Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Heráldica

Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278278 | patydepp83 | 11 jun 2011 16:04

Procuro informações e meus parentes portugueses de meu pai já falecido que chamava-se: Antonio Augusto Machado Pereira, nascido no lugar de Francelos da freguesia de Vilar de Macada do concelho de Alijo no dia 29/12/1944. Filho de Anibal Antonio Pereira Barbeiro, de 22 anos de idade, natural de Francelos, e Maria de Lourdes Machado, de 19 anos, natural de Vila Cha, na epoca domiciliados em Francelos.
Meu avo Antonio Anibal Pereira barbeiro era filho de Antonio Pereira Barbeiro e Filomenia Sequeira.(nao tenho certeza se o nome de minha bisavo esta correto).
Minha avo Maria de Lourdes era filha de Zeferino Machado e Virginia Lopes.

Estas sao todas as informacoes que possuo,retiradas do registo de nascimento de meu pai, que foi para o Brasil em 1964 e faleceu em 1987 quando eu tinha apenas 4 anos de idade. Sei que meu avo faleceu em Portugal quando meu pai era ainda crianca e minha avo casou pela segunda vez ainda em Portugal. Minha avo tambem foi para o Brasil alguns anos depois de meu pai, com seu segundo marido e filhos. Nunca tive nenhum contacto com meus parentes em Portugal e gostaria de conhecer mais informacoes principalmente de meu Avo anibal e sua familia..

Se alguem puder me ajudar ficaria imensamente grata por que nao sei nem ao menos por onde comecar...
Desde ja agradeco.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278309 | roz | 11 jun 2011 18:37 | Em resposta a: #278278

Caro/a patydepp83

Se pesquisar nas Paginas Brancas http://www.pbi.pai.pt/ pondo ao cimo na "janela" "Quem" o apelido Pereira e na "janela" "Onde" Vilar de Macada encontrara' varias pessoas com esse apelido e suas moradas e telefones. Se fizer o mesmo com o apelido Machado tambem ha varios. Tentei com Barbeiro mas nao apareceu ninguem, contudo pode ser que Barbeiro fosse so' alcunha e nao tivesse passado como apelido para ninguem.
Tente contactar aquelas pessoas e pode ser que alguem seja seu parente.
Boa sorte com as pesquisas.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278310 | patydepp83 | 11 jun 2011 18:55 | Em resposta a: #278309

Obrigada pela dica Rosario. Nao moro em Portugal por isso nao conhecia as paginas brancas. Vou fazer como me sugeriu e tentar contactas aquelas pessoas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278314 | f4b2 | 11 jun 2011 19:43 | Em resposta a: #278310

Cara Patydepp83

Tenho esta nota para si:

MANUEL PEREIRA e JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA,ambos eram Barbeiros em VILA REAL em 1944

JOSÉ PEREIRA,era Barbeiro em ALIJÓ,também em1944

Portanto havia 3 Barbeiros na família em 1944,talvez por esse facto tenham ficado com o apelido Barbeiro.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278316 | patydepp83 | 11 jun 2011 20:05 | Em resposta a: #278314

1944 e o ano de nascimento de meu pai Antonio Augusto Machado Pereira, meu avo Anibal Antonio Pereira Barbeiro e Bisavo Antonio Pereira Barbeiro ja tinham o apelido Barbeiro antes de 1944..

Voce acha possivel que todos esses Pereiras sejam da mesma familia

E qual poderia ser o motivo de meu pai nao ter o apelido Barbeiro? No Brasil onde nasci normalmente herdamos o ultimo sobrenome (apelido) de nossos pais, por isso nao entendo porque meu pai ficou com o apelido pereira e nao barbeiro...

Tambem no registo de nascimento de meu pai consta a profissao de meu avo, e algo como "frofiutario" ou "proprietario" nao consigo entender bem a letra... alguma ideia do que poderia ser?

Os melhores cumprimentos

Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278319 | mtavares | 11 jun 2011 20:18 | Em resposta a: #278314

Cara Patydepp83:
Pode contactar a Conservatória do Registo Civil de Alijó:

Conservatória dos Registos Civil e Predial de Alijó
R. Comend José Rufino Alijó,
5070-031 ALIJÓ
(351)
telf: 259959524 fax: 259950302

Peça que lhe façam a busca,se for para genealogia as fotocópias são mais baratas. São pessoas simpáticas...
mas trate disso antes de Agosto,pois nessa altura não têm para se onde virar com trabalho...
boa sorte
luis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278320 | f4b2 | 11 jun 2011 21:00 | Em resposta a: #278316

Cara Patricia

Fiz uma pesquisa aos anos 1908 e 1909,são dois anos de que possuo alguns dados,e não consegui ver o nome BARBEIRO,tanto em Alijó como em Vila Real.
Vou deixar alguns nomes desses anos:

CÉSAR AUGUSTO PEREIRA - Agência de Vapores(Barcos)

MANUEL PEREIRA - Comerciante

ANTÓNIO ALVES PEREIRA - Agricultor

FREDERICO dos SANTOS PEREIRA - Agricultor em Vale de Mendiz(Alijó)

FRANCISCO PEREIRA BARCELLOS - Encarregado em Vale de Mendiz(Alijó)

JOSÉ MARIA de GOUVEIA PEREIRA - Agricultor em Vilarinho de Cotas(Alijó)

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278322 | patydepp83 | 11 jun 2011 21:19 | Em resposta a: #278320

Senhor joao
Muito obrigada por seu interesse em me ajudar. Sei que nao sera facil encontrar informacoes ja que possuo muito poucos dados. Fiz uma pesquisa pelo registo de nascimento de meu avo no site do arquivo distrital de vila real, citando o ano de 1922 que acredito ser o seu nascimento mas me informaram que nao possuem o livro deste ano e que deveria buscar na conservatoria de registo civil de alijo. O senhor saberia dizer se essa pesquisa poderia ser feita on line porque nao encontro nenhum website desta conservatoria?
Com os melhores cumprimentos.
Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278323 | patydepp83 | 11 jun 2011 21:27 | Em resposta a: #278319

Muito obrigada Senhor
O senhor saberia se esta conservatoria possui um website ou email que podeia usar para fazer as pesquisas?
Com os melhores cumprimentos
Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278324 | roz | 11 jun 2011 21:41 | Em resposta a: #278322

Cara Patricia

Os registos das Conservatorias nao estao on line. Quando os registos tem mais de 100 anos vao para os Arquivos Distritais e entao alguns deles comecaram a po-los on line. Conforme lhe disse o outro senhor deve contactar a conservatoria se quiser ter copia do assento de nascimento.

Ja' agora "proprietario" quer dizer que nao trabalhava para outrem mas sim tinha as suas "propriedades", quer fossem lojas, oficinas, terrenos agricolas, etc.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278325 | mtavares | 11 jun 2011 21:51 | Em resposta a: #278278

Patrícia:
Eles não têm página e desconheço o email. Já alguma vez cá veio a Alijó? É uma terra pequena embora seja a sede do Município. Pode é escrever directamente ao Conservador (acho que é uma senhora).
Já em Francelos pode ser que as pessoas mais velhas se possam lembrar,pois é uma terra muito pequena.
Mas é assim: A conservatória tem registos do início do século XX,há uns 5 anos ainda tinha livros do século 19.

Eu faria assim:
Escrevia à conservatória e pedia com os dados que tem fotocópias (e refere que se destinam a genealogia,para pagar menos) dos seus avós. Uma vez que terão nascido pela década de 20, npo passo seguinte,com um bocado de sorte já apanha registos on-line.
Aqui:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/registov2.php?code=1039853
que são do início do sec 20,até 1905

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278328 | patydepp83 | 11 jun 2011 22:04 | Em resposta a: #278325

Muito Obrigada Senhor Luis.

Suas sugestoes estao sendo de imensa ajuda.

Nunca estive em Alijo, e nem mesmo em Portugal, vivo nos USA..
Por isso nao sabia por onde comecar minha pesquisa...

Vou sim entrar em contato com a conservatoria de registos de alijo e ver se consigo as fotocopias..
O senhor saberia me dizer de que forma eu poderei fazer o pagamento pelas fotocopias ja que nao existe nenhum sevico on line?


*** muito obrigada a todos pela ajuda, esta pesquisa e muitisimo importante para mim.**

Desde ja agradeco.

Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278329 | MCNN | 11 jun 2011 22:42 | Em resposta a: #278278

Boa noite


Fiz algumas buscas com base nos nomes que forneceu, e aqui vai o que encontrei.

Em primeiro lugar, o link que se segue aponta para um pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) feito em 1933 por uma pessoa de nome António Augusto Barbeiro, de 32 anos, casado, agricultor, natural de Alijó, e filho de António Júlio Pereira Barbeiro e de Filomena Martins Sequeira. Este pedido foi feito no Porto.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56622&FileID=_2434673

É o primeiro registo, com o senhor de bigode.

Salvo melhor opinião, penso tratar-se de um irmão de seu avô que pediu passaporte para o Brasil, Se fez ou não a viagem, isso já não lho sei dizer.

Ainda no que diz respeito a pedidos de passaportes, podemos encontrar no Arquivo Distrital de Vila Real estes três pedidos:

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1642/2390
- Cota original
2733
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 05/12/1908
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Manuel Ribeiro ou Manuel Barbeiro
Idade: 30 anos
Lugar: Francelos
Freguesia: Vilar de Maçada
Concelho: Alijó
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 598v
- Idioma/Escrita
Português


- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1643/323
- Cota original
1100
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 31/03/1909
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: João Pereira Barbeiro
Idade: 32 anos
Lugar: Francelos
Freguesia: Vilar de Maçada
Concelho: Alijó
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 81v
- Idioma/Escrita
Português


- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1648/935
- Cota original
1366
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 13/07/1914
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Maria Joaquina Barbeiro
Idade: 49 anos
Lugar: Francelos
Freguesia: Vilar de Maçada
Concelho: Alijó
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: João Pereira Bernardino (filho, 12 anos) e José (filho, 8 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 234v
- Idioma/Escrita
Português

Todos têm em comum o facto dessas pessoas que pediram passaporte serem de Vilar de Maçada, Alijó e conterem "Barbeiro" no nome. Serão, muito provavelmente, familiares directos do seu bisavô.

Mas isso é algo que pode pesquisar, Uma vez que os assentos paroquiais de Vilar de Maçada estão disponíveis para consulta online, pode procurar os baptismos destas pessoas (sabe o ano aproximado em que nasceram) e ver como é que eles se relacionam com o seu bisavô.

Finalmente, e ainda no Arquivo Distrital de Vila Real, consegui encontrar três processos de inventário obrigatório (a falar verdade, só localizei um processo, mas esse processo referenciava outros dois).

Os processos são os seguintes:


Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/JUD/TJCALJ/C-A/082/4165
- Cota original
54
- Título
Processo de inventário obrigatório
- Datas
1948 - 1948
- Nível de descrição
Documento Composto
- Dimensão e suporte
1 proc.; papel
- Âmbito e conteúdo
Inventariado(a)(s): Aníbal Pereira, Aníbal António Pereira Barbeiro; Inventariante(s): Maria de Lurdes Machado
- Localização
Cx. 231
- Idioma/Escrita
Português
- Unidades de descrição relacionadas
Apenso ao 11/1894, incorporado no 161/1927

Este foi o primeiro processo de inventário que encontrei. Trata-se com toda a certeza do processo de inventário que foi aberto por morte, em 1948, do seu avô Aníbal António. Este processo, como pode ver, referencia outros dois processos.

--------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/JUD/TJCALJ/C-A/082/3656
- Cota original
161
- Título
Processo de inventário obrigatório
- Datas
1927 - 1927
- Nível de descrição
Documento Composto
- Dimensão e suporte
1 proc.; papel
- Âmbito e conteúdo
Inventariado(a)(s): António Pereira Barbeiro; Inventariante(s): Filomena Martins Sequeira
- Localização
Cx. 231
- Idioma/Escrita
Português
- Unidades de descrição relacionadas
Apenso ao 11/1894, tem incorporado 54/1948


Este segundo processo deve referir-se, com toda a certeza, ao processo que foi aberto por óbito, em 1927, do seu bisavô.

--------------


- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/JUD/TJCALJ/C-A/082/3099
- Cota original
11
- Título
Processo de inventário obrigatório
- Datas
1894 - 1894
- Nível de descrição
Documento Composto
- Dimensão e suporte
1 proc.; papel
- Âmbito e conteúdo
Inventariado(a)(s): Luísa Alves Morgado; Inventariante(s): António Pereira Barbeirol
- Localização
Cx. 231
- Idioma/Escrita
Português
- Unidades de descrição relacionadas
Tem apenso 161/1927 que tem incorporado 54/1948, 213


Finalmente, este terceiro processo está relacionado com os dois anteriores. Foi aberto por morte de Luísa Alves Morgado. O nome do inventariante deve estar com uma gralha, deve corresponder provavelmente ao seu bisavô. Quem seria essa senhora que faleceu ? A mãe dele ? Não lhe sei responder ...

Os processos de inventário eram abertos quando o falecido deixava herdeiros menores ou herdeiros ausentes

Estes processos de inventário, para além de poderem conter informação importante para fazer a história da sua família, podem ajudá-la ainda no seu propósito mais imediato, que será o de saber mais informações sobre o seu avô e sua família.

A informação contida nestes processos varia muito. Ou são muito ricos em informação ou não possuem quase nada. Mas quase todos possuem uma informação importante, que é a relação dos herdeiros do falecido.

Por exemplo, no caso específico do processo de inventário por morte do seu bisavô, este processo deve conter como herdeiros: a esposa, o seu avô e eventuais irmãos que o seu avô tenha tido. Caso não saiba que irmãos o seu avô teve, este processo pode dar-lhe essa informação.

Para pedir a cópia destes processos, basta indicar as referências respectivas ao Arquivo Distrital de Vila Real, e eles dizem-lhe em quanto ficam as respectivas cópias. Como são apenas cópias simples, o valor não será com toda a certeza exorbitante, e depois de pagar eles enviam a cópia para o endereço que lhes indicar.

Espero ter ajudado

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278336 | patydepp83 | 12 jun 2011 00:26 | Em resposta a: #278329

Caro Senhor Mario

Muito, muito obrigada por sua ajuda! Fiquei muito feliz e ate mesmo emocionada. Ha muito anos penso em comecar uma busca sobre meus antepassados portugueses, mas pensava ser quase impossivel tendo em vista nao morar em Portugal e nem mesmo ter muitas informacoes a respeito deles. Me interessa muito saber mais sobre a vida dessas pessoas e em especial meu avo Anibal. Sua ajuda me e muito valiosa e me da animo para continuar buscando.
Se o senhor obtiver qualquer nova informacao por favor me deixe saber.

Que Deus lhe abencoe.

Com os melhores cumprimentos.

Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278339 | MCNN | 12 jun 2011 02:34 | Em resposta a: #278336

Cara Patrícia

No que diz respeito à sua bisavó Virgínia Lopes, penso que encontrei o processo de inventário que foi aberto por sua morte;

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/JUD/TJCALJ/C-A/082/3824
- Cota original
73
- Título
Processo de inventário obrigatório
- Datas
1935 - 1935
- Nível de descrição
Documento Composto
- Dimensão e suporte
1 proc.; papel
- Âmbito e conteúdo
Inventariado(a)(s): Virgínia Lopes; Inventariante(s): Zeferino Machado, João Teixeira
- Localização
Cx. 286
- Idioma/Escrita
Português

Caso se confirme que se trata da sua bisavó, ela terá falecido em 1935.

Finalmente, encontrei mais um pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) que desconfio (mas ainda não tenho a certeza absoluta) que terá sido feito pelo seu bisavô Zeferino Machado. Este pedido foi feito no Porto em 1928.

É o primeiro registo deste link:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56783&FileID=_2473830

Este pedido contém a fotografia de quem fez o pedido, pelo que se tiver alguma fotografia do seu bisavô talvez possa confirmar se é ele ou não. Como lhe disse, não tenho a certeza absoluta que seja o seu bisavô. Mas tenho quase a certeza que era. Mais a mais, posso adiantar-lhe que este Zeferino Machado era de Vila Chã, e a sua avó também era de Vila Chã ... Existem pois fortes indícios que se trata do seu bisavô, mas certeza absoluta ainda não tenho.

Finalmente, queria perguntar-lhe se confirma que o seu avô tinha 22 anos quando o seu pai nasceu, ou seja, que o seu avô terá nascido em 1922. A ser assim, isso quererá dizer que os seus bisavós tiveram filhos durante mais de 20 anos, pelo que o seu avô deverá ter tido bastantes irmãos.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278341 | patydepp83 | 12 jun 2011 03:24 | Em resposta a: #278339

Caro Sr. Mario
Infelismente nunca vi uma fotografia de meu bisavo, vou procurar com os meus tios que vivem no Brasil. Provavelmente minha avo possuia alguma fotografia dele.

Quanto ao meu avo nao estou certa de seu ano de nascimento, mas tenho quase certeza que ocorreu no ano 1922 ja que na data do registo de nascimento de meu pai em janeiro de 1945 (meu pai nasceu em 29/12/1944) consta que ele tinha 22 anos.

Mais uma vez lhe agradeco.

Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#278394 | mtavares | 12 jun 2011 19:36 | Em resposta a: #278328

Patrícia:
Os pagamentos podem ser em cheque ou em vale postal,mas eles lhe dirão como...
luis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#279636 | MCNN | 27 jun 2011 22:45 | Em resposta a: #278341

Olá Patrícia

Venho só dizer-lhe que neste momento tenho a certeza absoluta que o Zeferino Machado cujo pedido de passaporte coloquei numa mensagem anterior era, de facto, o seu bisavô.

Este Zeferino Machado cujo pedido de passaporte aqui coloquei, nasceu em Vila Chã em 24/07/1885 e faleceu, também em Vila Chã, em 14/03/1949. Quando faleceu era viúvo de Virgínia Lopes.

Assim, ou estamos perante uma extraordinária coincidência de nomes, locais e épocas, ou então trata-se de facto do seu bisavô.

Se quiser a cópia do assento de óbito dele, envie-me um mail para

marioc.navarro@gmail.com

que eu na resposta envio-lhe o referido assento.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Familia Pereira Barbeiro e Machado Lopes de Francelos/Vila cha - Vilar de Macada/ Alijo

#445402 | Osvaldo | 22 jan 2023 01:28 | Em resposta a: #279636

Olá Patricia,

Conheço esta familia de Vilar de Maçada, pois a familia do meu avô Antonio Joaquim Coelho (nascido no Alijó, mas com a familia de Vilar de Maçada) esta conectada aos Pereira Barbeiro. Eles eram compadres de minha bisavó Maria Augusta Coelho e geneticamente estou conectado com esta familia. Imagino que exista um parentesco, mas não consigo definir em registro. Os Pereiras Barbeiro remontam ao século XVIII neste mesmo sitio. O antepassado mais antigo provavelmente era apenas Pereira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 12:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen