno por uno los libros, ya se que es mucho tiempo, pero no me queda otro remedio. En cuanto a los genealogistas, la historia es demasiado complicada.
A proposito, ¿sabes donde puedo consultar los censos de población de 1909-1928?
Gracias. Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8791 | pjm | 07 set 2001 10:51 | Em resposta a: #8788

Ana,
Velez Caroço foi um dos filhos distintos de Portalegre. Foi Coronel, Governador de uma das nossas provincias ultramarinas, investido com a Ordem de Torre e Espada, e com espada cravejada a diamantes, para além de outras condecorações, tornando-se já para o fim da sua carreira uma figura polémica do antigo regime pelas suas posições democráticas, tendo sido assim afastado de progressão na sua carreira militar. Encontra-se no Museu de Portalegre, algumas das suas condecorações.

Adeus, pjm

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8801 | NISGM | 07 set 2001 13:59 | Em resposta a: #8790

Ana,
Tenho feito buscas no Arquivo Distrital de Portalegre e sinceramente acho que as coisas correm bastante bem.
ainda não consegui ir até muito atrás pois moro longe e só lá fui duas tardes.
apesar de não teres datas (fechas) parece-me que isso se resolve bem acrescentando (ou subtraindo) a cada antepassado 25 anos.
foi assim que fiz. e o Director do Arquivo
(Rui Palma) é bastante simpático e apoia as pessoas.
acho que vale a pena ir lá.
só há uma desvantagem, incontrornável, a letra dos paroquiais nos finais do séc. XIX.

minha avó Luísa Rosa Tavares nasceu em Fortios ,mas filha de gente de Ribeira de Nisa, e foi o Director que percebeu a letra do Registo.

se a tua avó nasceu no séc. XX possivelmente consegues ter a informação na Conservatória. esse registo de nascimento dá as datas e lugares de nascimento e também o nome,idades e lugares de nascimento dos pais e avós.

eu experimentava ir à página http://net118.telecom.pt
e fazia uma busca em:
números de telefone nacionais
depois procurava na lista telefónica do Sul, na localidade de Fortios pessoas com o apelido velez.ou outros.

NISGM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8812 | anaerandio | 07 set 2001 15:41 | Em resposta a: #8801

Hola, NISGM:
Te agradezco el consejo. Sobre la guia telefonica, te digo que ya he buscado y encontre varias personas con los apellidos que buscaba. Estuve con el presidente de la Freguesia de Fortios y curiosamente nadie conoce a nadie. Yo no puedo llamar por telefono porque no hablo portugues.
Gracias de todos modos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8815 | pjm | 07 set 2001 17:14 | Em resposta a: #8801

Meu caro isso das lista telefónicas pouco dá...Repare o seguinte, se alguém procurar pelos meus apelidos apenas encontra uma infima parte, desinteressante,porque nada lhe acrescentam àquilo que você já sabe na busca genealógica. Eu próprio não consto nas listas. No que respeita aos "Velezes" nos ramos familiares conhecidos, pouco ou nada vai encontrar.
Cumprimentos
pjm

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#8816 | NISGM | 07 set 2001 17:48 | Em resposta a: #8815

Julgo que dá pelo menos uma muito razoável nuvem
de dispersão dos apelidos pelas freguesias.

Pela análise telefónica do meu apelido Garção,
cuja origem (em assentos de batismo) oscila entre
S. Salvador da Aramenha, Marvão e
Reguengo, Portalegre consigo perceber de alguma
forma que Garções,
tipicamente, existem em Lisboa, Porto, Coimbra e
Portalegre.

tenho a vantagem de saber (através de combinação de apelidos)que muitos dos de
Lisboa
também existem em Portalegre, o que
pode fazer concluir que a origem será a mesma.

logo descendentes de algum
avô meu e por conseguinte primos.

de interesse genealógico para mim que
não procuro somente ascendentes.

também me fez perceber, claramente, o
que já pressentia:
Que os de Lisboa (Mayer Garção, Salema Garção e
Garção de Carvalho e Garção Stockler)
têm ligações claras entre eles. e não
lhes encontro ligações a Portalegre.
Neste Fórum, em "Garção", Lourenço Correia Matos
mostrou-me que estes
vêm todos de Lisboa desde pelo menos o séc. XVI.
quando, aparentemente dado que não fui tão atrás,
já existiam em portalegre.

só em dez anos, do Séc. XIX,
na freguesia de S. Salvador da Aramenha encontrei
cerca de uma dezena de filhos
de tios-avós em enésimo grau.
pouco provável que tão fértil prole não
tenha tido descendência que me interessa.

bem sei que o que vem na lista é infímo,
mas pode ser interessante e se obtiver informação em conservatória posso recuperar quem tenha perdido o apelido.

descobri um garção, em Lisboa,
e quando
confirmei, em lista telefónica, a combinação de apelidos
notei que existia essencialmente
no Reguengo, Portalegre.
sítio de onde alguns dos meus garção vêm.
primos ou coicidência?

também me interessam, em Portalegre, e até ver pois
só recuei com confirmação documental até 1841:
Tavares, Calha, Crespo, Mourato e Rodrigues.

atentamente
NISGM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#64620 | sgrilo | 10 mai 2004 02:39 | Em resposta a: #8791

Olá PJM,


Eu sou descendente de Jorge Frederico Velez Caroço, que relamente foi Governador na Guiné Bissau entre 1921 e 1926, faleceu em 1966.

Será que tem informação sobre os descendentes? a única pessoa que conhecia toda a hostória da familia era o meu pai, mas já faleceu.

Obrigada
Sgrilo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#64621 | sgrilo | 10 mai 2004 02:50 | Em resposta a: #7753

Eu sou descendente das familias Velez Caroço, Casqueiro, Murta e também da familia Meira.

O que sabe destas familias que me possa ajudar a construir a minha árvore geanalogica?

Com os melhores cumprimentos.

Sgrilo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#65075 | gmg | 15 mai 2004 23:53 | Em resposta a: #64621

Eu sou também descendente da Família Murta e da Velez, estes de Alegrete. Possui informação sobre estes apelidos?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#65171 | gmg | 17 mai 2004 12:06 | Em resposta a: #1591

Já pus aqui no Fórum, vários títulos com Famílias de Portalegre.

Possui informação sobre a família Maldonado, de Alegrete? Ascendência de CATARINA MALDONADO, casada com Gaspar Rodrigues Romacho em 1632?


Sobre os Dorins/ Durins de Alegrete?

Família Monroy, do Reguengo?

Gonçalves Boroa, nomeadamente GASPAR RODRIGUES MONARCA-MARIA GONÇALVES BOROA, casados entre 1660 - 1690?

Mergulhões e Velezes, de Alegrete?
Agradecia,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#65370 | sgrilo | 19 mai 2004 00:35 | Em resposta a: #65075

Já lhe respondi neste fórum.

Aguardo mais informação da sua parte.

Obrigada

Sgrilo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#65413 | MigueldCT | 19 mai 2004 18:20 | Em resposta a: #1591

Caro Nuno Borrego,

perdoe-me estar a incomodá-lo com este assunto mas, como tive conhecimento de que esteve a estudar as famílias de Portalegre- entre elas os Tavares- pode ser que tenha alguns elementos que me permitam avançar na minha busca.

O ramo Tavares de que descendo está estudado até Fernão Anes Tavares que, por volta de 1480, terá fugido de Portalegre por se ter metido numa briga onde morreu muita gente.

Parece que o motivo dessa briga terá sido um casamento que foi realizado contra a vontade do pai da noiva (seu parente proximo), por ser "desigual".

Quem nos relata isso é Gaspar Fructuoso, de quem certamente já deverá ter ouvido falar.

Há uma ligação muito importante e conhecida que, a ser verdade, facilitará o entroncamento nos Tavares de Portalegre:

-Simão de Sousa Tavares, III senhor de Mira, estribeiro- mór do Infante Cardeal D. Afonso, que casou com D. Isabel da Fonseca.

O Gaspar Frutuoso fala em Simão de Sousa Tavares como sendo "primo como irmão" do Fernão Anes Tavares, que foi para S. Miguel em finais de 400s.

Um dos filhos de Fernão Anes Tavares foi Rui Tavares que esteve em Tanger ao serviço do 5º Capitão Donatário de S.Miguel, Rui Gonçalves da Câmara, onde foi armado EFCR (10 Jan 1499). Este teve descendência que chegou até aos nossos dias, sempre em legítima varonia.

Consta na carta de BA de Rui Tavares (5 Dez. 1534) que este era neto de um Fernão Tavares, dos Tavares de Portalegre. GF diz que este Fernão Tavares era irmão do pai de Simão de Souza Tavares e de outros dois homens, criados do infante D. Fernando, ambos de nome João Tavares, pelo que terá o Rei D. João III dado a um o cargo de copeiro-mór e passou a chamá-lo de João Tavares da Copa, para os destiguir. É uma relato estranho, este último...

O problema é que não encontro no Felgueiras Gayo qualquer referência, nem a Fernão Tavares, nem aos João Tavares que o GF refere.

O Simão de Souza Tavares está lá bem como o seu filho Francisco que o GF também refere. Todos os dados referidos pelo GF em relação a estes últimos se podem confirmar, quer no FGayo, quer na chancelaria de D. JoãoIII. Quanto ao resto, nada!
O Gaspar Frutuoso é tido como uma fonte seguríssima e seria muito estranho se houvesse aqui algum erro. O único erro possível que me ocorre é o nome de Fernão Tavares estar em vez de João Tavares, uma vez que seu filho era Fernão Anes Tavares (Anes, patronímico de João, habitualmente usado pelos filhos).

Tem conhecimento de algum destes que referi?
Será algum disparate o possível erro que eu proponho?
Como poderei arranjar provas que corroborem ou desmintam esta hipótese?

Desde já agradeço a sua atenção,
Miguel do Canto Tavares


PS: Só por curiosidade, poderá ver alguns descendente de Fernão Anes Tavares e de Rui Tavares mesmo na página do Genea, se procurar, por exemplo, pelo nome de Luis Francisco Tavares Taveira.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#70032 | JCFOUTO | 21 jul 2004 17:13 | Em resposta a: #1591

Caros amigos,

Sou :
Descendente da famila FOUTO, os meuas antepassados de que tenho conhecimento são nascidos na Chaveira freguesia de Cardigos, concelho de Mação:
ANTONIO DIAS FOUTO, nasceu na Chaveira em 1890.
JOAQUIM DIAS FOUTO, nasceu na Chaveira em 1855 .
LUIS DIAS FOUTO, nascido na Chaveira em ????
Estou a fazer a minha arvore geneologica.
Tenho conhecimento de outras familias “ Fouto “ nascidas em Portalegre, Avis, em varias zonas do Alto Alentejo.
Haverá alguma ligação entre esta familias, suponho que, se alguem me conseguir dar uma pista, ficaria muito grato.

Um abraço amigo,
Joaquim Fouto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#105448 | LProjecto | 17 nov 2005 08:42 | Em resposta a: #1591

Caro Nuno,

Estou a fazer consultas aos paroquiais do concelho de redondo, no sentido de aprofundar o conhecimento sobre os ascendentes da minha esposa, e deparei-me com uma falta de informação respeitante a um dos ramos - Carvalhal, situação que descrevo no tópico: "Carvalhal - Redondo".
Na minha perspectiva, e em função dos vários elementos de que disponho (nomeadamente apelidos de testemunhas e padrinhos), parece-me que existem fortes probalidades destes Carvalhais, naturais de Redondo, entroncarem nos Carvalhais, que na mesma data residiam em Vila Viçosa.

Procuro agora saber se Jerónimo Rogado do Carvalhal, seguinte:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=114292

teve alguns irmãos...

Saberá esclarecer-me esta minha dúvida?

Antecipadamente grato.

Melhores cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#122063 | LProjecto | 02 jul 2006 21:28 | Em resposta a: #70032

Caro Joaquim,

Deparei com esta sua mensagem, embora decorridos cerca de dois anos, na qual alude à família "Fouto". Partindo do pressuposto de que as suas pesquisas já deverão estrar bastante avançadas neste ramo, deixo-lhe o nome destes meus ascendentes na esperança de que possa entroncá-los nos seus:

- Margarida Fouta, natural de Avis (Aldeia Velha de Stª. Margarida), filha de Francisco Nobre e de Isabel Fouta (de Avis), que casaram em Avis a 01.09.1640. Neta paterna de Álvaro Nobre e Maria Silveira. Neta materna de Manuel Afonso e Maria Fouta.

Cumprimentos.

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#122113 | artembal | 03 jul 2006 17:42 | Em resposta a: #1591

Meu caro Nuno Borrego
Não sei se o nome da minha mulher ( Maria do Carmo de Avilez Nunes Pereira Aguiar ) está na sua lista.
Se não tiver gostaria de a incluisse para o meu mail artembal@hotmail.com
Não sei se se lembra de mim mas estivemos juntos quando lançou o livro em refª
Cumprimentos
José Menezes de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Portalegre

#249554 | AAF | 09 fev 2010 10:35 | Em resposta a: #7425

Caro Nuno Borrego,

Tendo-me apercebido que é grande e erudito investigador, designadamente no que respeita a Portalegre, ficar-lhe-ia agradecido se me puder dizer se existe alguma obra onde se tratem famílias de Castelo de Vide nos fins sec. XVII/inícios XVIII (procuro em particular apelidos Vaz, Borba e Malagato(?) ou algo de parecido.

Antecipadamente grato, com os melhores cumprimentos

António Franco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 21:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen